Mas, podemos dizer também que existem Ferraris e Porsches. Para quê Lamborghinis então ? A resposta é: Cada um é excelente, depende do gosto do freguês e para quê será utilizado.
Com o Data Crow é a mesma coisa, é mais um programa de catalogação de coleções, mas, ao mesmo tempo, é diferente dos demais, com características que o destacam do resto.
Mas, o que é o Data Crow ?
Da sua definição, do site http://www.datacrow.net “Data Crow é o melhor catalogador e organizador de mídia . Você sempre quis gerenciar todas as suas coleções em um produto? Você quer um produto que você possa personalizar para suas necessidades? Sua busca acabou! Usando Data Crow será possível catalogar todos seus itens colecionáveis, não importa quão grande a sua coleção é. Usando os excelentes serviços on-line você pode recuperar as informações sobre seus livros, softwares, jogos e filmes. Isto combinado com a importação de arquivo, onde você pode analisar informações de seus arquivos de e-books, software, imagens, músicas e filmes, poupando um monte de digitação.”
O Data Crow é um software baseado no HSQLDB (Hyper Structured Query Language Database), o quê lhe confere versatilidade, potência e robustez.
Como instalar o Data Crow
Vá para http://www.fosshub.com/Data-Crow.html e escolha a opção Download Data Crow Installer (Linux, Mac, ..) . Deverá baixar o arquivo datacrow_4_1_0_installer.zip. É interessante notar que o Data Crow suporta 8 línguas nativamente, entre elas o Português Brasileiro.
Depois, descompacte-o arquivo e, dê permissão de execução ao arquivo installer.sh (chmod +x filename) e inicie a instalação do Data Crow.
O diálogo de instalação abaixo deverá aparecer
Clique em Next.
Aceite a licença, que é GPL3 e prossiga a instalação.
Uma aviso de doação, caso você ache o programa útil, para recompensar o programador.
Escolha o caminho de instalação. Geralmente, /home/user/Data Crow, mas, pode ser mudado.
Escolha os componentes de instalação, geralmente a instalação completa é o default.
Defina as opções de atalhos no menu de programas e também na Área de Trabalho.
Se tudo correu bem, a tela final será a tela abaixo
E, clicando em Done, termina a instalação.
Agora, vamos rodar o Data Crow pela primeira vez.
No menu de programas, deverá ter sido criada uma entrada para o Data Crow, com 3 itens: Data Crow, Data Crow changelog e Data Crow readme.
Por alguma razão, as duas últimas opções não funcionam. Mas, não é nada que impeça o programa de funcionar.
Agora, um pequeno ajuste:
Vá em /home/user/.local/share/applications/ e procure por dois arquivos .desktop, Data Crow- *.desktop e Data Crow- *.desktop
Eles tem uma sequência de números no nome que são criados durante a instalação, então, são diferentes a cada vez que se instalar o programa.
Dentro destes arquivos, eles estarão assim:
[Desktop Entry]
Categories=
Comment=Data Crow
Comment[pt]=Data Crow
Encoding=UTF-8
Exec=java -jar "/home/aluno/Data Crow/datacrow.jar"
GenericName=
GenericName[pt]=
Icon=/home/aluno/Data Crow/icons/datacrow64.png
MimeType=
Name=Data Crow
Name[pt]=Data Crow
Path=
ServiceTypes=
SwallowExec=
SwallowTitle=
Terminal=true
TerminalOptions=
Type=Application
URL=
X-KDE-SubstituteUID=false
X-KDE-Username=root
# created by com.izforge.izpack.util.os.Unix_Shortcut $Revision$
# $Id$
Na linha marcada em negrito, remova o true, senão, a cada vez que o programa inicia, abre um terminal.
Agora, ao iniciar o programa, um diálogo vai abrir:
Perguntando aonde os arquivos de dados do Data Crow devem ser guardados. Indique uma pasta, eu geralmente crio a pasta DC_data e clique em Ok.
Depois de escolhida a pasta de dados do programa, ele vai pedir a linguagem padrão.
Escolha e clique em Ok.
E, abrirá a tela de operação do programa, mais ou menos assim:
Os Módulos do Data Crow
Data Crow vem com um conjunto padrão de módulos (dependendo de como você instalou o programa). Aqui você encontra uma breve descrição da finalidade de cada um desses módulos.
A maioria destes módulos têm poderosos serviços on-line disponíveis para encontrar informações sobre seus itens, bem como importadores de arquivo para recuperar informações dos arquivos armazenados em seu sistema ou fontes externas. Cada um desses módulos tem relatórios específicos disponíveis.
A maioria dos módulos permite que você acompanhe se um item foi emprestado por uma pessoa de contato. Em suma cada um dos módulos padrão tem um vasto conjunto de ferramentas disponíveis para tornar a sua vida mais fácil.
Software Module.

Movie Module.

Image Module.

Container Module.

Books Module.

Music Album Module.

Media Module.

Contact Person Module.

User Module.

Uma coisa interessante sobre o programa, é que ele trata todos os itens como se fossem coleções, sejam os usuários, as pessoas de contato ou os itens registrados, de forma que os dados possam ser relacionados de forma fácil e rápida.
Onde o Data Crow se destaca dos demais
Uma vez que você tenha criada a sua base de dados, configurado os operadores e as pessoas de contato, é possível fazer o Data Crow trabalhar num modelo cliente-servidor. Para tanto, vá em http://www.fosshub.com/Data-Crow.html clique em Download Data Crow Portable Server Edition (Headless) e baixe o arquivo datacrow_4_1_0_server_zipped.zip
Depois, descompacte o arquivo, criará uma pasta dc-server.
Dentro dessa pasta, abra um terminal e digite: java -Xmx256m -jar datacrow-server.jar -userdir:/home/user/DC_data -webserverport:8080
Nota: user é o usuário onde está instalado o Data Crow normal. E DC_data é onde estão os arquivos do Data Crow (especificados na instalação).
Daí, em qualquer computador, na mesma rede, será possível acessar o Data Crow remotamente, e, gerenciar as coleções, apontando para o endereço: http://ip_do_computador_com_Data_Crow:8080/datacrow
Em qualquer navegador, a interface vai aparecer como a figura abaixo
Com o Data Crow é possível gerenciar uma pequena biblioteca de escola, projeto onde eu estou usando-o com muito sucesso desde 2013.
Congratulações e doações para o criador deste fantástico programa, Sr. Robert Jan Wan Der Waals, http://www.datacrow.net
Espero que gostem, e, que possa resolver seus assuntos relativos à gestão de coleções.