Sim, o Linux já tem uma solução integrada de estúdio digital: O Jokosher.
Jokosher é um editor de áudio não-linear multi-track livre, o código fonte liberado sob a licença GNU GPL. Ele está sendo desenvolvido em Python, usando a GTK + interface e GStreamer como um back-end de áudio, inicialmente apenas para o sistema operacional Linux, mas agora também com suporte para Windows e Solaris.
Foi lançado ao público em 21 de julho de 2006. Versão 0.2 foi lançada publicamente em 20 de novembro de 2006 e incluiu suporte para efeitos LADSPA e extensões. Essa versão também corrigiu muitos bugs presentes na versão anterior, os quais a tornavam inutilizável.
História
No início de 2006, Jono Bacon estava insatisfeito com editores multi-track livres disponíveis para o Linux , e usava o Cubase para produzir LugRadio, um podcast quinzenal sobre Linux. Ele, mais tarde, concebeu a idéia do que seria inicialmente o Jonoedit. O nome Jokosher veio mais tarde, um trocadilho com o fato de que o seu nome contém a frase "no bacon". O objetivo era criar um editor multi-track de pistas open source que fosse fácil de usar, para que o usuário comum não exigisse uma compreensão de gravação multi-faixa.
Usando LugRadio, seu blog, e os diversos planet aggregators ligados a ele, uma comunidade se formou para criar a arte do Jokosher, codificação, documentação, e as equipes de empacotadores que agora trabalham no projeto.
Recursos
- A facilidade de utilização
A interface, que foi projetada desde o início com o objetivo de utilizar conceitos familiares com os artistas e músicos que usam o programa. Isto significa que o usuário não tem que ter muita familiaridade com editores de áudio multi-faixa para ser capaz de gravar.
- edição e mixagem
Em Jokosher, existem ferramentas para a separação, limpeza e transporte durante a edição. Durante a mixagem, o multi-volume completo está disponível com controles deslizantes VU. Audio-faixas são chamados de "instrumentos" no Jokosher. Uma gama de instrumentos podem ser adicionados a um projeto, e os instrumentos podem ser renomeados. Instrumentos podem também ser silenciado e solados facilmente.
- Audio
Jokosher pode importar áudio Ogg Vorbis, MP3, FLAC, WAV e qualquer outro suportado pelo GStreamer em projetos. Após a gravação, ele pode exportar de volta a qualquer desses formatos.
GStreamer
No momento, qualquer versão do Jokosher tem que ter tanto a última versão do GStreamer e Gnonlin instalados, ou um checkout do CVS do GStreamer e Gnonlin compilado. Isso ocorre porque as versões mais recentes do Gstreamer têm características que Jokosher está aproveitando . Introduz também muitas correções de bugs, que anteriormente estavam impedindo o Jokosher de qualquer tipo de lançamento. A equipe de desenvolvimento Jokosher tem contribuído grandemente para o desenvolvimento do GStreamer.
O Jokosher está disponível nos repos das principais distros.
Site: http://www.jokosher.org/
Nenhum comentário:
Postar um comentário