sexta-feira, 2 de outubro de 2020

O Dilema das Redes

O documentário “O Dilema das Redes” (“The Social Dilemma”), que estreou na Netflix no último dia 09/09, entrevista especialistas em tecnologia do Vale do Silício para mostrar como as redes sociais estão reprogramando a civilização. Ex-funcionários de empresas como Google, Facebook, Twitter, Instagram e Pinterest contam como os executivos dessas companhias não só sabem disso como manipulam os algoritmos para induzir comportamentos nas pessoas.


Dilema das redes ? E eu com isso ?

Eu já escrevi sobre como a Google monitora constantemente seus usuários, usa o chamado capitalismo de vigilância para ganhar muito, e, perfila a todos, guarda informações sobre eles em bancos de dados, muitas vezes em outros países, os quais as leis do país nativo, não valem.
 


Mas, não é só isso. Estar conectado, hoje em dia, em alguns casos se torna uma questão até de sobrevivência, já que existem pessoas que usam o Whatsapp como ferramenta de trabalho. E, quanto ao Whatsapp, quantas vezes duas pessoas conversaram, falando sobre, por exemplo, ração para cães, para logo em seguida, ao abrir o Facebook, ter propagandas de ração para cães aparecendo nas barras laterais ? Magia ? O Facebook lê meus pensamentos ? Nada disso.  Vigilância 24/7, mesmo quando não  aparentemente conectado, ele está sempre ouvindo. E, graças a toda a infraestrutura de telecomunicações, telefonia celular e internet, não é apenas uma ação passiva de vigiar o usuário. Não. Toda o aparato de redes e aplicativos sociais / de comunicação, é usado ativamente para influenciar seu público.


Se fossem só propagandas dirigidas, não seria tão mal.

Não, claro que não. Abrir seu e-mail e achar centenas de propagandas de viagra, aumente seu pênis, encontre solteiras em sua cidade, chega a ser muito chato. Mas, se sobrevive a isso. Com alguns cuidados e filtros de spam, AD/Blockers, se pode desviar dessas propagandas e interagir na internet.
Mas não. A coisa é pior, e, fica muito pior. Mas, como?
Bem, vou analisar como as redes sociais perfilam seus usuários e usam mensagens dirigidas.
A figura abaixo ilustra a arquitetura do perfil do usuário. 

 


Existem várias maneiras pelas quais um usuário pode ser perfilado, o que depende do aplicativo também. O processo geral de perfilamento do usuário é o seguinte: Os dados brutos das redes sociais online são coletadas e analisados em relação a vários aspectos como: atividades, imagens, dados de texto e localização geográfica.

Nesta fase, os dados relativos ao número de atividades realizada, as imagens colocadas ou fotos de perfil, dados apresentados por usuário e localização geográfica do usuário são extraídos distintamente. Com relação às imagens, os detalhes da imagem e seus recursos são extraídos usando algoritmos apropriados. Os respectivos dados são analisados e os dados relacionados / não relacionados são classificados usando mecanismos de classificação. Então, com base nos dados classificados, os usuários são agrupados em grupos distintos com nome do grupo e funcionalidade.
Depois de obter os detalhes do usuário e seus grupos relacionados, o número, tipo e padrão de atividades de cada usuário é extraído. Com base no maior número de atividades e influência exercida sobre os outros por um usuário, o comportamento do usuário é obtido. Assim, ao analisar este padrão de comportamento em redes sociais online, o perfil do usuário é definido.
Percebam aqui um detalhe muito importante: Os usuários, quando são perfilados, são classificados em grupos, chamados clusters, por afinidades específicas, que são identificadas ao serem estes usuários perfilados. E, é um detalhe muito importante. Diria de importância vital, para as empresas que controlam essas redes, e, infelizmente para seus usuários, é um dos piores aspectos das redes sociais.


A internet se tornou uma câmara de eco gigante…


Graças ao perfilamento e classificação, as redes sociais se tornaram câmaras de eco gigantes, verdadeiras bolhas que afastam as pessoas em vez de aproximá-las, e, criam uma ilusão quanto à realidade percebida que é muito potente e real. Eu já tive a oportunidade, usando o You Tube, de acessar um canal de ideias extremistas, em termos políticos, com um You Tuber que tinha um discurso forte contra seus adversários e, não raro, insultava as pessoas que não compartilhavam de sua opinião. Não farei menção ao canal e nem ao You Tuber, visto que ele não merece propaganda. E, acessei ao canal dele há um bom tempo atrás, era um canal pequeno, e, quando vídeos do canal dele voltaram a aparecer na minha timeline, eu escolhi Ignorar – conteúdo sem importância para mim.
Ok, os vídeos dele nunca mais apareceram na minha timeline. Passou algum tempo, uns dois anos, mais ou menos, e eu fiquei curioso: Será que o canal daquele cidadão fechou? Nunca mais nenhum vídeo dele apareceu na minha timeline, e, pensei que tinha fechado o canal e desistido. Procurei pelo canal, na busca do You Tube, e, lá estava o canal, firme e forte, com mais de 100 mil assinantes. E eu fiquei boquiaberto: É, ser grosseiro e espalhar discursos de ódio vale a pena. Poxa, estou fazendo errado, com meus inocentes vídeos de Linux. Deveria falar mal dos outros e ganharia seguidores.
Mas, essa classificação que os aplicativos fazem do público transformou a internet em câmaras de eco, que separou as pessoas por suas tendências, seus perfis. O perigo disso ? Simples: As minorias pensam que são maiorias, acham que todos pensam de modo igual (pois o algoritmo esconde ideias diferentes) e cria uma visão distorcida da realidade. Assim, grupos de pessoas em redes sociais, não podem ser analisados como maiorias, ou minorias. Na verdade, nem é possível saber seu tamanho, já que os algoritmos dificultam interações entre pessoas de características diferentes, criando bolhas e preenchendo essas bolhas com determinados grupos, cada um classificado de uma forma diferente, mas, que não é transparente para seus usuários.


As implicações de viver numa câmara de eco

 


As implicações de estar “preso” dentro de uma câmara de eco, nas redes sociais, são bastante assustadoras. Senão vejamos…
 • Não se alcançam ideias novas, não há diversidade nas mensagens que chegam aos usuários, só mais do mesmo.
 • Como consequência, por ser bombardeado por um só tipo de informações, a polarização política aumentará, e, não raro, também a intolerância com opiniões contrárias, tanto online quanto na vida real.
 • Outro desdobramento disso é que cada grupo se acha a maioria, por não ser confrontado por ideias contrárias.
 • Dentro dessas bolhas, as pessoas tendem a aceitar informações que corroboram aquilo que elas acreditam, mesmo que essas informações possam ser falsas.
 • A ânsia por likes e atenção geram o desaparecimento gradual do pensamento racional em favor do pensamento de grupo. Ou seja, o efeito de manada se acentua, e, sua influência pode gerar literalmente exércitos de zumbis que fazem a mesma coisa, por que os outros também fazem igual.
 • E, descobriu-se que os likes, no Facebook, geram injeções de dopamina, que criam autossatisfação instantânea, que, estudos mostraram, geram dependência como injeções de heroína.
 • Obviamente, depois de um usuário se viciar em likes, ele vai ser mais ativo na rede social, para conseguir mais likes, como um bom viciado.
 

E, consequências reais perigosas também advêm das câmaras de eco:
 • Grupos antivacinas ganham seguidores, geralmente atraídos por narrativas conspiratórias.
 • Pessoas acreditando que a terra não é redonda também aumentaram, devido a teorias conspiratórias espalhadas por redes sociais.
 • E, por último, mas não menos importante, de acordo com o livro de Ahmed Bensaada, The Arab Spring: Made in the USA, Todos os instigadores dos levantes da Primavera Árabe eram jovens de classe média, bem-educados que desapareceram misteriosamente depois de 2011. Vale lembrar que as redes sociais (Twitter, Facebook, Youtube, etc…) tiveram um papel muito importante, para influenciar milhares de jovens(uma lavagem cerebral coletiva) a ir às ruas, nos levantes populares entre 2010 e 2012.


Os Mecanismos de controle social, usados nas redes, são antigos

Sim, muito antigos. E, podem ser creditados a Edward Bernays. Bernays disse: “A manipulação consciente e inteligente dos hábitos e opiniões organizados das massas é um elemento importante na sociedade democrática. Aqueles que manipulam esse mecanismo invisível da sociedade constituem um governo invisível que é o verdadeiro poder dominante de qualquer país. Somos governados, nossas mentes são moldadas, nossos gostos são formados, nossas ideias são sugeridas, em grande parte por homens dos quais nunca ouvimos falar … em quase todos os atos de nossas vidas diárias, seja na esfera da política ou dos negócios, em nossa conduta social ou em nossa vida. Pensamento ético, somos dominados por um número relativamente pequeno de pessoas … que entendem os processos mentais e os padrões sociais das massas. São eles que puxam os fios que controlam a mente do público, que aproveitam as velhas forças sociais e criam novas maneiras de ligar e guiar o mundo.”

Bernays em 1917

Edward Bernays era sobrinho de Sigmund Freud, e uma mente pioneira por trás da publicidade, da propaganda moderna e do campo das relações-públicas. A influência de Bernays foi enorme. Apoiando-se fortemente nas ideias de seu tio, ele desenvolveu técnicas de manipulação altamente bem-sucedidas que ainda hoje são usadas não apenas pelas empresas para vender produtos de consumo, mas também pelos poderes que são, nas palavras de Bernays, “controlar e regimentar as massas”.
O grande potencial de usar insights da psicologia de grupo para controlar as massas é parcialmente uma função do fato de que um indivíduo pode ser influenciado por um grupo ou multidão, mesmo quando fisicamente isolado. Como Bernays apontou em seu livro Crystallizing Public Opinion , uma multidão “não significa meramente uma agregação física de um número de pessoas … a multidão é um estado de espírito” (Cristalizando Opinião Pública, Edward Bernays). Na identificação de grupo, sua mente e comportamento serão alterados pela influência duradoura da psicologia de grupo, mesmo sem nenhum outro membro do grupo fisicamente presente.
Ao se identificar com um grupo, o indivíduo subordina a autoanálise e uma busca criteriosa da verdade em favor da manutenção dos interesses e coesão do grupo. E com suas capacidades críticas enfraquecidas pela influência da psicologia de grupo, elas se tornam altamente suscetíveis a operações psicológicas destinadas a visar desejos e emoções reprimidos ou inconscientes, sendo manipuláveis assim.
Os estudos de Freud mostraram que existem informações que são captadas emocionalmente antes de serem processadas racionalmente. Assim, diante de informações que causassem ultraje no público, esse público não processaria essa informação racionalmente, mas sim emocionalmente, e, a aceitaria como uma verdade, ou, algo a ser combatido veementemente. Tome-se por exemplo fake news sobre  como a  pedofilia seria mais uma orientação sexual, e, portanto, deveria fazer parte da comunidade LGBT, que andou circulando por redes sociais em 2018.

 

Falso anúncio criado na rede 4Chan para prejudicar a comunidade LGBT


Depois de circular por um bom tempo, foi desmentido. Mas, não antes de dar voltas pela internet e deixar mães, pais, avós muito ultrajados com a comunidade LGBT.
Pensem em quantas mensagens de Whatsapp essa foto montagem apareceu..? E, talvez o pior, quantos ainda pensam que é verdadeira.


O algoritmo: a mão invisível

As redes sociais são viciantes, e incentivam engajamento constante. Mas, todo o engajamento dos usuários com suas redes não acontece por acaso. É cuidadosamente criado pelos algoritmos. O objetivo dos algoritmos é fazer com que o usuário fique o máximo de tempo ligado na rede social, consumindo o conteúdo que elas oferecem. Na verdade, as redes sociais lutam pela atenção dos usuários. E, para ter mais atenção, o algoritmo manipula o usuário.
A economia da atenção é uma abordagem para o gerenciamento de informações que trata a atenção humana como uma mercadoria escassa e aplica a teoria econômica para resolver vários problemas de gerenciamento de informações. Segundo Thomas Davenport, em seu livro “A economia da Atenção” (The Attention Economy: Understanding the New Currency of Business), hoje em dia, atenção é a verdadeira moeda de negócios e entre indivíduos.

 

YouTube, Facebook, lutando para hipnotizar o usuário

 

Muitas plataformas digitais competem pela atenção e a melhor maneira de ter a atenção das pessoas é estudando como a mente funciona. Existem várias técnicas de persuasão usadas na indústria da tecnologia para conquistar a atenção das pessoas, um exemplo disso é Youtube. O Youtube quer maximizar o tempo que você gasta assistindo vídeos, então eles introduziram o ”autoplay”, para que deste modo o próximo vídeo abra automaticamente e você passe mais tempo assistindo, ou considere o comportamento padrão do Facebook de iniciar um vídeo automaticamente no news feed sem que você precise clicar no play, e porque o vídeo te interessou, na maior parte do tempo, quase que de forma inconsciente, você se esquece do trabalho ou doutras tarefas e continua assistindo. Mas, não pára aí. Para que o usuário siga conectado à rede social, o algoritmo vai alimentando conteúdo cada vez mais interessante, para manter o usuário conectado. Resultado: Se o usuário começou assistindo vídeos de gatinhos, depois de 45 minutos, poderá assistir vídeos de leões ou tigres, para mantê-lo conectado. E, essa tendência é seguida em todos os assuntos: Se o usuário se interessou por uma página  política de apoio a um candidato A, de um partido B, no Facebook, depois de algum tempo diversas páginas de candidatos desse partido terão aparecido para este usuário, ou mesmo, páginas de organizações que apoiam esse partido, de uma forma crescente.


A Câmara de eco isola

Essas câmaras de eco, criadas por redes sociais e portais de busca, isolam os usuários, e, muitas vezes os afastam daquilo que eles realmente buscam. Tanto é que, hoje em dia, quando preciso fazer buscas, uso no mínimo 5 buscadores diferentes, que as respostas do Google não são mais confiáveis. Ele não reporta todos os resultados existentes, mas filtra aqueles que “pensa” que interessariam o usuário.  Fora que essa bolha de resultados pode ser manipulada por interesses comerciais das próprias empresas de buscas. Exemplo: Experimente bucar por Linux is better than windows 10 no buscador Bing, para ver quais resultados ele retorna… Dica: O Bing pertence à Microsoft, e, apesar de afirmar que “Ama o Linux”, não acredite em  tudo que você vê na internet…

Quando se pesquisa Linux is better than windows 10 no Bing...

                                                           

Palavras finais

Bem, se você chegou até aqui, consegui seu engajamento e, penso, sua atenção. E, não, não tem algoritmo nenhum envolvido.  Apenas vontade de espalhar conhecimento sobre como as redes sociais manipulam seus usuários, como os dados pessoais se tornaram moeda de troca nessa nova economia do capitalismo de vigilância, e, como as pessoas devem saber disso, para não serem mais manipuladas, seja a comprar um produto, votar em um candidato ou condenar ou absolver quem quer que seja, por causa da influência das redes sociais.  Quanto ao filme, assistam ao Dilema das Redes, disponível na Netflix desde 09/09. É muito interessante e, assustador: Um filme de terror da vida real.


Um grande abraço e até o próximo artigo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário