sábado, 7 de novembro de 2009

Microsoft "insere" Software licenciado pela GPL2 dentro do Win7


Finalmente, as intenções da Microsoft com a CodePlex Foundation começam a emergir...
Vejam que interessante este artigo do blog withinwindows:

Enquanto eu remexia  as entranhas  do Windows 7, na área relacionada com a UDF da ferramenta  Windows 7 USB/DVD Download Tool , eu tive um sentimento estranho, havia código demais ali para  uma ferramenta tão simples. Uma simples pesquisa de alguns nomes de métodos e propriedades, conseguida a partir da saída do Reflector, revelou o código-fonte era, obviamente, retirado a partir do projeto ImageMaster, hospedado no CodePlex e licenciado sob GPLv2 (Credo) . (O autor do código não foi contatado pela Microsoft.)

Eu vejo dois problemas aqui. (Eu não sou um profissional da FSF, por isso pode haver mais.)

Primeiro, a Microsoft não oferecer ou fornecer o código fonte para as suas modificações no ImageMaster e nem a sua ferramenta.
De acordo com a GPLv2:

     3. Você pode copiar e distribuir o Programa (ou trabalho baseado nele, sob a Secção 2) em código objecto ou na forma executável sob os termos das Secções 1 e 2 acima, desde que você faça um dos seguintes procedimentos:

     a) O acompanhe com o correspondente e completo código fonte em formato digital, que deve ser distribuído sob os termos das Secções 1 e 2 acima num meio usualmente utilizado para troca de software;

     b) O acompanhe com uma oferta escrita, válida por pelo menos três anos, para dar a quaisquer terceiros, por um custo não superior ao seu custo de copiar fisicamente a distribuição da fonte, uma cópia completa em formato digital do código fonte correspondente, para ser distribuído sob os termos das Secções 1 e 2 acima num meio usualmente utilizado para troca de software;

     c) O acompanhe com a informação que você recebeu assim como a oferta para distribuir o correspondente código fonte. (Esta alternativa é permitida apenas para distribuição não-comercial e apenas se você recebeu o programa em código objecto ou na forma executável com uma dessas ofertas, de acordo com a Subsecção b acima.)

Em segundo lugar, a Microsoft colou  alguns de seus termos de licenciamento próprio, restringindo ainda mais os seus direitos para o software (TermsOfUse.rtf). De acordo com os termos:

     1. Âmbito da Licença. O software é licenciado, não vendido. Este contrato concede apenas alguns direitos de uso do software. A Microsoft se reserva todos os outros direitos. A menos que a lei aplicável lhe dê mais direitos apesar desta limitação, você pode usar o software somente conforme expressamente permitido neste acordo. Ao fazer isso, você deverá cumprir quaisquer limitações técnicas no software que apenas lhe permitem utilizá-lo de determinadas maneiras. Você não pode:


  • Trabalhar em torno de quaisquer limitações técnicas no software;
  • Fazer engenharia reversa, descompilar ou desmontar o software, excepto e apenas na medida em que a lei expressamente permita, apesar desta limitação;
  • Fazer mais cópias do software do que o especificado neste contrato ou permitido pela lei aplicável, apesar desta limitação;
  • Publicar o software para cópia por terceiros;
  • Alugar, arrendar ou emprestar o software;
  • Transferir o software ou este contrato a terceiros, ou
  • Usar o software para serviços de hospedagem de software comercial.


Eu entendo que a Microsoft é uma grande empresa e que este programa  poderia ter sido desenvolvido por terceiros, uma contratada, trabalho externo. Mas alguém deixou cair a bola durante a revisão do código / licenciamento.

Assim, vimos  a diferença gritante das duas licenças. E, os propósitos da Microsoft com a CodePlex foundation, que é ter software de qualidade baratinho, bem baratinho (garanto que o autor do programa original nem sonha o que aconteceu com o código que ele escreveu).
E, esta atitude é corriqueira da parte da Microsoft. Na época do Windows 98, o código da pilha do TCP/IP foi "abduzido" do FreeBSD, ultimamente, os drivers do Hyper V também eram código GPL, portanto a Microsoft se viu forçada a liberá-lo.

Fonte:http://www.withinwindows.com/2009/11/06/microsoft-lifts-gpl-code-uses-in-microsoft-store-tool/

sexta-feira, 6 de novembro de 2009

VIA continua tentando Incluir seu DRM no Kernel



Em dezembro passado o pessoal do Linux na VIA Technologies lançou o seu código Chrome 9  DRM series, que é necessário para que o Linux suporte 3D com a nova geração de IGPs da VIA , mas esta versão inicial acabou sendo rejeitada para inclusão no kernel mainline com base de que  o resto da pilha  3D  para o Chrome 9 era de código fechado e alguns problemas com o próprio código. A situação era semelhante à do DRM Intel Poulsbo, que foi rejeitado de entrar para o mainline kernel do Linux no início deste ano.

Em  Julho último, o Chrome 9  DRM foi relançado com as aspirações de conseguir inclusão no mainline kernel do Linux, mas foi praticamente a mesma versão de Dezembro e ela também foi derrubada para a inclusão por causa de não haver clientes open-source  usando este driver e questões de segurança com o próprio código.

Em agosto, houve então um outro novo driver VIA 2D lançado, mas ao contrário de vários outros drivers VIA Linux por aí, este realmente usa o código DRM novo. Isso torna o código DRM, pelo menos, útil, um open-source 2D driver, mas dentro deste  Chrome 9 DRM continuam as partes 3D também, que não são usadas por nenhum código open source atualmente e nem a VIA liberou nenhuma amostra deste código  para testes e verificações de segurança da porção 3D .

VIA está tentando novamente inserir o seu  Chrome 9 DRM no kernel mainline do Linux . Na semana passada, Bruce  Chang, da VIA,  enviou um pedido à mailing list  para o mantenedor oficial do kernel DRM, David Airlie, mas não foi dada nenhuma resposta até agora. Nem positiva ou negativa.
Este VIA UniChrome DRM driver adiciona suporte para resolver um problema com a ACPI suspender / retomar, uma interface de comunicação com ddmpeg e V4L, e uma correção para um problema de travar o vídeo  causado por uma função de verificação. Sem nenhuma resposta, Bruce esta manhã "pingou" todos novamente. Nenhum  desenvolvedor respondeu ainda a este novo pedido, e fica no ar a questão se o DRM da Chrome 9 será inserido no kernel neste momento, mas vamos continuar a monitorar a situação.

Fonte:http://www.phoronix.com/scan.php?page=news_item&px=NzY2Ng


Comentário: Urge que as questões com a VIA (que sempre deu um suporte muito pobre ao Linux, mas, agora com a Intel e tantas outras empresas pulando no bonde do Linux está se mexendo ativamente para recuperar o tempo perdido) se resolvam com a maior brevidade possível. Uma vasta gama de usuários dos Chipsets VIA Chrome no Linux agradecem de coração...

quinta-feira, 5 de novembro de 2009

Play On Linux - Jogando Facilmente no Linux


Muitas pessoas vão concordar que o maior ponto fraco do Linux no desktop é a falta de jogos comerciais. Há uma abundância de jogos open source disponíveis, que são muito bons, porém os jogos mais recentes disponíveis nas lojas geralmente não funcionam no Linux, sem um pouco de esforço. Pessoalmente, os meus dois jogos favoritos são Oblivion e Fallout 3, nenhum dos quais eu  fui capaz de rodar no Ubuntu com qualquer solução que tenha tentado. Esses dois jogos são a única razão pela qual o meu computador ainda tem uma partição do Windows XP.

E, então, surge PlayOnLinux.
PlayOnLinux Wine utiliza scripts personalizados para configurar um ambiente independente para cada aplicação que você instalar. Isto permite ter configurações do Wine independentes para cada jogo, ao invés de tentar fazer uma configuração única para cada aplicação. Há muitas scripts pré gravados que são orientados para aplicações específicas, mas você também pode usar essa ferramenta para personalizar os seus próprios scripts.

Eu tenho usado PlayOnLinux, Wine, Cedega, e outras soluções de compatibilidade Linux por um tempo agora.
Cheguei à conclusão que, cada um deles é mais um exercício de tentativa e erro, já que não há realmente nenhuma padronização quando se trata de forçar o Linux a rodar aplicações que não foram concebidas para serem executadas nele. Eu então,  continuo tentando cada uma das soluções acima para ver se eu tenho algum sucesso em fazer  meus jogos rodarem, com esperança de poder ver isso acontecer a cada nova versão do Wine.
Eu li as histórias de muitas pessoas que não tiveram nenhum problema em rodar Oblivion com Wine no Linux, no entanto, não importa o quanto eu tentasse, eu simplesmente não conseguiria.

PlayOnLinux sempre manteve o meu interesse por alguma razão. Talvez porque ele seja atualizado com bastante frequência, foi o que me fez acreditar que, de todas as tecnologias de emulação e compatibilidade, eu teria sucesso é com PlayOnLinux.
Eu tentei tanto Oblivion quanto Fallout 3, mas nenhum dos dois rodou. Cerca de uma semana atrás, eu instalei o PlayOnLinux e algumas atualizações vieram, e, eu não podia acreditar no que eu testemunhei: AMBOS Oblivion e Fallout 3 instalados e funcionando sem falhas!

Quando eu originalmente instalei o  PlayOnLinux, eu usei os seguintes comandos:

sudo wget http://deb.playonlinux.com/playonlinux_jaunty.list -O /etc/apt/sources.list.d/playonlinux.list


sudo apt-get update
sudo apt-get install playonlinux

Esses comandos são específicos para o Ubuntu 9.04. Se você estiver usando uma distribuição ou versão diferente, confira a página de download para obter instruções específicas para você.

Para instalar o Oblivion e Fallout 3, tudo que eu tinha a fazer era procurar esses jogos dentro PlayOnLinux, pegar o meu CD de instalação, e seguir as instruções que ele me deu. Quando terminou, ambos os jogos foram instalados e funcionaram muito bem.
No entanto, a framerates em ambos os jogos estão longe dos valores elevados como  estavam em uma instalação padrão do Windows. (Com Windows eu era capaz de conseguir 80fps no Oblivion, mas no ambiente Linux eu não era capaz de conseguir 30fps, e, mais perto de uma média de 20fps). Mesmo que meus framerates não tenham sido grande coisa, apenas conseguir rodá-los no Linux já era uma conquista e tanto.

No entanto, tenho de dar os meus habituais avisos  sobre esses tipos de tecnologias. PlayOnLinux  foi criada para forçar as aplicações a trabalhar com o Linux, que normalmente não trabalhariam, nenhum grau de sucesso é garantido. Essa tecnologia provavelmente nunca será perfeita, mas não é anunciada para ser.

Globalmente, PlayOnLinux é surpreendente. Eu recomendo este programa a todos, como a primeira coisa que você deve tentar ao tentar obter um jogo para executar no Linux. Existem alguns pontos negativos aqui, pois não há suporte para todos os jogos simples (embora mais e mais são adicionados todos os dias), há sérios erros ortográficos e gramaticais nos scripts de instalação, que podem ser confusos, e os jogos não parecem rodar tão bem como eles rodam em seu ambiente nativo. No meu caso, eu era capaz de jogar Oblivion no PlayOnLinux, mas não a edição "Jogo do Ano" (que tem todas as expansões incluídas) porque PlayOnLinux parece reconhecer a versão original apenas. (Eu tenho certeza que é só uma questão de tempo para que o PlayOnLinux suporte essa versão também)

O veredito aqui é que se você usa Linux e quiser jogar jogos de Windows, este é o software que você precisa ter em sua máquina. Pode ou não funcionar com os seus jogos favoritos, mas é provavelmente a melhor chance que você tem além de aplicar patches em versões compiladas na unha do Wine. Estou apreciando  extremamente os esforços da equipe PlayOnLinux e espero que continuem a suportar e melhorar a utilização deste produto por muitos anos vindouros.

Depois que Oblivion e Fallout 3 começaram a funcionar para mim, eu finalmente aposentei a minha partição do Windows XP. O suporte para esses jogos e muitos outros só irá melhorar a partir daqui, então o  Windows é ainda mais inútil para mim agora do que sempre foi.

A versão 3.7 do PlayOnLinux foi lançada no dia primeiro de novembro de 2009.

Artigo original: http://www.itnewstoday.com/?p=615

quarta-feira, 4 de novembro de 2009

Power Top - Gerenciando o consumo de Energia no Linux


Os programas de computador podem fazer sua máquina consumir mais energia.
PowerTOP Linux é uma ferramenta que ajuda você a encontrar aqueles programas que são mal-comportados, enquanto o computador está ocioso. O aplicativo que se comportava pior era o kernel Linux. No entanto, a partir da versão 2.6.21, o kernel Linux se tornou tickless(sem ter que responder em intervalos regulares se estiver IDLE - Ocioso), e já não tem uma marcação de timer fixada em 1000Hz. O resultado (em teoria) é uma  enorme poupança de energia , pois a CPU fica em modo de baixa energia por longos períodos durante o tempo em que o sistema fica ocioso(idle).

No entanto ... Há muitas coisas que podem estragar a festa, tanto no kernel quanto no userspace. PowerTOP combina diversas fontes de informação a partir do kernel em uma tela conveniente para que você possa ver o quão bem o sistema está indo na economia de energia, e quais os componentes que são os mais problemáticos.

PowerTOP tem  quatro objetivos básicos:


  • Mostrar o quão bem o sistema está usando as diversas funções de economia de energia
  • Mostrar  os componentes de software culpados,  que estão impedindo o uso otimizado da energia no modo de economia de energia.
  • Ajudar os desenvolvedores Linux a testar suas aplicações e conseguir um comportamento ideal de consumo de energia/ciclos de máquina/processador
  • Fornecer sugestões para uma sintonia fina do ajuste de baixo consumo de energia

Sobre PowerTOP


PowerTOP é uma ferramenta Linux   que verifica os componente(s) de software que tornam o consumo de energia do sistema maior do que deveria estando no estado ocioso. A partir kernel versão 2.6.21 , o kernel não tem mais uma  marcação de timer fixada em 1000Hz. Isto (em teoria) dá uma enorme economia de energia, porque a CPU fica em modo de baixa energia por longos períodos de tempo durante o sistema ocioso.

Requisitos

Para PowerTOP a trabalhar melhor, use um kernel Linux com o recurso tickless idle (NO_HZ) ativado (versão 2.6.21 ou posterior). Atualmente, somente kernels de 32-bit  tem suporte para tickless idle;  kernels 64-bit são esperados para ganhar esse recurso na versão 2.6.23.

PowerTOP funciona melhor em um computador portátil, ou pelo menos um computador com um processador móvel Intel (processadores da série M).
Ao utilizar PowerTOP em um laptop, faça-o sempre com ele funcionando pela bateria.


PoweTop Rodando



Reltórios C states

C-states  são os modos de funcionamento do processador quando está ocioso. Quanto maior o número C-estate, menos energia é utilizada pela CPU, mas  mais tempo vai demorar para que a CPU  volte ao estado de executar instruções.
C0 é especial - No C0, a CPU está realmente executando instruções. Em todos os outros C-states a cpu está ociosa e não está executando instruções.

Para obter economia de energia decente durante o estado ocioso, o processador deve estar em C3 e C4, a maior parte do tempo. Além disso, quanto mais o tempo médio nessas C-states , mais a energia é poupada. Idealmente, a CPU gasta pelo menos 95% de seu tempo em C4, para uma média de 50 ou mais milissegundos.

Na imagem, o laptop não está indo muito bem. Na maioria das vezes o processador está em C2, e só então para uma média de 4,4 milésimos de segundo de cada vez. Se o laptop passasse a maior parte de seu tempo em C4, pelo menos, 20 milissegundos a mais, a duração da bateria teria sido de aproximadamente uma hora mais.

Wakeups por segundo

A linha  wakeups por segundo  é um outro indicador de quão bem o seu laptop está indo em termos de poupança de energia: quanto menor o número, melhor. Ao executar um desktop GNOME completo, 3 wakeups por segundo é possível.

O laptop na imagem não está muito bem (193 é muito mais do que 3!), Que obviamente coincide com os  resultados C-state.

O consumo de energia

Quando o seu computador portátil está funcionando com bateria, PowerTOP usa ACPI para coletar informações sobre a quantidade de energia que está usando atualmente. Além disso, PowerTOP calcula uma estimativa de quantas horas de bateria você ainda tem.

Nota: Se você não estiver funcionando a baterias, ou não estiver executando o PowerTOP em um laptop, essas informações não estarão disponíveis.

Causas principais para wakeups

Agora que sabemos que o laptop não está se saindo bem em termos de consumo de energia, é hora da parte interessante: o que está tornando  o sistema  mais ativo do que o necessário?

PowerTOP mostra os 10 principais atividades no computador, durante o período de amostragem. Na imagem, os 3 principais itens são interrupções de dispositivos de hardware. Isto mostra também uma das principais razões de o laptop não estar indo bem - ele estava conectado à rede através de um cabo Ethernet, mas o driver wireless ipw2200 estava "acordando" a CPU  muito freqüentemente. Também é mostrado um erro no driver  gráfico i915  e atividade pelo componente i8042( este é controlador do mouse PS/2, o que foi capturado foi o movimento do mouse para capturar a tela)

A imagem mostra também que sobre este laptop, Firefox, xchat e Xorg são muito ativos e causando uma quantidade significativa de consumo de energia e atividade no processador .

Sugestões

A última seção da tela apresenta  sugestões - PowerTOP detectou que o kernel em execução não está configurado otimamente para poupar energia, e, sugere o que pode ser feito para melhorar isso.

Site: http://www.lesswatts.org/projects/powertop/

Download: http://www.lesswatts.org/projects/powertop/download.php

terça-feira, 3 de novembro de 2009

Kompozer - O DreamWeaver do Linux


Finalmente, um  programa WYSIWYG de altíssima qualidade para criação web no Linux!
Agora não há necessidade de pagar uma pequena fortuna para um programa para criar e editar páginas altamente sofisticadas no Linux, incluindo o poderoso e fácil de usar editor de CSS.

KompoZer é um completo Sistema de Autoria Web que combina gerenciamento de arquivo web e um editor WYSIWYG de páginas fácil de usar, com recursos encontrados no Microsoft FrontPage, Adobe Dreamweaver e outros programas de ponta.

KompoZer é projetado para ser extremamente fácil de usar, tornando-o ideal para usuários sem conhecimento técnico que querem criar um profissional e atraente site web sem precisar saber HTML ou de codificação da web.


O que tem debaixo do capô
KompoZer é baseado no Gecko, o motor de layout dentro do Mozilla, ele é super-rápido, muito confiável, motor compatível com os stdards WC3, mantido em uma base diária por uma vasta comunidade de desenvolvedores. O seu suporte notável de XML, CSS e JavaScript oferece a melhor plataforma de criação no mercado. Sua arquitetura baseada no XUL torna a ferramenta de edição mais extensível que nunca.

KompoZer é uma ferramenta autônoma, daí o seu tamanho pequeno e alta velocidade.

Aqueles que estão familiarizados com a interface do DreamWeaver se sentirão em casa com o KompoZer:


  • Edição WYSIWYG de páginas, tornando a criação de web tão fácil como escrever uma carta com seu processador de texto.
  • Integração  do gerenciamento de arquivos via FTP. Basta acessar o seu site e navegar pelos seus arquivos, edição de páginas web em tempo real, diretamente de seu site.
  • Criação de código HTML confiável que irá trabalhar com todos os navegadores mais populares da atualidade.
  • Ir entre WYSIWYG Editing Mode e HTML usando abas.
  • Edição de guias para facilitar o trabalho em várias páginas num piscar de olhos.
  • Poderoso suporte para formulários, tabelas e modelos.
  • O mais fácil de usar, mais poderoso Sistema de Autoria Web disponível para Desktop Linux, Microsoft Windows e os usuários do Apple Macintosh.

E tem mais...

FTP site manager

Com KompoZer, todos os sites que tem especificado em suas configurações de publicação tornar-se-ão navegáveis em uma barra lateral. Você pode obter uma vista de árvore de um site, o painel de  pastas à la Explorer, ou um um dir-view apenas. É também possível filtrar arquivos e mostrar todos os arquivos, ou apenas os documentos HTML ou arquivos de imagem. A área de navegação também permite mostrar para cada arquivo o seu tamanho e a data da última modificação.

Um Color Picker novo

KompoZer tem um novo colorpicker estendido, mais de acordo com o que a maioria dos usuários está acostumada.
Definir a cor de seus componentes de vermelho azul e verde, ou a sua saturação de cor e brilho. Ou apenas usar o mouse para pegar a cor que você quiser.

Abas!

Uma das características matadoras do Mozilla Firefox  está agora disponível no KompoZer!
Ter uma janela única na sua tela e editar vários documentos ao mesmo tempo, cada documento tendo a sua própria pilha de Desfazer / Refazer!
Basta olhar para as abas para saber se um documento precisa ser salvo ou não!

Editor de CSS

Criar um estilo facilmente e gerenciar os estilos ligados aos seus documentos. Você pode ver suas configurações de estilo aplicado "ao vivo" para o documento que você está editando.

Uma pitada de estilo (s)

Com KompoZer, clicando com o botão direito do mouse em qualquer elemento na barra de ferramentas hierárquica, na parte inferior da janela e defina diretamente suas propriedades de estilo.

Barras de ferramentas personalizáveis

Basta personalizar sua barra de ferramentas e mostrar apenas os botões que você quiser / precisar.

Formulários

Aproveite a partir de uma interface baseada em XUL para editar todas os seus formulários, e editar todos os elementos de seu formulário.

Limpador de código

KompoZer contém algumas engrangens trabalhando para se livrar da maioria dos irritantes
. Combinada com a capacidade de chamar o validador W3C HTML a partir do KompoZer você fará documentos válidos e  limpos.

XFN

Quando você cria um novo link para um recurso externo, ou quando você editar um link existente, agora você pode adicionar informações XHTML Friends Network e dizer que o proprietário desse recurso é  alguém que você conhece e confia.

Marcas visíveis

Em um layout de página complexo, muitas vezes você precisa ter visíveis os retornos de carro e as bordas de bloco. KompoZer agora pode fazer isso por você. E, claro, tudo é controlado por uma folha de estilos CSS de modo que você pode personalizar as marcas e substituí-las por conta própria.

Réguas de redimensionamento de Tabela / Célula

No lado esquerdo e no alto da página aberta você encontrará  convenientemente  as réguas para redimensionar,  que irão ajudá-lo facilmente a ajustar o tamanho de linhas e colunas em qualquer tabela na página  web que você estiver trabalhando.

Corretor ortográfico automático

O corretor ortográfico integrado in-line irá sublinhar que todas as palavras com erros ortográficos enquanto você digita para garantir a grafia correta em toda a página  Web .

Site: http://www.kompozer.net/

segunda-feira, 2 de novembro de 2009

WineXS - Simples Ferramenta Gráfica para Configurar o Wine

O Wine é uma implementação Open Source da API do Windows em cima do X e do Unix. Pense no Wine como uma camada de compatibilidade para rodar programas do Windows.
Wine não requer o Microsoft Windows, como é uma aplicação alternativa completamente livre da API do Windows, que consiste em 100% código não Microsoft, no entanto Wine pode opcionalmente usar DLLs nativas do Windows se estiverem disponíveis.
Wine proporciona tanto um conjunto de ferramentas de desenvolvimento para a portabilidade de código-fonte do Windows para o Unix,  como um carregador de programa, permitindo que muitos programas não modificados do Windows possam rodar em Unixes x86 , including Linux, FreeBSD e Solaris.

WineXS permite a você facilmente configurar o Wine, instalando e removendo software, editando o registro, gerenciado  arquivos e muito mais.

Instale WineXS no Ubuntu

Primeiro você precisa baixar o arquivo aonde você deseja executar a instalação, neste exemplo eu estou usando / home / user

$ cd / home / user

$wget http://tsx.nl/files/winexs-1.4.2.tgz

Agora você precisa extrair. Tgz usando o seguinte comando

$tar xvzf winexs-1.4.2.tgz

Agora você já deve estar com o diretório winexs criado. Agora você precisa ir para este diretório

$cd winexs

Execute o seguinte comando para executar winexs

$./winexs

Uma vez que se abre você deve ver semelhante à tela seguinte, aqui você pode instalar, remover o software, instalar arquivos de sistema, e configurar o wine.

Tela Inicial

Tela de instalação de Programas


Tela de Instalação de arquivos do sistema


Tela de configuração do wine (winecfg)


Esta aplicação é muito fácil de usar, uma evolução do Winetricks.

Fonte:http://www.ubuntugeek.com/winexs-simple-graphical-environment-to-configure-wine.html

domingo, 1 de novembro de 2009

Sistemas de Arquivos da Nova Geração - BTRFS



Btrfs ( "B-Tree FS ", pronuncia-se "Butter FS" ) é um GPL "copy-on-write file system" para Linux anunciado pela Oracle em 2007 .

Btrfs destina-se a preencher a falta de um sistema de arquivos no Linux com o pooling, snapshots, checksums e multi-device spanning integral -características cruciais neste momento em que o Linux está se firmando no cenário de grandes servidores, e, necessita de capacidades de armazenamento de ordem empresarial (grandes empresas, nesse caso).
Espera-se oferecer um conjunto de recursos comparáveis aos do ZFS da Sun .
Chris Mason, o autor principal do sistema de arquivos, declarou seu objetivo era "permitir que o Linux possa manipular toda a capacidade de armazenamento que ainda está por vir. E, essa capacidade não significa apenas manipular terabytes de dados de armazenamento, mas permitir também gerenciar essa capacidade, com uma interface fácil, tansparente e limpa, que permite às pessoas verem o que está sendo usado, tornando todo o sistema mais confiável"

A Oracle também começou a trabalhar no CRFS (Coherent Remote File System), um protocolo de arquivos de rede destinado a utilizar a arquitetura Btrfs para obter um melhor desempenho do que os protocolos existentes (tal como NFS e CIFS) e permitir os recursos do Btrfs, como snapshots, aos clientes remotos. 

Btrfs 1.0 (com o formato finalizado de disco) foi originalmente programado para lançamento em finais de 2008,  mas, em meados de agosto de 2009, ainda não está pronto para uso em produção. Foi aceito para testes no mainline kernel  a partir da versão 2.6.29rc1 .

O desenvolvedor principal dos sistemas de arquivos ext3 e ext4 , Theodore Ts'o, declarou que o ext4 é apenas um tapa-buracos e que Btrfs é o caminho a seguir, tendo "uma série de ideias no projeto que o reiser3 / 4 tinha ".

Recursos

Btrfs, até agora, tem implementado: 

     * Crescimento e encurtamento Online dos volume
     * Adição e remoção Online  de dispositivo de bloco
     * A desfragmentação online
     * Equilíbrio Online (movimento de objetos entre dispositivos de bloco para o equilíbrio de carga)
     * Compressão transparente (atualmente zlib)
     * Snapshots (remoção do snapshot online ainda não implementado)
     * Clonagem de arquivos (copy-on-write em arquivos individuais ou intervalos de bytes do mesmo)
     * Subvolumes (separadamente montáveis nas raízes do sistema de arquivos)
     * Subvolume snapshots graváveis   e snapshots de snapshots
     * Espelhamento  RAID1-like e, RAID0-like striping
     * Checksums sobre os dados e metadados (atualmente CRC-32C)
     * A conversão de sistemas de arquivos (com reversão) de ext3 para Btrfs 
     * File system seeding  (Btrfs em volumes de armazenamento somente leitura utilizado apenas como uma cópia na gravação de apoio para uma Btrfs gravável)
     * Operações definidas pelo usuário
     * Suporte a descarte de blocos (recupera o espaço em algumas configurações de virtualização ou melhora o desgaste de nivelamento em SSDs, notificando o dispositivo de armazenamento subjacente que não está mais em uso).

Características previstas incluem:

     * Raid a nível de objeto (RAID5-like e RAID6-like) 
     * Verifricação on-line e offline do sistema de arquivos 
     * Dumps Incrementais

sábado, 31 de outubro de 2009

K 3D - Modelagem Tridimensional Fácil no Linux



Visão geral

K-3D é o programa livre de modelagem 3D, animação e sistema de renderização para GNU / Linux, POSIX, e sistemas operacionais Win32.
K-3D possui uma robusta arquitetura de plugins orientados a objeto, projetado para satisfazer as necessidades dos artistas profissionais, e foi pensado, desde o início, para gerar motion picture quality nos trabalhos desenvolvidos por ele. K 3D usa engines de renderização compatíveis com RenderMan. O engine de renderização recomendado é o Aqsis.


K-3D permite criar e editar múltiplos documentos OpenGL, sólidos, shaded, texture mapped, com a capacidade de animar os objetos enquanto os cria, para a máxima produtividade.
As seguintes características se aplicam à árvore 0.5/0.6 :

Plataformas

  • GNU / Linux (estável).
  • Win32 (estável). 
  • MacOSX (instável). 
  • BSD (não testado).
  • Solaris (não testado)
   Workflow

  • Modelagem procedural e animação.
  • Tutoriais interativos. 
  • Ilimitados undo / redo.
      
Visualizando

  • Camera: pan / tilt, zoom, dolly, modelagem e modos de tripé.
  • Modos de visualização: seleção detalhada das características visíveis. 
  • Hide / unhide geometry.  
  • Funny

Modelagem

  • Poderoso renderizador procedural de cenas, com histórico completo da modelagem.
  • Seleção: Objetos, meshes, faces, arestas, patches, curvas, grupos de pontos e pontos.
  • Os tipos de Geometry: Polygon, NURBS, subdivisão blobby.  
  • Primitivas 3D : Cone, círculo, coxim, cilindro, disco, grade, parabolóide, poliedros, esfera, toro. 
  • Operações de modelagem booleanas (utilizando biblioteca GTS )
  • Texto: suporte a freetype2.
  • Instanciação: Cria duplicatas sem acrescentar geometria à cena.
Animação
  •  Pipeline de visualização:  permite dataflow arbitrário - qualquer propriedade de objeto pode ser conectado a qualquer outra propriedade compatível.
  • Animar qualquer valor. 
  • Número ilimitado de canais de animação. 
  • Canais de curva de Bezier. 
  • Operações de modelagem da animação.    

Materiais e Texturas
  • Texturas com 16-bit de profundidade de cor.
  • Shaders compatíveis com  RenderMan engine.

Renderização

  • Suporte total ao RenderMan engine: Aqsis, Pixie, BMRT, PRMAN, 3Delight, Render Dot C. 
  • Suporte Extensível para engines de renderização alternativos: Yafray.
  • Renderização OpenGL salva o preview  para o disco.

Scripts
  •  Engine Python (engine preferido para desenvolvimento de novos scripts).
  • K3DScript engine (mínimo scripting engine para tutoriais / macros).
  • Suporte para plugins: roteiro alternativo, engines e ambientes.

Composição

  • Composição 2D básica.
  • 16 bits de profundidade de cor por canal.
    
Formatos Suportados

  • Formatos de geometria: Wavefront OBJ, GTS e formatos RAW são totalmente suportados, os outros são opcionais e dependem da instalação da PLIB. Plugins experimentais incluem OpenFX, OFF, RIB e formatos X. 
  • Formatos de imagem:

    • JPEG (todas as plataformas).
    • PNG (todas as plataforma)
    • TIFF (todas as plataformas)
    • OpenEXR (requer plugin OpenEXR opcional).
    • BMP (requer plugin ImageMagick opcional)
    • SOL (requer plugin ImageMagick opcional).
     




Site: http://www.k-3d.org/wiki/Main_Page



quinta-feira, 29 de outubro de 2009

KDENlive - Editor de Vídeo Poderoso e Fácil no Linux



Kdenlive é um editor de vídeo não linear para o ambiente de desktop KDE.
O software fornece gerenciamento de projetos e ferramentas de edição, baseando-se em um programa de processamento separado (atualmente Piave) para executar as operações de edição.

É baseado no framework de vídeo MLT que depende do projeto FFmpeg.

Kdenlive suporta todos os formatos suportados pelo FFmpeg (como MOV, AVI, WMV, MPEG, XviD, e FLV), e também suporta formatos 4:3 e 16:9 aspecto, tanto para PAL, NTSC e vários padrões de HD, incluindo HDV .

Vídeo também podem ser exportado para dispositivos DV, ou gravados em um DVD com capítulos e um menu simples.

Os recursos incluem:

  • Edição Multi-track  completa
  • Video Preview
  • Aceita diversos formatos de  áudio / vídeo /  imagem: MPEG, AVI, DV, VOB, WAV, OGG, mp3, gif (não animado), JPG, PNG, SVG.
  • Exportação para a maioria dos formatos: MPEG, DV, VOB, RealVideo, flash, theora, wav, mp3, xvid, quicktime.
  • Miniaturas de áudio e vídeo 
  • Efeitos básicos de Áudio  /  vídeo: o blur, sépia, volume, brilho
  • Transições básicas: crossfade, push, Picture in Picture
  • Visualização em tempo real de todos os efeitos 
  • Adicione marcadores e guias para facilmente gerenciar seu projeto
  • Copiar e colar de clipes, efeitos e transições 
  • Fácil captura de vídeo digital através de firewire
  • Layouts personalizáveis
  • Integração Desktop (adicionar arquivos ao seu projeto com drag & drop) 
  • Multi visão completa (monitor de visualização é dividida em 4 com uma faixa em cada parte)  
Site: http://www.kdenlive.org/


quarta-feira, 28 de outubro de 2009

20 Novidades do Mandriva Linux 2010


1- Novo design para o instalador

Para melhorar experiência do usuário na instalação, os desenvolvedores do Mandriva chegaram a conclusão  que o visual do instalador  estava bastante defasado e precisava ser atualizado para ficar à frente da concorrência.

2- Live upgrade

Finalmente, o Mandriva Online será capaz de notificar usuários sobre a nova versão da distribuição e propor o sistema para atualizá-lo sem usar o instalador.

3 - Desktop Moblin

Mandriva 2010 vai incluir o Moblin 2.0, ambiente projetado para plataformas de desktop móvel, fazendo  que o Mandriva Linux seja a primeira distribuição livre a integrá-lo como parte da instalação. Este ambiente  foi projetado para plataformas desktop móveis. Netbooks são seu alvo determinado, mas você também poderá usá-lo quando quiser um ambiente ergonômico e simples para as tarefas diárias. A instalação é fácil: instale o pacote task-moblin em rpmdrake e depois, escolher Moblin no gerenciador de conexões.

4 - As contas de convidados (Guest accounts)

Contas de convidados, baseado no pacote xguest, agora podem ser criadas para oferecer acesso seguro temporário para o sistema via gdm ou kdm.


5 -  Recursos de 3G aprimorados

A próxima versão terá melhor suporte de hardware para chaves USB 3G como quotas de download (e upload) , PIN / PUK gerenciamento de código, a seleção do operador.

6- Suporte melhorado a Wireless

O Mandriva 2010 é baseado no Kernel 2.6.31, assim, terá os benefícios de melhoria do suporte a Wireless, como aprimoramentos para o wireless driver RTL 8187 , incluindo suporte para RTL 8187 SE  e adotar utilitários Mesh e suporte de teste para Ralink, Atheros e outros .

7 - Instalação facilitada das chaves wifi 

Este recurso permitirá verificar em dobro as chaves WEP/ WPA. Das especificações técnicas para o Mandriva Linux 2010: "Digitar as chaves WiFi (WEP / WPA) teclas pode ser difícil, quando o campo de entrada está no modo "password" . Mac OS X permite exibir as chaves (com um checkbox) assim, você pode ter certeza que não cometeu nenhum erro de digitação, mas pode manter a chave de segurança ao redor dos olhos, por padrão. Para aprimorar mais ainda a entrada das chaves WEP / WPA, o tamanho também será verificado, emitindo mensagens de erro, caso não seja consistente.

8 - Melhorar o tempo de inicialização

Mandriva 2010 melhorou o tempo de inicialização real  de maneira a dar a ao usuário o menot tempo de inicialização possível.

9 - Melhorar a velocidade de início do  rpmdrake.

Rpmdrake (gestor de pacotes) sempre foi bastante lento, devido à análise das bases de dados dos pacotes rpm . No Mandriva 2010, rpmdrake vai iniciar mais rapidamente, fazendo uso de cache de alguns dados.

10 - Urpmi fará configuração automática de mídia na versão Free

Este recurso permitirá que o instalador auto configure os codecs de mídia, para facilitar a vida do usuário, assim como na versão ONE.

11 - Melhorar as informações do usuário em rpmdrake

Os desenvolvedores do Mandriva 2010 trabalharam duro para melhorar as informações para o usuário no rpmdrake, movendo as mensagens gerais da parte de baixo da tela e mostrando-as de melhor forma. Eles também adicionaram suporte à exibição de screenshots dos programas que serão instalados.

12 -Melhorias no Drakguard

Drakguard terá as seguintes características:
- Impedir o lançamento de aplicações específicas
- Bloquear / permitir a conexão de rede com base na hora do sistema

13 - Melhorias krandr

Krandr (chaveador dinâmico de resolução do desktop) será mais integrado ao KDE4.

14 - OpenOffice.Org 3.1 e integração do KDE 4

Mandriva 2010 irá incluir Go-OO OpenOffice.org 3.1 (baseado no fork Go-OO) e isso significa mais recursos, como suporte SVG , transições 3D, suporte VBA , integração ao KDE 4. Inclui extensões úteis.

15 - Mudança para o gcc 4.4

Como todas as principais distribuições mudaram (ou estão para mudar) para o gcc 4.4, pois permite um melhor desempenho para o código gerado,tempo de compilação  rápido  (especialmente em C + +) e corrige alguns bugs de compilação. Mandriva 2010 mudou para 4.4 gcc.

16 - Melhorar diskdrake

Diskdrake foi portado para libparted para economizar tempo, dinheiro e adicionar suporte para partições GPT. Com o aumento de discos da ordem de Terabytes, a evolução para o suporte de partições GPT (GUID Partition Table), que irão suportar facilmente discos de 1, 2 TB.

Outro recurso que irá ajudar muito o usuário a particionar o HD é que o Diskdrake vai listar todas as partições existentes, dando uma listagem geral do conteúdo delas.

17 - GNOME 2,28

Mandriva 2010 vai ter o GNOME 2.28. Ele contém a última versão do GTK + com client-side window. Este recurso deve reduzir o flicker das janelas. Você vai encontrar no repositório, GNote, um  porte C + +  do Tomboy. Versões Alpha do Mutter, Zeitgeist também estão disponíveis. Estas serão a base da futura versão do GNOME 3.0. Mudanças notáveis previstas serão melhorias no GNOME Media com: suporte a Webcam e streaming ao vivo na gravação de som ou gravador de podcaster.

18 - KDE 4.3.2

Para os amantes do KDE, Mandriva 2010 vem com o KDE 4.3.2. Esta é a melhor versão do KDE4. Muitas correções de bugs e melhorias que nos fazem pensar que temos agora um realmente inovador  e estável ambiente de trabalho.

19 - Nepomuk: A integração  é melhorada

Mandriva 2010 vem com melhorias na integração com o Nepomuk. O alvo do projeto Nepomuk é proporcionar ao usuário formas de indexar, procurar e gerenciar seus arquivos, através do suporte e manipulação de hooks metadata, com suporte a favoritos, busca semântica e notas de popularidade atribuídas a um arquivo.

20 - Plymouth boot splash

O Plymouth tecnologia de tela de inicialização, que oferece uma animação gráfica de inicialização durante o processo de boot, agora está totalmente integrado e substitui Splashy, que foi removido.

E há mais! como suporte a Python3, o VirtualBox 3.0.8, FirstTime assistente, drivers pulsbo e tomoyo-gui.

Fonte: http://www.linuxcrunch.com/content/20-features-mandriva-2010

terça-feira, 27 de outubro de 2009

Unknown Horizons - Construa a sua cidade com o Linux




Unknown Horizons é um jogo livre e de código aberto, de estratégia em tempo real 2D  para Windows e Linux. A ênfase do jogo é na economia e na construção de cidades:

     Expanda seu pequeno povoado a uma colônia forte e rica, cobrar impostos e fornecer a seus habitantes  os bens valiosos. Aumente o seu poder com uma economia equilibrada e estratégica com o comércio e diplomacia.



Unknown Horizons é vagamente orientados sobre série Anno da Sunflowers porém não um clone destes jogo comercial nem um engine para reproduzir o conteúdo original.

Elementos de jogabilidade de Unknown Horizons:


Desenvolvimento Urbano

* Crie uma metrópole que floresce a partir do zero, com áreas residenciais, parques industriais, comércio de serviços e vários pontos turísticos.

Gestão de Mercadorias

* Organize seus recursos para alimentar, desenvolver, defender a sua cidade e crescer.

Diplomacia

* Lidar com outros jogadores para agendar as condições dos acordos de comércio e pactos de não agressão.

Comércio

* Compra/Venda de ações com outros jogadores, comerciantes e outros estabelecimentos locais para garantir suas lojas com reservas para o tempo das vacas magras.

Estratégia

* Crie problemas para seus inimigos com golpes estratégicos e aproveite todos os  pequenos erros deles para solidificar a sua posição.

Exploração

* Encontrar novas ilhas, novas rotas comerciais e os depósitos de recursos para aumentar a riqueza da sua cidade e estender o seu poder.

Para download e instalação: http://www.unknown-horizons.org/site/index.php?page=download


segunda-feira, 26 de outubro de 2009

PCLinux OS faz 6 anos !!!


Tela do Lançamento da distro, em 2003

Completou, no último dia 24/10/2009, seis anos de idade a minha distro de uso pessoal diário, PCLOS 2009.

História
O precursor do PCLinuxOS foi um conjunto de pacotes RPM, criado para melhorar as sucessivas versões do Mandrake Linux (agora Mandriva Linux). Estes pacotes foram criadas por Bill Reynolds, um programador mais conhecido como Texstar. De 2000 a 2003, Texstar manteve seu repositório de pacotes RPM, em paralelo com o site PCLinuxOnline. Em uma entrevista, Reynolds disse que começou PCLinuxOS "para fornecer uma saída para o seu desejo louco de empacotar código-fonte sem ter que lidar com egos, arrogância e  política." 

Em outubro de 2003, Texstar criou um fork do Mandrake Linux 9.2. Trabalhando em estreita colaboração com o The Live CD Project, Texstar desenvolveu o fork do Mandrake Linux em uma distro totalmente independente e completa. As versões iniciais foram sucessivamente numerados como "amostra": P5, P7, P8 até p81a, em seguida, p9, p91, p92 e p93.

Histórico dos Lançamentos

Versão
Data
2009.2
30/06/2009
2009.1
11/03/2009
2008 "MiniMe"
07/01/2008
P.94 "2007"
21/05/2007
P.93a "Big Daddy"
21/08/2006
P.93a "Junior"
09/08/2006
P.93a "MiniMe"
04/08/2006
P.93 "MiniMe"
21/04/2006
P.92
21/11/2005
P.91
07/07/2005
Original Release
24/10/2003





Tela atual do PCLOS 2009