sexta-feira, 30 de julho de 2010

Cinco Razões Para Evitar o MS Office 2010



Você já viu o novo Microsoft Office 2010 ? Quantas de suas (poucas) novas funcionalidades sua empresa realmente precisa? E, será que por estes poucos novos recursos, vale a pena o investimento? Aqui estão cinco razões para não comprar o Office 2010.

1. Não Há mais atualizações

Você pode acessar o site da Microsoft agora e comprar uma das três versões do Office 2010.
A versão Office Professional custa US$ 499,95, a Home & Business, US$ 279,95 e a Home & Student é US$ 149,95.

O que se tem no Brasil são apenas versões do Office 2007, as quais estão sendo colocadas em promoção, obviamente, para limpar as prateleiras para o novo produto.
A Microsoft está oferecendo uma promoção de comprar a versão 2007 e ganhar a atualização para a versão 2010 gratuitamente. Mas, apenas se for comprado entre 5/03/10 e 30/09/10.

Agora, aqui no país, mesmo em promoção, os preços estão salgados demais:
  • Office 2007 Professional Full - R$ 1.499,00
  • Office Standard 2007 – R$ 799,00
  • Office 2007 Home & Student – R$ R$ 199,00

Depois do Windows Millennium, Windows Vista, a bomba da interface Ribbon no Office 2007, e o finado celular Kin, esta é a pior decisão de marketing que a Microsoft já fez. Se esses outros quatro tropeços ainda não mudaram a imagem que se tem sobre a Microsoft, esta nova política de atualização certamente irá deixá-lo doente. Talvez este seja um bom momento para largar o rei do software proprietário e começar a procurar outras opções. Claro que sempre existe a Camelô edition, mas, comprar um piratex é se expor a riscos de infecção e perda de dados...

2. Programas Grátis/Livres alternativos

Falando de outras opções, há sempre alternativas, como o OpenOffice, um semi-clone do Microsoft Office que tem o download liberado para quem quiser.
Existem algumas áreas que no Open Office que podiam ser melhoradas, uma comparação lado a lado entre os dois mostra algumas diferenças no visual, tais como gráficos, animações e efeitos especiais. Mas a Microsoft nunca foi forte em recursos gráficos, por isso você não vai perder muito mudando para o OpenOffice.

Outros programas alternativos incluem o IBM Lotus Symphony, Google Docs, Zoho - todos grátis - e ThinkFree, que tem tanto uma versão grátis quanto uma versão com assinatura. Todos estes programas oferecem recursos e funcionalidades similares ao Microsoft Office, e alguns são realmente melhores, alguns são apenas ok. No entanto, já que eles são grátis, não custa nada experimentá-los, só o tempo do download. E, para nosso país, a versão localizada, BR Office, é muito boa, com recursos como dicionário da reforma Brasil-Portugal de 1990 saindo na frente do Office da Microsoft. É, uma das vantagens do Open Source é a rapidez da comunidade.

3. Poucos novos recursos, nenhum impressionante

Microsoft redesenhou o grande botão redondo do Office . Eles acrescentaram um botão Ignorar no Outlook, que elimina as mensagens selecionadas e todas as mensagens atualmente na sua caixa de entrada, além de todas as futuras mensagens relacionadas a esse segmento de mensagens - ou você pode apenas marcar as mensagens indesejadas como lixo. Eles também acrescentaram um novo botão chamado Screenshot que permite tirar fotos de dentro da tela do programa - ou você pode pressionar Alt-Tab para sair e usar o Alt-Print Screen no seu teclado.

Você pode salvar documentos do Word para o SharePoint - ou simplesmente copiar e colá-los nele(SharePoint). Você pode adicionar gráficos de linha em miniatura para células individuais do Excel - ou simplesmente encolher os gráficos normais e colocá-los na tela em qualquer lugar que quiser.
E OneNote agora tem código de cores. Para os gráficos, as novas ferramentas de edição de fotos fornecem alguns simples efeitos artísticos. Você pode inserir imagens no Word, Excel, e PowerPoint, e, usar esses efeitos, que são genéricos e se parecem com efeitos antigos do Photoshop, Paint Shop Pro, e Corel Paint. Mas, nem um pouco versáteis ou poderosos.

Outros novos recursos incluem visualização da figura a ser colada, de modo que você pode visualizar a página antes de você colar itens em seu documento - ou você pode apenas ir em frente e colar os itens e selecione desfazer se você não gosta de como vai ficar.
No Word, há um novo painel de navegação de arrastar e soltar, mas ele só funciona se você usar os estilos do Word para definir cabeçalhos e subtítulos e assim por diante.
E agora você pode criar vídeos ou pode converter apresentações de PowerPoint em vídeos - esta uma característica pode ser útil se a Microsoft tiver melhorado as limitações de tamanho dos gráficos.

Há algumas outras características de menor importância. No entanto, eu ainda não acho que estes recursos sejam algo para se ficar entusiasmado, e, certamente, não valem o preço que estão cobrando na etiqueta do novo Office 2010.

4. Ribbon mudou, mas ainda é uma bomba

A barra de ferramentas Ribbon foi adicionada a todos os outros programas do Office Suite, incluindo o Outlook e o OneNote. Bom, isso é maravilhoso. Eu odiava isso no Office 2007 e ainda odeio. Depois de usá-la durante semanas e amaldiçoando-a diariamente, eu finalmente comprei um programa de terceiros que, quando instalado, redesenha a barra de menus Ribbon de volta para o aspecto dos menus antigos do Office 2003. Então eu criei duas planilhas idênticas e realizei as mesmas tarefas em cada uma delas, uma com a barra de menus Ribbon e a outra com os antigos menus da versão 2003.
A planilha com a barra Ribbon levou quase o dobro do tempo para ser concluída. No entanto, como um ensaio preliminar não é realmente justo, eu criei quatro planilhas e mais meia dúzia de documentos Word, todos com os mesmos resultados.

A única mudança real que vale a pena mencionar na barra Ribbon é sua capacidade de personalizar os menus. Se eu for obrigado a usar este programa como um resultado de algum trabalho que eu assumir, a primeira coisa que vou fazer é personalizar a interface Ribbon inteira para assemelhar-se, tanto quanto possível, aos menus drop-down da versão 2003, que foram mais eficientes nos meus testes.

5. Edição simultânea

Por último, Microsoft e diversas análises que eu li, todos alardeando esta nova capacidade para realizar a edição simultânea de documentos, que nada mais é do que um recurso de documentos compartilhados. Se você deixar um documento aberto em um computador, e, em seguida, tentar abri-lo em outro, compartilhado, na mesma rede, você recebe a mensagem “arquivo em uso”, com opções para somente leitura, criar uma cópia, ou notificar quando o arquivo estiver disponível. Com o Office 2010, você pode editar o original ou permitir que múltiplos usuários editem o mesmo documento simultaneamente.
A barra de status do Office 2010 informa quais outros usuários estão no mesmo documento e as mudanças que eles estão fazendo. Você também pode sincronizar os documentos em seu disco rígido com os originais em um servidor.

Esta não é uma função legal. Na verdade, cria mais confusão do que vale, especialmente se você já usou o Adobe Acrobat para executar essas mesmas tarefas. Toda vez que eu já usei compartilhamento e colaboração no Acrobat, resultou num verdadeiro caos, com um usuário mudando o que outro usuário recém escreveu ou editou, causando conflitos entre todos os participantes, porque o original já não está disponível. A menos que alguém tenha tido a clarividência de fazer uma cópia de backup.
E a opção de sincronizar os documentos não é grande coisa também. Quase todos os programas de terceiros, vão sincronizar arquivos entre dispositivos, incluindo seus servidores.


Veredito
Assim, o veredito é: esqueça o Microsoft Office 2010. Não vale o preço que estão pedindo por ele, os poucos recursos atualizados, a curva prolongada de aprendizagem, a menor eficiência, ou as dores de cabeça.

Tente uma das alternativas livres ou dê uma chance ao Corel WordPerfect Suite. No site da Corel, a versão profissional completa do Office X5 custa US$ 399,99, US$ 100 a menos do que o Office 2010, e a versão de atualização é apenas US$ 259,99.

Além disso, a Microsoft sempre foi péssima com as opções gráficas e programas, ou seja, eles são lentos, gastam memória intensivamente, e travam seu computador, se você usar demais ou tentar usar imagens de alta resolução. Corel e Adobe tem sido sempre superiores à Microsoft na área gráfica.
Bem, podemos sonhar que a Adobe vai criar uma suíte de escritório, para complementar a sua Creative Suite, não é mesmo ?

2 comentários:

  1. Detalhes importantes: a versão "student" é para "not-intelligent-students", pois o M$Excel vem com ferramentas importantes a menos (Solver e outras) e o pacote não tem, assim como todos menos o profissional, o programa para trabalhar em base de dados M$Access que pode ser o melhor programa da "suite".

    É uma pena que o mundo consumista deixou quase morrer o WordPerfect e suas reencarnações na Corel e demais, pois ele era superior ao Word & friends (e acho que mais barato). Já o Lotus Smart Suite nunca foi tão bom como estes outros...

    Para o que 90% dos usuários usamos no dia-a-dia o LibreOffice ou o OpenOffice.org tem tudo e mais um pouco do que precisamos. Recomendo.

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  2. O Br Office 3.3 está BOM demais. Totalmente compatível com os pacotes Office, rápido, interface coerente e consistente, não há nem o que pensar: É BR Office na cabeça!!!

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