Visão geral
K-3D é o programa livre de modelagem 3D, animação e sistema de renderização para GNU / Linux, POSIX, e sistemas operacionais Win32.
K-3D possui uma robusta arquitetura de plugins orientados a objeto, projetado para satisfazer as necessidades dos artistas profissionais, e foi pensado, desde o início, para gerar motion picture quality nos trabalhos desenvolvidos por ele. K 3D usa engines de renderização compatíveis com RenderMan. O engine de renderização recomendado é o Aqsis.
K-3D permite criar e editar múltiplos documentos OpenGL, sólidos, shaded, texture mapped, com a capacidade de animar os objetos enquanto os cria, para a máxima produtividade.
As seguintes características se aplicam à árvore 0.5/0.6 :
Plataformas
- GNU / Linux (estável).
- Win32 (estável).
- MacOSX (instável).
- BSD (não testado).
- Solaris (não testado)
- Modelagem procedural e animação.
- Tutoriais interativos.
- Ilimitados undo / redo.
- Camera: pan / tilt, zoom, dolly, modelagem e modos de tripé.
- Modos de visualização: seleção detalhada das características visíveis.
- Hide / unhide geometry.
- Funny
Modelagem
- Poderoso renderizador procedural de cenas, com histórico completo da modelagem.
- Seleção: Objetos, meshes, faces, arestas, patches, curvas, grupos de pontos e pontos.
- Os tipos de Geometry: Polygon, NURBS, subdivisão blobby.
- Primitivas 3D : Cone, círculo, coxim, cilindro, disco, grade, parabolóide, poliedros, esfera, toro.
- Operações de modelagem booleanas (utilizando biblioteca GTS )
- Texto: suporte a freetype2.
- Instanciação: Cria duplicatas sem acrescentar geometria à cena.
- Pipeline de visualização: permite dataflow arbitrário - qualquer propriedade de objeto pode ser conectado a qualquer outra propriedade compatível.
- Animar qualquer valor.
- Número ilimitado de canais de animação.
- Canais de curva de Bezier.
- Operações de modelagem da animação.
Materiais e Texturas
- Texturas com 16-bit de profundidade de cor.
- Shaders compatíveis com RenderMan engine.
Renderização
- Suporte total ao RenderMan engine: Aqsis, Pixie, BMRT, PRMAN, 3Delight, Render Dot C.
- Suporte Extensível para engines de renderização alternativos: Yafray.
- Renderização OpenGL salva o preview para o disco.
Scripts
- Engine Python (engine preferido para desenvolvimento de novos scripts).
- K3DScript engine (mínimo scripting engine para tutoriais / macros).
- Suporte para plugins: roteiro alternativo, engines e ambientes.
Composição
- Composição 2D básica.
- 16 bits de profundidade de cor por canal.
Formatos Suportados
- Formatos de geometria: Wavefront OBJ, GTS e formatos RAW são totalmente suportados, os outros são opcionais e dependem da instalação da PLIB. Plugins experimentais incluem OpenFX, OFF, RIB e formatos X.
- Formatos de imagem:
- JPEG (todas as plataformas).
- PNG (todas as plataforma)
- TIFF (todas as plataformas)
- OpenEXR (requer plugin OpenEXR opcional).
- BMP (requer plugin ImageMagick opcional)
- SOL (requer plugin ImageMagick opcional).
Eu uso o Art Of Illusion e o MakeHuman. São bem mais fácil de mexer.
ResponderExcluirInteressante, o Art Of Illusion eu conhecia. Este Make Human não. Mas, é muito bom saber das alternativas, já que estou preparando uma oficina de GNU/Linux e programas gráficos.
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