sexta-feira, 13 de novembro de 2009

AMD anuncia suas novas plataformas Bobcat e Buldozer

A AMD  detalhou o seu roteiro para sua  plataforma de processadores para os anos 2010-2011 no dia da análise financeira de 2009. Dirk Meyer, presidente e CEO da AMD, também anunciou as  próximas microarquiteturas de desktop, codinome Bulldozer e Bobcat. Estas duas novas micro arquitetura seriam introduzidas em 2011. A nova plataforma para entusiastas, Leo (high-end),  será a sucessora da  plataforma Dragon atual.

A arquitetura Bulldozer  será baseada em silício de 32nm  e contará com 4-8 núcleos de processadores Zambeze para a plataforma Scorius . Esta plataforma Scorius trará novo socket, chipsets e também suporte para chips gráficos Radeon de 32nm . Chips Zambeze vão suportar Socket AM3 e também a memória DDR3. Para os gráficos, a AMD irá trazer gráficos ATI Radeon HD Série 6000 para a plataforma Scorius.


Bulldozer emprega multi thread  de uma forma que um único núcleo seria apresentado como dois núcleos para o sistema operacional. Esses processadores também terão controlador de memória integrado como os chips Intel Core i7 e Core i5 . A esta altura, o processador de 22nm da Intel, 8-core Haswell com processador integrado de vetores já estaria disponível.

Em 2010, a AMD irá responder à tecnologia Westmere de 32nm de seis de núcleo Gulftown (Q2 2010) da Intel com processadores de seis cores de 45nm, codenome Thuban. Por esta data, os chips Thuban estariam saindo junto com a nova série de chipsets AMD8xx, a nova ponte sul SB850 e a nova série de placas gráficas ATI Radeon HD 5000 .

Enquanto o segmento de desktops terá plataforma Lynx, que é feita a partir da tecnologia Llano 32nm APU com até quatro núcleos, DDR3 e suporte DirectX 11 em 2011. No ano seguinte, processadores com suporte a memória DDR3  quad-core   Athlon II vão chegar ao mercado , junto com as placas gráficas com DirectX 10.1 e o  chipset AMD RS880P. Este chipset terá novo southbridge SB810.



Bobcat é a microarquitetura da AMD voltada para o segmento de móveis e portáteis. Este microprocessador vai competir com o sucessor das atuais tecnologias Intel Atom,  Medfield SoC solution e com os  processadores da VIA da série Nano .
Direcionado para os segmentos netbook ultraportátil, a microarquitetura Bobcat, com nova tecnologia escalar, poderá reduzir o consumo de energia para  até menos de um watt. Embora maior do que o  desempenho do Atom,  foi impressionante quando a AMD declarou que o a família Bobcat teria 90% do poder de processamento dos chips atuais desktop. No entanto, o tamanho  do DIE de silício em que o Bobcat seria baseado não foi especificado.

Em 2011, a plataforma Brazos será introduzido com chips Bobcat de arquitetura dual-core  e "Ontário" APU (unidade de processamento acelerado). Este seria um verdadeiro concorrente ao Intel Atom e seria interessante ver se a AMD lança com menores preços.



Fonte: http://www.techtree.com/India/News/AMD_Bulldozer_Bobcat_Architectures_Detailed/551-107493-581.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário