quinta-feira, 26 de julho de 2018

You Tube Parte 6: O Epílogo


Este é o capítulo final da série sobre o YouTube, o epílogo.

Nestes 6 meses discorremos sobre diversos emuladores, programas de áudio e vídeo que auxiliam na feitura de vídeos para o YouTube. 


Recapitulando, na tabela abaixo segue a relação dos programas que foram abordados e sua utilidade:

Progama
Utilidade
DosBOX
Gera vídeos de jogos e programas DOS
OpenMSX
Linha de computadores MSX
Hatari
Linha de computadores Atari ST
Ep128Emu
Linha de computadores Spectrum e Armstrad
MAME
Diversos Arcades
Audacity
Editor de áudio, normaliza, tira ruídos
jPSXdec
Extrai filmes e áudios de jogos do PS1
Rezound
Outro editor de áudio, melhora o som e aplica efeitos
Mednafen
Uma dezena de sistemas
Simple Screen Recorder
Poderoso software de captura de telas.


Assim vimos todos estes programas que auxiliam na criação de vídeos. No entanto, algumas regras devem ser seguidas para o envio de vídeos do YouTube e obviamente sua monetização.

As regras do YouTube

Deve se ter um cuidado muito especial com material que tenha  copyright: Músicas licenciadas, outros videoclipes que tenham o material sob copyright e afins.
A regra de ouro aqui é: Músicas com direitos autorais registrados serão sempre desmonetizadas.
Eu voltarei a esse assunto logo em seguida.
Outros detalhes a serem cuidados no YouTube são vídeos com nudez, palavrões e incitação ao ódio racial, sexual ou religioso.
No caso de músicas com copyright, a dica é silenciar essas músicas quando aparecerem no vídeo. Ou, você perde a monetização deste vídeo.
O tão afamado Fair Use é algo incerto no You Tube, pois já houve diversos casos de paródias e outros usos que cairiam no Fair Use e os vídeos foram removidos. Diria que é uma área muito cinza do You Tube, e, não se pode ter certeza de nada. No entanto, o You Tube não é mais aquele, e, o excessivo zelo com copyright, censura e novas regras  estão atingindo em cheio os pequenos criadores de conteúdo.

Há algo de podre na You Tube lândia…

Ora, como citei acima, copyright strikes estão dificultando o trabalho no You Tube. Como mencionei o Fair Use, não há uma regra clara, e, muitos materiais que cairiam nessa classificação, ou são removidos ou são desmonetizados. Agora, o You Tube atira primeiro e pergunta depois: Primeiro seu vídeo é, ou desmonetizado ou retirado do ar, para depois ser julgado o mérito do strike. E, a tecnologia de Content ID é abusada por grandes empresas: Mesmo com o You Tube criando uma “rede de segurança” para os criadores de conteúdo, só que não funciona para grandes empresas, apenas pequenos copyright trolls. Mas, não fica só nisso: Essas mesmas empresas, que clamam por direitos de copyright, usam da mesma ferramenta de Content ID para silenciar críticas ruins de seus produtos ou quando You Tubers levantam assuntos negativos sobre essas empresas.
E, a coisa fica pior: Dependendo das palavras chaves do seu vídeo, o You Tube também não vai monetizar seu vídeo, graças a uma política de vídeos advertiser-friendly, que corta a monetização de vídeos com palavras-chave polêmicas, claramente feito por robôs, mas, que ataca conteúdo legítimo e deixa passar muita coisa ruim.

O Copyright abusado…

As leis de copyright estão completamente obsoletas e fundamentalmente quebradas. Para se ter uma ideia, vamos tomar um videogame(poderia ser um filme, também), como o famoso game que saiu no Playstation 1, Tony Hawk’s Pro Skater. Existem dezenas de músicas licenciadas nesse game, tais como: The Suicide Machines - "New Girl", Goldfinger – "Superman", Speedealer - "Screamer/Nothing to Me", Dead Kennedys - "Police Truck", Primus - "Jerry Was a Race Car Driver", entre tantas outras músicas famosas, e, a produtora Activision pagou aos artistas quando o jogo foi feito. Agora, se você fizer um vídeo gameplay sobre este jogo, como o jogo é, com toda a sua trilha sonora intacta, o Content ID do  You Tube vai captar todas as músicas, e, reverter a monetização para os detentores do copyright de cada uma delas. Ou seja, você teve o trabalho de fazer o jogo funcionar, capturou toda a filmagem, editou o material bruto num programa próprio e ainda upou o vídeo e, não vai receber nada por ele, enquanto os detentores do copyright vão levar toda a monetização do vídeo, sem suar nem nada, todo o seu trabalho. E, os dignos autores recebem parte desse montante, mas, depende da companhia que administra os direitos. É ridículo ver como lutam os copyright maximalists, quando algumas pessoas ficam recebendo direitos eternamente, e, ao mesmo tempo travam a evolução cultural, afinal, tudo que existe é um mashup.

As leis de copyright tem que ser reformadas, pois hoje, atendem mais a grandes grupos, e menos a artistas e autores, já que seu rendimento é marginal, enquanto os grupos detentores dos direitos levam a parte do leão. Mas, graças a Disney, as coisas não vão mudar tão cedo não (vamos esperar por 2023, quando Mickey entra no domínio público...).
Mas, por conta dessas políticas do You Tube, não faço vídeos sobre esse jogo (Tony Hawk’s Pro skater).

Logan Paul e a desmonetização dos canais pequenos

O You Tube também desferiu um pesado golpe nos criadores de conteúdo pequenos, em Fevereiro de 2018, com novas regras para monetização.
Depois de um vídeo controvertido, do You Tuber Logan Paul, o YouTube mudou as regras de monetização: A partir de 20 de fevereiro de 2018, somente os canais que foram visualizados por 4.000 horas e que tenham 1.000 inscritos exclusivos nos últimos 12 meses poderão hospedar anúncios e compartilhar a receita. Isso está sendo visto como um avanço significativo em relação aos padrões introduzidos em abril passado, que exigiam mais seguidores, mas não definiam um padrão para o tempo de exibição. Mas, de qualquer forma, o You Tube está penalizando os pequenos criadores de conteúdo, e, favorecendo os grandes canais, que tem uma produção muito mais cara e profissional, com equipes de produção e mais gente trabalhando nos vídeos. Não mais o cara fazendo um vídeo no seu quarto e mandando para o You Tube, o que é uma triste realidade, quando a You Tube tenta asfixiar justamente aqueles que fizeram dele um serviço tão popular. A ordem agora é privilegiar o conteúdo dito “profissional” e advertiser-friendly em detrimento de canais pequenos. Tristemente, essa tendência, que vinha desde 2012, e, culminou com os vídeos sem noção de Logan Paul, e, por conta de seu impacto, foi chamado de “adpocalypse”.
O chamado Adpocalypse foi tão severo, que ensejou o famoso tiroteio em San Bruno, Califórnia, na sede do You Tube.
E, o You Tube lançou seu serviço de streaming pago, o You Tube Red, ou seja, mais indícios da direção que está seguindo agora.

Censura e Remoção de conteúdo

Censura e remoção de conteúdo também piorou recentemente, quando o You Tube começou a censurar vídeos que considera controversos, ou, para agradar o governo de certos países(China, Paquistão e etc…) .

A Conclusão

Como vimos acima, o panorama para quem está tentando entrar no You Tube agora é bastante desanimador: O You Tube está fechando as portas para os pequenos e tentando virar uma nova Netflix.
Nada contra mudar e expandir, mas, preservando seu público inicial. O You Tube hoje tenta, a toda força, tornar-se um veículo de comunicação como uma nova rede Globo, censurando e moldando sua audiência. Mas nós vivemos em outros tempos, não na época da alienação, mas, da informação. É bem mais difícil agora, que o gênio saiu da garrafa, tentar enganar todo mundo de novo. Mas, o You Tube tenta, com a promoção de vídeos de gatinhos e conteúdo alienante e censurando conteúdo que considera polêmico. Agora, quem está acima do bem e do mal para julgar outros ? Discursos de ódio são uma coisa, mas opiniões são outra. E, com qual medida o You Tube julga uns e outros ? Robôs principalmente, o que induz ao erro. E, para piorar as coisas, You Tube está investindo 25 milhões de dólares para que “fontes confiáveis” de jornalismo “tradicional” possam melhor aproveitar a sua plataforma, ao mesmo tempo combatendo as chamadas fake news… Oras, a mídia tradicional é a maior fabricante de factoides e fake news, então, espere mais censura e remoção de conteúdos.
O You Tube, no entanto, fez um gesto interessante de boa vontade, para auxiliar os pequenos canais: A Assinatura paga, onde usuários tem a opção de contribuir para o canal que assinam. E, como esse  “aperto” nos pequenos canais já vem de algum tempo, os criadores de conteúdo se voltam a plataformas de crowd funding, como o Patreon, para poder manter seus ganhos e continuar com seus canais.
Realmente, essa nova política do You Tube é muito deprimente, visto que muitas pessoas passaram a viver do You Tube, tirando seu sustento e de suas famílias desse serviço. Eu mesmo já me acostumei a ver mais os meus canais de notícia no You Tube, do que as vias tradicionais. E, tudo isso pode estar ameaçado agora.

Mas, não temam: Há saídas. O You Tube não é o único, e, há serviços novos como o D-Tube, cujo visual é muito parecido com o You Tube, sem as restrições ideológicas. E o Twitch TV também está acumulando cada vez mais criadores de conteúdo, oriundos do êxodo do You Tube.
Então, se o You Tube não cuidar e preservar seus talentos, vai acabar como as mídias tradicionais: Mais um canal de TV a cabo, com muito conteúdo desinteressante, enquanto seus maiores bens(os criadores de conteúdo) terão migrado para outras praias.
Futuramente, escreverei sobre as alternativas ao You Tube, que, existem, e, dependendo do que se quer fazer, em termos artísticos e de expressão, podem ser muito melhores que o You Tube.

Gente, tudo o que escrevi nesta série de artigos, testei no meu canal do You Tube: 

 https://www.youtube.com/channel/UC84De8g52Z0C5YzubnICzKg

Então, se você estiver disposto a ver tudo o que eu escrevi em ação, de verdade, dê uma olhada no meu canal, e se você se sentir inclinado, assine-o.

sexta-feira, 22 de junho de 2018

You Tube Parte 5


Neste artigo discorrerei sobre duas ótimas ferramentas para criação de vídeos: Mednafen (multiemulador) e Simple Screen Recorder.

Mednafen
Mednafen é um versátil multiemulador para o PCLinuxOS. Ele emula 10 sistemas diferentes, com diversos cores de emulação, sendo alguns exclusivos, enquanto outros foram incorporados ao projeto.

Systema Baseado no core:
Atari Lynx Handy
Game Boy Advance VisualBoyAdvance
Neo Geo Pocket Color Neopop
Nintendo Entertainment System FCE Ultra
Super Nintendo Entertainment System bsnes
Nintendo Virtual Boy Original. NEC V810 CPU core based on Reality Boy.
PC Engine Original. CD-ROM interface based on PC2e.
PC-FX Original. NEC V810 CPU core based on Reality Boy.
PlayStation Original.
WonderSwan Color Cygne
Sega Genesis Genesis Plus
Sega Master System and Game Gear SMS Plus
Sega Saturn Original.



Não é, no entanto, um emulador qualquer: Mednafen tem características que o tornam único:
    • Suporte físico para joystick / gamepad.
    • Sistema de configuração de entrada versátil; atribuir vários botões físicos a um botão ou ação virtual.
    • Vários filtros gráficos e modos de dimensionamento.
    • Salvar estados.
    • Rebobinagem de jogos em tempo real.
    • Capturas de tela, salvas no formato PNG.
    • Gravação de filmes no formato QuickTime.
    • Registro de som no formato MS WAV.
    • Carregando jogos de arquivos compactados gzip e (pk) zip.
    • Reprodução em rede (utilizando um programa de servidor dedicado externo).
    • Suporte a trapaças (cheats) incorporado
    • Suporte a patches on the fly, para jogos individualmente.
O que nos interessa é a sua capacidade de gravar filmes de gameplay no formato Quick time (Apple MOV).

Para tanto, é necessário invocar o Mednafen pela linha de comando.

Então, para capturar um vídeo gameplay, o seguinte comando deve ser entrado por um terminal:

$ mednafen -qtrecord nome_do_video.mov arquivo de rom ou iso do jogo que se quer filmar.

Exemplo:

Para gravar um gameplay do Sonic, do Mega Drive, o comando seria mednafen -qtrecord sonic.mov sonic.gen

O vídeo do gameplay será gravado na pasta onde o Mednafen for invocado.

Agora, algumas configurações devem ser feitas, para ajustar a gravação ao hardware que se tem.

Abra o arquivo mednafen.cfg,  que fica na pasta .mednafen, na /home do usuário, com o editor de texto plano de sua preferência.

No arquivo aberto, procure pela linha qtrecord.vcodec.

Nesta linha é definido o codec que será usado na caputra. Há 3 opções possíveis:
    • raw
    • cscd
    • png

RAW: O formato raw é um codec rápido, computacionalmente, mas causará um tamanho de arquivo enorme e pode exceder a taxa de gravação sustentada do seu meio de armazenamento.

CSCD - CamStudio Screen Codec :
Um bom equilíbrio entre desempenho e taxa de compressão, mas, ele exige uma máquina bastante potente (um Corei3 no mínimo), e, vai depender também de qual sistema será emulado, os sistemas de 32 bits exigirão mais potência de processamento. Como exemplo, uma captura de 15 minutos gerou um arquivo de 10GB.

PNG:
Tem uma taxa de compressão melhor do que "cscd", mas exige muito mais CPU, ou seja, você precisará de uma CPU bem mais potente. Se estiver sem espaço no HD, e, com uma boa CPU, poderá ser uma opção.

O arquivo de vídeo resultante deverá ser processado com um conversor, como o Winff (ou qualquer outro conversor de vídeo) para adaptar o vídeo a uma resolução usável para ser editado posteriormente.


Simple Screen Recorder(SSR)
É um software de screencast baseado em Qt feito para sistemas operacionais Linux, que foi criado como uma alternativa mais simples para programas como ffmpeg / avconv e VLC.

É um fantástico screen recorder, muito melhor que o Record my desktop(é capaz de gravar telas OpenGL), e, muito leve em recursos, tanto que é melhor do que alguns métodos de captura nativos, de outros programas que já abordei nessa série de artigos, que, causam um certo LAG quando gravando, ou, os arquivos resultantes são muito grandes. SSR consegue uma ótima relação entre recursos usados e tamanho de arquivo gerado.

Agora, vamos focar nas configurações do SSR.

Nota: Vou indicar as configurações para melhor performance em máquinas bem modestas (como é a máquina que uso para capturar meus gameplays).

SSR estará na seção Vídeo do menu de programas.

Tela inicial


Após a tela de abertura acima, clique em Continue.

Primeira tela de configurações

Aqui começamos a configurar como será a gravação. Você pode criar um profile, já com todas as configurações específicas e salvá-lo, não tendo que repetir o processo cada vez que for usar o programa. No meu caso, como não tenho muita variedade nas minhas gravações, não fiz um profile.

Primeiro, indique se será a gravação de uma tela inteira, ou apenas uma parte. SSR permite a gravação de uma parte ou de toda a tela, com ou sem o cursor.

Se quiser definir uma resolução, poderá fazê-lo nos campos Largura / Altura.
Defina a taxa de quadros (eu coloco sempre em 30, fica mais fácil para gerar vídeos depois).

Deixe desmarcado o Vídeo em escala, que esta opção gasta processamento do computador, já que cada quadro tem que ser processado individualmente, o que gera um LAG no processo.

Se quiser gravar o cursor, habilite esta opção.

Agora, o áudio.

Penso que gravar Gameplays, o áudio é indispensável (com cuidado com músicas comercias, mas, voltarei a esse assunto depois).

Bem, o SSR permite 3 backends possíveis para capturar áudio: Jack, Alsa e Pulseaudio.

Se você tem uma máquina bastante potente, o suficiente para rodar o jogo, o Pulseaudio e o SSR, esta é a opção mais simples. Basta selecionar Pulseaudio e indicar qual será a fonte de áudio e pronto, a gravação vai transcorrer sem problemas.

DETALHE: Se você for fazer uma narração, sobre o jogo ou o que seja que está capturando, grave o áudio numa trilha separada. Não grave sobre a trilha do jogo / programa que você está capturando.
É muito fácil de incorrer em algum problema, e por tudo a perder, enquanto a narração gravada em separado, você pode re fazer, remover ruídos ou cortar partes que não gostou, sem perder a trilha sonora do jogo  / programa que foi gravado. Eu, por exemplo, uso o meu celular para gravar meus voice-overs e depois edito e mixo no vídeo final.

Jack é mais complicado de fazer, mas, funciona muito bem, consome menos recursos que o Pulseaudio e tem uma qualidade muito boa. O PCLinuxOS já vem com o Jack2, a versão mais recente do Jack audio, e, você vai precisar também do QjackCtl, uma GUI que facilita o controle do Jack audio daemon (start / stop e configurações).

Agora abra o QJackCtl e, antes de fazer qualquer outra coisa, clique no botão de configurações. A maioria das configurações padrão está bem, você só precisa fazer algumas alterações:

    Certifique-se de que a caixa de seleção "realtime" esteja marcada, na aba parameters, e, na aba advanced, marque e a caixa de seleção "No Memory Lock " esteja desmarcada.

    Defina a  taxa para 44100, porque é isso que o SimpleScreenRecorder usará. Outras taxas de amostra ainda funcionarão, mas não é muito útil, já que o SimpleScreenRecorder irá redimensioná-lo para 44100 de qualquer maneira.

    Defina o tamanho do período para um valor razoável, por exemplo, 512 ou 1024. Valores menores diminuirão a latência, mas aumentarão a probabilidade de você obter xruns (cliques ou interrupções curtas no áudio). O melhor valor depende muito do seu hardware de som e do desempenho dos drivers do Linux para esse hardware. As placas de som USB geralmente apresentam melhor desempenho aqui. Com um kernel especial em tempo real e o hardware certo, você pode reduzir a latência para um milissegundo, mas eu não recomendo fazer isso: introduz muita sobrecarga, pode causar xruns e você provavelmente não notará a diferença de qualquer maneira, em latências  de 10ms ou menos.

    Defina o número de períodos como 2. Se isso não funcionar corretamente, mesmo com tamanhos de período muito grandes (ou seja, você ainda recebe xruns), tente 3 ou 4.

Configurando o Jack
    
Defina o número de canais de entrada e saída para 2, porque SimpleScreenRecorder atualmente suporta apenas estéreo.

Depois de escolher suas configurações, clique no botão '‘iniciar’' e aguarde alguns segundos. Se tudo correr bem, a exibição de status deve acender e conter apenas texto verde e amarelo. Se as coisas derem errado (você recebe xruns), o texto ficará vermelho.

Você deve sempre ter certeza de que o JACK está rodando antes de iniciar qualquer aplicativo que tente usar o JACK, porque eles podem tentar iniciar o JACK (em segundo plano), o que confundirá o QJackCtl (se isso acontecer, você deve encontrar o processo do jackd e matá-lo manualmente).

Você pode testar o JACK com qualquer aplicativo que tenha suporte a JACK (por exemplo, o Audacity). A maioria dos aplicativos normais não tem suporte a JACK, portanto, você precisará do que é chamado de ponte ALSA-para-JACK. Existem duas maneiras de fazer isso. O método clássico usa um dispositivo de loop ALSA. Ele sempre funciona, mas acrescenta muita latência que é irritante. Há uma solução muito melhor: o plugin JACK para o ALSA.
Para usar este plugin, é necessário instalar o pacote lib64alsa-plugins-jack. Este pacote habilita a saída PCM Jack, que pode ser usada pelo ALSA sem problemas.

Mas, para usá-lo, é necessário configurar o arquivo .asoundrc, na /home do usuário, e, rotear o áudio através do Jack para realizar a captura.

Crie então um arquivo .asoundrc com o conteúdo abaixo:

# override default
pcm.!default {
    type plug
    slave {
        pcm "rjack"
    }
}

# ALSA-to-JACK bridge
pcm.jack {
    type plug
    slave {
        pcm "rjack"
    }
    hint {
        description "JACK bridge"
    }
}
pcm.rjack {
    type jack
    playback_ports {
        0 "system:playback_1"
        1 "system:playback_2"
    }
    capture_ports {
        0 "system:capture_1"
        1 "system:capture_2"
    }
}

Isso fará com que o plugin JACK seja o dispositivo padrão ALSA. A maioria dos aplicativos simplesmente usa o padrão, então isso geralmente é tudo que você precisa fazer.
Alguns aplicativos podem ter uma maneira de selecionar a entrada / saída de som dentro do aplicativo; nesse caso, você deve usar 'default' ou selecionar manualmente 'jack_system'.

Agora você pode usar SimpleScreenRecorder com o backend JACK. SimpleScreenRecorder pode automaticamente fazer conexões para casos de uso comum (gravando o microfone e / ou os alto-falantes), mas se você precisar de um controle mais fino, você pode manualmente gerenciar conexões com QJackCtl clicando no botão 'conectar' (não confundir com o botão 'patchbay', que é usado para aplicar automaticamente conexões predefinidas).

Você também pode combinar SimpleScreenRecorder com vários outros aplicativos JACK para aplicar efeitos de áudio em tempo real.

Quando terminar com o JACK, primeiro feche todos os aplicativos que usam o sistema de som, exclua o arquivo .asoundrc em sua pasta pessoal (ou apenas renomeie-o para poder usá-lo novamente mais tarde) e interrompa o JACK via QjackCtl.


Configurando com Alsa
Usar o SSR com Alsa é a opção que menos carrega o sistema, e, bastante fácil de configurar.
Como funciona ?

Colocando-se a entrada de áudio como Alsa, o SSR vai capturar o áudio da fonte definida na caixa de diálogo Fonte, no caso da figura abaixo, [hw:0,0] HDA Intel ALC662 Rev1 Analog.



Ou seja, o SSR vai gravar o áudio dessa entrada de som Alsa no vídeo de gameplay.

Mas, será necessário plugar um cabo especial, P2 Y, para levar a saída de áudio para os falantes / fones externos, e, injetar o áudio na entrada especificada na configuração.


O cabo necessário se parece com o da figura abaixo.


Aconselho que injete o áudio na entrada MIC traseira, que é stereo, captura o som em dois canais, e, possui filtragem na entrada. Eu mesmo tentei injetar o áudio na entrada IN do computador, mas, o nível de ruído é muito alto. Na entrada MIC já há filtragem de capacitores, o que corta o nível de ruído para padrões aceitáveis.

Agora, configure os níveis no alsamixer, pressione F4, dispositivos de captura, e configure-os



Note que esta configuração é específica do meu setup. A sua poderá / deverá ser diferente, então, identificar quais são os dispositivos de MIC e configurar o dispositivo correto deverá ser feito antes de começar a gravação, sob pena do vídeo gameplay resultar mudo. A saída de volume, no meu caso, deixo em 86% do valor total, no controle de volume. Você poderá experimentar diferentes valores, para não deixar o áudio nem muito baixo, nem alto demais, com distorções.

Este tipo de setup é o que menos recursos consome do computador, já que apenas rodarão: a aplicação que você quer capturar e o SSR, ao contrário das outras opções, que envolvem dois ou mais daemons, que geram uma sobrecarga maior.

Agora, prosseguindo a configuração, pressione Continua no SSR, e, uma tela como a abaixo deverá aparecer


Selecione o profile YouTube, defina o nome do arquivo e onde será gravado, cheque as caixas Arquivo separado por segmento e Add timestamp.
Defina o container (eu sempre ponho MP4), o codec (h.264 é um padrão) e o preset (para gameplays Superfast  é o melhor).
O áudio (MP3) e o bit rate (eu costumo deixar em 160KBps).
Pressione continua, e, aparecerá a tela de início de gravação. Pressione Inicie a gravação e pronto, seu vídeo começará a ser gravado.



Quando terminar de gravar, se estiver satisfeito com o resultado, aperte em Salve a gravação, caso contrário, pressione Cancela a gravação.

Experimente com o SSR até achar uma configuração que julgue a melhor para seu caso, pois ele possui diversas configurações, e, o ajuste fino entre elas é o que produz um melhor resultado.

Assim terminamos mais um artigo da série do You Tube, e, no próximo mês teremos o capítulo final dessa série.

Espero que apreciem, até lá!

segunda-feira, 21 de maio de 2018

Youtuber: Ainda não acabou… Mais ferramentas e dicas para seus vídeos



Dando prosseguimento a série de artigos sobre como se tornar um YouTuber, hoje vou abordar mais algumas ferramentas para a produção de vídeos de gameplays.  Nota: todos os programas aqui citados estão nos repos do PCLinuxOS.


Audacity
Audacity é um software livre de edição digital de áudio disponível principalmente nas plataformas: Windows, Linux e Mac e ainda em outros Sistemas Operacionais. O código fonte do Audacity está sob a licença GNU General Public License. A sua interface gráfica foi produzida utilizando-se de bibliotecas do wxWidgets. O projeto Audacity começou em 1999 por Dominic Mazzoni e Roger Dannenberg na universidade norte-americana Carnegie Mellon University e foi lançado em 28 de maio de 2000 como versão 0.8.
O Audacity é muito popular entre os podcasters pelos seus recursos de edição, sua grande disponibilidade em múltiplas plataformas, suporte e licença aberta que permite ao programa ser gratuito.
Em 10 de outubro de 2011, ele era o 11º download mais popular do SourceForge, com 76,5 milhões de downloads. O Audacity ganhou o prêmio Community Choice Award do SourceForge em 2007 e 2009 na categoria Melhor Projeto Multimídia. Em março de 2015 a hospedagem foi movida para o FossHub e em 21 de fevereiro de 2017 ele excedeu 51,8 milhões de downloads nesta plataforma.

 

Recursos
    • Importação e exportação em formato WAV, MP3 (via LAME, copiado separadamente), Ogg Vorbis, e outros
    •  Gravação e reprodução de sons
    •  Edição simplificada com Cortar, Copiar, Colar e Apagar
    •  Desfazer ilimitados para qualquer passo
    •  Mixagem em múltiplas faixas
    •  Efeitos digitais de som e mais plug-ins de efeitos (Pode-se criar novos plug-ins com a linguagem Nyquist)
    •  Edição de amplitude sonora em formato envelope
    •  Remoção de ruídos
    •  Suporte para modo multicanal, com taxa de amostragem de até 96 kHz e 24 bits por amostra
    •  A habilidade de alterar a velocidade do som, sem alterar sua altura, para sincronização perfeita com vídeo (em dublagens)
    •  Facilidade de uso
    •  Nivelador
    •  Remoção de estalidos
    •  Inverter áudio
    •  Compressor
    •  Equalizador
    •  Taxa de projeto de até 384000 Hz


Tela principal do Programa

As principais ferramentas que usaremos são as seguintes:
No menu Efeitos,
    • Normalizar: Use o efeito Normalizar para definir a amplitude de pico de uma única faixa, fazer com que várias faixas tenham a mesma amplitude de pico e igualar o equilíbrio dos canais esquerdo e direito das faixas estéreo.
      Opcionalmente, você pode remover qualquer deslocamento de CC das trilhas.
    • Amplificar: Aumenta ou diminui o volume do áudio selecionado. Quando você abre a caixa de diálogo, o Audacity calcula automaticamente a quantidade máxima que você pode amplificar o áudio selecionado sem causar cortes (distorção causada por tentar fazer o áudio muito alto).
    • Remoção de cliques: A remoção de cliques foi projetada para remover cliques em faixas de áudio e é especialmente adequada para decodificar gravações feitas de discos de vinil. Geralmente funciona melhor com cliques muito curtos. Para pops individuais mais amplos em seleções de até 128 amostras de largura (cerca de três milissegundos a uma taxa de projeto de 44100 Hz), você pode tentar o efeito Reparar.
    • Redução de ruído: Reduz o ruído de fundo constante, como ventiladores, ruído de fita ou zumbidos. Não funcionará para remover conversas ou músicas em segundo plano.

Lembre-se, para usar o Audacity confortavelmente, você deve criar uma pasta /TMP para seus arquivos temporários. Não use a /tmp do sistema, ou, poderá não conseguir editar suas faixas de áudio.


JpsxDec
O jPSXdec é um conversor de mídia PlayStation 1 multiplataforma que produz saída de qualidade superior a todos os outros conversores legados do passado.

Vantagens deste programa em relação aos programas conversores existentes:

    •  Pode decodificar alguns tipos de filmes exclusivos
    •  Converte com as cores corretas
    •  Detecção de taxa de quadros mais precisa
    •  Multi-plataforma (Windows, Mac, Linux)
    •  Código fonte disponível

Também possui recursos de modificação: substitua o vídeo STR, substitua o áudio XA e substitua as imagens Tim.

 Tela principal do Programa

Com este programa, é possível extrair áudio (músicas), vídeos e imagens (formato .TIM) de ISO’s de Playstation 1. Com isso, é possível enriquecer seus vídeos de gameplays, com os vídeos do jogo, sem ter que jogá-lo para que sejam reproduzidos.


Rezound
O ReZound tem como objetivo ser um editor de arquivos de áudio estável, de código aberto e gráfico, principalmente para, mas não limitado ao sistema operacional Linux.
Ele não tem todos os recursos do Audacity, porém, para certas edições, é o mais apropriado, por ser mais rápido, e, ter uma interface com ferramentas muito interessantes (como um botão de slider, para procurar um determinado trecho num arquivo de áudio).


 Tela principal do Programa

 Alguns de seus recursos:
    • Um inteiro de 16 bits ou um ponto flutuante de 32 bits pode ser escolhido como o formato de amostra
    • Edição rápida de arquivos grandes
    • Desfazer
    • Posições de sinalização rotuladas
    • As sugestões podem ser arrastadas
    • Crossfading automático de bordas de seleção em todas as ações aplicáveis para criar transições suaves
    • Capacidade de salvar notas do usuário em formatos que as suportam
    • As macros permitem que um usuário grave uma sequência de alterações em um arquivo e repita essas ações em outros arquivos posteriormente.
    • Ligações de Chave Definidas pelo Usuário para Ações
    • Suporte para Plugin LADSPA
    • Vários efeitos / manipulações
    • Reverso
    • Alterar volume
    • Ganho (por constante ou curva)
    • Taxa de Mudança (por constante ou curva)
    • Mesa
    • Atraso (eco)
    • Quantize
    • Distorção (por uma curva)
    • Repetição variada

Assim, terminamos mais um artigo dessa série de produção de vídeos para o You Tube. Espero que gostem, e, mês que vem tem mais.

Ok ?

Saudações,


terça-feira, 24 de abril de 2018

Youtuber: Mais dicas para chegar lá com o PCLinuxOS


 
Dando prosseguimento a série de artigos sobre como se tornar um YouTuber, hoje vou abordar mais alguns programas necessários (e úteis), verdadeiras ferramentas para produzir gameplays e fazer seus vídeos.

Veremos mais 2 emuladores, um o emulador EP128 e o clássico MAME.


Ep128Emu

Ep128emu é um emulador portátil de código aberto do computador Enterprise 128, Computadores ZX Spectrum 48/128, Amstrad CPC 464/664/6128 e Videoton TVC, escrito em C ++, e suportando plataformas Windows e POSIX (32 e 64bit Windows e Linux e MacOS X foram testados).

Ele implementa emulação de hardware precisa e de alta qualidade, no entanto, os requisitos do sistema são superiores aos da maioria dos outros emuladores, foi escrito e é mantido por Istvan Varga.

Recursos
  •     O tamanho de CPC RAM pode ser 64, 128, 192, 320 ou 576 KB, a ROM está atualmente (versão 2.0.9.1) limitada a 16K + 8 * 16K
  •     Emulação de fita k7 oferece suporte a formatos de fita de áudio de 1 bit .CDT / .TZX (somente leitura), áudio (.WAV etc., leitura-gravação) e ep128emu.
  •     Até 4 unidades de disquete, usando arquivos .DSK padrão ou estendidos, ou o disco na unidade de disquete de PC (o último não é realmente útil para a maioria dos softwares de CPC, devido ao formato incompatível)
  •     Arquivos .SNA (até a versão 2) podem ser carregados, o salvamento de snapshots só é possível no formato ep128emu
  •     O emulador pode usar saída de vídeo OpenGL, para melhor desempenho ou vários efeitos (por exemplo, emulação PAL)
  •     Saída de áudio estéreo (até 96 kHz), com conversão de taxa de amostragem de alta qualidade, controle de volume e alguns filtros
  •     Mapa de teclado configurável (embora o Spectrum e o CPC sejam mapeados através do layout Enterprise), suporte para joysticks de PC e gamepads
  •     Capturas de tela (formato .BMP), áudio (.WAV), vídeo (somente codecs .AVI, RLE8 e YV12, áudio não compactado de 48 kHz) e gravação de eventos de teclado (arquivos “demo”)
  •     Poderoso depurador / monitor, com suporte para scripts em Lua (código de script pode ser executado diretamente e / ou em cada ponto de interrupção ou cada instrução no modo de etapa única, pode impedir condicionalmente que a janela do depurador seja mostrada em pontos de interrupção, tenha acesso de leitura / gravação ao Z80 registradores, memória, portas de E / S e a lista de pontos de interrupção, e podem ler algumas informações de estado internas)

O que nos interessa é a captura de vídeo, e, segundo os dados do seu site no Github, o Ep128Emu é capaz de “gravação de vídeo e saída de som em um arquivo de vídeo em formato AVI, com Vídeo YV12 não comprimido de 768x576 RLE8 ou 384x288 com 24 a 60 quadros por segundo, e 48000 Hz de áudio PCM estéreo de 16 bits”


Para tanto, escolha a resolução, dentre as 2 disponíveis ( 768x576 RLE8 ou 384x288) e, conforme a figura abaixo, comece a gravação:

 



O programa vai perguntar o nome do arquivo e onde será gravado ( a extensão deverá ser AVI), e, começará a gravar.

Para parar, abra o menu File, Record video e pressione Stop.





MAME

MAME significa Multiple Arcade Machine Emulator - Emulador de Múltiplas Máquinas de Arcade, em português. Quando usado em conjunto com arquivos de dados de um jogo (ROMs), o MAME reproduzirá, mais ou menos fielmente, o jogo em um PC. O MAME pode emular mais de 8.000 jogos clássicos dos arcades dos anos 70, 80, 90 e 2000.



As imagens de ROM que o MAME utiliza são “descarregadas” de chips de ROM das placas de circuito impresso dos jogos. O MAME então se torna o hardware para os jogos, tomando o lugar de suas CPUs e chips de suporte originais. Portanto, esses jogos não são simulações, mas sim os verdadeiros jogos que apareceram nos arcades.



O propósito do MAME é preservar essas primeiras décadas da história dos jogos de arcade. Enquanto a tecnologia dos jogos avança, o MAME impede que esses importantes jogos “clássicos” sejam esquecidos e perdidos.



E, no mame, é extremamente fácil de gravar vídeos de gameplays.

Mas, são necessárias algumas mudanças.

Agora, o passo-a-passo:



Procure em $home/.mame/mame.ini (arquivo de configuração do MAME)

Abra este arquivo no seu editor de texto puro favorito.

Procure a seção:

#

# CORE STATE/PLAYBACK OPTIONS

#



Nessa seção, procure por aviwrite, e, coloque-o em 1



Agora, para gravar um vídeo do seu gameplay, está configurado como Left-Shift (shift esquerdo)+F12

Pressione uma vez para começar a gravar, e, a segunda para parar a gravação.

E pronto, vai gravar seu gameplay num arquivo AVI na pasta snap.

Os AVIs produzidos não são comprimidos, enormes e lentos para criar, portanto, precisam de um editor de vídeo para fazer a pós-produção.

Como exemplo, fiz uma gravação de 1:20 minutos, o arquivo resultante ficou em 670 MB’s.



E, assim, terminamos mais um artigo de dicas para ser um You Tuber. Mês que vem tem mais. Aguardem!









 

quarta-feira, 21 de março de 2018

Você ainda quer ser um Youtuber ? Siga com o PCLinuxOS que você consegue



Dando prosseguimento a série de artigos sobre como se tornar um YouTuber, hoje vou abordar mais alguns programas necessários (e úteis), verdadeiras ferramentas para produzir gameplays e fazer seus vídeos.

Veremos 2 emuladores de computadores, e, como fazer vídeos dos programas sendo executados.

OpenMSX

OpenMSX é um excelente emulador de computadores do padrão MSX, que pode emular em torno de 150 máquinas diferentes (contanto que você tenha as BIOS das máquinas).

Este emulador pode capturar tanto áudio quanto vídeo dos jogos sendo executados.

E, como fazer ?

Você deve iniciar o emulador, através do OpenMSX Catapult, carregando o jogo, programa que você deseja gravar.






Depois, pause o emulador






Agora, na janela do emulador pausada, pressione F10, para abrir o console de comando do OpenMSX.






No prompt de comando, digite record start -tamanho da tela (sem argumento, vai gravar em 320x240, -doublesize vai gravar em 640x480 e -triplesize vai gravar em 960x720)

E, ele vai começar a gravar para /home /~/.openMSX/videos/openmsx0001.avi

Para parar a gravação, abra novamente a tela de console (F10) e digite record stop.

E pronto, seu vídeo estará na pasta .openMSX/videos/ da sua /home. O vídeo estará no codec ZMVB, o mesmo do DOSBOX, sendo suportado tranquilamente por qualquer editor de vídeos no PCLinuxOS.


Hatari

Hatari é um emulador Atari ST, STE, TT e Falcon para Linux, * BSD, macOS, Windows e outros sistemas que são suportados pela biblioteca SDL.

O Atari ST era um sistema de computador de 16/32 bits que foi lançado pela primeira vez pela Atari em 1985. Usando o CPU 68000 da Motorola, era um computador muito popular, com uma CPU bastante poderosa naquela época.

E, o Hatari permite que seja gravado o áudio e vídeo do aplicativo que estiver rodando nele, e, simples como acessar um menu e clicar num botão.

Dois codecs estão disponíveis, que armazenarão o vídeo usando imagens bmp não comprimidas para cada quadro ou png comprimido, sem perdas. A primeira opção consome considerável espaço em disco; a última permite ao usuário selecionar 10 níveis de compressão; quanto mais alto o nível, mais tempo de CPU é necessário para processar o vídeo, o que pode levar a uma desaceleração perceptível do emulador durante a gravação. Ou seja, usar o codec como PNG deixará o emulador muito lento, talvez até não jogável. O som é armazenado em codec PCM de 16 bits (o WAV padrão), e, os dois streams, de áudio e vídeo são encapsulados num arquivo container AVI.

O emulador tem uma barra de status, com indicadores diversos, que, na hora de capturar o vídeo podem atrapalhar. Para tanto, configure o Hatari para não mostrar essa barra.

Abra o emulador, quando começar a carregar, pressione F12. Vai abrir a tela de configuração / controle do Hatari. Pressione o botão Hatari screen, que vai abrir a tela abaixo:


Em Indicators, escolha a opção NONE, como está na figura, e, pressione Back to main menu.
Agora, vamos ter que mexer na configuração do Hatari, para que ele grave o vídeo em formato BMP não comprimido. Pode ser feito por linha de comando, mas, fazer isso para cada jogo que se for jogar, é muito trabalhoso.
Vamos então mudar uma opção no arquivo hatari.cfg, que fica em /home /~/.config/hatari
Com um editor de texto, procure pela seguinte seção:
[Video]
AviRecordVcodec = 2
AviRecordFps = 0
AviRecordFile = /home/~/hatari.avi

E, em AviRecordVcodec, ponha o valor em 1 (2 é PNG, 1 é BMP).

Agora, para começar a capturar o vídeo dos jogos, abra o Hatari, carregue a imagem de disquete ou cartucho e depois, pressionando F12, novamente aperte Hatari screen e, pressione Record AVI, para começar a gravar.
Tenha bastante espaço em disco, já que a saída em BMP raw uncompressed fica muito grande, mas, pelo menos, não degrada o desempenho do emulador e nem do computador.
O arquivo resultante, hatari.avi, deverá ser editado para um formato menor, com qualquer editor de vídeo ou um conversor (como o Winff e tantos outros).
Só para ilustrar, uma captura de 10 minutos gerou um arquivo AVI de 46 GB…

Ok ?

Espero que tenham gostado, e, oportunamente darei seguimento a esta série de como ser um Youtuber.

Sds,

terça-feira, 20 de fevereiro de 2018

Então você quer ser um Youtuber ? Com o PCLinuxOS você pode...




No ano passado, a CEO do Youtube, Susan Wojcicki, anunciou que só a versão mobile do site já alcançava mais pessoas entre 18 e 49 anos do que qualquer rede de televisão, aberta ou por assinatura.
O You Tube, hoje em dia, é o 3º site mais acessado do mundo, e é uma plataforma de vídeos que tem mais de 1 bilhão de usuários.
A cada dia surgem inúmeros novos Youtubers na rede e os grandes canais servem de inspiração para os pequenos e médios canais. Esta nova “profissão”/“atividade” têm mostrado que é possível alcançar resultados incríveis com esta mídia, e, de uma certa forma, o site veio democratizar a comunicação na internet (claro que era bem mais democrático no início, já que ultimamente o You Tube vem cortando a monetização de vídeos e censurando outros, mas, isso é uma conversa para depois).
E, pela popularização do You Tube, em diversos formatos (celular, PC, tablet, TV smart), ser um Youtuber não é mais sinônimo de ociosidade, brincadeira ou perda de tempo. Há espaço tanto para pessoas físicas ou empresas, e, este fenômeno de comunicação acabou criando uma nova profissão. Sim, hoje é possível viver do You Tube (mas, como disse, bem mais difícil agora, por conta das novas políticas do You Tube). Para se ter uma ideia, os 3 maiores canais Brasileiros do You Tube faturaram, em 2014, as cifras listadas abaixo:

1. Porta dos fundos – 7,1 milhões de inscritos – Até US$ 305 mil por mês

2. Galinha Pintadinha – 2,1 milhões de inscritos – Até US$ 212,5 mil por mês

3. Parafernalha – 4,2 milhões de inscritos – Até US$ 97,3 mil por mês

E não é só com visualizações, os You Tubers conseguem patrocínios externos, como a Kéfera, que é patrocinada pela Adidas.
 

Mas, como eu começo ?
Bem um segmento de vídeos do You Tube que mais cresce são os gameplays, as lives, e resenhas de jogos com captura ao vivo, walkthroughs com narração ou sem.
Eu mesmo tenho um canal do PCLinuxOS Brasil e posto vídeos relevantes e referentes ao PCLinuxOS brasileiro, com anúncios e alguns gameplays. E, todos os vídeos do canal são feitos no PCLinuxOS.
Então, vou começar esta série de artigos, dando dicas de como você pode usar o PCLinuxOS para começar como um You Tuber, criando o seu canal e upando seus vídeos. Como tema, gameplays e walkthroughs. E, nesta primeira parte, vou explicar como capturar vídeos de jogos de DOS.

DOSBOX, o versátil emulador de DOS
DOSBOX é um versátil emulador de DOS, com o qual é possível ter máquinas que rodam os programas criados para o MS-DOS. Não vou me estender muito sobre seus recursos, apenas vou apontar alguns recursos que são desconhecidos pela maioria dos usuários.
O DOSBOX pode capturar sequências MIDI, áudio WAV e vídeo AVI.
Abaixo segue a configuração de teclas especiais do DOSBOX:

























 
Então, desde o DOBOX versão 0.65, é possível capturar o vídeo que estiver rodando na tela do DOSBOX com a combinação de teclas CTRL-ALT-F5. Uma vez para começar a gravar, a segunda pára a gravação.
O modo de vídeo atualmente emulado determinará a resolução do vídeo capturado e o jogo ou aplicativo atualmente em execução determinará o nome do arquivo capturado. Se o aplicativo atual for alterado enquanto um filme está sendo gravado, o nome do arquivo não será alterado, mas se o modo de vídeo for alterado, a gravação atual será automaticamente interrompida e um novo filme na nova resolução será criado com o nome da última aplicação executada.
Ou seja, se for um vídeo de baixa resolução, saíra 320x240, se a resolução for maior, 640x480(VGA), e assim por diante para resoluções maiores.
Como capturas de tela, qualquer filtro não será gravado ou afetará o conteúdo do vídeo capturado.


Mas, no Linux, tem um problema…
Bem, como dito acima, o recurso de captura de vídeo do DOSBox é ativado pressionando Ctrl-Alt-F5 simultaneamente. Infelizmente, no Linux ou outro sistema baseado em Unix com X11 e consoles de texto virtual, essa combinação de teclas nunca chegará a DOSBox, pois geralmente será interceptada pelo servidor X e deixá-lo no 5º console de texto (tty5). A maneira mais fácil de contornar isso é remapear o recurso de captura de vídeo para outra combinação de teclas. Isso pode ser feito através do mapeador de teclas DOSBox, que é iniciado a partir de DOSBox e logo após pressionando Ctrl + F1 (funciona apenas se o DOSBox estiver em tela cheia) ou executando DOSBox com dosbox -startmapper.
Agora, para dar certo, teremos que mudar essa configuração. Então, inicie o DOSBOX, passe para tela inteira (alt-enter), e pressione crtl+F1. Uma tela como abaixo deverá aparecer:



Então, nota-se que o comando para gravar vídeo está configurado para: F5+mod1+mod2. As teclas mod são, respectivamente, ctrl(mod1) e alt(mod2).
Eu fiz o seguinte: mantive mod1+mod2, mas, troquei a tecla F5 pela tecla V. Assim, quando começo ou termino de gravar meus vídeos, pressiono crtl+alt+V, que não é uma combinação de teclas comum em nenhum programa de DOS (eu, pelo menos, nunca vi essa combinação).
Assim, a minha configuração ficou assim:



E, o vídeo resultante ficará na pasta de capturas do DOSBOX (/home/~/.dosbox/capture). O arquivo capturado terminará em .AVI, que é um formato contêiner. A parte de vídeo do filme é codificada com o CODEC 32 bits ZMBV (Zip Motion Block Video), que permite uma codificação razoavelmente rápida de baixo conteúdo de cores.

Felizmente, o ZMBV é suportado diretamente pelo FFmpeg, então qualquer reprodutor de mídia que use libavcodec (biblioteca de codec FFMpeg) poderá reproduzir os vídeos capturados. Isso abrange MPlayer, VLC e muitos outros. Principalmente, o vídeo poderá ser editado em qualquer editor de vídeo nativo do PCLinuxOS(Openshot, Shotcut, KDEnlive, Flowblade, Pitivi, Kino, Lives, Cinelerra) (ou até editores do windows, como o VSDC, o que eu uso). E, é claro, você poderá converter para qualquer formato que o FFMpeg suporte (MP4, MOV, MP2, OGV, etc...)


Ok ?


Espero que tenham gostado dessa introdução. Em próximos artigos, vou abordar como gravar vídeos de emuladores de computadores e vídeo games, bem como da própria tela do PCLinuxOS, com jogos nativos e emulados via WINE.


Ok ?


Até lá,


Sds.

quinta-feira, 25 de janeiro de 2018

Jóias da GOG: Wing Commander III: Heart of the Tiger



A guerra contra os Kilrathi está indo mal para a Confederação. Sua nave capitânea, a Concórdia, foi destruída, as batalhas estão perdidas em todas as frentes. O herói de guerra,  coronel Christopher Blair, é transferido para a antiga nave transportadora Victory. Assuma o papel de Blair e assegure o sucesso da tentativa final da confederação para a vitória: a destruição do mundo natal de Kilrathi.
Você deve lutar com empenho: O futuro da raça humana está em suas mãos!

Uau… Esse resumo coloca o jogador no espírito de Wing Commander III – The heart of the tiger, uma aventura que, apesar de seus 24 anos, ainda roda muito bem.


Wing Commander III – The heart of the tiger – O jogo

Reproduzo aqui alguns promo’s, da época em que o jogo foi lançado:
O primeiro filme interativo real para seu PC doméstico

Profissionalmente filmado em Hollywood, uma produção de  milhões de dólares da ORIGIN combina o entretenimento do cinema com a interatividade dos jogos de computador. O resultado é uma espetacular aventura de voo espacial.

Adrenalina, romance, humor, perigo - Wing Commander III tem tudo isso e muito mais. Esta sequência completa as turbulentas crônicas da guerra Terran-Kilrathi. O confronto final ocorre em um dos mundos  - Terra ou Kilrah. Mas só você pode escrever o final…

Características:

    • Elenco classe A de Hollywood: Mark Hamill, John Rhys-Davies, Malcolm McDowell, Tom Wilson, Jason Bernard, Ginger Allen, Tim Curry(voz), Josh Lucas e Courtney Gains.
     
    •  Interaja com personagens para controlar a trama, o caminho das conversas e o final.
     
    •  Cinquenta missões intensas – cada uma com o combate espacial fotorrealista, 3-D(é, para 1994).
     
    •  Trilha sonora digital completa de 16 bits para as cutscenes, além de suporte MIDI geral e vozes digitalizadas durante o  combate espacial.
     
    •  A tecnologia de computador de 32 bits utiliza totalmente o poder do seu 486 ou Pentium ™(LOL).
     
    •  Explore os cenários virtuais renderizados pela SGI(Silicon Graphics Image) em VGA e SVGA.
     
    •  Cockpit invísivel, sistema de navegação 3-D, tecnologia stealth, missões instantâneas e muito mais.
     
    •  Pilote cinco naves distintas, armadas com armamento totalmente configurável.
     
    •  Jogue diretamente do CD - mais de 3 horas de vídeo em ação ao vivo, além de dezenas de horas de jogabilidade. (bem, agora isso não será possível, pois é um download eletrônico. Mas, as 3 horas de vídeo estão presentes. Só os CD’s que não)

É ele! Luke! Não… É o Mark Hamill como Chris Blair...

Criando Wing Commander III

Wing Commander III: Heart of the Tiger foi desenvolvido e lançado pela Origin Systems. Lançado em 8 de Dezembro de 1994 para MS-DOS e Mac OS, em 1995 para 3DO e em 1996 para a PlayStation (uma versão para Sega Saturn foi também anunciada, mas nunca foi lançada), o Wing Commander III fez a mudança  dos gráficos baseados em sprites 2D, usados em títulos anteriores,  para o 3D poligonal com mapeamento de texturas  e FMV(Full Motion Video) usado para cutscenes.  Os novos formatos das naves, mais angulares e quadradas, tornaram-se necessárias pelo estado dos gráficos poligonais, primitivos naquela época, já que WCIII foi lançado antes das placas aceleradoras 3D, e, todos os cálculos tinham que ser feitos pela CPU.

As cenas live action foram filmadas na frente de uma tela verde, quase todo o cenário é gerado por computador (além de coisas como cadeiras, mesas e bar na sala de recreação, camas e armários nos beliches, etc.).
Os personagens gigantes  Kilrathi são interpretados por homens que usam cabeças animatronicas, mãos peludas e botas que adicionam cerca de um pé de altura e criam a aparência de pernas traseiras tipo gato.


O orçamento para as  cutscenes live action  custou US$ 4 milhões, tendo sido o jogo mais caro produzido até então.

O elenco, de atores classe A de Hollywood:

    •  Mark Hamill como Christopher “Maverick” Blair
    •  Malcolm McDowell como Admiral Tolwyn
   •  John Rhys-Davies como Thrakhath nar Kiranka (voz) e James "Paladin" Taggart
    •  Jason Bernard como Capt. William Eisen
    •  Tom Wilson como Maj. Todd "Maniac" Marshall
    •  Ginger Lynn Allen como Rachel Coriolis
    •  Jennifer MacDonald como Lt. Robin "Flint" Peters
    •  Courtney Gains como Lt. Ted “Radio” Rollins
    •  François Chau como Lt. Winston "Vagabond" Chang
    •  B.J. Jefferson como Lt. Laurel “Cobra” Buckley
    •  Josh Lucas como Major Jace “Flash” Dillon
    •  Julian Reyes como Lt. Mitchell "Vaquero" Lopez
    •  Yolanda Jilot como Col. Jeannette “Angel” Devereaux
    •  Barbara Niven como Barbara Miles
    •  Tim Curry como Melek nar Kiranka (voz)
    •  Alan Mandell como Emperor (voice)
    •  John Schuck como Ralgha nar "Hobbes" Hhallas (voice)


Diversas versões de uma mesma cena foram filmadas, sendo que as decisões do jogador alternam entre uma versão e a outra.

Um Pentium (então um processador high-end) era necessário para obter o melhor desempenho de Wing Commander III. Chris Roberts, o criador, disse: “Não temos medo de aumentar um pouco as vendas de hardware, e acreditamos que o Pentium em breve será o padrão”.

Uma novela de William R. Forstchen e Andrew Keith foi publicada em 1995. Uma adaptação de jogos de cartas colecionáveis foi publicada no mesmo ano pela Mag Force 7 Productions, sob o comando de notáveis autores de ficção científica Margaret Weis e Don Perrin.

Após o final do suporte oficial da Origin, a comunidade de fãs começou a oferecer suporte próprio para o jogo. Por exemplo, a comunidade desenvolveu vários patches não oficiais para melhorar a compatibilidade com as versões mais recentes do Windows e do hardware do PC mais recente.

Em setembro de 2011, o código-fonte do Wing Commander III foi entregue à comunidade de fãs por um antigo desenvolvedor com a finalidade de preservação digital de longo prazo.

Em 13 de setembro de 2011, WC III foi re-lançado na gog.com em distribuição digital.


Resenha

O que posso escrever sobre este jogo ? Faltam-me palavras, mas, tentarei descrever como é a sensação de jogar este clássico, e, como ele ainda é poderoso, mesmo depois de 24 anos.

 

Gráficos

 Impressionantes para a época, os gráficos ainda são bons hoje em dia. Não me refiro tanto aos gráficos do jogo em si, mas, das fantásticas cut scenes, feitas de uma forma tão boa, que apesar do tempo, não foram afetadas. O mix de atores com cenários virtuais foi muito bem-feito, e, é admirável o que conseguiram fazer com a tecnologia daquela época (1994), quando o 486 era topo de linha e uma soundblaster pro era a placa de som comum, nos famosos kits multimídia.

Os gráficos do jogo, não impressionam tanto assim, já que são gráficos vetoriais bastante primitivos, mas, cumprem com a tarefa de colocar o jogador no espaço, no calor de batalhas que, pela ótima produção, são sempre emocionantes.

A parte mais incrível são os Kilrathi, os alienígenas que parecem tigres gigantes. Foi tão perfeita a concepção, feitura e manipulação das cabeças, que se acredita que são criaturas de verdade. Nota 10!

 

Som

Perfeito, não há o que reclamar. Nas cutscenes, o áudio é orquestrado, enquanto nas seções de simulação do jogo, são músicas no formato MIDI, que eram o padrão na época Soundblaster.
O voice acting é fantástico, e, claro, atores como Mark Hamill (Star Wars), Tom Wilson (De Volta para o Futuro), John Rhys-Davies(trilogia LOTR) não deixam a peteca cair, em nenhum momento.

 

Jogabilidade

É um simulador de vôo 3D no espaço. Então, obviamente, não há gravidade, mas não aplica física realista (ou seja qual for o termo técnico). Se você desacelerar até zero, você pára. Você pode girar e rolar, mas nenhum propulsor reverso ou vertical. E em algumas naves espaciais, você pode executar uma manobra de deslizamento para que você possa girar e continuar disparando em seu alvo enquanto desliza para obter uma posição posterior. Ou seja, é um simulador mais para o lado arcade do que para simulação realista. Mas, em nenhum momento estraga a diversão.
As naves funcionam sem problemas e cada uma tem um feeling diferente, dependendo de qual você está. O jogo suporta joystick  teclado e  mouse . Eu definitivamente recomendo um joystick,  um mouse para rastrear esses inimigos pode sentir estranho.


O jogo possui cinco finais diferentes, 2 bons e 3 ruins. Portanto, é interessante o replay factor, para conhecer cada final possível da estória.

Veredito

Compre. Imediatamente. O jogo é simplesmente incrível, mesmo com 24 anos. Ele envelheceu muito bem, como um bom vinho. E, mesmo atualmente, ele ainda é impressionante, principalmente os Kilrathi, imponentes e assustadores, funcionam muito bem, e, a atuação impecável, de cada um dos atores é mesmerizante: Você fica grudado na estória, torcendo pelo seu alter-ego (Chris Blair / Mark Hamill) e se preocupa e se emociona com cada um dos personagens, tão bem foram escritos e interpretados. E, se você se decepcionou com The Last Jedi, como eu, pode acompanhar as aventuras espaciais de Mark Hamill, na época em que o futuro da humanidade no espaço era brilhante, não um final melancólico bebendo leite verde de uma vaca marinha (sério Rian Johnson, você não vai para o Céu depois dessa).
E, os jogos FMV estão de volta, tendo Night Trap sido relançado para sistemas atuais recentemente, e, Late Shift, um novo jogo, FMV em alta resolução, também foi lançado não faz muito.

Ficha técnica:

Desenvolvedor: Origin systems

Editor: Electronic Arts

Designer: Chris Roberts

Compositor: George Oldziey

URL GoG: https://www.gog.com/game/wing_commander_3_heart_of_the_tiger


Preço: R$ 18,99

Tamanho: 1.6 GB

Requerimentos: Play-On-Linux. É um jogo antigo que roda através do DOSBOX. Tem instalação pelo POL, na qual você executa o POL, e, escolhe instalar o jogo Wing Commander 3. A instalação é automática e sem maiores problemas.

Aconselho visitar a página:

Tem muitas dicas, informações e ferramentas para o jogo.

E aqui, um vídeo com o making of:
https://www.youtube.com/watch?v=bsI0y2DncAM

 E um gag reel do jogo:
 https://www.youtube.com/watch?v=CpjreO8W2G8


Ok ?

Espero que gostem. Para o espaço, e avante!


quinta-feira, 21 de dezembro de 2017

Para quem não gostou do novo Firefox… Leia este artigo.


Muito já foi escrito, louvando as qualidades do novo Firefox, de como ele está melhor do que jamais esteve, e, como muitos usuários estão surpresos e fascinados pelo novo FF quantum.


No entanto, eu decidi bancar o advogado do diabo aqui, pois, o novo Firefox não me surpreendeu tanto assim, e, apesar de estar bem mais rápido, menor e mais leve, as aparências enganam, e, todas essas qualidades são apenas superficiais, já que o “novo” Firefox abandonou muitos recursos que possuía, recursos que o faziam único.

As primeiras casualidades foram os add-ons, e, se você tinha algum especial, que precisava usar diariamente, não te-lo(s) mais é muito irritante. Mas, voltarei a isto num instante. Primeiro, vamos olhar para o passado do Firefox, precisamente 5 anos atrás, quando o Firefox surfava uma onda de imprecedente sucesso.


Firefox em 2013

Em 2013, o Firefox estava no topo do mundo. A Mozilla foundation tinha  lançado o Firefox OS, e, toda a entidade (a fundação mais a Mozilla corporation, que fazia as ligações comerciais da fundação), estavam direcionadas a tornar o Firefox OS um competidor a altura dos diversos OSes móveis que existiam então.

Não só o Firefox OS, mas, a Mozilla estava comprometida com desenvolvimento de games de alta qualidade, com HTML5(Unreal Engine, Monster Madness)  e Javascript (asm.js), estava apostando alto no WebRTC, como novo padrão de comunicação online (bye bye Skype). E, graças a um código bem otimizado e leve, o Firefox OS poderia rodar em celulares low end sem problemas.

A Mozilla estava mirando em mercados emergentes, onde celulares inteligentes eram artigos de luxo. Assim, fechou acordos em países como  Uruguai, Índia, Bangladesh, Panama, El Salvador, Nicaragua e Polônia, entre outros.

Havia excitação e expectativa, a cada anúncio da Mozilla, referente ao FF Os. O sistema era muito semelhante ao Android, pois tinha um kernel Linux, uma camada de abstração de hardware HAL(gonk) , Gecko, que é o mecanismo de navegador da Web do sistema operacional Firefox, que implementa padrões abertos para HTML, CSS e JavaScript. O Gecko inclui uma pilha de rede, uma pilha de gráficos, um mecanismo de layout, uma máquina virtual (para JavaScript) e uma camada de portabilidade, e Gaia, a interface com usuário do sistema.
Pela simplicidade, era adequado à aplicações WEB nativas, e, os apps que possuía eram todos baseados em HTML5+JavaScript e CSS.

O Firefox OS tinha uma interface elegante

Mas, em 2014, tudo mudaria, e, penso, para pior.

Brendan Eich, o visionário que queria fazer uma revolução online

Brendan Eich foi um dos funcionários da Netscape que ajudou a criar o javascript, em 1995.

No início de 1998, Eich co-fundou o projeto Mozilla com Mitchell Baker, criando o site mozilla.org que deveria gerenciar contribuições de código aberto para o código-fonte Netscape. Ele atuou como o principal arquiteto da Mozilla. Após a AOL ter comprado a Netscape e puxado a tomada do projeto, ele ajudou na criação da fundação Mozilla.

 
 Eich em foto oficial de 2012

 Ele ascendeu diversos degraus na organização, servindo como CTO, a partir de 2005, e, sendo apontado como CEO em março de 2014. No entanto, sua nomeação não agradou alguns membros, que deixaram o board of directors da Mozilla foundation logo após Eich ter sido conduzido ao cargo. Porém as coisas não pararam por aí, escalaram rapidamente, para um desfecho bem constrangedor.

Alguns funcionários da Mozilla Foundation (uma organização separada da Mozilla Corporation, que como eu mencionei anteriormente, é o braço comercial da entidade) solicitaram sua renúncia, com referência a sua doação de US$ 1.000 para a Proposição 8 da Califórnia, que proibiu o casamento entre pessoas do mesmo sexo na Califórnia, antes de ser derrubada em 2013, quando foi declarada inconstitucional e os casamentos foram autorizados novamente. Eich ficou de acordo com sua decisão de financiar a campanha, mas escreveu em seu blog que estava arrependido de "causar dor" e prometeu promover a igualdade na Mozilla. Alguns dos ativistas criaram uma campanha  online contra  Eich, com o site de namoro on-line OkCupid exibindo automaticamente uma mensagem aos usuários do Firefox com informações sobre a doação de Eich e sugerindo que os usuários mudassem para um navegador diferente.  Outros na Mozilla Corporation falaram em seus blogs em favor de Eich.  Os membros do
conselho queriam que ele permanecesse na empresa em um cargo diferente. Em 3 de abril de 2014, Eich demitiu-se como CEO e renunciou a trabalhar na Mozilla; Em seu blog pessoal, Eich postou que "nas circunstâncias atuais, não posso ser um líder efetivo".
Eich, como um dos criadores do JavaScript, queria tornar o Firefox uma nova força na web, principalmente com o apelo das aplicações web rodando no FirefoxOS em celulares pelo mundo afora. E, um detalhe muito importante:
Ele era contra a adoção das EME’s (encrypted multmedia extensions) como padrão no HTML5, ele queria uma web livre para os usuários, não travada por mil e um esquemas de DRM.

Eich caiu, e, o Firefox começou a descer a ladeira

Com toda a campanha contra ele, Eich não teve alternativa a não ser deixar a Mozilla foundation. Mas, a saída de Eich afetou o desenvolvimento do Firefox e a Mozilla, mais profundamente do que qualquer um poderia prever. Com ele fora do
caminho, Firefox abraçou a tecnologia de DRM para conteúdos web que foi pressionado pela Netflix e outras companhias.

O Firefox OS também foi outro projeto que foi definhando lentamente até morrer, e,as companhias dominantes do mercado móvel (Apple, Google e em menor extensão Microsoft) não ficaram nenhum pouco tristes com isso. Era menos um competidor (muito talentoso) fora do páreo.

Assim, ele foi atingido, no início, por “fogo amigo”, de dentro da própria Mozilla foundation, e, a oposição a ele, com uma campanha, foi tão grande que ele não resistiu. No entanto, muitos ponderam que, não foi por causa de suas posições
políticas, mas sim porque ele se opunha ao DRM no Firefox e era uma força a empurrar o Firefox OS no mercado móvel.

E, a decadência foi tanta, que o Firefox foi chamado de walking dead browser (navegador morto andante).


Firefox Quantum é a nova tentativa da Mozilla
Com o lançamento da versão 57, Quantum, Mozilla tenta novamente ser o número 1 da web, e, suas características realmente são impressionantes: Novo rendering engine, escrito em Rust, com habilidades de usar multiprocessamento para acelerar o carregamento e renderização das páginas, além de ter seu código otimizado, para consumir menos memória (30% a menos, dizem os técnicos da Mozilla), uma nova interface (Photon) e ter voltado com o Google como padrão de buscas para diversos países ocidentais (Yandex continua na Rússia e Baidu segue na China), este novo Firefox  acabou com todas as extensões antigas.

O novo sistema de add-ons, a API WebExtensions, aposentou todas as extensões / complementos anteriores a versão 57. Como o navegador trocou do suporte XUL (XML User Interface Language) para apenas suportar extensões desenvolvidas pela API WebExtensions, muitas extensões populares  não funcionam mais, até que seus desenvolvedores as portem para a nova API. 
Ora, complementos básicos, como Down Them All e tantos outros, simplesmente pararam de funcionar. Penso que, na altura que este artigo sair, talvez estes complementos tenham sido portados, mas, e se não forem ?
Para quem trabalha com o Firefox, foi um golpe bem duro. Afinal, extensões como Firebug, Web Developer e X-Ray são essenciais, e, talvez não sejam portadas.
E, nesses tempos de vazamento de senhas e perfis expostos na internet, a Mozilla foi fazer uma promoção do seriado Mr. Robot, instalou uma extensão, Looking Glass, sem o consentimento dos usuários, e, a internet pegou fogo. “Se a Mozilla se posiciona como a alternativa consciente da privacidade para o Google, a Microsoft e outros, então, instalar uma extensão sem perguntar aos usuários primeiro, não é direito” - Techcrunch
Fora isso, para nós usuários Linux, a dependência do Pulseaudio é algo execrável.  

Mas, não tema: Há alternativas
E, depois de toda essa introdução, chegamos as alternativas viáveis ao Firefox, para que, todos aqueles que gostavam do Firefox antigo, possam ter o prazer de usar novamente todos os complementos, extensões e o jeitão do Firefox, que teve ótimas ideias, e algumas foram abandonados pelo caminho(como o botão Tab Groups, no FF 45).

Palemoon

Pale Moon é um navegador de código aberto com ênfase na personalização; Seu lema é “Seu navegador, do seu jeito”. Existem lançamentos oficiais para o Microsoft Windows e Linux, uma compilação não oficial para MacOS,  e diversas versões feitas por voluntários para várias plataformas.


Pale Moon é um fork do Firefox com divergências substanciais, especialmente para complementos e interface de usuário. Em particular, o Pale Moon continua a suportar os recursos  XUL e XPCOM  que o Firefox removeu na versão 57. Pale Moon também manteve a interface de usuário totalmente personalizável da era do Firefox 4-28, enquanto atualiza outras partes do navegador com o novo código fonte do Firefox.

Recursos:

  • Substitui o engine  Gecko com o fork Goanna
  • Usa a interface  pré-Australis do Firefox
  • Continua o suporte adicional para plugins XUL, XPCOM e NPAPI
  • Suporta extensões e temas exclusivos de Pale Moon, como Adblock Latitude
  • Predefinições para uma página inicial personalizável em cooperação com start.me
  • Mecanismo de pesquisa padrão é DuckDuckGo, em vez do Google ou Yahoo!
  • Usa o serviço IP-API em vez do Google para geolocalização.
  • Suporte para um número crescente de extensões exclusivas Pale Moon
  • Suporte abrangente e crescente para HTML5 e CSS3
  • Suporte geral para formatos de imagem: suporta WebP e JPEG-XR
  • Suporta Tab Groups (nativamente, apenas Tab Buton, uma extensão tem que ser instalada para o grupo de abas)
  • Não usa Pulseaudio para tocar mídia no Linux

É bem menor do que o Firefox (apenas 36MB), e, é mais rápido do que as versões anteriores à versão 57 do Firefox.

Com uma interface completamente personalizável e suporte aos Addons Firefox, é uma ótima opção.

Waterfox

O Waterfox é um navegador de código aberto para sistemas operacionais de 64 bits, com o objetivo de ser rápido e ético. Existem lançamentos oficiais para Windows de 64 bits (incluindo uma versão portátil), MacOS, Linux de 64 bits e Android de 64 bits.

O Waterfox é baseado no Firefox e é compilado usando vários compiladores e usando a Biblioteca de Matemática Kernel da Intel, Streaming SIMD Extensions 3 e Advanced Vector Extensions. As compilações do Linux são criadas com Clang. O Waterfox continuará a suportar o recurso adicional XUL e XPCOM complemento que o Firefox removido na versão 57.

O Waterfox foi iniciado em março de 2011 por Alex Kontos, um estudante de 16 anos.

O Waterfox foi um dos primeiros navegadores de 64 bits amplamente distribuídos na web e rapidamente ganhou um seguimento leal. Em um momento, a Waterfox tinha uma coisa em mente: a velocidade, mas agora o Waterfox também tenta ser um navegador ético e orientado para o usuário.


Recursos:

  • Desativa extensões de mídia criptografadas (EME)Desativa Web Runtime
  • Remove Adobe DRM
  • Remove o recurso Pocket
  • Remove  Telemetry
  • Remove a coleta de dados
  • Remove o perfil de inicialização
  • Permite o funcionamento de todos os plugins NPAPI de 64 bits
  • Permite execução de extensões não assinadas
  • Remove abas patrocinadas na abertura de  nova página
  • Opção de adição de tabulação duplicada
  • Adição de seletor de locales em about: preferências> Geral
  • Mecanismo de pesquisa padrão Ecosia, em vez de Google ou Yahoo!
  • Não usa Pulseaudio para tocar mídia no Linux

Waterfox impressiona, é como um Firefox 55, com recursos muito bons, que o autor pinça dos lançamentos mais recentes do Firefox, sem entrar em situações conflitantes com a privacidade dos usuários ou o uso de recursos DRM, que limitam a internet livre.


Veredito

É muito interessante ver que o legado do Firefox, quando o Firefox era bom, não foi abandonado. Na verdade, uma das muitas vantagens do software livre é a liberdade de forkar aquilo que não se considera mais satisfatório, e, o Firefox 57, apesar de suas mudanças e muitas novidades, não é mais o browser preferido de muita gente (eu incluso). A Mozilla está jogando para a plateia, mas a plateia do Windows e do Mac, dificilmente para a audiência Linux. E, agora, parecem preocupados apenas em ganhar espaço do Google Chrome.

Mas, para todo mundo que deixou de preferir o Firefox, há opções. E, opções de alta qualidade.