terça-feira, 1 de dezembro de 2009

AVI Demux - Poderoso Editor de Vídeo no Linux

Avi Demux é um poderoso editor de vídeo para o Linux. Suas capacidades são quase equivalentes ao do Virtual Dub do windows, mas, ele lê mais formatos e possui toda uma gama de efeitos e filtros sem precisar de plugins ou programas auxiliares. O Avi Demux funciona como um Front End gráfico para o Mencoder/FFmpeg, dois poderosos programas de manipulação de vídeo no Linux em CLI.
Aqui, vamos dar uma receita de bolo para extrair arquivos MPEG de dentro de VOB's de DVD's.
Mas, para que você faria isso ???
Primeiro, para criar uma seleção pessoal de vídeos (pense em criar uma coletânea de video clips), ou ainda, extrair os arquivos MPEG de um vídeo VOB para aplicar uma nova trilha de áudio ou uma diferente legendagem.
Claro que depois de extrair os arquivos MPEG puros dos VOB's, você poderá utilizar um software de autoração de DVD's.
Nota: Para conseguir com sucesso a extração, é necessário que o vídeo VOB não esteja encriptado (CSS)



Para extrair o arquivo MPEG-2 é necessário importar um ou vários arquivos VOB que compõem o conteúdo do DVD.

Para ver mais claramente o que isso significa vamos olhar para a estrutura de um DVD. Se você inserir um DVD em um computador e usar um navegador de arquivos para olhar o que está no disco você vai ver um diretório VIDEO_TS e alguns arquivos de nomes diferentes dentro do mesmo. Por exemplo, você pode ver algo como isto:

É no VOB grande que estamos interessados. VOB significa Video objects, por isso pode parecer que esses arquivos são apenas arquivos de vídeo, mas eles também contêm informações de áudio e legendas. Para tornar um pouco mais confuso, VOB's podem conter mais de um arquivo de vídeo - este seria o caso de um DVD que permite alternar perspectiva (ângulo de câmera), por exemplo.

Alguns dos arquivos VOB contêm também informações de menu. O primeiro VOB que vemos neste exemplo, que é passível de conter um vídeo é VTS_01_1.VOB. Para testar se é o que você quer você pode tentar abrir o arquivo em um player de mídia como o  VLC.

A outra coisa que se vê quando abre um arquivo de DVD VIDEO_TS são vários grandes arquivos de vídeo do mesmo tamanho seguido por um menor. Esta é a probabilidade de ser um filme grande, porque há um Tamanho máximo de arquivos de DVD's de pouco mais de 1GB.
No entanto, por vezes, pode haver vários filmes que são divididos por "capítulos".

Para importar esses arquivos VOB para o Avidemux Selecione 'Arquivo' no menu Avidemux superior e escolha a opção 'Abrir':














Você verá agora uma navegador de arquivos e você deve localizar o DVD e abra a pasta VIDEO_TS:

Agora você precisa localizar o arquivo VOB que você deseja extrair. Basta destacar e apertar no botão 'Abrir' no canto inferior esquerdo - que irá escolher o arquivo VTS__01_0.VOB no exemplo acima. Isto irá abrir uma pequena janela que irá perguntar se você deseja indexar o arquivo:

índice

É uma boa idéia indexar  o arquivo, então pressione "SIM" (na verdade, o Avidemux não abrirá arquivos MPEG que não sejam indexados). Se houver mais de um arquivo VOB no diretório, em seguida, Avidemux irá perguntar se você deseja anexar os arquivos:











Você pode pressionar 'Sim' se você quiser acrescentar (juntar) todo os arquivos, criando um grande arquivo de mídia. Se isso não acontecer (ou se você clicar em 'Não'), então você pode adicionar os arquivos manualmente, clicando em selecionar 'Arquivo' no menu superior do Avidemux e clique no botão 'Anexar'.























Usando o Acrescentar(+Append) irá permitir que você escolha um ou mais arquivos VOB adicionais para se unir. Isso adiciona o conteúdo dos arquivos, sem esquecer o primeiro que você abriu. No entanto, não vamos fazer isso neste exemplo, em vez disso apenas pressione 'Não' e depois vamos ver uma caixa dizendo que o arquivo VOB que escolhemos está sendo indexado:










Isso pode demorar um pouco dependendo do tamanho do seu arquivo e de quão rápido a sua máquina é. Quando este processo estiver concluído, em seguida, Avidemux irá abrir o arquivo, isso vai demorar um pouco também. Quando isto acontecer você deve ver uma caixa de diálogo como esta:








Quando essa caixa de diálogo terminar você está pronto para mudar as configurações para salvar o arquivo.

Alterando as configurações e salvando como arquivo Mpeg2

Nós não queremos a re-codificar o áudio e vídeo, eles já são compatíveis com  DVD, mas nós queremos mudar o contêiner  para vídeo - PS. Para fazer isso, clique em 'Formatar' na frente do Avidemux e escolha MPEG PS:




























Então escolha: Salvar









Uma tela de diálogo de salvamento de arquivos vai aparecer:



























No campo de texto superior você precisa digitar um nome para o arquivo que você vai salvar (certifique-se que termina com '. Mpg') e pressione "Salvar" no canto inferior direito da janela acima. Você verá uma barra de progresso exibindo a forma como o processo de salvamento vai:























Quando o processo for concluído você não receberá nenhum aviso, mas você vai encontrar o arquivo onde você disse para o Avidemux salvá-lo.

Esta é apenas uma das capacidades do Avi Demux. Se você quiser se aprofundar, visite o link: http://en.flossmanuals.net/Avidemux/Introduction, de onde se origina esse artigo, e, veja todos os recursos que o Avi Demux oferece.

Nenhum comentário:

Postar um comentário