O Línux é um ótimo sistema operacional para trabalho em rede. Então, como não se vê o Linux em cyber cafes e lan houses ??? Não existem programas gerenciadores de cyber cafe/ lan house no Linux ?
Existem sim, e, a presença (quase) maciça do sistema window$ se deve mais ao desconhecimento do público em geral, e, a disseminação desordenada (pirataria) do window$ do que qualquer outra coisa.
Vou abordar não um sistema de gerenciamento de cyber cafes/ lan house, mas, quatro, os quais poderão servir para a montagem de um cyber café / lan house com Linux.
LanBR
O LanBr é um software gerenciador que auxilia no controle e administração de Lan Houses e Cyber Cafés movidos a Linux, com o objetivo em facilitar as operações do dia a dia.
O sistema está em constante desenvolvimento e possui diversos recursos para realizar um bom gerenciamento de Lan Houses ou Cyber Cafés em Linux. Estamos sempre progredindo e provendo novas soluções para oferecer um produto plenamente competitivo com os softwares equivalentes.
Atualmente o LanBr é distribuído em 3 versões distintas:
- LanBr Free: Versão totalmente gratuíta do gerenciador com limite para controlar até 16 estações simultâneamente, dedicado para uma imediata utilização do Linux em sua lan house a custo zero. O suporte básico é provido em uma sessão gratuita de nosso Clube Portal Criativa. Os recursos do gerenciador LanBr Free são suficientes para um controle e administração básica do estabelecimento.
- LanBr Light*: Esta versão está disponível através de um plano de assinatura econômico do Clube Portal Criativa (a partir de R$ 19,90 mensais), sendo capaz de controlar até 48 máquinas dependendo do plano escolhido. O LanBr Light oferece um excelente custo benefício e ainda você obtém várias vantagens através do Clube Portal Criativa, como suporte avançado, tutoriais, dicas e consultoria.
- LanBr EX*: Se você precisa de um gerenciador mais robusto com recursos extras, capaz de prover uma excelente administração e controle do estabelecimento, contando ainda com um suporte especializado e o compromisso de um desenvolvimento voltado para suas necessidades, esta é a versão do LanBr indicada para você. O LanBr EX está disponível através da adesão ao Clube Portal Criativa.
Independente da versão, o gerenciador LanBr nos módulos cliente e servidor recebem atualizações constantes, garantindo uma melhor segurança e correção de problemas de acordo com o feedback de dos usuários.
Criado com o FreePascal e rodando sobre o DOSEMU, LanBr está disponível em pacotes rpm(Mandriva, CentOS, Fedora) e deb (Debian e Ubuntu).
Para baixar os pacotes para cada distribuição, devem ser seguidas as instruções de instalação no link http://www.portalcriativa.com.br/lanbr_manualserver.php
Open LanHouse
É um projeto de Wilson Pinto Júnior com ajuda de colaboradores voluntários e tem como principal objetivo prover um completo e fácil Gerenciador de LAN Houses e Cyber Cafés, O Projeto é todo escrito em Python e Gtk usando o "GNOME Human Guidelines" para uma interface intuitiva e de fácil uso.
- Preço especial a certo grupo de usuários ou máquinas
- Fecha aplicações apos encerrar a sessão
- Suporte à plugins
- Suporte a ingressos
- Suporte a modo pré-pago
- Suporte a usuários
- Desligar/Reinicar remotamente
- Auto detecta novas máquinas no servidor.
- Suporte à Histórico.
- Modo Limitado e Não limitado
- Modo registrado e não registrado
- Suporte a logins
- Suporte à dívidas abertas.
- Suporte à movimento do caixa.
Com pacotes para Debian (Ubuntu) e Arch Linux, as dependências são as seguintes:
Core (tanto cliente tanto servidor nescessitam dessas dependências):
- python-gtk2
- python-gnutls
Cliente:
- libpanelapplet2
- dbus-glib
- dbus-python
Servidor:
- python-sqlalchemy
Cafe com Leche
CCL (libccls + libcclc) é um conjunto de bibliotecas que pretende fazer o desenvolvimento de programas para internet cafes mais fáceis, fazendo parte do trabalho para você. libccls é usado para fazer a parte do servidor, e libcclc é usado para fazer o cliente. É atualmente um trabalho em andamento, as APIs estão sujeitos a alterações.
Recursos
- Ele lida com a comunicação entre o cliente e o servidor, assim você não precisa se preocupar com sockets, e coisas assim.
- Suporte para conexões seguras usando OpenSSL.
- Sistema de tarifas flexível.
- Suporte para venda de produtos, etc
- Suporte para usuários cadastrados (que podem ter diferentes tarifas)
- Controla o tempo das sessões de cliente, e calcula o preço.
- Suporte para contagem regressiva das sessões, de pausa das sessões , troca de sessões de uma estação para outra, etc
- Capacidades de Logging e de busca de logs.
Dependências
- SQLite (3.0.x series since libccl 0.5.0, 2.8.x before that)
- glib (2.x series, tested with 2.4.x)
- FOX Toolkit
- CCLFox (programa cliente do sistema)
É compatível com sistemas Linux e foi testado com sistemas MS window$ 98 e XP
Cyborg
Cyborg, o organizador de Cybercafes, é um sistema de administração de ponto de vendas e internet cafés distribuído sob a GPL. Ele tem uma interface baseada na web e é escrito em Perl usando o Template Toolkit e um RDBMS. Cyborg usa um cliente Win32/Linux para bloquear estações de trabalho.
O sistema se destina a ser usado em um (possivelmente ) servidor Linux e clientes Windows ou Linux. Para bloquear estações de trabalho que actualmente utiliza o cliente Zeiberbude.
O sistema roda sob uma interface WEB, e controla os terminais através de um cliente multi plataforma, podendo ser usado em plataformas windows e Linux.
Traduzido para as seguintes línguas:
- Inglês (en) (interface e documentação)
- Espanhol (es) (interface e documentação)
- Holandês (nl) (interface)
- Português (pt) (interface)
- Português brasileiro (pt_BR) (interface e documentação)
- Alemão (de) (interface)
- Grego (el) (interface)
Requisitos
Os requisitos são: Um RDBMS SQL-like (PostgreSQL é utilizado pela equipe de desenvolvimento e totalmente suportado), um sistema capaz de rodar a linguagem Perl (Linux é o preferido), um servidor HTTP CGI e alguns módulos Perl (Template Toolkit e outros ... ).
Uma Lan com linux é uma ótima alternativa para aqueles (curiosos), que têm o hábito de abrir todo tipo de arquivo ou conectar seus periféricos em qualquer lugar.
ResponderExcluirA garantia de não levar visitantes indesejáveis:spys, worns, cavalos de Troia, etc.,aliada a usabilidade e compatibilidade do linux com o Windows faz com que esta "novidade" (creio que ainda inexistente em minha cidade), venha a preencher as necessidades básicas daqueles que prezam por segurança on line, além de quebrar tabus que giram em torno do sistema livre. =)
O OpenASB também é uma ótima alternativa
ResponderExcluirhttp://www.openasb.org
Sim, amigo Cientista. Mas, no momento, ele está empacotado apenas para .deb
ResponderExcluirSe você me providenciasse os src.rpm para Mandriva, eu poderia empacotar para o PCLinuxOS Br, e, teríamos mais uma opção Brasuca a brilhar no cenário mundial.
O que me diz ?
Sds