sexta-feira, 2 de outubro de 2009

Google tira o 'open' fora de 'open-source' terminando com mod do Android



CyanogenMod é uma versão modificada do Android que supera as muitas deficiências do sistema operacional original do Google: é mais rápido, mais estável, vem com mais recursos e pode executar aplicativos armazenados no cartão de memória. Com mais de 30.000 usuários, este é um dos mods mais populares em torno do Android. E, quanto ao desenvolvimento deste mod e sua distribuição, o Google não tem nenhum problema com ele.

Mas o desenvolvedor do mod, Cyanogen,  recebeu uma C & D(Cease and Desist), avisando para a cessar com a redistribuição do Google Apps, que vem com o mod.
Dan Morrill, desenvolvedor do Android no Google,  escreveu um longo post no blog oficial, e em poucas palavras, disse que quando está tudo bem para alguém tomar o ambiente Android e modificá-lo e desenvolver em cima dele, não é bom distribuí-lo com o Google Apps como o YouTube, Gmail, mapas, etc... Aplicações proprietárias da Google.

Novamente, isso é legal e o Google pode realmente estar ganhando um pouco entre os fabricantes de telefone celular com os quais emite as licenças para esses aplicativos, mas não se trata de toda essa situação dar nó no estômago? É um pouco como a maior fabricante de pizzas do mundo  dizendo que ele irá compartilhar a receita da sua massa e molho com o mundo inteiro de graça, mas cada único reforço para a pizza(queijo ralado, orégano, alho, tomates) é protegido por ele e não pode ser usado.

 Software open-source depende de vários códigos não escritos de conduta. É um dos poucos lugares neste mundo cão, onde cobra come cobra - e especialmente nesta super-competitiva indústria do software - que dá muita importância à moral e ética. Mais importante, open-source depende de muita confiança, e que a Google agora está quebrando.

O desenvolvedor do Cyanogen Mod escreveu um post no seu blog que diz que ele estará desenvolvendo uma versão "pelada" do seu popular mod,  e que ele está em negociações com o Google para descobrir uma maneira de sair deste impasse.

A reação da comunidade veio rapidamente: Programadores em volta do mundo lançaram a organizção Open Android Alliance, para suprir os aplicativos propreitários da Google com versões Open Source feitas pela comunidade. A Open Android Alliance adotou a GPL V3, para garantir que projeto será Free Open Source para sempre.
Site do projeto: http://code.google.com/p/open-android-alliance/

Fonte da notícia: http://www.thinkdigit.com/Mobiles-PDAs/Google-throws-the-open-out-of-open-source_3478.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário