quarta-feira, 20 de fevereiro de 2019

Alternativas ao Dropbox – Parte final


Nestes últimos 3 meses fui mostrando diversas alternativas ao Dropbox que podem ser usadas no PCLinuxOS.
As alternativas ao Dropbox vistas foram:

    • Mediafire
    • pCloud
    • Cozy.io
    • PCLOS Cloud
    • Yandex Disk
    • Telegram
    • Seafile
    • Mega
    • Spider Oak

E, agora, vou recapitular as maiores vantagens e desvantagens de cada um dos serviços, de forma a analisar todas as opções e fazer um quadro comparativo, para auxiliar na escolha, caso se deseje mudar do Dropbox.


Mediafire:
Sendo principalmente um serviço de armazenamento e troca de arquivos via web, um cyberlocker, Mediafire pode ser uma solução para troca de arquivos, mas, como uma alternativa ao Dropbox, não tem a flexibilidade do mesmo, apesar de oferecer mais espaço de armazenamento gratuito em contas free. Possui boas opções, tanto para mandar arquivos para sua conta como compartilhá-los com outras pessoas, fora do serviço Mediafire. Então, para troca de arquivos, é uma ótima opção, enquanto armazenamento em nuvem, deixa um pouco a desejar.


Pcloud:
pCloud é um serviço relativamente novo, mas, possui muitas características que o difere dos demais. Principalmente sua oferta para contas free, de até 20GB de espaço de armazenamento.
Este serviço é versátil o suficiente para trocar arquivos com todos os seus dispositivos, sejam celulares, tablets ou computadores. Ele possui aplicativo nativo para todos os principais sistemas operacionais, tanto de desktop quanto móveis. Você pode trocar aquivos até entre máquinas com diferentes sistemas operacionas.
Pelo fato de seu programa cliente vir no formato Appimage, ele funciona naturalmente no PCLinuxOS, como se fosse nativo da plataforma.
É uma ótima opção para substituir o Dropbox, e, é recomendado.


Cozy.io
É um serviço com intenções ambiciosas, para se diferenciar dos outros. Mas, se você não mora na área de atuação dessa empresa, não poderá desfrutar na totalidade as benesses que a empresa disponibiliza.
Como o espaço gratuito é um dos menores, 5GB, não é muito recomendado se você não mora em um dos países da União Europeia, onde a empresa tem sua sede e seus parceiros comerciais. Pode ser usado sem medo no PCLinuxOS, pois seu aplicativo cliente vem no formato Appimage.


PCLOS Cloud
Como serviço oferecido para uma comunidade, é uma ótima opção. O mantenedor do serviço, Sr. David Moore, faz um trabalho de amor aqui. E, para um serviço oferecido tão generosamente, até comprar mais espaço e assinar o serviço pago do PCLOS Cloud vale a pena, pois assim se ajuda a fortalecer mais a comunidade PCLOS internacional.
Com uma atraente oferta de 15 GB grátis, programa cliente nativo e nos repositórios do PCLOS (o que o torna muito fácil de instalar), é um serviço altamente recomendado. O ponto negativo seria que a infraestrutura não é gigantesca, com diversos servidores e data centers ao redor do mundo, mas, se você não necessita de serviços de missão crítica, com disponibilidade de 100%, 24/7, 365, pode ser uma opção muito atraente.


Yandex Disk
O serviço que tenta rivalizar com o Google drive, Yandex Disk tem em seu favor a facilidade de instalar e funcionar no PCLOS, uma atraente quota de 10 GB grátis, para iniciar, proteção contra bisbilhotices das agências americanas de segurança, e, toda a infraestrutura da Yandex, tentando ganhar espaço da Google (e de outras provedoras de armazenamento em nuvem).
Como pontos negativos, a localização dos servidores na Rússia pode levar a velocidades frustrantes, dependendo de onde você more.
Também não podemos nos esquecer que questões de natureza política e legal (definições sobre direitos dos usuários na Rússia, que hoje não tem legislação clara sobre o assunto), e, uma possível fragilidade a cyber ataques podem ser fatores que detratam da experiência, e, podem afugentar os possíveis usuários.


Telegram
Telegram é um serviço de troca de mensagens que está muito perto da perfeição. Graças ao seu criador, o milionário Russo da internet Pavel Durov. A excelência do Telegram pode ser creditada à personalidade de Pavel, o Telegram é um ótimo serviço de troca de mensagens, muito melhor do que o Whats App, já que o idealismo é um motor poderoso para Pavel, e, ele encontra formas de monetizar seu serviço sem comprometer a privacidade ou os dados pessoais de seus usuários. O Telegram apresenta uma característica única quando se trata de troca de arquivos e armazenamento. Você pode compartilhar arquivos com até 100 pessoas ao mesmo tempo, da mesma forma como pode transferir arquivos entre diversos dispositivos e sistemas operacionais que o Telegram suporte. Sem limite de tamanho de arquivos, pode ser uma opção para guardar arquivos, como um cyberlock e difundi-los, mas, não é muito flexível e está contido apenas à rede interna do Telegram.
Como o cliente do Telegram é open source, funciona tranquilamente no PCLinuxOS, tendo até cliente nos repositórios.


Seafile
Seafile pode ser um uma ótima opção para armazenamento e troca de arquivos entre equipes de trabalho, mas, para um usuário comum pessoa física, não oferece a facilidade para tanto. É uma infraestrutura, como o Nextcloud, para criar um armazenamento em nuvem pessoal. Não fornece espaço gratuito, mas, o software servidor e os clientes, e, o indivíduo que instale e rode na sua infraestrutura. Não recomendado para uso pessoal, pode ser uma opção para pequenas empresas e grupos de trabalho.


Mega
Mega teve seus dias de glória nos tempos em que Kim Dotcom comandava a empresa. Depois que foi preso, e seus servidores confiscados, a coisa nunca mais foi a mesma.
Kim tentou reerguer sua companhia, mas, sem sucesso. A Mega de hoje não tem mais a participação de Kim, e, quando pode, ele sempre fala mal da empresa agora. Controlada por um investidor Chinês, que é procurado por autoridades da China, Mega hoje não é nem sombra da empresa que foi, em seus bons tempos. Some-se a isto um cliente para Linux que não funciona no PCLinuxOS, um cliente web que possui quotas para download e você tem um belo abacaxi. Não recomendado, de jeito nenhum.


SpiderOak
SpiderOak é um dos serviços de armazenamento em nuvem mais bem qualificados que existem na atualidade. Ser recomendado por Edward Snowden não é para qualquer um, e, o compromisso da empresa com seus usuários é algo muito sério.
Apesar de não possuir planos gratuitos, o serviço permite um tempo de teste, para que o usuário experimente se o SpiderOak atende às suas necessidades.
Com cliente nativo para o PCLinuxOS, também é uma boa opção, caso você preze a privacidade e disponibilidade de seus dados.






Quadro comparativo dos diversos serviços apresentados
Nome
Espaço Gratuito
Vantagem
Desvantagem
Facilidade de instalar
no PCLinuxOS
País
Mediafire
10 GB
Interface Web, pode ser acessado de qualquer lugar
Não possui aplicativo para desktops Linux, serve primariamente como Cyberlocker
Não se aplica
EUA
Pcloud
10 GB
Pode chegar até 20 GB grátis
Nenhuma aparente
Fácil / Appimage
Suiça
Cozy.io
5 GB
Integração com diversos serviços
Se você não mora na Europa, os serviços integrados não estarão disponíveis
Fácil / Appimage
França
PCLOS Cloud
15 GB
Extensível a familiares
Não possui uma mega infraestrutura. Excelente para arquivos domésticos.
Fácil / nativo
EUA
Yandex Disk
10 GB
Facilidade de
configuração
Leis sobre direitos de usuários incertas na Rússia
Fácil / nativo
Rússia
Telegram
Ilimitado
Integração com diversos dispositivos
Não é muito flexível
Fácil / nativo
Inglaterra
Seafile
Não se aplica
Integração de grupos de trabalho
Não oferece espaço gratuito
Fácil / nativo
China
Mega
15 GB
Zero Knowledge Encryption
Não funcionar nativamente
no PCLinuxOS
Impossível
Nova
Zelândia
SpiderOak
Não se aplica
Segurança
Não oferece espaço gratuito
Fácil / nativo
EUA




E assim, chegamos ao fim de mais uma série de artigos. Espero que tenham gostado, e, que seja útil, caso desejem assinar outro serviço e deixar o Dropbox. Ou, mesmo não deixando o Dropbox, ter um serviço alternativo de back up.

Ok ?

Abraços e até a próxima!

Nenhum comentário:

Postar um comentário