quinta-feira, 28 de novembro de 2019

Desgooglando-se (Parte 7 - o Android)


Chegamos na parte 7 desta série, e, vamos abordar o sistema operacional para celulares da Google, o Android.
Android foi criado por Andy Rubin, em sua empresa, Android Inc, fundada em 2003, em Palo Alto, Califórnia.


Um pouco de história...

O Android Inc. foi fundada em Palo Alto, Califórnia, em outubro de 2003 por Andy Rubin, Rich Miner, Nick Sears e Chris White.  Rubin descreveu o projeto Android como “um tremendo potencial no desenvolvimento de dispositivos móveis mais inteligentes, mais conscientes da localização e das preferências de seu proprietário”. As primeiras intenções da empresa eram desenvolver um sistema operacional avançado para câmeras digitais, e essa foi a base de seu discurso aos investidores em abril de 2004. A empresa decidiu então que o mercado de câmeras não era grande o suficiente para seus objetivos e, cinco meses depois, havia desviado seus esforços e estava lançando o Android como um sistema operacional para aparelhos mobile, o quê  rivalizaria com o Symbian e o Microsoft Windows Mobile.

Rubin teve dificuldade em atrair investidores desde o início, e a Android, Inc. estava enfrentando despejo de seu escritório.

Em julho de 2005, a Google adquiriu a Android Inc. por pelo menos US$ 50 milhões.  Seus principais funcionários, incluindo Rubin, Miner e White, ingressaram na Google como parte da aquisição. Não se sabia muito sobre o secreto Android na época, com a empresa fornecendo poucos detalhes além do que estava produzindo software para celulares.  Na Google, a equipe liderada por Rubin desenvolveu uma plataforma para dispositivos móveis com o kernel do Linux. A Google comercializou a plataforma para fabricantes de celulares e operadoras com a promessa de fornecer um sistema flexível e atualizável. A Google havia “alinhado uma série de componentes de hardware e parceiros de software e sinalizado às operadoras que estavam abertas a vários graus de cooperação”.
O Android é o sistema operacional mais vendido em todo o mundo em smartphones desde 2011 e tablets desde 2013. Em maio de 2017, conta com mais de dois bilhões de usuários ativos mensais, a maior base instalada de qualquer sistema operacional e, em dezembro de 2018, a Google  Play Store possui mais de 2,6 milhões de aplicativos, indicando o sucesso incontestável da plataforma. Graças a natureza “aberta” do Android, muitos outros sistemas operacionais se basearam nele (FireOS, Lineage, Indus OS, LeWa OS, LineageOS, MIUI, OmniROM, OxygenOS, Paranoid Android, Replicant entre outros).

O perigo mora no bolso

Eu já discorri bastante sobre como a Google monitora os usuários de seus serviços, portanto, não vou repetir aqui.
Apenas vou ser mais específico no assunto Android. Sim, você pode ter um celular Android, mas, para ter os aplicativos, deve ter uma conta com a Google. Com uma conta Google, a empresa estará apta a espionar você, saber quais são os seus aplicativos, e, principalmente, graças aos Google Play Services, saber mais de você do que sua própria família.
Google Play Services, o coração da espionagem
O Google Play Services é o coração de qualquer dispositivo Android. O Play Services atua como a principal  infraestrutura, que  funciona como uma ponte entre vários aplicativos e o Android. O Google Play Services atua como uma medula espinhal entre o SO e as Apps. E, o que é pior, não é desinstalável.
O problema com os G-Services é que consome muitos dados e bateria.  O aplicativo não apenas consome os dados da Internet, mas também realiza data mining sobre os dados pessoais do usuário, ocupa ando uma boa parte do espaço de armazenamento do celular.
Como podemos começar a burlar os Google Play Services ? Não é fácil, devido a grande integração dos serviços da Google com a própria infraestrutura da internet, mas, vamos tentar.


Micro-G, alternativa livre da Google

O microG  é uma reimplementação de software livre do Google Play Services. Ele permite que aplicativos que chamam APIs proprietárias do Google sejam executados em ROMs baseadas em AOSP, como Replicant e LineageOS. Atuando como um substituto das Google Apps (GAPPS), proprietário, é uma ferramenta poderosa para recuperar sua privacidade e liberdade enquanto desfruta dos principais recursos do Android.

Recursos
    •  Ative os Serviços do Google e estenda o suporte a aplicativos
    •  Serviço de localização On / Offline
    •  Fácil na bateria, memória e CPU
    •  Sem bloatware
    •  Funciona em dispositivos reais, emuladores de teste e infraestrutura móvel virtual
    •  Grátis (código aberto) (licença Apache 2.0)


Requisitos de sistema

Seu sistema Android precisa oferecer suporte à signature spoofing, para que o GmsCore possa fingir a existência dos Google Play services oficiais para aplicativos que chamam APIs do Google.
O GmsCore inclui o módulo Provedor de Localização de Rede Unificada (UnifiedNlp), que lida com chamadas de aplicativos ao provedor de localização de rede do Google. Ele se baseia no backend de pesquisa de localização e endereço, que deve ser instalado separadamente. Para mais informações sobre o UnifiedNlp e seus back-end, consulte o wiki do módulo.
Para uma instalação microG completa, considere instalar um aplicativo de substituição do PlayStore, bem como o módulo Services Framework Proxy (GsfProxy) para fornecer o serviço de mensagens push do Google.  UnifiedNlp, mesmo se você estiver usando o GmsCore.
Infelizmente, não pode ser integrado a uma instalação de Android já existente, mas, pode ser usado com ROMS livres do Android (LineageOS, Replicant, etc…)

Libere seu Android com Software Livre!

O Repositório F-Droid é um catálogo facilmente instalável de aplicativos gratuitos e de código aberto para Android. Com o F-Droid, é fácil navegar e instalar aplicativos no seu dispositivo e acompanhar as atualizações. Você também pode navegar no repositório com um navegador da Web e fazer o download do aplicativo diretamente de lá, se não quiser  executar o cliente F-Droid no seu dispositivo(side loading).
Todos os aplicativos no repositório padrão devem ser software livre e de código aberto – por exemplo, liberados sob uma licença GPL ou Apache. São feitos todos os esforços para verificar se esse é realmente o caso, tanto pela inspeção visual da fonte quanto pela criação do aplicativo a partir da fonte publicada.
O software que relata a atividade do usuário sem permissão (por exemplo, via Google Analytics) ou rastreia o comportamento do usuário (por exemplo, a maioria das plataformas de publicidade) é especificamente excluído do repositório do F-Droid, assim como o software com o objetivo principal de interagir com um serviço de rede não-livre. É claro que você tem a liberdade de configurar seu próprio repositório para esse tipo de software – a fonte do servidor está disponível e o cliente permitirá a adição ou remoção de repositórios como achar melhor.
O F-Droid se originou como um fork do Aptoide. O F-Droid pode ser instalado a partir do seu site(https://f-droid.org/) ou no Aptoide, mas não está disponível para download na Google Play Store (por quê será ?).
Para instalá-lo, você deverá permitir instalação de pacotes de terceiros, nas suas configurações.
No repositório F-Droid, você encontra alguns aplicativos para interagir com a Google Play store, preservando sua privacidade.


Yalp Store

A Yalp Store permite baixar aplicativos da Google Play Store como arquivos apk. Ele pode procurar atualizações de aplicativos instalados e permite procurar outros aplicativos. O Yalp salva os aplicativos baixados na sua pasta de download padrão. Outros recursos incluem categorias de navegação, visualização e saída de comentários, aplicativos de listagem em preto / branco para atualizações, aplicativos de filtragem por serem gratuitos / pagos e conter / não conter anúncios.
Para complementar os recursos relacionados ao Google Play, a Yalp Store possui recursos comuns do gerenciador de pacotes: listar, executar, instalar e desinstalar aplicativos locais.
Se o root estiver disponível, a Yalp Store poderá atualizar seus aplicativos em segundo plano, instalar e desinstalar aplicativos do sistema.
Por padrão, a Yalp Store se conecta aos serviços do Google usando uma conta interna, para que você não precise possuir uma conta do Google para usá-la. O único motivo para usar uma conta ativa do Google é acessar os aplicativos pagos que você possui. Ou, você pode usar uma conta fake, para que a Google não possa rastrear os aplicativos que você baixa pelo Yalp Store.
Infelizmente, este aplicativo não recebe atualizações há mais de um, e, devido as mudanças que a Google aplicou na Play Store, não está mais operacional.


Aurora Store

A Aurora Store é um cliente FOSS não oficial da Play Store do Google, com um design elegante. A Aurora Store não apenas baixa, atualiza e pesquisa aplicativos como a Play Store, como também capacita o usuário com novos recursos.
Para aqueles preocupados com a privacidade, a Aurora Store não exige que a estrutura proprietária do Google (spyware?) funcione. Funciona perfeitamente com ou sem Google Play Services ou MicroG. No entanto, aqueles que ainda dependem desses serviços também podem usar a Aurora Store!
Embora a Aurora Store tenha sido originalmente baseada na loja Yalp de Sergei Yeriomin, a v3.0 é uma reescrita limpa e completa do zero que segue o Material Design e é executada em todos os dispositivos com Android 5.0 ou superior.

Recursos
    • Software Livre / Código aberto
       Possui licença GPLv3
    • Belo design
      Construído com base nas mais recentes diretrizes de material design
    • Contas anônimas
      Você pode fazer login e fazer o download com contas anônimas para não precisar usar sua própria conta
    • Contas pessoais
      Você pode baixar aplicativos comprados ou acessar sua lista de desejos usando sua própria conta do Google
    • Exodus integration
      Veja instantaneamente rastreadores que um aplicativo pode ter oculto em seu código.


Raccoon

O Raccoon é um aplicativo de download de APK de código aberto gratuito e moderno que permite baixar com segurança qualquer aplicativo Android disponível na Google Play Store no seu desktop Linux, Windows ou Mac.
O apelo do Raccoon é permitir que os usuários instalem aplicativos Android sem enviar nenhum tipo de informação ao Google. Também funciona para armazenar arquivos APK localmente(no seu PC), usar um formato "Split APK", ignorar as restrições da região de aplicativos e melhorar a vida útil da bateria do seu telefone.

Recursos
    • Raccoon é grátis para uso.
    •  Raccoon é 100% open source.
    •  Disponível nas plataformas de desktop Linux, Windows e macOS.
    •  Manual online abrangente.
    •  Respeita a privacidade.
    •  Split APK instalador.
    •  Ignorar as restrições da região.
    •  Reverta para as atualizações da versão anterior.
    • Permite armazenar os APK’s baixados em seu computador.
    • Permite instalar APK’s da Play Store em dispositivos Android sem a Google Play Store (Amazon Kindle e outros)
Portanto, uma ótima ferramenta de side loading, e, você pode usar uma conta falsa, já que Raccoon possuía a habilidade de acessar a Play Store com uma conta interna, mas a Google deprecou as contas internas do Raccoon. Está disponível nos repos do PCLinuxOS.
Existem ainda APK stores alternativas, como Aptoide e a Amazon App Store, portanto, não discorrerei muito mais sobre esse assunto. Vamos ver agora as opções de ROM’s alternativas para os dispositivos Android que existem.



Ubuntu Touch

O Ubuntu Touch é uma versão móvel do sistema operacional Ubuntu para dispositivos móveis. Ele é adaptado para ser executado naturalmente em um ambiente móvel com tela de toque, mas também é capaz de funcionar como um computador de mesa no “modo desktop”. Essa convergência de ambientes acima mencionada de dispositivo para dispositivo é o local onde o termo "convergência" se origina. O Ubuntu Touch é criado e mantido pela Comunidade UBports, um grupo de voluntários e pessoas apaixonadas em todo o mundo, e não é, de forma alguma, endossado ou afiliado ao Ubuntu ou Canonical.
O sistema operacional, por ser mantido por uma comunidade, é centrado no usuário, não em corporações. Assim, a experiência dos usuários sempre será melhor nele. Abaixo segue o depoimento de um feliz usuário do Ubuntu Touch em seu celular:
“O Ubuntu touch é uma alternativa absolutamente bonita ao Android, iOS, LOS, etc. É centrado na privacidade, usabilidade e segurança, com uma comunidade maravilhosa por trás dele. É totalmente controlado por gestos, suas configurações rápidas são extremamente ágeis, suporta aplicativos Android, está disponível para muitos dispositivos e, acima de tudo, possui convergência. Você pode conectar o telefone a um monitor externo, emparelhar um mouse e teclado bluetooth e ter um ambiente de desktop inteiro em execução no telefone. É incrível! Tentei voltar ao LOS depois de usar o Ubuntu Touch por uma semana e simplesmente não consegui!”



LineageOS

Um sistema operacional livre e de código aberto para smartphones e tablets, baseado na plataforma móvel Android. É o sucessor do popular ROM CyanogenMod personalizado, do qual foi forkado em dezembro de 2016, quando a Cyanogen Inc. anunciou que estava interrompendo o desenvolvimento e desligou a infraestrutura por trás do projeto. Como a Cyanogen Inc. reteve os direitos sobre o nome Cyanogen, o projeto mudou seu nome para LineageOS.
O LineageOS foi lançado oficialmente em 24 de dezembro de 2016, com o código fonte disponível no GitHub. Desde então, o LineageOS tem sido descrito como altamente popular e desenvolvido com entusiasmo; dentro de quatro meses a partir do anúncio inicial, o desenvolvimento do LineageOS abrangeu mais de 160 modelos de telefone e mais de um milhão de usuários, dobrando sua base de usuários no mês de fevereiro a março de 2017.
Depois do vanilla Android, é o projeto AOSP de maior sucesso.



Plasma Mobile

Da declaração de missão, no seu site:
“O Plasma Mobile pretende se tornar um sistema de software completo para dispositivos móveis. Ele foi desenvolvido para oferecer aos usuários com consciência de privacidade o controle total sobre suas informações e comunicações. O Plasma Mobile adota uma abordagem pragmática e inclui software de terceiros, permitindo ao usuário escolher quais aplicativos e serviços usar. Ele fornece uma experiência perfeita em vários dispositivos. O Plasma Mobile implementa padrões abertos e é desenvolvido em um processo transparente, aberto à participação da comunidade. ”
O Plasma Mobile transforma seu telefone em um dispositivo de hackers totalmente aberto, como um PC.

Características principais:

    • Libre Technologies
    • Mobile de plasma (uma área de trabalho de plasma)
    • KWIN / Wayland
    • Chamada telefônica / Ofono
    • Telepatia
    • Aplicativos baseados em Qt
    • Apps de plasma
    • Widgets de plasma
    • Aplicativos Ubuntu Touch
    • Possivelmente aplicativos Sailfish
    • Possivelmente aplicativos Nemo
No entanto, não existem ROM’s pré concebidas, tendo o usuário que baixar todas as fontes e compilar o sistema operacional para o seu celular.



/e/

/e/ é um fork do LineageOS que visa ser completamente livre de todos os serviços Google. Criado por Gaël Duval, um dos criadores da distro Mandrake.
Do seu site, a declaração de missão do /e/ :
/ e / é um projeto sem fins lucrativos, de interesse público. Criamos sistemas operacionais móveis de código aberto que respeitam a privacidade de dados dos usuários. Somos uma equipe internacional de empreendedores, desenvolvedores e designers experientes e uma comunidade crescente de colaboradores.
Liberte-se da escravidão de dados! A primeira missão da / e / é fornecer a todos conhecimento e boas práticas sobre dados pessoais e privacidade. E para quem se importa, o / e / também fornecerá alternativas legais e credíveis, começando pelos sistemas operacionais de telefonia móvel.


Paranoid Android

Paranoid Android é uma ROM personalizada com o objetivo de estender o sistema, trabalhando para aprimorar a beleza já existente do Android e seguindo as mesmas filosofias de design que foram apresentadas pelo Google para Android Open Source Project.

Recursos

Em todos os dispositivos
    •  Controles no local
    •  Câmera PA
    •  Modo de bolso
    •  Estilos de bateria
    •  Reinicialização avançada
    •  Configuração de botão
    •  Gestos
    •  Bloqueio recente de aplicativos
    •  Suporte de substrato
    •  Pixel Style Launcher
    •  Pixel Navbar
    •  Torta (7.0)
    •  Mecanismo de cores (7.0)
    •  Modo imersivo (7.0)
    •  OTA paranóico (7.0)

OnePlus

    •  Controle avançado de botões
    •  Suporte ao controle deslizante de alerta
    •  Aprimoramentos de impressão digital
    •  Aprimoramentos da câmera
    •  Controle avançado de gestos (7.0)



CopperheadOS

Um sistema operacional móvel focado em segurança e privacidade compatível com aplicativos Android.

Recursos
    • Proteção contra zero days
      Evita muitas vulnerabilidades e dificulta exploits
    •  Biblioteca padrão C e toolchain hardened
      Captura corrupção de memória e estouros de número inteiro
    •  Núcleo hardened
      Autoproteção do kernel e ASLR de alta qualidade
    • Sandbox e isolamento mais fortes para aplicativos e serviços
      Políticas mais rigorosas do SELinux, seccomp-bpf e mais
    • Recursos de segurança com backport e correções mais rápidas
      Beneficia-se de alterações upstream muito antes do que a versão vanilla Android
    •  Proteção de firewall e rede
      Juntamente com melhorias como randomização MAC
    •  Código aberto e livre de serviços proprietários
      Usa alternativas aos aplicativos / serviços do Google, como o F-Droid
    •  Mudanças na experiência do usuário centradas na segurança
      Padrões melhores, controle de permissão mais refinado


Replicant

Replicant é uma distribuição do Android 100% software livre.
O Replicant é uma distribuição Android totalmente gratuita em execução em vários dispositivos, um sistema operacional móvel de software livre que enfatiza a liberdade e a privacidade / segurança. Ele é baseado no LineageOS e substitui ou evita todos os componentes proprietários do sistema, como programas e bibliotecas de espaço do usuário, além de firmwares.
O replicante pretende ser um sistema ético: não envia nem recomenda o uso de software não-livre.

Muitos dispositivos diferentes são suportados pelo Replicant, em uma extensão específica para cada dispositivo. Recursos básicos como gráficos, som e telefonia (se aplicável) devem funcionar para cada dispositivo (caso contrário, os desenvolvedores estão confiantes de que funcionarão em breve).
O replicante é um esforço liderado pela comunidade, atualmente conduzido por poucos desenvolvedores. Nem todos os softwares do Replicant devem ter recursos completos nem confiabilidade, mesmo que os desenvolvedores estejam fazendo o melhor possível.
O Replicant foi fundado em 2010 como uma forma de reunir iniciativas com o objetivo de liberar o sistema em execução no HTC Dream, o primeiro dispositivo Android disponível ao público. O projeto foi iniciado por membros do LibrePlanet Italia e Software Freedom Conservancy. A primeira versão utilizável do Replicant foi baseada no Android 1.5, lançado pelo Android Open Source Project: após algum trabalho, as funcionalidades básicas do HTC Dream estavam funcionando. A partir da versão 2.2, o Replicant parou de usar o AOSP como base e, em vez disso, começou a usar o CyanogenMod, que contém suporte para mais dispositivos.
A maior parte do Android é licenciada gratuitamente sob a Licença Apache 2.0. O núcleo do Linux é principalmente Software Livre sob a GPLv2. No entanto, existem vários componentes da pilha de software padrão nos dispositivos que são software proprietário. Mais notavelmente, quase qualquer componente que toca diretamente no hardware é um software proprietário. O replicante não possui (anti) recursos  de rastreamento de localização.
No Wiki do Replicant, você pode encontrar uma lista de aplicativos de código aberto que podem ser usados para substituir os aplicativos proprietários do Google (Market, Gmail, Maps etc.). Mais notavelmente, ele sugere usar o F-Droid em vez do Google Market.

Bem, e aqui, terminamos nosso artigo sobre como ter um Android não dependente da Google. Opções existem, e, é só escolher a que melhor se adapte a você, e, usar seu celular sem medo.

No próximo mês, vamos fazer um apanhado geral e discorrer sobre conclusões e alternativas aos serviços da Google. Saudações e até lá!