domingo, 25 de abril de 2010

Wings 3D - Asas à Sua Imaginação no Linux


Wings 3D é um modelador de subdivisão de fonte livre e aberta,  inspirado pelo Nendo e o Mirai da Izware. Wings 3D é o nome da estrutura de dados winged-edge que ele usa internamente para armazenar dados de coordenadas e adjacências, e é comumente referida pelos seus usuários simplesmente como Wings.
Wings 3D está disponível para a maioria das plataformas, incluindo Windows, Linux e Mac OS X, utilizando o ambiente de Erlang.


Visão Geral
Wings 3D pode ser usado para modelar e texturizar modelos de baixa a médio número de polígonos. Wings não suporta animações e só tem facilidades de renderização OpenGL básicas, embora possa exportar para software de renderização externos, como o POV-Ray e YafRay.

Ainda assim, Wings é frequentemente usado em combinação com outros softwares, sendo que os modelos feitos em Wings são exportados para aplicações mais especializadas em renderização e animação como o Blender.


Interface
Wings 3D usa menus contextuais em oposição a uma interface gráfica altamente iconizada. A modelagem é feita usando o mouse e teclado para selecionar e modificar os diferentes aspectos da geometria de um modelo em quatro diferentes modos de seleção: Vertex, Edge, rosto e corpo.

Devido aos menus sensíveis ao contexto do Wings, cada modo de seleção tem seu próprio conjunto de ferramentas de mesh. Muitas dessas ferramentas oferecem usos básicos e avançados, permitindo que os usuários especifiquem vetores e pontos para alterar a forma como uma ferramenta afetará o seu modelo. Wings também lhe permite adicionar texturas e materiais para seus modelos, e tem  mapeamento AutoUV embutido.


Características

  • Uma grande variedade de seleções e ferramentas de modelagem
  • Ferramenta de Modelagem com suporte a ímãs e operações com vetores
  • Teclas de atalho personalizáveis e interface
  • Tweak Mode permite-lhe fazer ajustes rápidos de um mesh
  • Atribuir e editar iluminação, materiais, texturas, cores e Vertex
  • Mapeamento AutoUV
  • Suporte a NGon mesh
  • Um gerenciador de plugins para adicionar e remover plugins
  • Importação e exportação em vários formatos populares   


Formatos de Arquivo
Wings carrega e salva os modelos em seu próprio formato (.wing), mas também suporta vários padrões de formatos 3D  .


Importação
  • Nendo (.ndo)
  • 3D Studio (.3ds)
  • Adobe Illustrator (.ai)
  • Autodesk FBX (.fbx)
  • Lightwave/Modo (.lwo/.lxo)
  • Wavefront (.obj)
  • PostScript (Inkscape) (.ps)
  • Encapsulated PostScript (.eps)
  • Stereolithography (.stl)
Exportação    
  • Nendo (.ndo)
  • 3D Studio (.3ds)
  • Adobe Illustrator (.ai)
  • BZFlag (.bzw)
  • Kerkythea (.xml)
  • Autodesk FBX (.fbx)
  • Lightwave/Modo (.lwo/.lxo)
  • Wavefront (.obj)
  • POV-Ray (.pov)
  • Cartoon Edges (.eps)
  • Stereolithography (.stl)
  • Renderware (.rwx)
  • VRML 2.0 (.wrl)
  • DirectX (.x)


Site: http://www.wings3d.com/

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