Wings 3D é um modelador de subdivisão de fonte livre e aberta, inspirado pelo Nendo e o Mirai da Izware. Wings 3D é o nome da estrutura de dados winged-edge que ele usa internamente para armazenar dados de coordenadas e adjacências, e é comumente referida pelos seus usuários simplesmente como Wings.
Wings 3D está disponível para a maioria das plataformas, incluindo Windows, Linux e Mac OS X, utilizando o ambiente de Erlang.
Visão Geral
Wings 3D pode ser usado para modelar e texturizar modelos de baixa a médio número de polígonos. Wings não suporta animações e só tem facilidades de renderização OpenGL básicas, embora possa exportar para software de renderização externos, como o POV-Ray e YafRay.
Ainda assim, Wings é frequentemente usado em combinação com outros softwares, sendo que os modelos feitos em Wings são exportados para aplicações mais especializadas em renderização e animação como o Blender.
Interface
Wings 3D usa menus contextuais em oposição a uma interface gráfica altamente iconizada. A modelagem é feita usando o mouse e teclado para selecionar e modificar os diferentes aspectos da geometria de um modelo em quatro diferentes modos de seleção: Vertex, Edge, rosto e corpo.
Devido aos menus sensíveis ao contexto do Wings, cada modo de seleção tem seu próprio conjunto de ferramentas de mesh. Muitas dessas ferramentas oferecem usos básicos e avançados, permitindo que os usuários especifiquem vetores e pontos para alterar a forma como uma ferramenta afetará o seu modelo. Wings também lhe permite adicionar texturas e materiais para seus modelos, e tem mapeamento AutoUV embutido.
Características
- Uma grande variedade de seleções e ferramentas de modelagem
- Ferramenta de Modelagem com suporte a ímãs e operações com vetores
- Teclas de atalho personalizáveis e interface
- Tweak Mode permite-lhe fazer ajustes rápidos de um mesh
- Atribuir e editar iluminação, materiais, texturas, cores e Vertex
- Mapeamento AutoUV
- Suporte a NGon mesh
- Um gerenciador de plugins para adicionar e remover plugins
- Importação e exportação em vários formatos populares
Formatos de Arquivo
Wings carrega e salva os modelos em seu próprio formato (.wing), mas também suporta vários padrões de formatos 3D .
Importação
- Nendo (.ndo)
- 3D Studio (.3ds)
- Adobe Illustrator (.ai)
- Autodesk FBX (.fbx)
- Lightwave/Modo (.lwo/.lxo)
- Wavefront (.obj)
- PostScript (Inkscape) (.ps)
- Encapsulated PostScript (.eps)
- Stereolithography (.stl)
- Nendo (.ndo)
- 3D Studio (.3ds)
- Adobe Illustrator (.ai)
- BZFlag (.bzw)
- Kerkythea (.xml)
- Autodesk FBX (.fbx)
- Lightwave/Modo (.lwo/.lxo)
- Wavefront (.obj)
- POV-Ray (.pov)
- Cartoon Edges (.eps)
- Stereolithography (.stl)
- Renderware (.rwx)
- VRML 2.0 (.wrl)
- DirectX (.x)
Site: http://www.wings3d.com/
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