segunda-feira, 18 de janeiro de 2016

Usando Múltiplos APK's Android com o Arc Welder




Bom, agora vou discorrer sobre uma dica muito legal do Arc Welder, o emulador Android nativo para o Google Chrome, e, por conseguinte, para o nosso PCLinuxOS.


Como vocês podem ver aqui, normalmente o Arc Welder só permite a instalação de um APK por vez. O próximo APK instalado remove o APK anterior.
Mas é possível instalar vários APK's com o Arc Welder.

Como ?

Fácil, só seguir os passos:

A) No menu aplicativos Google, clique no Arc Welder
B) Clicar no ícone Add Your APK 


C) Escolha o APK que você quer instalar  
 D) Faça todo o processo normal de configuração do APK Android (orientação, resolução da tela, tablet ou fone móvel.

E) Agora vem a parte importante e que faz a diferença: Em vez de clicar em Launch App, clique em Download Zip
 
F) Agora, o APK Android preparado e zipado para o Arc Welder deverá estar na pasta /Downloads (ou em qualquer outra que você tenha definido para seus downloads).

G) Na sequência, você deverá abrir as configurações do Google Chrome, selecionar Extensões, habilitar o modo Desenvolvedor

 H) Depois, no seu navegador de arquivos (PCManFM, Caja, Dolphin, etc…), abra o pacote APK zipado e extraia o seu conteúdo numa pasta (pode ser Chrome_Apks ou o nome que você desejar).

I)  No Chrome, Configurações, Extensões, clicar em Carregar extensão expandida

J) No diálogo de “Abrir Arquivo” que se seguirá, aponte para a pasta onde você extraiu o pacote APK zipado, e pronto, vai adicionar o APK Android como um aplicativo do Google Chrome no menu de aplicativos, e, você poderá repetir o processo tantas vezes quanto quiser.

Ok ?
Espero que gostem, e possam usar seus apk's favoritos tanto no seu Android quanto no seu PCLinuxOS.

segunda-feira, 11 de janeiro de 2016

Jogando Arcane Legends no PCLinuxOS


 Arcane Legends é um MMORPG baseado em browser de fantasia em 3D da SpaceTime Studios. Ao contrário dos MMORPGS de browser tradicionais, Arcane Legends também está disponível em dispositivos IOS e Android, como tablets e telefones,  Ipad's e Androids são suportados. Isto permite jogar em diversas plataformas sem a necessidade de uma conta separada, tornando mais fácil para os jogadores jogar em qualquer lugar, seja naquela fila de ônibus, esperando a sua vez no banco…

No início do jogo os jogadores irão escolher uma das três classes, incluindo o Guerreiro, o Rogue, e Mago. Enquanto os jogadores progridem, cada uma dessas classes desbloqueará várias habilidades que podem ser especializadas, a fim de personalizar um estilo de jogo preferido dos jogadores. Não há ataques automáticos em Arcane Legends. O jogo, ao invés, utiliza um sistema mais RPG de ação pelo qual os jogadores devem tocar ou segurar o botão de ataque, a fim de realizar uma série de ataques rápidos ou um único, mais poderoso, ataque carregado.

As 3 Classes do jogo

Os jogadores também serão capazes de escolher um animal de estimação no início do jogo, que segue o jogador ao redor e vem com os seus próprios atributos e habilidades. Os jogadores não precisarão recolher os drops dos monstros do jogo, já que seu pet se encarregará disso. O jogo apresenta mais de 40 animais de estimação exclusivos para os jogadores colecionarem durante sua jornada.

Agora, uma breve análise de algumas características do jogo.


Gráficos
Os gráficos são muito bons, bem no estilo cartoon. São gráficos de nível do Playstation 1, mas, muito bem-feitos e coloridos. Com bons gráficos, apesar de simples (a contagem de polígonos não é alta), garante um bom desempenho em todas as plataformas, tablets, celulares e até computadores / laptops mais antigos.

Tela de Abertura

Gameplay

Há toneladas de bandidos para se destruir através das diversas paisagens do jogo, com uma breve lista de habilidades atualizáveis para complementar os ataques, quests, leaderboards, uma miscelânea de animais de estimação para colecionar e colocar a trabalhar pelo jogador e uma variedade infinita de drops para recolher em vários níveis de raridade. A base dos jogos hack'n' slash  é muitas vezes perdida na tradução do PC para o celular, mas Arcane Legends captura a essência do gênero admiravelmente, tendo uma jogabilidade consistente em todos os clientes (PC, Celular e Tablet).
Não é um jogo difícil de aprender, é uma jogabilidade simples e direta. Porém, muito divertido. É fácil entrar no continente de Arlor e pegar as manhas do jogo, melhorando seu personagem a partir daí.


Som
O som é muito bem-feito, com músicas compostas especialmente para o jogo, bastante climáticas, e, com bom voice acting e efeitos sonoros.

Pontos Principais
  • Grande mundo persistente (semi-aberto), com muitos mapas diferentes para explorar.
  • Hack and slash de ação e combate.
  • Três classes diferentes (Guerreiro, Rogue, Mago).
  • Muitos animais de estimação para colecionar e treinar para lutar ao seu lado.
  • Milhares de jogadores online para interagir em um mundo persistente.
  • Mais de mil diferentes armas, armaduras e itens para descobrir.
  • Diversas montarias para viajar em todos os lugares dos mapas.

Requisitos: Ter um navegador Google Chrome atualizado.
URL: http://www.arcane-legends.com/
Chrome Web Store: https://chrome.google.com/webstore/detail/arcane-legends/ibmlkgieigeddcedpbijnpojheoddido?hl=en

quinta-feira, 7 de janeiro de 2016

Resolvendo o Problema de Áudio com Vídeos do Youtube no PCLinuxOS

Uma das coisas mais irritantes do Linux é ter que lidar com o áudio.
Sim, apesar do PulseAudio, que mais traz problemas e dores de cabeça do que adianta, muitas vezes instalamos nosso Linux favorito, o PCLinuxOS, em computadores com saída HDMI e lá se vai o nosso som.

Algo não funciona, ou o som no navegador não sai, ou vídeos do You Tube ficam mudos.
Daí, parte-se para o Pulse Audio, e, aparentemente os problemas acabam.

Só que não, afinal o PA também insere alguns problemas, ao acabar com outros. Notadamente, emuladores e outros programas que não funcionam com o PA ou programas do windows via Wine ficam com o som horrível.

Então, ficamos com duas opções: Ou usamos o PA e temos som em todas aplicações (e som horrível no Wine e outros programas) ou não usamo o PA, e temos bom som em todos os programas, mas, mudo em algumas aplicações (Vídeo do You Tube, por exemplo).

Era uma questão de escolha, mas, sem poder ter as duas coisas: Ou se era feliz ou se comia o bolo, mas, ser feliz e comer o bolo era impossível…

Até agora…

Sim, é possível habilitar o áudio no PCLinuxOS, mesmo com saída HDMI, de forma que apenas a placa de som do computador seja usada, e, o som não fique mudo no navegador ou outros programas.
Mas como ? Primeiro, vamos ver como funciona o áudio e o porquê de não sair áudio nas “caixas de som” quando se tem dispositivos HDMI conectados (ou embutidos no chipset).

HDMI: Uma segunda fonte de som
Sim, a saída de áudio HDMI é uma segunda fonte de som. E, quando o som é configurado, quando da instalação do PCLinuxOS, geralmente a saída HDMI é automaticamente selecionada como a saída padrão.
Isso seria ótimo, se não fosse trágico. Ocorre que isso só faria sentido se tivéssemos monitores com saída de áudio. Como esse recurso é comum apenas em TV's, para computadores desktops setar a saída padrão para a placa HDMI é inútil, causa grande frustração e, leva o usuário a apelar para o Pulseaudio.

Mas, é possível mudar a configuração padrão do ALSA, para apontar como saída de áudio default a placa de som do computador e esquecer a saída HDMI.

Como ?

Não muito óbvio, mas, não muito difícil tampouco.

Asoundrc – O Arquivo de configuração Extra

Conforme está listado aqui: http://www.alsa-project.org/main/index.php/Asoundrc é um arquivo de configuração que está localizado geralmente em $HOME/.asoundrc
Para cada um dos usuários do computador, há um arquivo desses. Este arquivo permite um controle maior sobre a saída de som, valores de taxas de amostragem e redirecionamento da saída padrão.
E, é esse arquivo que vamos modificar, para modificar a saída padrão do ALSA.
O que acontece é que, na configuração, quando o sistema é instalado, a primeira placa de som é identificada como a saída padrão. E, via de regra, é a placa HDMI.



Mudando a Configuração Padrão de Áudio
Agora que sabemos porquê as coisas são como são, vamos aprender como mudar essa configuração que não nos interessa. Como fazer ? Seguindo os passos abaixo:

1º Identificar as placas de som reconhecidas no sistema. Eu vou dar como exemplo a configuração que eu trabalhei, numa máquina HP, com chipset Intel (som, gráficos e saída HDMI).
Abra um terminal e digite: cat /proc/asound/cards
Meu resultado foi:
0 [HDMI ]: HDA-Intel - HDA Intel HDMI
HDA Intel HDMI at 0xf7c34000 irq 45
1 [PCH ]: HDA-Intel - HDA Intel PCH
HDA Intel PCH at 0xf7c30000 irq 46

Ou seja, duas placas de som reconhecidas, sendo a placa 0 a saída HDMI, e placa 1 a saída de áudio normal do computador.

2º Agora, temos que ver como está a configuração do sistema de som no arquivo .asoundrc
Faça assim, num terminal digite cat .asoundrc

Meu resultado foi:

# playback PCM device: using loopback subdevice 0,0
pcm.amix {
type dmix
ipc_key 219345
slave.pcm "hw:Loopback,2,0"
}

# capture PCM device: using loopback subdevice 0,1
pcm.asnoop {
type dsnoop
ipc_key 219346
slave.pcm "hw:Loopback,0,1"
}

# duplex device combining our PCM devices defined above
pcm.aduplex {
type asym
playback.pcm "amix"
capture.pcm "asnoop"
}

# ------------------------------------------------------
# for jack alsa_in and alsa_out: looped-back signal at other ends
pcm.ploop {
type plug
slave.pcm "hw:Loopback,1,1"
}

pcm.cloop {
type dsnoop
ipc_key 219348
slave.pcm "hw:Loopback,1,0"
}

# ------------------------------------------------------
# default device

pcm.!default {
type plug
slave.pcm "aduplex"
}

Agora, vemos que está configurado como padrão a saída HDMI, na seção # default device.

3º Agora, com um editor de texto, abra o seu arquivo .asoundrc e procure a seção # default device.
Mude o que estiver para o seguinte:

# default device

pcm.!default {
type hw
card 1
}

Ou seja, mudados a saída padrão de som, do HDMI (placa 0) para a saída do computador (placa 1).

Agora, encerre a sua sessão, deslogue e logue novamente, e, o som do navegador Firefox, do Google Chrome e tantos outros programas vai sair nos alto-falantes do computador, não mais para o HDMI, e, não haverá mais silêncio. Ehehehehehe.

Bem, há que se notar uns detalhes.

  • Primeiro de tudo, observe qual a sua configuração de som, em cat /proc/asound/cards, pois este exemplo que eu coloquei aqui foi para um chipset Intel de vídeo e áudio. Há a necessidade de estudar cada caso, pois, pode haver uma combinação de hardware bem diferente (placas de vídeo Nvidia, placas de som ou microfones USB, e etc…). Mas, as instruções são as mesmas, só é necessário adaptar para cada caso.
  • Sempre faça um backup do seu arquivo .asoundrc antes de mexer nele. Caso haja algum problema, poderá ser revertido facilmente.


E, finalmente, desabilite o PulseAudio, que é um peso morto, comendo processamento do computador, quando é tão simples de se fazer a mudança.

Ok ?



PS.:
Em tempo, meus amigos...
Nossos queridos "amigos" no Google mudaram a
API do YouTube, para forçar vídeos HTML5 no YouTube.
Bem, áudio HDMI não funciona bem com o Firefox. Os vídeos ficam mudos, mas funcionam muito bem no Chrome.
Hmmm, isso me lembra da MS e os seus velhos truques. Para
ter som ativado com YouTube sendo executado no Firefox,
você tem que fazer uma coisa agora: instalar um addon no
Firefox, chamado YouTube Flash Player para o Firefox, versão 1.4.0.
Ok? Instale-o e você terá som novamente no Firefox com vídeos do YouTube, em máquinas com saída HDMI.

https://addons.mozilla.org/en-US/firef ... don/youtube-flash-player/