terça-feira, 8 de dezembro de 2009

OpenGoo - O seu Google Docs Particular no Linux



OpenGoo é um pacote office open source  desenvolvido pela Feng Office  e pela comunidade OpenGoo. É uma suíte de escritório com todos os recursos on-line com um conjunto de características semelhantes as de: Google Apps, o Microsoft Office Live, Zimbra, e Zoho. O aplicativo pode ser baixado e instalado em um servidor.

OpenGoo também poderia ser categorizado  como software colaborativo  e como  Personal Information Manager (PIM).

Recursos

As principais características do OpenGoo  incluem gerenciamento de documentos, gerenciamento de contatos, e-mail, gerenciamento de  projetos, e gerenciamento de tempo/compromissos/calendário. Documentos de texto e apresentações podem ser criados e editados on-line . Arquivos podem ser enviados, organizados e compartilhados, independente dos formatos de arquivos.

Organização da informação em OpenGoo é feito usando espaços de trabalho e tags.

A aplicação apresenta a informação armazenada usando interfaces diferentes, tais como listas, painéis e exibições de calendário.


Tecnologia utilizada

OpenGoo usa PHP, Javascript, Ajax (ExtJS) e tecnologia MySQL.

Vários projetos de código aberto serviram de base para o desenvolvimento. A última versão do  ActiveCollab serviu de base para o código inicial. Inclui o Fckeditor para a edição de documentos online.

Requisitos de Sistema

O servidor pode rodar em qualquer sistema operacional. O sistema precisa dos seguintes pacotes:

    * Apache HTTP Server 2.0 +
    * PHP 5.0 +
    * 4.1 + MySQL (com InnoDB apoio)

No lado do cliente, o usuário só é obrigado a usar um navegador web moderno.

Histórico do OpenGoo

OpenGoo começou como um projeto de licenciatura na Faculdade de Engenharia da Universidade da República Oriental do Uruguai. O projeto foi apresentado e defendido pelo engenheiro de software Conrado Viña. Os engenheiros de software  Marcos  Saiz e Ignacio de Soto desenvolveram o primeiro protótipo de sua tese. Professores Eduardo Fernández e Tomás Laurenzo serviram como tutores. Conrado, Ignacio e Marcos fundaram a comunidade OpenGoo e continuam a ser membros ativos e  desenvolvedores do núcleo. A tese foi aprovada com a maior pontuação.

Actualmente, existe um segundo projeto para OpenGoo na mesma universidade a ser desenvolvido pelos estudantes Fernando Rodríguez, Ignacio Vázquez e Pedro Juan del Campo. O projeto visa desenvolver uma planilha de código aberto baseada na Web, recurso que o atual OpenGoo ainda não tem.

Links: http://www.opengoo.org/ (site)
http://demo.opengoo.org/ (demo)

Nenhum comentário:

Postar um comentário