quinta-feira, 1 de outubro de 2009

Conhecendo e Instalando o Prism - Computação nas Nuvens no seu desktop


Se você é um viciado na Internet, ou depende de diversos sites e serviços diários você enche rapidamente o seu navegador de abas. Não seria bom se você pudesse apenas usar pequenos apps baseados na web   para essas necessidades? E, uma vez que esta parece ser a forma como a informática está evoluindo,  só faz sentido se,  todas as suas aplicações do dia-a-dia migrassem para "as nuvens". Tanto quanto me dói dizer isso,  já que sempre fui contra a "cloud computing"  desde os dias dos "thin clients," estou começando a ver o valor dessas ferramentas.

Graças à Mozilla Labs há Prism. Prism é free e open source, ao contrário de outras soluções proprietárias, como o Silverlight. Prism é basicamente uma forma de rodar aplicações web a partir do navegador e executá-los diretamente no desktop. Embora nem sempre seja tão pequeno quanto, digamos, um Gadget do Google, as ferramentas Prisma são muito mais funcionais e não tiram recursos das ferramentas que  você utiliza. Por exemplo, se você estiver usando a ferramenta Google Prism Documento, você terá uma instância verdadeiramente funcional  da aplicação baseada  na web funcionando no seu desktop. Neste artigo você vai conhecer o Prism e  como instalá-lo.

Instalando

Como seria de esperar, Prisma pode ser encontrado no repositório de suas distribuições. Assim, para instalar, siga estas etapas:

    1. Abra sua ferramenta Adicionar / Remover Software.
    2. Procura por "prism" (sem aspas).
    3. Selecione Prism (e quaisquer aplicativos que você vai querer instalado) para a instalação.
    4. Clique em Aplicar para instalar.

Depois de instalado você tem um número de opções disponíveis para você iniciar aplicativos. Se você olhar no seu sub-menu Internet no seu menu de aplicativos que você mais gosta vai encontrar uma série de aplicativos Prism habilitados lá. Você também vai encontrar uma entrada para a ferramenta Prism . Esta ferramenta é realmente o melhor lugar para começar, se seu aplicativo não é encontrado no menu.

Se, no entanto, o aplicativo que deseja usar é encontrado no menu Internet vá em frente e execute-o. Você vai notar que, com o prisma habilitado, as aplicações da nuvem vão ter o look and feel exatamente como se estivessem no seu navegador - menos os menus do navegador, barras de ferramentas, barras de endereço, etc...

Mas se você não encontrar o aplicativo que deseja usar não se preocupe, provavelmente você será capaz de fazê-lo funcionar através do prisma.

Uma das vantagens do Prism é que, mesmo se a rede cair, a aplicação no Prism vai continuar rodando, ou seja, você não perde o seu trabalho/documento.


Autor:  Jack Wallen

Nenhum comentário:

Postar um comentário