sexta-feira, 6 de novembro de 2009

VIA continua tentando Incluir seu DRM no Kernel



Em dezembro passado o pessoal do Linux na VIA Technologies lançou o seu código Chrome 9  DRM series, que é necessário para que o Linux suporte 3D com a nova geração de IGPs da VIA , mas esta versão inicial acabou sendo rejeitada para inclusão no kernel mainline com base de que  o resto da pilha  3D  para o Chrome 9 era de código fechado e alguns problemas com o próprio código. A situação era semelhante à do DRM Intel Poulsbo, que foi rejeitado de entrar para o mainline kernel do Linux no início deste ano.

Em  Julho último, o Chrome 9  DRM foi relançado com as aspirações de conseguir inclusão no mainline kernel do Linux, mas foi praticamente a mesma versão de Dezembro e ela também foi derrubada para a inclusão por causa de não haver clientes open-source  usando este driver e questões de segurança com o próprio código.

Em agosto, houve então um outro novo driver VIA 2D lançado, mas ao contrário de vários outros drivers VIA Linux por aí, este realmente usa o código DRM novo. Isso torna o código DRM, pelo menos, útil, um open-source 2D driver, mas dentro deste  Chrome 9 DRM continuam as partes 3D também, que não são usadas por nenhum código open source atualmente e nem a VIA liberou nenhuma amostra deste código  para testes e verificações de segurança da porção 3D .

VIA está tentando novamente inserir o seu  Chrome 9 DRM no kernel mainline do Linux . Na semana passada, Bruce  Chang, da VIA,  enviou um pedido à mailing list  para o mantenedor oficial do kernel DRM, David Airlie, mas não foi dada nenhuma resposta até agora. Nem positiva ou negativa.
Este VIA UniChrome DRM driver adiciona suporte para resolver um problema com a ACPI suspender / retomar, uma interface de comunicação com ddmpeg e V4L, e uma correção para um problema de travar o vídeo  causado por uma função de verificação. Sem nenhuma resposta, Bruce esta manhã "pingou" todos novamente. Nenhum  desenvolvedor respondeu ainda a este novo pedido, e fica no ar a questão se o DRM da Chrome 9 será inserido no kernel neste momento, mas vamos continuar a monitorar a situação.

Fonte:http://www.phoronix.com/scan.php?page=news_item&px=NzY2Ng


Comentário: Urge que as questões com a VIA (que sempre deu um suporte muito pobre ao Linux, mas, agora com a Intel e tantas outras empresas pulando no bonde do Linux está se mexendo ativamente para recuperar o tempo perdido) se resolvam com a maior brevidade possível. Uma vasta gama de usuários dos Chipsets VIA Chrome no Linux agradecem de coração...

Nenhum comentário:

Postar um comentário