quarta-feira, 14 de setembro de 2016

GOG no PCLinuxOS

GOG, a antiga Good Old Games, recentemente passou a oferecer títulos para Linux, e, é mais uma ótima opção para diversão no nosso amado sistema operacional livre.

Um pouco de história

Em 1994, Marcin Iwiński e Michał Kicinski fundaram a CD Projekt. Eles inicialmente importavam jogos dos atacadistas nos Estados Unidos e vendiam na Polônia. No final de 2008, CD Projekt lançou GOG.com sob o nome Good Old Games (Bons jogos antigos).
O objetivo inicial era lançar jogos clássicos para um público moderno sem restrições de gerenciamento de direitos digitais [DRM].
Em setembro de 2010, o velho site Good Old Games anunciou que ia fechar. Diversos analistas, jornalistas e gamers cogitaram, pela internet, que seria por causa da venda de produtos sem DRM, o que causaria problemas financeiros. O site, no entanto, era reticente, e, publicou um esclarecimento, no dia 20 de setembro de 2010, dizendo que o site “estaria parando por razões técnicas e de negócios”. A curiosidade e as especulações alcançaram o pico, todos julgavam que a empresa estaria mesmo falindo.
Dois dias depois, o site reabriu e, foi revelado que toda a estória era um truque de marketing. Num comunicado oficial, o gerente do site escreveu: “Primeiro de tudo, gostaríamos de pedir desculpas a todos que se sentiram enganados ou prejudicados de alguma forma pelo encerramento da GOG.com. Como uma pequena empresa que não tem um grande orçamento de marketing, não podíamos perder a chance de gerar algum alvoroço em torno de um evento tão grande como o lançamento de uma nova versão do nosso site e ainda mais importante, trazendo de volta Baldur’s Gate  a vida!”

Mas, a coisa fica melhor

Em 2012, a GOG.com começou a dar suporte ao MacOSX. E, bem antes disso, os fórums do site ficavam recheados de mensagens de Linuxers, reclamando suporte ao Linux.
A empresa sempre respondia que adoraria dar suporte ao Linux, mas, não via um mercado grande para isso.
A coisa mudou de figura em 2014, num anúncio no fórum oficial da comunidade GOG (https://www.gog.com/forum/general/gogcom_now_supports_linux), onde 50 jogos foram inicialmente postos à venda.
Ótimos títulos, com preços muito bons, e, com pacotes .DEB e .RPM e instaladores agnósticos Tar.gz estavam disponíveis, e, em 2015, passaram a ser acompanhados pelo GOG. Galaxy, um cliente a la Steam.
Em 2014, a GOG.com também passou a oferecer filmes sem DRM para venda, o que aumentou o seu leque de produtos.

Como funciona ?

Os bens digitais oferecidos (jogos e filmes) pode ser comprados e baixados on-line e, são distribuídos sem gerenciamento de direitos digitais(DRM free). Ou seja, você compra um bem que lhe pertence, sem data de expiração nem necessidade de clientes proprietários para acessar seus jogos e filmes (ao contrário da Steam, que necessita do Steam client).
O usuário não precisa instalar um cliente especial para baixar ou executar os jogos.
Após o download, o cliente é livre para usar o software para qualquer uso pessoal como a instalação em vários dispositivos,  o arquivamento em qualquer mídia de armazenamento pessoal por tempo ilimitado, modding e aplicação de patches, apenas  com  restrições de revenda e de compartilhamento, o que configuraria pirataria.
Mas, não é só: junto com os jogos, os clientes também são capazes de baixar inúmeros materiais extras relacionados com o jogo que eles compraram. Muitas vezes, estes extras incluem trilha sonora do jogo (algumas em formato FLAC ou MP3), wallpapers, avatares, e manuais. GOG.com também oferece suporte completo ao cliente para todas as compras e uma garantia de devolução do dinheiro dentro dos primeiros 30 dias.

Como tornar-se cliente da GOG

Para tornar-se cliente da GOG, vá em: https://www.gog.com/ . O site tem suporte nativo à Português do Brasil, que você deverá ativar nas configurações de idioma, no rodapé da página.
No site, clique em cadastro, na barra superior


Efetue seu cadastro, com nome de usuário e senha

A partir daí, você terá uma conta na GOG.com. Um e-mail de confirmação será enviado para o endereço de e-mail que você cadastrou.
Uma vez logado em sua conta na GOG, você verá uma tela assim:

Clicando em Conta, na barra superior, as opções Biblioteca, Lista de Desejos, Amigos, Bate Papo, Resposta de Fóruns, Pedidos & Configurações, Carteira e Sair.
Minha Biblioteca, atualmente, tem dois títulos, que ficam listados, como numa prateleira


Na GOG.com você não precisa de dinheiro para começar a usufruir dos produtos, já que diversos títulos são grátis (free download). Estes mesmos que eu comprei, foram gratuitos.
No entanto, há diversos jogos muito bons, e, baratos.
Para comprar estes jogos da GOG,com você precisa abastecer sua carteira (virtual).
Como fazer ? Muito simples.
Clique em carteira, vai abrir a página de gerenciamento da carteira, e, logo abaixo, botões com valores para se adicionar à carteira.


Clicando-se nos valores, aparecem as opções de pagamento


Que incluem: Cartão de crédito, boleto bancário, transferência bancária online e alguns serviços de e-wallet.

Vantagens da GOG.com

Algumas vantagens da GOG.com são: jogos sem DRM, que podem ser instalados quantas vezes o comprador quiser, podem ser guardados em DVD, enfim, se é o dono dos jogos comprados.
Muitas promoções, a GOG.com tem promoções relâmpago e de fim de semana, e, alguns jogos gratuitos. Mas, uma das maiores vantagens da GOG.com é a sua biblioteca de jogos, sem os entraves do DRM, mesmo os jogos que não são nativos para Linux, podem ser instalados via Play-On-Linux(a maioria tem script de instalação), ou, são jogos de DOS que a GOG.com adapta para rodar nas plataformas Windows e MacOSX, sendo facilmente adaptáveis para rodar no DOSBOX no nosso querido sistema operacional Linux.
Então, o que a primeira vista parece uma boa seleção de títulos nativos para Linux, se expande em muito mais títulos, tanto os de windows quanto os de DOS, que podem rodar via DOSBOX ou Play-On-Linux.

Eu vou fazer umas análises de alguns jogos que GOG.com tem à venda para Linux, pois eles têm clássicos, com preços muito atraentes.

Até lá, e divirtam-se com a GOG.com!

Sds,



Nenhum comentário:

Postar um comentário