quinta-feira, 8 de abril de 2010

Usando filtros do Photoshop no Linux


Uma das queixas do pessoal que trabalha com o Photoshop é não poder trabalhar com os seus plugins no Linux. O Photoshop possui plugins de efeitos e filtros que aumentam a sua funcionalidade, expandindo a capacidade do programa. No Linux, o Gimp possui sua própria gama de plugins e scripts, mas, para satisfazer o pessoal que torce o nariz para o Linux e o Gimp, vou apresentar não uma, mas duas maneiras de fazer os plugins do Photoshop funcionarem no Linux.


A Forma Mais Efetiva


Todos que já tiveram contato com o windows devem conhecer um pequeno programa visualizador de imagens chamado Irfanview. Este pequeno programa é um verdadeiro canivete suíço para a visualização de imagens, e, uma das suas mais notáveis características, é poder fazer pequenas edições nas imagens. Dentro dessas edições, é possível usar filtros de efeitos 8BF, o formato dos filtros Adobe Photoshop. E, este recurso é que iremos usar para podermos rodar os plugins do Photoshop no Linux. Para podermos rodar o Irfanview no Linux, vamos precisar instalar o Wine.


Então, mãos à obra
  1. Instale a versão mais recente do Wine nos repositórios da sua distribuição. Já que o Wine está presente em quase todos os repositórios de quase todas as distros, não deve haver problema quanto a isso.
  2. Procure pela versão 3.98 do Irfanview, que é uma versão que trabalha excepcionalmente bem com o Wine, e, consequentemente, com o Linux.
  3. O download do Irfanview 3.98 pode ser feito a partir do site http://www.oldversion.com/download_IrfanView_3.98.html, que é um site especializado em guardar versões antigas de programas da plataforma windows.
  4. Instalar o Irfanview é muito fácil. Apenas abra o instalador irfanview398.exe com o Wine e ir respondendo às perguntas do instalador.
  5. Depois de instalado, no drive falso c:\, que fica dentro da pasta /.wine, vão aparecer diversas subpastas no diretório do Irfanview. A que nos interessa é Program Files/IrfanView/Plugins/Adobe 8BF.
  6. Dentro desta pasta você deverá colocar os plugins que deseja usar. Sites como http://www.allgraphicdesign.com/graphicsblog/2007/10/1000s-of-free-photoshop-plugins-filters-megalist/ fornecem todos os links possíveis de onde baixar plugins para 8BF compatíveis com o Photoshop.
  7. Depois, acesse o menu Image, Effects, Adobe 8BF filters


  8. Vai aparecer algo assim:


  9. Clique em "Add 8BF filters"

  1. Indique onde os estão os filtros
  2. Clique em "Ok"
  3. E você terá à sua disposição todos os filtros do Photoshop para usar no Linux.
    Lembrando que as imagens tratadas pelos filtros, através do Irfanview podem ser coladas/copiadas no Gimp, já que o Wine provê uma integração suave com o ambiente Linux. Assim, se pode editar uma imagem com Gimp tendo a mão todos os plugins de efeitos do Photoshop, rodando numa sandbox no seu Linux com o Wine.


A Forma mais integrada
Existe uma forma mais integrada ao Gimp, que ainda necessita do Wine para funcionar, mas, não precisa de um programa externo, como o Irfanview. É um plugin para o Gimp que permite rodar os plugins Adobe 8BF internamente. Este plugin chama-se PSPI, e foi um plugin feito para a versão windows do Gimp poder trabalhar com os plugins 8BF. Como o Gimp é open source, foi uma questão de tempo para que ele fosse portado para o Linux.
O plugin PSPI foi criado por Tor Lillqvist, e, pode ser baixado no seguinte link:
http://tml.pp.fi/gimp/pspi.html, com pacotes compatíveis para diversas distros.


Como Usar
Seguindo as instruções do próprio autor, o plugin PSPI é composto de 3 arquivos:
  • README.linux
  • pspi, um pequeno shell script
  • pspi.exe.so, o binário que o Wine executa.


Copie  pspi e pspi.exe.so para a pasta plug-ins do GIMP , geralmente em ~ / .gimp-2.6/plug-ins.


Quando você executar o GIMP, ele vai emitir um pequeno alerta "wire_read (): Error" dizendo que pspi.exe.so não pode ser executado diretamente. (O script PSPI pode, no entanto, e é a partir do ponto de vista do GIMP, um plugin nativo do GIMP ) Este aviso é inofensivo (GIMP simplesmente ignora o arquivo então), mas se você quiser evitar isso, coloque o executável pspi.exe.so em algum outro lugar e modifique o script PSPI para apontar para seu novo local.


Depois de iniciar o GIMP, vá para  eXtns: Photoshop Plug-in Settings e digite a pasta onde você vai colocar os plugins do Photoshop (arquivos .8 bf) que você deseja usar no GIMP.


Preferencialmente você deve usar uma pasta vazia para isto, e depois instalar (copiar) os plug-ins Photoshop um por um, verificando que cada um funcione. Não é muito útil sair correndo e instalar um caminhão de plug-ins Photoshop de uma vez e achar que todos eles vão funcionar com o PSPI.
Depois de instalados, os plugins se comportam como se fossem plugins nativos do Gimp, no menu filters. Nesse exemplo abaixo, o plugin PTlens está instalado.

O que deve ser comentado sobre o plugin PSPI é que ele não é 100% garantido de funcionar com todos os plugins do Photoshop (8BF), e, pode ocasionalmente travar ou derrubar o Gimp.
Mas, como vimos, temos opções para usar os plugins 8BF no Linux.




Um comentário: