AnyDesk é um software de desktop remoto desenvolvido pela AnyDesk Software GmbH em Stuttgart, Alemanha. Ele fornece acesso remoto bidirecional entre computadores pessoais e está disponível para todos os sistemas operacionais mais comuns. O software está em desenvolvimento ativo desde 2012 e superou 20 milhões de downloads em 2017.
A AnyDesk Software GmbH foi fundada em 2014 por ex-funcionários da TeamViewer.
O interessante do AnyDesk é que, para uso particular, ele é gratuito.
AnyDesk usa a tecnologia DeskRT para fornecer uma qualidade de imagem e capacidade de resposta consideravelmente melhores do que o compartilhamento de telas concorrentes e produtos de desktop remotos. O DeskRT é um inovador codec de vídeo projetado especificamente para a transmissão de material gráfico a partir de interfaces gráficas de usuário.
O site do AnyDesk
Recursos
Os recursos incluem, entre outros:
- Controle remoto bidirecional entre Windows, MacOS, Linux e FreeBSD
- Acesso unidirecional das plataformas móveis Android e iOS
- Protocolo TLS-1.2 seguro
- transferência de arquivo
- Chat de cliente para cliente
- Integração do clipboard
- API REST
- Log de sessão
- Alias personalizados do cliente
Como rodar no PCLinuxOS ?
O programa é fornecido em um pequeno arquivo executável, embalado em diversos formatos (RPM, DEB e Tar.Gz).
Para fazer o download para o PCLinuxOS, vá em https://anydesk.com/download
E, escolha Generic Linux Tar.Gz, como na figura abaixo
Vai baixar um pacote de 2.9 MB.
Extraia o pacote, e, será criada uma pasta anydesk-2.9.3. Dentro da pasta estarão os arquivos anydesk, changelog, copyright, icons/ e README.
Agora, dê permissão de executável para o arquivo anydesk e pronto, o programa vai rodar, sem nenhum problema. Note-se que é um programa portátil, que pode rodar tranquilamente da sua /home.
O AnyDesk depende da seguinte biblioteca para rodar lib64gtkglext-1.0_0, portanto, deve estar instalada para que ele rode.
O Programa em ação
A primeira vez que o programa rodar, vai criar um número único para o computador em que estiver executando. Este número será a ID da máquina para a AnyDesk, e, será o meio de conectar com o computador remoto.
O AnyDesk pode ser configurado para acesso automático, configurando-se uma senha para ele, a qual será requisitada quando houver uma tentativa de conexão de outro computador(ou celular) rodando outra cópia do AnyDesk.
Limitações
- Logon / XDM
No momento, o AnyDesk é iniciado apenas por usuário. Então ainda não é Possível se conectar à tela de login. Você pode no entanto, se um usuário já estiver Conectado, conecte-se à tela de bloqueio e faça o login novamente.
- Transferência de arquivos / Clipboard
Você pode copiar arquivos usando a área de transferência. Ao transferir arquivos para Linux / BSD, Um ícone aparecerá na barra de status. Clique duas vezes nesse ícone para iniciar o real transferir. Depois que os arquivos serão copiados, a pasta de destino será auto-Praticamente aberto para que você possa mover os arquivos onde quiser.
- Bloquear Teclado / Mouse
O recurso “Bloquear teclado / mouse” não é suportado no Linux / BSD.
- Hotkeys
As teclas de atalho não são suportadas.
Instalar o AnyDesk no PCLinuxOS
Como o programa vem num arquivo auto executável portátil, é possível colocar a pasta na /home do(s) computador(es) que se quer controlar remotamente e, fazer um arquivo .desktop e colocar este arquivo no autostart do PCLinuxOS, permitindo que a máquina execute o AnyDesk no log on.
Como fazer ? Simples, siga os passos abaixo
- Baixar o pacote AnyDesk para 64 bits, como mostrado acima.
- Extraia o arquivo resultante, criará a pasta anydesk-2.9.3
- Dê permissão de execução ao executável anydesk
- Crie o arquivo (com um editor de texto de sua preferência) anydesk.desktop e com o conteúdo abaixo
[Desktop Entry]
Name=AnyDesk
Comment=aplicativo de controle remoto
Exec=/home/user/anydesk-2.9.3/anydesk
Icon=/home/user/anydesk-2.9.3/icons/48x48/apps/anydesk.png
Terminal=false
Type=Application
Categories=Network;
Encoding=UTF-8
Name=AnyDesk
Comment=aplicativo de controle remoto
Exec=/home/user/anydesk-2.9.3/anydesk
Icon=/home/user/anydesk-2.9.3/icons/48x48/apps/anydesk.png
Terminal=false
Type=Application
Categories=Network;
Encoding=UTF-8
- Coloque este arquivo em ~/.config/autostart , dê permissão de execução e pronto, toda vez que o computador entrar no log on, o AnyDesk vai executar. Lembrando sempre que user é nome da home do usuário onde a pasta está localizada.
- A pasta anydesk-2.9.3 pode ser protegida, contra apagamento acidental, mudando-se o seu atributo para imutável (chattr +i), de modo que os usuários não vão poder deletá-la.
Então, é melhor que o Teamviewer ?
Bem, eu não vi diferenças entre o AnyDesk e o Teamviewer, em termos de performance dentro de uma rede, a empresa do AnyDesk tem mais versões disponíveis, para mais plataformas (BSD, por exemplo) e, podendo ser usado sem a limitação dos 5 minutos do Teamviewer é muito bom. Existe a limitação do AnyDesk não poder ser executado como um Daemon, como o Teamviewer é, mas, o Teamviewer é uma gambiarra para funcionar no Linux (um aplicativo .EXE do windows que roda com Wine), enquanto o AnyDesk é uma aplicação nativa.
Fora essas diferenças, e, as limitações citadas acima, para atender organizações sem fins lucrativos (trabalho que presto com frequência), sem as incomodações que são as telas de compra de produto do Teamviewer, ele é muito bom. Aprovado!
Espero que melhorem seus acessos remotos com o AnyDesk.
Sds,