segunda-feira, 5 de outubro de 2009

VLC - Incomodada ficava a sua vó quando não conseguia tocar RMVB no Linux



VLC media player é um player multimídia de código aberto.
Possui suporte a vários formatos de vídeo, como OGM, MPEG1, MPEG-2, MPEG-4, DivX, DVD, VCDs, e o famigerado RMVB, da Real Labs. Áudio como OGG, Speex, FLAC, MPC(Musepack), mp3, WAV e outros. Além disso, tem suporte a vários protocolos de streaming, podendo ser usado como servidor de vídeo em uma rede de alta velocidade.

Possui suporte a transmissão em unicast ou multicast. Além disso, opera em redes IPv4 e IPv6. O VLC tem versões para vários sistemas operacionais, tais como Windows, Mac OS, FreeBSD, GNU/Linux, BeOS, dentre outros e possui suporte a vários protocolos como UDP, HTTP, RTP, etc.

O VLC é considerado por muitos um dos melhores softwares usados para transmissão e reprodução de vídeos. Isso devido a gama de plataformas suportadas, formatos de arquivos tocados, dentre outras funcionalidades que vêm sendo agregadas ao VLC constantemente.

Recursos
O VLC é popular por sua capacidade de exibir vídeos incompletos ou danificados durante o processo de cópia. Por exemplo, arquivos em cópia nos programas BitTorrent ou eMule.

Outro recurso do programa é poder acessar arquivos .iso e executar os arquivos contidos na imagem de disco, mesmo que o sistema operacional não tenha a capacidade de trabalhar diretamente com arquivos iso.

Por meio da biblioteca FFmpeg, o VLC é compatível com diversos formatos de áudio e vídeo, sendo um dos poucos programas capazes de rodar vários formatos de mídia sem o auxílio de um programa externo ou do sistema, característica compartilhada com outros programas que utilizam o ffmpeg como o MPlayer e Xine.

Filtros do programa permitem distorcer, rotacionar, dividir, desentrelaçar (deinterlace), espelhar vídeos ou acrescentar logotipos, pode ainda exibir vídeo como ASCII art.

A vantagem de ter seus codecs auto contidos é que ele consegue "tocar" uma gama muito maior de formatos de mídia do que seria possível somente com os codecs padrão do sistema operacional. E, mais uma vez, o suporte ao RMVB é um exemplo, já que, no Linux, o suporte a este codec foi sempre bastante precário.

7 Dicas para o VLC
Coisas que se pode fazer com ele, mas, muita gente não sabe...

  1. Ripar DVDs: VLC inclui um DVD ripper básico. Você provavelmente nunca iria utilizá-lo quando há rippers de DVD melhores disponíveis, mas ajuda saber que você pode, de fato, obter uma qualidade decente de DVD rip com VLC. Para copiar um filme siga estas etapas:

         * Vá ao menu e escolher Media Converter / Salvar. Clique na guia Disco.
         * Aqui você pode ajustar a posição inicial e ripar apenas títulos ou capítulos específicos.
         * Introduza o nome do arquivo para ter certeza que terminam com. MPG, e começar a ripar.
         * Clique em Salvar. 
  2. Gravar vídeos: Com o novo VLC, você pode gravar vídeos durante a reprodução. O botão de gravação está oculta por padrão. Para vê-lo, clique em Exibir> Advanced Control. O botão de gravação será exibido. Clicando no botão durante a reprodução de um filme ou vídeo vai começar a gravar. Clicando novamente irá parar a gravação.
  3. Reproduzir arquivos RAR: Você sabe o VLC pode reproduzir vídeos compactados dentro de arquivos RAR? Eles rodam como arquivos de vídeo normal e você ainda pode usar a barra de busca. Se o arquivo RAR é dividido em vários arquivos, não há problema. Basta carregar a primeira parte (part001.rar.) E ele será automaticamente levado a reproduzir o resto das partes como um arquivo inteiro.
  4. Executar em modo ASCII: VLC media player tem uma capacidade muito interessante, para reproduzir filmes em arte ASCII. Para ativar o modo ASCII, abra o VLC media player e clique em Ferramentas> Preferências. Abra a seção "Video seção" e em "Output", selecione "Color ASCII art" de saída de vídeo  do menu suspenso. Salvá-lo. Agora poderá reproduzir qualquer arquivo de vídeo como  ASCII art.
  5. Ouvir  rádios on-line: VLC inclui centenas de estações de rádio Shoutcast. Você só precisa habilitá-lo através do Media> Descoberta de Serviços> anúncios de rádio Shoutcast. Agora, abra a lista de reprodução e navegue através das estações.
  6. Converter formatos de áudio e vídeo: No VLC você pode converter arquivos de vídeo e áudio de um formato para outro. Vários formatos diferentes são suportados como MP4, WMV, AVI, OGG, MP3, etc Para ter acesso ao conversor:

         * Ir para a Mídia> Convert / Salvar.
         * Coloque o arquivo que deseja converter usando o botão Adicionar e clique em Converter.
         * Agora escolha o formato de saída e a localização do arquivo de saída. 
  7. Download do YouTube e outros vídeos on-line: Primeiro pegue a URL da página do YouTube. Agora clique em média> Abrir Stream de Rede. Cole o URL e clique em Executar.
    Uma vez iniciado o VLC streaming de vídeo, clique em Ferramentas> Codec Informação e na parte inferior da janela, você verá uma caixa Local. Copie a URL e cole-a na barra de endereços do navegador. O browser será agora o download do arquivo que você pode guardar no seu disco rígido. Alternativamente, você pode gravar o vídeo. (Veja no 2).
 Link: http://www.videolan.org/vlc/
 


Nenhum comentário:

Postar um comentário