quarta-feira, 14 de março de 2012

Flash Builder - No Linux


Pessoal,
Este ano eu tenho uma nova classe na  faculdade:  Desenvolvimento Web multmedia. E ... Adivinhem só? É tudo baseado em Adobe Flash ...
Enquanto todos os meus colegas ostentam seus notebooks, com aquele outro SO (que eu não vou nem citar), eles olharam para mim com desdém: Haha, você acha que será capaz de fazer os exercícios da aula? E realmente fazer alguma coisa de programação em Flash no Linux, ainda mais este PCLinuxOS desconhecido...
Bom, meu sangue ferveu, e me propus a fazer as coisas funcionarem, com o Linux, com o PCLinuxOS e o meu notebook.
E eu fiz. Eu consegui instalar o Eclipse e os plugins para trabalhar com desenvolvimento Flash.



Veja como:

  1. Instale o Eclipse(está nos repos)
    Baixe o Flash Builder para Linux, 4.5 - a partir daqui: http://code.google.com/p/fb4linux/downloads/list
  2. Descompacte-o, seguindo estas instruções: http://code.google.com/p/fb4linux/wiki/HowToInstall  - Mas só descompacte-o. O processo de instalação será um pouco diferente.
    Agora, você tem os seguintes diretórios: / eclipse

         / resources
         / plugins

     
  3. Procure / usr / share / eclipse - Use o seu gerenciador de arquivos preferido, como root.
  4. Quando achar o diretório acima, procurar os dois diretórios / resources e / plugins dentro dele.
  5. Copie o conteúdo dos diretórios Flash Builder / resources e / plugins para o diretório / usr / share / eclipse / resources e / plugins correspondentes
  6. Substituir os arquivos que tiver que substituir(opção sobrescrever arquivo)
  7. E, voilá
  8. Você terá Flash Builder para Linux instalado e funcionando. Deve aparecer no menu novo projeto, outros, Flash.  Facinho, facinho.

Espero que gostem

Saudações!

segunda-feira, 20 de fevereiro de 2012

Streets of Rage - Remake Versão 5 - Final - Rodando no Linux


Maravilhoso, fantástico, especial.
É assim que eu descrevo Streets of Rage - Remake.
Sim, isso mesmo, o remake do famoso jogo de Mega Drive, que muitos passaram horas de sua juventude jogando(eu inclusive).
Mas, o que pode ser dito de SOR-Remake ?
Bem, o jogo ficou em desenvolvimento por 8 anos, de 2003 a 2011, quando saiu a versão 5, final.
E, como ficou ? Bem, foi um jogo feito apenas pelo prazer de fazê-lo, então, os criadores não ganharam nada.
Mas, eu pagaria por ele. A qualidade deste fan-made game é maior do que muitos jogos comerciais pagos.
As músicas foram totalmente remixadas, e, estão tão boas que se pode botar a tocar, seja em MP3's ou celulares ou no seu tocador de áudio favorito. Você pode mudar as músicas do jogo também, alterando-as na pasta de músicas.
Os criadores fizeram um Remix, SOR1+SOR2+SOR3 mais dois estágios completamente novos e diferentes.
Os estágios originais estão lá, mas remodelados ou alterados. E, a cidade nunca pareceu tão bonita, com efeitos de luz, sombra, explosões que não havia nos originais(claro que respeitando o hardware limitado do Mega Drive)
E, agora, a história muda, de acordo com escolhas que se faz durante o jogo: Seguindo um caminho e não outro, pode afetar o final(aliás, são 8 finais diferentes possíveis... Uau)
E, não para nisso: Diversas opções, jogo co-op, jogo solo e jogo com a CPU como auxiliar. Exato, se não tiver nenhum amigo, jogue com o PC contra o PC.
E, diversas opções de jogo(aliás, dezenas, só que não aparecem logo de cara, tem que ser destravadas ao se jogar o game, comprando as opções com sua pontuação no game)
E diversos modos de jogo também, sendo destravados da mesma forma. Personagens secretos existem pelo menos 6, e novos personangens que os autores do jogo criaram especialmente para SOR-Remake(como Rhudra, uma lutadora encardida). Ademais, é possível liberar os alter-egos de todos os jogadores(outras versões do mesmo personagem, versão SOR1, SOR2, etc...)
Para quem jogava essa modalidade de jogo(o Beat-Em-Up, ou briga de rua no Brasil) ficará muito surpreso, pela energia que SOR-Remake injeta num gênero já considerado extinto(bem, até Final Fight 3 não apresentava mudanças muito significativas e mostrava um cansaço criativo da Capcom para com este gênero, sendo repetitivo e previsível)
E, como uma nota final, eu digo: Esse pessoal da BomberGames tem futuro. E muito brilhante.


Como Rodar Streets of Rage Remake 5 no Linux
O jogo Streets of Rage remake foi feito sobre o Bennu Game Development Framework.
Assim, para jogá-lo no Linux(nativamente, já que é possível jogá-lo via wine, mas, eu prefiro sempre o modo nativo), é necessário instalar o Bennu Game Developmente Framework para Linux.
As instruções que seguem servem para qualquer Linux(eu estou usando o PCLOS 2012).
 
  1. Faça o download da versão windows do Streets od Rage Remake 5(o link está logo abaixo)
  2. Baixe o Bennu Game Development Framework para Linux - http://www.bennugd.org/downloads/bgd-1.0.0RC27(r270)-installer.sh
  3. Na pasta onde baixou o  Bennu Game Development Framework, rode o script de instalação(como root)
  4. Pronto, o BGDF vai estar instalado.
  5. Agora, descompacte a versão para windows do Streets of Rage Remake 5, crie uma pasta para acomodar todos os arquivos, em sua pasta /home - SOR_Remake5, por exemplo.
  6. Dentro dessa pasta, abra um terminal e digite $ bgdi SorR.dat
  7. E, comece a jogar... O jogo vai executar em modo nativo.
Divirtam-se!
 
Site dos criadores: http://www.bombergames.net/sorr_project/
Link de Download: http://www.gamefront.com/files/20854...+Remake+v5.zip

segunda-feira, 6 de fevereiro de 2012

Desktop - A Próxima Fronteira

Android, num desktop perto de você em breve
O sistema operacional Android é um sucesso incontestável. Estava, há algumas semanas atrás, com uma média de 400 mil ativações por semana. Mas, não é apenas isso: Tablets, E-readers, gaming portable devices, tudo parece andar na direção do Android(e da arquitetura ARM). E, como uma evolução natural, a arquitetura ARM está, lentamente, se dirigindo a sala do servidor. É, parece inevitável.   

 

ARM no servidor ? Que piada...

Pois é, todos os críticos citam que a arquitetura ARM é apenas de 32 bits, não consegue fazer mult threads de forma efetiva e, o que rodaria nessa arquitetura ? Ainda mais como servidor... Mas, vários fatores estão impulsionando o desenvolvimento de servidores com arquitetura ARM: São muito mais baratos do que os Intel, e, muito mais eficientes em termos de consumo e dissipação térmica, a tão falada Green Computing Então, depois dessas informações, não é muito surpreendente o anúncio que a ARM estaria trabalhando para lançar versões 64 bits de seus processadores, mirando o espaço dos servidores Mas, o que tem a ver o apogeu dos processadores ARM e sua infiltração até nos servidores com o Android no desktop ? Muito, já que a expansão da ARM está forçando a Intel a se mexer...

 

Android no desktop – Cada vez mais perto...

O crescimento da arquitetura ARM, e, de quebra, de todo o ecossistema Android está pressionando a Intel a fazer algo. Depois de anos e anos fazendo processadores cada vez mais poderosos(e, por consequência) mais caros e gastadores de energia, a Intel está correndo atrás do prejuízo, sentindo a pressão da ARM cada vez mais perto, e, vendo sua influência ser minada. Não que a Intel não tentou, tentou, com o Meego(que graças a Nokia/MS foi por água abaixo) e agora com uma nova tentativa, o Tizen. Mas, estes esforços ainda são pouco.

 

O Poderio do x86 se esvai...

Mesmo a Microsoft, parceira da Intel de tantos anos, está falhando em se tornar relevante neste novo mercado móvel(celulares, tablets, netbooks), e, seus novos sistemas são recebidos com bocejos(no máximo). A Intel está acuada, por sentir que o veio de software legado(o que sempre empurrou a Microsoft) agora não tem mais tanta importância(e, nem relevância). E, a tentativa da Microsoft com os chips ARM já  começa com diversos problemas A nova plataforma ARM, no entanto, já tem o Linux como um de seus tradicionais sistemas operacionais(Debian Arm existe já há um considerável tempo).

 

Se você construir, eles virão

Exato, e, como a Intel não pode depender mais de sua maior parceira(que, aliás, está debandando para o lado ARM da força – já se tornou até uma licenciada ARM para produzir seus próprios processadores) O que a Intel está fazendo ? Tudo para o Android rodar muito bem na arquitetura x86, até o lançamento de chips que competem diretamente com os SoC's ARMs. E, alguns dizem até que a Intel irá desmantelar o reinado da ARM no segmento móvel E, tem mais: O kernel Android está sendo incorporado novamente ao main kernel do Linux

 

O que isto pode significar ?

Como Mr. Pogson escreveu, significa todo um ecossistema já bastante maduro(todas as Android Apps) se tornando disponíveis para o Linux, sim, aquele Linux comum(Debian. Ubuntu, etc...) poderá rodar os aplicativos Android. E, assim, o Android fará o caminho inverso do que a Microsoft pretende com o windows 8, fazendo um sistema operacional móvel ser executado no desktop.

 

Mas, e o Chrome OS ?

Apesar de ser um conceito radical, ter um sistema operacional que só funciona “nas nuvens” é algo que não está pronto para acontecer. Não agora, não temos a infra-estrutura que um sistema assim necessita. E, fora isso, quem vai confiar em guardar arquivos na “nuvem” ? Os webmails que existem já deram algumas provas que podem falhar, e, falhar feio.

 

O Que esperar...?

O fortalecimento da plataforma Android no desktop será uma evolução muito grande para o Linux. O sistema operacional que era recebido com desprezo, por grande parte das empresas de TI, como um brinquedo de hobbysta. Trará muito mais aplicativos para o ecossistema Linux(que agora são exclusivos da plataforma Android) e, certamente fará o Linux muito popular. No entanto, duas empresas, Microsoft e Apple, que não estão aguentando competir com o Android, e, estão recorrendo a processos na justiça para barrar o crescimento da plataforma, como irão reagir quando o Android começar a aparecer no desktop ?

segunda-feira, 30 de janeiro de 2012

Open Beats of Rage - Pancadaria solta no Linux


Beats of Rage é um programa freeware open source na velha tradição dos jogos beat'em up(Final Fight, Double Dragon)
É um motor(engine) de jogos de luta de rua, o qual pode ser modificado(modded) ao gosto do usuário, e, diversos jogos podem ser criados assim.
Originalmente feito pela equipe Senile Team e inspirado pela Sega e série de jogos SNK King Of Fighters, OpenBOR é a continuação de código aberto do Beats of Rage e fornece funcionalidades adicionais não disponíveis no Beats of Rage original. OpenBOR, atualmente é mantido pela LavaLit (http://LavaLit.com:8080).
Funcionando nativamente no Linux(já estou testando e está perfeito, antes jogava via wine)
Para baixar o engine, é necessário se cadastrar no site da Lavalit, para poder acessar a seção de downloads. Vale a pena, é muito divertido.

Telas






quinta-feira, 16 de junho de 2011

Finalmente, Flash no Linux como tem que ser!



O Adobe Flash sempre foi um desapontamento no Linux. Mal portado, mal programado, uma confusão que carrega o processador e, não raro, trava a máquina.
Mas, é este o suporte que certas empresas prestam ao Linux. De qualidade muito duvidosa.

A comunidade, mais uma vez, salva o dia
Mas, o que fazer se a empresa que criou o Flash não presta uma assistência decente ao Linux ?
Resolver o problema. E, foi isso que o desenvolvedor lovinglinux fez: resolveu o problema do Flash no Linux, criando o Flash Video Replacer.

O que é
É um Addon(complemento) para o Firefox que, como diz o nome, troca o player default do Flash no Linux pelo Mplayer, que é muito melhor para lidar com Linux.
Ele age melhor se estiver em conjunto com o Flash Blocker, já que impede que qualquer player em Flash seja carregado, e, permite que apenas a mídia(o vídeo em Flash) seja executado.
Basicamente, o complemento Flash Video Replacer identifica páginas de serviços famosos de vídeo(You Tube, Meta Cafe, Daily Motion, etc...) e substitui o player do Flash pelo Mplayer.
O Mplayer  reproduz os vídeos de forma muito mais eficiente, sendo leve, e, permite opções de escolher, se deseja o vídeo em FLV, MP4 ou até em WebM.
E, permite salvar o vídeo sendo reproduzido.

Características:
  • Flash não é necessáriao
  • Trabalha com Flashblock
  • Reproduzir vídeos embutidos no local, em uma nova guia, nova janela ou usando um leitor autônomo externo
  • Opção para selecionar o método de substituição por vídeo/site
  • Download de vídeo fácil, acessado através do menu da barra de ferramentas
  • Diretório de download configurável
  • Compatibilidade com DownThemAll
  • Detecção de vídeos do YouTube e Vimeo embutidos em sites de terceiros (só links)
  • Redirecionamento automático para o tocador de WebM no YouTube, quando disponível (sem plugin necessário)
  • Controle de qualidade de vídeo no YouTube
  • Feedback de qualidade de vídeo através de alertas
  • Opção de priorizar mp4 sobre flv quando possível
  • Opção para forçar o mime-type, a fim de lançar vídeos com diferentes plugins ou contornar incompatibilidades .

Como um bônus, o Flash Video Replacer acaba com as irritantes propagandas nos vídeos do You Tube. Um Addon mais do que recomendado.




sexta-feira, 11 de março de 2011

Atualizando as bases de dados do Clamav – Freshclam



Quando se instala o Clamav, uma das dificuldades que se encontra com ele é atualizar as definições de vírus.

O Clamav é constituído por diversos arquivos de assinatura de vírus, os bancos de dados de vírus.

São eles:
main.cvd , lançado em 14/11/2010, e que tem a base de assinaturas de vírus.
daily.cvd , que é atualizado diariamente, tem as assinaturas mais recentes de vírus.
bytecode.cvd, que é um arquivo usado para implementar assinaturas complexas de vírus, para encontrar diversas variantes de um mesmo vírus(mutações ou polimórficos)
safebrowsing.cvd, que é um arquivo de assinaturas que implementa ligação com o Google Safe Browsing e é atualizado diariamente.

Um dos arquivos, main.cvd, é atualizado quando se lançam novas versões do Clamav, sendo a mais recente a 0.97, de novembro de 2010.
Os outros arquivos, no entanto, são atualizados diariamente. Portanto, para se ter uma proteção confiável, é necessário atualizar as bases de dados do Clamav com a maior frequência possível.
Porém, geralmente, não consegue se atualizar. Uma das mensagens de erro é : “Base de dados não encontrada” - WARNING: getpatch: Can't download daily.cvd / bytecode.cvd / safebrowsing.cvd .

O Que Acontece ?

Ocorre que as definições padrão do Freshclam(que é a ferramenta de atualização das bases de dados) não especifica os endereços dos diversos mirrors de bases de dados do Clamav. O freshclam.conf vem com as definições padrão, que têm esses dados comentados (#).

O Que Fazer ?

Como root, procurar pelo arquivo freshclam.conf, em /etc/freshclam.conf e, com seu editor de texto favorito, adicionar a seguinte linha:


DatabaseMirror database.clamav.net


Essa linha poderá ser colocada abaixo dos mirrors de bases de dados do Clamav. Como é a base de dados fallback(de reserva), deverá funcionar bem em qualquer país do mundo.

Uma outra configuração a ser feita é habilitar o download do bytecode.cvd, inserindo-se as seguintes linhas:

# This option enables downloading of bytecode.cvd, which includes additional
# detection mechanisms and improvements to the ClamAV engine.
# Default: enabled

Bytecode yes


Também é possível baixar os arquivos de definições de vírus direto do site do Clamav, em http://www.clamav.net/lang/en/ , e, manualmente, baixar um por um os arquivos CVD e depois copia-los(como root) para /var/lib/clamav, que é o local padrão das definições de vírus.
Depois de configurado, rodar o comando freshclam num terminal como root.
Deverá resolver os problemas de atualização do Clamav.

sexta-feira, 25 de fevereiro de 2011

Sobre Perus, Águias e Plataformas em Chamas...



Passado algum tempo depois da fatídica sexta-feira, 11 de fevereiro, podemos olhar o acordo MS/Nokia de uma perspectiva melhor.
E, tirar melhores conclusões sobre ele.
Na verdade, os atos tresloucados da diretoria atual da Nokia, no final das contas, fazem muito sentido. Nós só não sabíamos de toda a história. E, jamais saberemos, é claro. Mas, com o pouco que veio à tona, podemos fazer uma imagem melhor dos diversos envolvidos.

Elop: Não demorou muito para vir a público que ele é o 7o maior acionista da Microsoft. E, seus atos na presidência da Nokia são muito eloquentes neste sentido. Fazer coisas como o “Memorando da Plataforma em Chamas”, que se pensava ser falso, é uma ofensa a toda a cultura da Nokia, e, a partir daí, as ações da empresa começaram a cair.
Na presidência da Nokia, ele age como um funcionário da Microsoft, ajudando uma empresa em detrimento da outra. Este tipo de conflito de interesses é algo que mereceria um escrutínio mais aprofundado, afinal, tais atitudes se enquadram perfeitamente como crimes de colarinho branco.

Conselho de acionistas da Nokia: Interessante saber que diversos grandes acionistas da Microsoft também tem muitas ações da Nokia. E, que eles escolheram sacrificar a Nokia agora, na tentativa de fazer a Microsoft melhorar no mercado. A manobra não adiantou, já que as ações da Nokia caíram 25% desde o anúncio do acordo, enquanto as da Microsoft continuam em baixa. As ações da Google, por outro lado, subiram 8% quando o acordo foi anunciado.

Symbian: Muito se fala, que o setor responsável pelo Symbian cresceu tanto em importância e poder político dentro da Nokia, que começou a engessar a habilidade da empresa em tomar decisões rápidas e ser ágil, e, obviamente, agiu para se auto proteger. O acordo com a Microsoft seria uma resposta ao grupo Symbian, terminando seus dias de influência dentro da Nokia.

Nokia: A Nokia, como empresa, não poderia ter tomado uma decisão pior. Num momento em que o hardware está se comoditizando, que os grandes lucros estão vindo de software e serviços, a Nokia joga fora a sua chance de poder controlar o seu destino, e, ter influencia em serviços(Ovistore – Mapas) e AppStores, para se tornar mais uma fabricante OEM da Microsoft. E, vai acontecer o que aconteceu no mercado de microcomputadores pessoais, onde o hardware foi uma grande fonte de renda apenas no início, com diversas marcas e diversos fabricantes. Quando o PC da IBM se tornou um padrão de indústria, apenas a Microsoft passou a lucrar alto com ele. O resto, fabricantes, OEM's e etc., foram ficando com margens cada vez mais apertadas.
E o que é pior: desde o anúncio do acordo, as ações da Nokia estão em queda livre, e, a empresa perdeu algo em torno de 11 bilhões de dólares em valor de mercado.

Sobre a Nokia, esperem ela se tornar muito mais agressiva contra os fabricantes de celulares que utilizarem o Android(processos de patentes), visto que tanto Elop quanto Horacio Gutierrez(Microsoft) afirmaram que vão proteger a propriedade intelectual conjunta das duas empresas.

Steve Ballmer: Este grande “estrategista”, CEO da Microsoft, tentou com esta manobra, salvar sua cadeira. Um plano muito bom, não fossem os concorrentes Google e Apple. Com esta manobra, praticamente, Ballmer transformou a Nokia em mais uma subsidiária da Microsoft, por 0 US$.
E, não é nada de novo. Ele já fez assim com o Yahoo, onde implantou Carol Bartz, e, o resultado todo mundo viu: Yahoo, de segunda empresa mais importante em buscas da internet, se tornou um nada, apenas uma casca vazia. E, esperem que aconteça com a Nokia o que já aconteceu com o Yahoo: encerramento de projetos, demissões em massa, extinção de setores.
Claro que tudo pode ser algum plano secreto de Steve Ballmer, ir desvalorizando a Nokia, até poder comprá-la por ninharia.

Intel: A Intel precisava desesperadamente da Nokia, tanto que uniu forças, criando o Meego, que era parte sua criação(Moblin) e parte o Maemo(Nokia)
Intel perde feio nos cenários de processadores embarcados e móveis, sempre atrás da ARM, que produz processadores RISC muito menores, eficientes em gasto de energia e dissipação de calor, sem perder potencia de processamento.
Na área embarcada/móvel, a Intel ainda tenta emplacar sua plataforma Atom, sem muito sucesso.
Agora sem a Nokia, Intel fica a deriva, procurando algum outro fabricante que se interesse por seu sistema Meego.

Qt: O pessoal da Qt, apesar de muito otimistas, estão suma situação delicada: Como o Symbian, oficialmente foi anunciado como uma plataforma em vias de extinção, o desenvolvimento futuro do framework Qt está ameaçado. Pelos planos de Elop, eles planejam vender mais 150 milhões de unidades com Symbian nos próximos dois anos e depois encerrar as atividades. E o que vai ser do Qt então ? Por ser um framework muito bom, Elop jamais iria deixá-lo sair do seu controle, afinal, iria concorrer com a plataforma windows da Microsoft. O mais certo é que ele faça como a Oracle fez com o OpenSolaris: Foi deixando-o morrer aos poucos, até encerrar seu desenvolvimento.
Por isso, urge forkar o Qt. Pelo bem do KDE, e, de tantos grandes programas escritos sobre a Qt.

Microsoft: Foi a única vencedora nesse acordo. Precisava desesperadamente que algum fabricante de peso “pegasse” a sua plataforma WP7, já que desde seu lançamento, o interesse por ela foi próximo de nenhum. E, conseguiu, simplesmente a maior fabricante mundial de celulares.
Com seu “funcionário” Elop na direção da Nokia, a Microsoft pode se aproximar de muitas patentes em telefonia móvel, e, com seus atos desastrados no leme da Nokia, o valor da empresa tende a diminuir cada vez mais.
A Microsoft consegue não só um fabricante para seu sistema abacaxi, como de quebra ainda poderá comprar uma Nokia quase falida, bem barato até.
Não é segredo que a Microsoft conseguiu este acordo a peso de ouro, pagou muito para a Nokia para que esta entrasse de cabeça no sistema operacional WP7, mas, mesmo com as “vantagens” para Nokia(economizar muito com cortes em R&D), estes atos não melhoraram as ações da Microsoft, que, anda torrando bilhões em suas aventuras desastradas on line(Bing, Xbox Live e agora WP7). Mas, a fonte de dinheiro da Microsoft é finita, e, eles já estão pedindo alguns bilhões de dólares emprestado. Claro que é coisa que não é muito noticiada, para que a empresa não tenha sua imagem de gigante da TI estragada.

Ninguém pode saber, no entanto, o que vai acontecer. Talvez a Nokia tenha sucesso com o celular movido a Meego que eles estão para lançar este ano. Quem sabe ele pode até atrair atenção novamente ao Meego e dar um novo sopro de vida à plataforma na Nokia. Talvez tenha sucesso até vendendo os celulares WP7. Talvez a Microsoft se endivide demais e venha a falir.

Tudo pode acontecer, mas, parafraseando Vic Gundotra, da Google, dois perus não fazem uma águia. E é isso que Nokia + Microsoft são hoje, duas metades, tentando fazer desesperadamente um inteiro.

sexta-feira, 11 de fevereiro de 2011

Sobre a Nokia descendo a ladeira com a Microsoft



Oh, rapaz, como eu queria escrever algo sobre essa farsa.
Bem, vamos começar a enumerar as questões:

1-Onde estavam as cabeças dos acionistas da Nokia, quando trouxeram  a bordo o Elop?
2-O homem é um burocrata, ele não é um tecnocrata. Quero dizer, ele vai fazer o que os burocratas fazem: cortar custos e demitir.
3-Nokia precisa de um visionário, não um burocrata. Eles precisam de um Jobs, e não outro Ron Hovsepian. E  coisas Hovsepianas é o que  Elop vai fazer.
4-Oh, não, o cara diz que está de pé sobre uma plataforma em chamas e, em seguida, ele tenta apagar fogo com gasolina ... Isso é incrível.
5-A Nokia tem vários anos de desenvolvimento com Symbian e uma quantidade razoável de tempo desenvolvendo o Meego. Eles atravessaram todo o caminho do mar, e, quando eles estão prestes a chegar à costa, o "CEO", diz: Não, vamos voltar atrás e esquecer tudo o que fizemos até agora. Jesus Misericordioso, que idiota.
6-E então, ele fala sobre os ecossistemas, dizendo que as tentativas da Nokia não produziram resultados. Ok, eu vou conceder essa pra ele, vamos dizer que seria verdade (não é). Bem, o que o Einstein faz então? Escolhe uma plataforma com NENHUM ECOSSISTEMA. Oh, rapaz, você tem certeza que esse cara não está sofrendo de privação de realidade?
7-Em seguida, faz todo o barulho que a Nokia está em apuros. Não está. Na verdade, a M $ está com mais problemas do que a Nokia. O fato é, a Nokia sofre porque é grande. O que é mais fácil de se movimentar? Um elefante ou uma formiga? O tamanho gigantesco da Nokia, é problema deles, eles não podem se mover rápido o suficiente, e não conseguem responder à velocidade da Apple, já que a Apple tem apenas Hypefone para cuidar, e nem a velocidade da Google, já que a Google só faz o sistema operacional, e não precisa se preocupar com o hardware.
8- Então, eu digo: Escolhendo WMP7 ao invés  das  próprias criações da Nokia vai ser um fracasso,  é apenas trocar o seis por meia dúzia. O problema da Nokia não é o sistema operacional móvel, é o seu tamanho e, se eles não fizerem algo a respeito, nem mesmo Einstein juntamente com, digamos, Alan Touring, pode salvá-los.

Digamos que a Nokia de hoje é como IBM dos anos 70. A IBM não podia competir com o crescente mercado de computadores domésticos. Em seguida, eles contrataram M $ para fazer seu sistema operacional. Bem, o resto dessa história todo mundo conhece: IBM quase foi por água abaixo, e M $ tornou-se um gigante poderoso, que ainda prejudica a TI até hoje. Parece que pessoal da Nokia não aprendeu com a história.

terça-feira, 7 de dezembro de 2010

Como Montar Um Servidor Caseiro de FTP - Parte 1


O interesse crescente por troca de arquivos nos leva a abordar o assunto servidor de FTP.
Atualmente, com todas as restrições que o filesharing está tendo, com processos de gravadoras, distribuidoras e até provedores de internet cancelando o serviço, montar um servidor caseiro de FTP para trocar arquivos com os amigos é quase uma necessidade. A vantagem? É uma conexão não promíscua, e, terá alto grau de confiança, já que apenas peers conhecidos estarão conectados. Mas, primeiro, um pouco de teoria.

FTP(File Transfer Protocol)
File Transfer Protocol (FTP) é um protocolo de rede padrão usado para copiar um arquivo de um host para outro através de uma rede baseada no protocolo TCP / IP, tal como a Internet. FTP é construído sobre uma arquitetura cliente-servidor e utiliza conexões de dados e controle separadas entre o cliente e o servidor. A conexão de controle fica na porta 21 e a conexão de dados na porta 20, ambas no lado do servidor. No lado do cliente as coisas mudam um pouco.
Usuários FTP podem autenticar-se através de username e senha, mas podem logar-se anonimamente também, se o servidor estiver configurado para permitir isso.

FTP Passivo e Ativo
Existem dois modos de FTP: Ativo e Passivo. Segue uma explanação de como eles funcionam

FTP Ativo
No FTP em modo ativo, o cliente se conecta a partir de uma porta não privilegiada aleatória (N> 1023) para a porta de comando do servidor FTP, a porta 21. Então, o cliente começa a escutar a porta N +1 e envia o comando FTP PORT N +1 para o servidor FTP. O servidor irá então se conectar de volta para a porta de dados  especificada pelo cliente  a partir da porta de dados local, que é a porta 20.

Do ponto de vista do firewall do lado do servidor, para suportar o modo FTP ativo, os seguintes canais de comunicação precisam ser abertas:

  • porta 21 do servidor FTP a partir de qualquer lugar (o cliente inicia a conexão)
  • A porta 21 do servidor FTP para portas > 1023 (o servidor responde à porta de controle do cliente)
  • A porta do servidor FTP 20 a portas> 1023 (Server inicia conexão de dados para a porta de dados do cliente)
  • porta do servidor FTP a partir de 20 portas> 1023 (O cliente envia ACKs para a porta do servidor de dados)
No diagrama abaixo, segue o esquema de como se opera a conexão entre cliente e servidor de FTP no modo ativo

FTP Passivo
No modo passivo, o cliente também abre a conexão contatando a porta 21 do servidor, entretanto, ao invés de iniciar a conexão imediatamente, o servidor responde avisando que o cliente pode contatá-lo numa segunda porta, escolhida aleatóriamente (a 2024, por exemplo). O cliente inicia, então, uma nova conexão na porta especificada e o servidor responde
enviando os dados.
Esta porta fica reservada ao cliente durante o tempo que durar a transferência. Em teoria, isto seria um limite ao número de clientes que poderiam se conectar simultaneamente, mas, na prática, seriam necessárias mais de 64.000 conexões simultâneas ao mesmo servidor FTP
para esgotar as portas disponíveis.

Do ponto de vista do firewall do lado do servidor, para suportar o modo passivo FTP seguintes canais de comunicação precisam ser abertos:

  • porta 21 do servidor FTP a partir de qualquer lugar (o cliente inicia a conexão)
  • A porta 21 do servidor FTP para portas> 1023 (o servidor responde à porta de controle do cliente)
  • portas servidor FTP> 1023 a partir de qualquer lugar (o cliente inicia conexão de dados com a porta aleatória especificada pelo servidor)
  • portas servidor FTP> 1023 para portas remotas> 1023 (o servidor envia ACKs (e dados) para a porta de dados do cliente)
No diagrama abaixo, segue o esquema de como se opera a conexão entre cliente e servidor de FTP no modo ativo
Dessa forma, no modo passivo, quem determina quais portas serão usadas pelos dados a serem transferidos é o servidor, e não o cliente, como no modo ativo.

Desvantagens do Modo Ativo

O principal problema do modo ativo é que, como a requisição de portas é feita no cliente, torna-se problemático para o firewall/NAT/Router lidar com as requisições do cliente.
No modo passivo, uma vez que é o servidor que determina quais portas vai usar, fica mais fácil de configurar toda a estrutura de firewall/NAT/Router.

Servidor Caseiro de FTP - Considerações
Para implementarmos com sucesso um servidor caseiro de FTP precisamos levar em conta qual será a estrutura que vamos ter.
Nosso servidor vai estar localizado numa máquina, atrás de um modem/router, numa rede local interna e se comunicando com o mundo através desse modem/router.
Como os provedores de internet bloqueiam as portas baixas, < 1024, teremos que configurar um NAT no modem/router para que os computadores externos possam acessar a porta de controle do FTP (21) e as portas de dados.
O modo ativo é bom o bastante para redes locais, principalmente atrás de um firewall/router, pois a utilização de portas aleatórias pelo cliente não vai prejudicar a conexão.
Mas, para conexões através da internet, será necessário usar o modo passivo, muito mais configurável.
E é claro, vamos precisar também de um programa servidor de FTP, para podermos realizar as ações de transferência de arquivos.
Bem, depois dessa breve introdução, da teoria sobre o que é FTP, vamos abordar como montar o servidor e todas as configurações necessárias para seu bom funcionamento.

Continua na parte 2

Como Montar Um Servidor Caseiro de FTP - Parte 2

Continuado da parte 1

Vamos precisar de um programa servidor de FTP. Escolhi o ProFTPD por ser um robusto servidor de FTP no Linux. E, facilmente configurável.
Para agilizar o processo, resolvi usar um front end gráfico para o ProFTPD, o GADMIN-PROFTPD.

Os Passos para configurar o servidor FTP caseiro:
  1. Instalar o GADMIN-PROFTPD.
  2. Configurar o Modem/Router para fazer o NAT para o FTP
  3. Configurar o GADMIN-PROFTPD.
  4. Começar a trocar arquivos.

1a. Baixar o pacote Gadmin-ProftpD para a sua distro aqui
1b. Instalar o pacote dpkg -i ou rpm -i pacote (dependendo da sua distro. Ou se tiver nos repositórios, melhor ainda)

O GADMIN-PROFTPD instala o ProftpD automaticamente.

2a. Acessar o seu modem/router e configurar  Advanced Port Forwarding Rules.
2b. É necessário configurar as regras de nat do modem/router para que as requisições de FTP externas possam alcançar o servidor de FTP na rede interna.
2c. No exemplo da figura abaixo,  configurei como porta externa de FTP a 2121, já que os provedores de internet bloqueiam as portas baixas (menores que 1024).
2d. E, fiz com que as requisições para as portas de dados do servidor (65524-65534) cheguem o servidor de FTP. Essas portas de dados serão definidas no servidor de FTP ProftpD, no modo passivo, e, serão passadas para o cliente.
2e. Observar que o item descrito em vermelho é o endereço IP interno onde o servidor de FTP vai estar.


3a. Configurar o servidor ProftpD.
3b. Observe a figura abaixo, você deverá:
  • Informar o IP externo de seu modem/roteador (onde está indicado em vermelho external IP here)
  • Marque configure NAT routing: ON
  • Agora vem a configuração do intervalo das portas para o FTP passivo. Eu coloquei em 65524-65534
  • As outras opções podem ficar iguais as da figura.
  • Configure para modo binário de transferência de arquivos.

  • Agora, continue a configurar o ProftpD. 
  • Default home directory pode ser /var/ftp/click_here
  • Agora, item importante: Download speed e upload speed. Esses dois valores é que vão determinar a velocidade dos seus downloads/uploads. Recomendo deixar em 1/3 do valor da largura de banda nominal, para dar folga para outros tráfegos.
  • Allow resume of broken downloads and uploads marcar ON
  •  Agora, clicar na aba Users
  • Adicionar um usuário(ou mais de um, se você quiser trocar arquivos com mais de um amigo ao mesmo tempo)
  • Indique como shell: /bin/null, para que o usuário de FTP não possa dar comandos no seu sistema, apenas os comandos de FTP.
  • Crie uma senha para esse usuário de FTP.
  • Marque as permissões que esse usuário vai ter: eu marco: list, upload, download, append, make dir. E não deixo o usuário sair do seu diretório de FTP (no up dir)
  • Passe a senha para o seu amigo
  • Clique em Activate para startar o serviço
  • Clique na aba Transfers para monitorar as transferências.
Tanto os arquivos que você for receber quanto os arquivos que você for enviar, deverão estar na pasta /var/ftp/click_here

Lembre-se que as transmissões de FTP não são criptografadas. Assim, tanto senhas como logins podem ser interceptadas através da rede. Uma boa política é mudar os usuários e senhas de FTP a cada nova sessão, mudar a porta de controle no modem/router, e, só ativar o serviço de FTP quando for transferir seus arquivos(upload/download).

Boas transferências!

Para saber mais: http://slacksite.com/other/ftp.html

quinta-feira, 18 de novembro de 2010

Kinect e Linux - Minority Report na vida real

Nós só vimos isso(até agora) em filmes, especialmente Minority Report, com Tom Cruise. Mas, os talentosos programadores da comunidade Floss já arranjaram uma utilidade para o caro acessório Kinect: Ser um receptor para controle multitouch no ar, sem touchpad ou nenhum outro acessório mais.

Aqui, veja o original de Tom Cruise



E agora, o demo do Kinect Multitouch no Ubuntu


Na tela pequena à esquerda, vê se a imagem do operador sendo rastreada, e, o resto da tela são as suas ações acontecendo em tempo real.
Para conseguir esse efeito sensacional, a interface usa o framework TISCH(Tangible Interactive Surfaces for Collaboration between Humans), que teve uma versão lançada recentemente (14/11/2010) com suporte ao Kinect.

Instalação
Sim você pode instalar este framework através da seguinte PPA:

sudo apt-add-repository ppa:floe/libtisch

sudo apt-get update && sudo apt-get install libtisch libtisch-dev libtisch-csharp libtisch-java libtisch-python


Post original de OMGUbuntu.co.uk AQUI

segunda-feira, 15 de novembro de 2010

Bem Vindo ao mundo de Auteria! - Novo MMORPG p/ Linux

O mundo da Auteria é o cenário para este MMORPG com uma grande variedade de paisagens, desde  selvas a desertos, montanhas, cavernas, vilas e cidades.
Embora provavelmente você vá concordar que este é um cenário bastante comum para um MMORPG mesmo no Linux, que tem uma escolha mais limitada do que outras plataformas, têm algumas coisas que fazem Auteria se destacar das demais alternativas e este review vai explorar os aspectos únicos de Auteria.

O enredo conta como um rapaz caiu através de um portal mágico para o mundo  de Auteria, onde você se encontra (e, a missão principal é responder à pergunta de onde este pioneiro acidental se encontra)

Auteria está disponível como um binário pré-compilado para você apenas descompactar e executar de imediato - O download não é muito grande também.

A criação de personagens é o primeiro ponto de parada para qualquer novo aventureiro, começando com a escolha do seu sexo,  estilo de cabelo, etnia, etc...  Não há qualquer alteração de stats na tela de criação e todos começam com o mesmo nível de habilidade, deixando para o jogador a forma como suas habilidades se desenvolvem. Assim, seu personagem poderia ser Mago ou Guerreiro, Curador ou Enchanter (ou mesmo uma mistura de todos - ou algo totalmente diferente)

Sua aventura começa em um lugar chamado Hometown, que é um conjunto de cabanas de madeira, em uma praia. Até o nível 20 você será capaz de retornar imediatamente para este local, digitando ".beam " no console, que também vai usar para bater papo com outros personagens (humanos).

O cliente Auteria é muito simples de entender, sua interface clara e intuitiva permite  se familiarizar com o jogo rapidamente. A ajuda está à mão sobre qualquer item apenas passando o cursor do mouse sobre ele.

Auteria lida com o progresso do personagem de uma maneira muito semelhante a Eternal Lands, com você tendo os níveis de habilidade para coisas como o ataque, magia, colheita, culinária, etc, tudo que contribuir para a sua  classificação geral de XP.

Mesmo na pequena área explorada, armaduras e armas parecem muito variadas e podem ser compradas em lojas / revendedores ou descartados aleatoriamente por criaturas durante suas batalhas.

Conclusões

Auteria tem todos os ingredientes de um grande MMORPG. Existem cavernas de visual belíssimo e cidades verdadeiramente pitorescas. Embora  certos lugares pareçam muito impressionantes e exijam um sistema surpreendentemente modesto  para rodar no máximo, há também algumas grandes áreas de espaço aberto que se parecem desertas e pouco povoadas.
Acho que esta característica é a questão principal de Auteria - a falta de jogadores. Um dos elementos mais importantes de um RPG online é a comunidade que o joga. Aqui é onde Auteria cai um pouco e, enquanto não há nenhuma razão para que você não possa desfrutar de Auteria como uma experiência a solo, é o elemento MMORPG que atrai os usuários. Isto  é uma pena, enquanto as pessoas elogiam Planeshift, Eternal Lands & Regnum e outros, este título tem  sido negligenciado. Fundamentalmente, este é um título sólido e acho que poderia ser verdadeiramente grande, a medida que mais pessoas o descubram.

Graficamente, Auteria é impecável. As músicas mudam para se adaptar ao ambiente em que se está jogando e, apesar de serem agradáveis e bem construídas,  são bastante curtas em duração, o que significa que podem tornar-se cansativas rapidamente.

O número de quests parece impressionante. Eu praticamente não deixei a noob area do jogo e já existe uma enorme quantidade de tarefas que irão  mostrar como a mecânica do jogo funciona, e, ensinarão novas habilidades (mas, irá prover os meios para o seu personagem evoluir/subir de níveis).
 Você só pode jogar com uma raça humana e eu sugeriria que talvez outras raças fossem oferecidos no futuro, o que ainda poderia ser inserido no enredo de Auteria.

O jogo é muito fácil de jogar e a gui é muito intuitiva, porém acho que leva muito tempo  para  o seu personagem sair para fora das  áreas noob,  e equipá-lo com algumas armas poderosas. Isso pode deixar muitas pessoas desanimadas, mas para aqueles que não se abaterem com isso, vão  encontrar um jogo imenso e variado, de ótimo gameplay e uma experiência muito gratificante. Há alguns toques muito legais, logo no início do jogo, que dão ao jogador uma visão tentadora do que está por vir. Principalmente, você é levado a um passeio dragão em uma das primeiras missões, onde você pode ver a enorme paisagem  de uma pequena parte do mundo do jogo .

A comunidade que existe em Auteria, embora pequena, parece experiente e útil com jogadores que parecem estar casa, dada a experiência que têm com o jogo. Eles ficam muito contentes em ajudar, um aspecto muito importante de todo o MMORPG que deseja criar uma sólida comunidade.

De mais a mais, este é um grande jogo que precisa desesperadamente da sua ajuda. Se você ainda não experimentou ou está procurando uma mudança, seja  de Eternal Lands, Regnum Online,  etc..., então eu recomendo que você experimente  este título. Você não vai se arrepender.

Site: http://www.auteria.com/index.php


Eu gostaria de agradecer ao Tim, do site Openbytes, que gentilmente permitiu que eu traduzisse e postasse este artigo aqui.  Link para o artigo original

I would like to thank Tim, from Openbytes, who kindly allowed the translation of his original post. Original post here.