quarta-feira, 14 de outubro de 2009

MultiGet - Download Manager Poderoso no Linux




Como um usuário Linux da velha guarda, eu sou rápido para utilizar a linha de comando antes de qualquer outra ferramenta. Uma dessas ferramentas que eu uso quase que diariamente é o wget. Wget é uma ferramenta única da linha de comando   que baixa arquivos de locais remotos com facilidade e rapidez. Wget é uma ótima ferramenta para ter em sua caixa de ferramentas, mas para muitas pessoas ele deixa a desejar, principalmente pela falta de uma interface gráfica...

Sim eu percebo que para muitos é uma desvantagem. Mesmo que o wget seja um simples comando é, afinal, um comando. A outra característica é o multi-threading. Embora o wget possa fazer coisas legais como executar em segundo plano, ele irá baixar um arquivo com um único segmento.

Para ambas essas necessidades, há uma ferramenta que funciona como um front-end bastante impressionante para o comando wget. Esse instrumento é o  Multiget. Agora, antes que você pense que o Multiget é uma ferramenta somente para o Linux, não é. Multiget pode ser usado em Linux, Windows, Mac OS X, e os BSDs. Este artigo, porém, é sobre como usar Multiget em Linux (em especial - o Ubuntu).

Recursos


Multiget oferece as seguintes características:

     * Uso Multi-task/multi-thread/multi-server.
     * User interface amigável (semelhante Flashget).
     * Suporte a múltiplos idiomas.
     * Suporte a proxy.
     * Extensão ignore / capture.
     * Loga como FTP anônimo.
     * Ícone do Painel(System Tray).

Instalação
Felizmente, para os usuários do Ubuntu, Multiget pode ser encontrada no repositório Universe. Tudo o que você tem a fazer para a instalação é:

    1. Abra sua ferramenta Adicionar / Remover Software.
    2. Procure por "Multiget" (sem aspas).
    3. Selecione os resultados.
    4. Aplicar para instalar.

E, é isto. Para usuários de outras distros, como: Mandriva, PCLinuxOS, Fedora, CentOS, e outras, ele está nos repositórios, e, sua instalação será fácil, bastando conectar sua ferramenta de pacotes (Synaptic, APTitude, AdePT, etc...)

Uso




Fig.1

Para iniciar Multiget vá para o sub-menu da Internet no menu Aplicações e você vai encontrar a entrada Multiget. Abra e  a janela principal será iniciada (veja a Figura 1). O primeiro passo para baixar um arquivo deve ser bastante óbvio - você irá pressionar o botão New Task (indicado pelo símbolo "+"). Simples.

Quando você pressiona o botão New Task uma nova janela aparecerá que pede algumas informações. Pelo menos na versão Linux do Multiget, você pode encontrar uma porção da janela que será um pouco confusa, já que apresenta muitas opções. Como você pode ver (na Figura 2) na seção Informações básicas você tem quatro itens de informação a acrescentar. O PRINCIPAL seção da URL é óbvia - você copiar e colar um URL na presente seção.



Fig.2


Mas espere um minuto - você vai encontrar, se copiar a URL do seu navegador web padrão, que, logo que você clique com o botão direito em uma URL, e selecione Copiar Link, a URL vai aparecer na seção da URL principal e então automaticamente será colocado na seção Mirrors. Este é realmente o único meio de colocar um endereço na seção Mirrors.




Com isso em mente, vamos usar alguns mirrors para rapidamente baixar a imagem ISO da última versão do Ubuntu. Para fazer isso vá para a página do Ubuntu Karmic Koala. A primeira coisa que você vai fazer é ir para a página principal download, clique com o link de download, e clique em Copiar link. Agora volte para a página de download principal e selecione um mirror e faça a mesma coisa. Você pode adicionar tantos mirrors quanto quiser - e, quanto mais mirrors você adicionar, mais rápido o download vai acontecer.

Depois de ter todos os seus URLs adicionado (certifique-se de ainda ter um URL na seção URL principal) configurar o resto da janela (você deve configurar a seção SaveTo pelo menos) e clique em OK.

Quando o arquivo começar a baixar, clique na seção de progresso na parte debaixo da tela e você vai ver como os segmentos do download estão baixando. Como você pode ver (na Figura 3) Eu tenho cinco threads executando para baixar a imagem ISO do Ubuntu 9.10. Você também pode ver a barra de progresso global como a barra verde do lado direito sob a barra de ícones.



Fig. 3


Durante uma sessão ativa, você pode aumentar ou diminuir a quantidade de threads dado a um download. Isto, é claro, pode acelerar o seu download. Naturalmente, se você dá muitos threads para um download você poderá ver o seu desempenho de rede se degradar. Neste ponto, você pode diminuir o número de threads dado a um download. Para aumentar ou diminuir o número de threads, vá para o menu de tarefas e selecione o item apropriado.

Durante o download você pode clicar sobre  a seção de execução para ver as informações do seu download. Você também pode pausar o download clicando no botão de pausa.

Considerações finais

Multiget é uma excelente ferramenta para baixar arquivos grandes usando multiplos mirrors e threads. Bem, é apenas um front-end gráfico para o magnífico comando wget.

Nenhum comentário:

Postar um comentário