segunda-feira, 14 de dezembro de 2009

DropBox, Seu Drive Virtual no Linux

Dropbox é um pequeno programa de sincronização para Linux, Mac e Windows. Por padrão, o Dropbox oferece 2 GB de armazenamento, de forma gratuita.  Se você precisar de mais espaço, porém, Dropbox também oferece opções de pagamento: 50 GB por US $ 9.99/mês ou 100 GB por US $ 19.99/mês.

Para instalar o Dropbox, abra o Synaptic e procure por "dropbox", em seguida, selecione o primeiro item na lista. Quando Dropbox é executado pela primeira vez, você será solicitado a criar uma conta. Isto lhe permitirá sincronizar seus arquivos em qualquer computador que tenha instalado Dropbox, bem como o portal de acesso on-line do Dropbox.



Dropbox irá criar uma pasta no seu diretório home. Todos os arquivos colocados nesta pasta serão automaticamente sincronizados com o servidor Dropbox e qualquer outro computador com Dropbox instalado (desde que o sistema esteja conectado ao Dropbox com as suas credenciais de usuário, é claro).


 

Dropbox exibe o status atual de sincronização de seus arquivos através de um pequeno ícone na bandeja do sistema. Um círculo verde  com uma marca que significa que seus arquivos são sincronizados. Um círculo azul significa que o Dropbox está atualizando seus arquivos. Tenha em mente que Dropbox não pode sincronizar os arquivos que estão sendo editados, por isso, se você estiver trabalhando em algo por um longo período de tempo,  poderia ser uma boa idéia  salvar e fechá-lo por um minuto ou assim, para permitir que o Dropbox possa fazer a  sua magia.




Se você estiver em um computador que não tenha Dropbox instalado, você ainda pode acessar seus arquivos através do portal on-line. Para isso, basta ir ao site Dropbox e fazer o logon. O portal também oferece uma lista de arquivos recentemente alterados ou adicionados, e permite monitorar alterações em arquivos preexistentes.



A última característica legal do Dropbox (que eu vou falar) é sua habilidade de compartilhar arquivos com outros usuários do Dropbox, a partir do portal na Internet ou diretamente a partir da pasta Dropbox em seu sistema. Infelizmente, eu ainda não descobri como obter o método mais recente para trabalhar com o KDE4, mas o portal ainda funciona bem. Basta navegar para o "guia de Compartilhamento", criar uma nova pasta compartilhada e convidar novos colaboradores.

Nenhum comentário:

Postar um comentário