quarta-feira, 30 de setembro de 2009

Hardware For Linux - Quebrando um galhão...



 
Site com muita informação sobre hardware no Linux: O que funciona, o que não funciona e, principalmente, como fazer funcionar.
Ajuda muito na hora de comprar hardware.

KPF - KDE Personal File Server



Como compartilhar arquivos com kpf

kpf fornece compartilhamento simples de arquivo usando HTTP (o Hyper Text Transfer Protocol), que é o mesmo protocolo usado por sites da Web para fornecer dados para o seu navegador web. kpf é estritamente um servidor de arquivos públicos, o que significa que não há restrições de acesso a arquivos compartilhados: o que você selecionar para a partilha está disponível para qualquer um.

kpf é projetado para ser usado para compartilhar arquivos com amigos, para não agir como um verdadeiro servidor Web completo como o Apache. kpf foi essencialmente concebida como uma maneira fácil de compartilhar arquivos com outros, enquanto bate-papo no IRC (Internet Relay Chat, ou "chat rooms").

kpf é executado como um applet dentro Kicker. Isso significa que ele ocupa pouco espaço na tela e seu estado é sempre visível. Para iniciar o applet kpf, clique direito no Kicker e escolha Adicionar ao Painel ... Applet para abrir a janela Adicionar um Applet. Selecione Public File Server e clique no botão Adicionar ao Painel.

kpf emprega o conceito de pastas compartilhadas. Você pode escolher uma ou mais pastas para tornar público, e todos os arquivos em que pasta (e todas as subpastas) será compartilhado.

O kpf é uma ferramente indispensável. Para mim, uma das maiores utilidades dele é fazer instalações via rede local: Copio a aplicação para o meu note, levo no cliente, coloco na rede e passo a servir para todos os computadores que estão conectados. E, pode ser feito tanto para Linux quanto para windows. Atualizar anti vírus por exemplo, ou fazer instalações em massa.

terça-feira, 29 de setembro de 2009

O Que É Isso, Companheiro Obama ?



Ele foi eleito como o presidente "Open Source". Agora, seu discurso é bem outro: Barack Obama está lutando para defender o monopólio das patentes de software.

Abaixo segue o discurso que o presidente Obama proferiu no dia 21/09/09

President Obama’s speech today focused on its newly formed “strategy for American innovation” — his “strategy to foster new jobs, new businesses, and new industries by laying the groundwork and the ground rules to best tap our innovative potential. . . .
[...]
Protect intellectual property rights. Intellectual property is to the digital age what physical goods were to the industrial age. We must ensure that intellectual property is protected in foreign markets and promote greater cooperation on international standards that allow our technologies to compete everywhere. The Administration is committed to ensuring that the United States Patent and Trademark Office has the resources, authority, and flexibility to administer the patent system effectively and issue high-quality patents on innovative intellectual property, while rejecting claims that do not merit patent protection.

Tradução: 

Discurso do presidente Obama hoje foi focado em sua recém-formada "estratégia de inovação norte-americana" - a sua "estratégia para fomentar novos empregos, novas empresas e novas indústrias, criando as bases e as regras básicas para melhor explorar o nosso potencial inovador. . . . "

[...]

             Proteger os direitos de propriedade intelectual. A propriedade intelectual é, na era digital o que bens físicos foram para a era industrial. Temos de garantir que a propriedade intelectual será protegida em mercados estrangeiros e promover uma maior cooperação em matéria de normas internacionais que permitam que as nossas tecnologias competir em todos os lugares. A Administração está empenhada em garantir que o "United States Patent and Trademark Office" (é uma agência no Department of Commerce que registra as questões de patentes a inventores e empresas para as suas invenções e registro de marca para o produto e identificação de propriedade intelectual) tem os recursos, a autoridade e a flexibilidade para administrar o sistema de patentes de forma eficaz e emitir patentes de alta qualidade sobre a propriedade intelectual inovadora, rejeitando alegações de que não merecem a protecção das patentes.

Ou seja: Forçar o draconiano sistema de patentes americano goela abaixo no resto do mundo...

Infelizmente, Barack Obama já começa a decepcionar quem acreditava que a sua agenda seria uma mudança radical do que foi a agenda de George W. Bush.
Ele está fazendo igualzinho a um conhecido presidente sul americano que se elegeu com um voto de protesto, e, depois, fez tudo que seus antecessores fizeram ( e que ele condenava antes de subir ao poder)

Fonte:

http://www.patentlyo.com/patent/2009/09/president-obamas-strategy-for-american-innovation.html

Para quem não conhece, o Super Útil Linux Tracker



Linux Tracker . ORG é um site de torrents para Linux. As vantagens de baixar ISOS em torrent são inúmeras. A primeira delas é que não corrompem as ISOS tão facilmente via Torrent.

Link:

http://linuxtracker.org/


Ok ???

Bons downloads...
Publicar postagem

Uma Dica para Notebooks



Uma dica rápida: http://repair4laptop.org/

Site com toneladas de informações para reparo, upgrade e mod de laptops e notebooks.

Eu mesmo vou dar uma garimpada por lá.

segunda-feira, 28 de setembro de 2009

Belo Comercial da Red Hat

Vejam que legal ficou este vídeo da Red Hat - The Red Hat Way


I am Linux

Um vídeo bem interessante...

Lotus vai atrás dos ridículos e fabricados números da Microsoft



IBM Lotus Software GM Bob Picciano está cansado de ouvir o vento quente "sendo soprado" pelo CEO da Microsoft, Steve Ballmer e por Kevin Turner, COO da empresa.

Lotus Software GM Bob Picciano cansou do vento "quente soprando"  de Redmond, afirmando que o Exchange está tirando o lugar do Lotus Notes e, está culpando Steve Ballmer, CEO e COO Kevin Turner como os principais responsáveis  espalhando essa ridícula e "fabricada" informação.

"A Microsoft está dizendo que no mercado cerca de 4,7 milhões de pessoas trocaram e-mail do Notes para o Exchange e que é apenas uma figura ridícula e fabricada", disse Picciano, que assumiu as rédeas da Lotus em 2008. "Toda vez que vendem uma [licença de acesso cliente]  eles contam como uma migração competitiva".


"As pessoas precisam reconhecer que Kevin Turner e Steve Ballmer têm soprado um monte de vento quente  de Washington e não há muita substância ou verdade com o que eles estão expondo no mercado", disse Picciano. "Eles foram tão ousados ao dizer que existem países inteiros que migraram do Notes para o Exchange, e que é totalmente ridículo".


Na reunião anual da Microsoft este Verão para os analistas financeiros, Turner fez um estardalhaço em mais números em sua apresentação durante o evento. "Nós tiramos quase 13 milhões de Lotus Notes  nos últimos três anos. ... Agora, a única coisa que eu ia dizer é que há ainda 15 - que conta - ainda há 15 milhões lá fora". Ele citou o SharePoint Server como o mais rápido "em crescimento, produto mais quente da história da Microsoft", e atrelado como um catalisador na luta contra a IBM.


Picciano disse que a notícia que rebatia as afirmações de Turner veio semana passada, que  o U.S. Bank  estava substituindo a plataforma Microsoft SharePoint, padronizando na versão 8.5 do Lotus Notes cliente e iria lançar o Lotus Connections, ferramentas de redes sociais, a plataforma de tempo real  Sametime e Lotus Quickr, que é alternativa da IBM para o SharePoint.


Na terça-feira, Picciano informou seus próprios números dizendo que um total de 15.421 empresas escolheu a IBM à Microsoft desde 2008 no mercado mundial do ambiente integrado de colaboração, tal como definido pela IDC. Além disso, Picciano diz que os clientes estão ampliando seus investimentos em software Lotus e citou como exemplo a Accenture, a BASF, Chrysler, Coca-Cola, Colgate-Palmolive, a Continental AG, Finishline, General Motors, GlaxoSmithKline, Gruppo Amadori, KBC Bank, de âmbito nacional, Novartis, Philips Electronics e PNC Bank.

Notícia original:

http://news.idg.no/cw/art.cfm?id=E39269C4-1A64-67EA-E40BBCC570E304C6

The Maze of Galious - Os Bons Tempos Estão de Volta !!!





Quem teve um computador MSX levanta a mão _o/
Quem jogou Knightmare no MSX levanta a mão _o/
E, quem comprou uma megaram só para jogar Knightmare 2 - The Maze of Galius ??? _o/

Bom, eu fiz essas 3 coisas. E, que grata surpresa ver que, ressuscitaram o jogo!!!

Site: http://www.braingames.getput.com/mog/

Bem, um remake com gráficos muito bem trabalhados, com 3 versões (skins) de estilos gráficos, com todo o espírito do Maze Of Galius (MOG) original presente.

Neste jogo, que é continuação direta de Knightmare, você como Popolon (pode escolher ser Aphrodite também) tem que resgatar seu filho das garras do cruel feiticeiro Galius, que o está mantendo refém em seu gigantesco labirinto.
O jogo é imenso, com salas e mais salas a explorar, monstros a matar, moedas a recolher e comprar melhores equipamentos. No final de cada área do labirinto, um chefão de fase imenso o aguarda!
Com pacotes para Debian e Ubuntu.

Telas:
Aqui, o cartucho do jogo original para MSX








Asteroids e Space Invaders Remake



Para a galera de mais idade(eu incluso) dois remakes dos primeiros jogos (que eu joguei no arcade) .

RetroRoids (Asteroids) e RetroVaders(Invaders)

Telas:

RetroRoids


RetroVaders


Link:
http://homepage.ntlworld.com/danny.offer/

Com versão nativa para Linux.

Divirtam-se

'The Goonies' - Remake do jogo clássico do MSX e Nintendinho



Pra galera com mais de 30, este jogo é um achado. Quem não jogou The Goonies no seu MSX(um dos melhores jogos de plataforma da época) ?

Havia tanto uma versão NES e MSX para este jogo, este remake é baseado na versão MSX.

Descrição:
A ação tem lugar na sonolenta cidade de Cauldron Point - no subterrâneo em uma área conhecida como o Goon Docks. Os Goonies são um grupo de garotos locais - Mikey, Brand, Boca, Chunk e Dados. Um dia eles encontraram um velho mapa do tesouro no sótão da Mikey. Dados afirma que este deve ser o fabuloso tesouro escondido do famoso pirata local, Willy Caolho. As meninas, Andy e Stef, juntam-se aos outros Goonies e a aventura começa.
Ao jogar este jogo, você será Sloth, o amigável gigante deformado que ajuda nossos heróis. Conseguirá Sloth salvar os Goonies e encontrar o tesouro de Willy Caolho ???

Telas:









Com pacotes DEB para debian e ubuntu.
Link:
http://www.braingames.getput.com/goonies/default.asp

sábado, 26 de setembro de 2009

Pegando vídeos e músicas (You Tube e MP3 Tube)


Aqui vai uma dica extremamente fácil e útil.

Para conseguir "pegar" tanto os vídeos do You Tube quanto músicas de sites (como o MP3 Tube), tudo o que você deve fazer é procurá-las na pasta /tmp dentro da sua /home.

Geralmente o arquivo de mídia sendo executado (tocado) estará lá, e, será algo como Flas$$$$ (onde $$$ seria qualquer sequência de letras e números).

Depois, é só copiar o arquivo de mídia para dentro da sua /home, e, colocar a terminação correta nele: Se vídeo, .flv ou .mp4 . Se música, .mp3.

Ok ???

Abraços !!!

sexta-feira, 25 de setembro de 2009

Firefox 3.7 poderá ter a interface Ribbon



A Mozilla está planejando uma reforma radical da "datada" e "antiga" versão para Windows da sua interface do navegador Firefox, considerando a introdução de uma nova interface como a Microsoft Office Ribbon no seu Firefox 3.7

Há quem diga, fontes internas da Mozilla,  que poderia cair a barra de menu atual na interface do Firefox para a versão 3.7. A iteração atual disponível para download é de 3.5, com 3.6 se espera para sair em breve.

"Começando com o Vista, e continuando com o Windows 7, a barra de menu está indo embora. De ser substituído por coisas como a tira de contexto do Windows Explorer, ou a Faixa de Opções do Office (agora no Paint e Wordpad também) ", disse the Outfit, um dos engenheiros da Mozilla.

E agora ??? Trash do window$ no Firefox ??? Acho que só o Ballmer gostou dessa interface, que apareceu primeiro no Office 2007.

Mas, vamos ver... Quem sabe o design da Mozilla foundation não é melhor ???

Fonte: http://www.theregister.co.uk/2009/09/23/firefox_3_7_ui_ribbon/

quinta-feira, 24 de setembro de 2009

N900 - O Super Smartphone da Nokia

O super Smartphone da Nokia, movido a MAEMO (Linux)






O preço sugerido é de US$399 e deverá chegar ao Brasil no próximo ano.

quarta-feira, 23 de setembro de 2009

Foxy Tunes - É música para seus ouvidos!!!




Se você adora música, mas odeia pular do Firefox para o player de música e de volta quando você quer ajustar as suas músicas, FoxyTunes é o plug-in para você.

FoxyTunes lhe dá o controle de seu player de música favorito a partir de dentro do Firefox, por isso não há mais que pular para o player e mudar aquela música antiga do Tiririca que você se esqueceu de apagar. A interface é fácil de usar e é altamente personalizável. Quando aberto, ele mostra uma matriz de navegação com botões de Play, Pause, Mute, faixa seguinte, faixa anterior, o volume e o útil Show Player, que esconde ou mostra seu player de música. Há também uma ferramenta de busca de música, atalhos de teclado, skins, e um mini player que coloca o controle em seu desktop.

Os players suportados incluem iTunes, Winamp, RealPlayer, XMMS, Amarok, Beep e Last.fm, bem como de outras duas dezenas e um player próprio em Flash. A letra e procura a arte do álbum foram ampliados com o portal FoxyTunes 'nova música, que fornece "feeds" a partir do Google, YouTube, Amazon.com, Last.fm, da Wikipédia, e várias estações de rádio on-line para fazer a descoberta de músicas mais fácil.

Os pontos fortes do FoxyTunes estão na profundidade de recursos disponíveis mais o nível de personalização. Fraquezas? Só que você vai desejar que todos os add-ons do Firefox fossem tão bons quanto ele.



Link para download: http://p.yimg.com/mf/firefox/FoxyTunes_4.0.2.1.xpi

Migrando sem dor... Do windows para o Linux !!!

Bem, um dos meus clientes recebeu máquinas de doação. E, como eram máquinas razoáveis, ele iria colocar na biblioteca, para que os professores pudessem trabalhar e acessar internet e afins.
Bom, os micros vieram com o XP pirata, mas, mesmo que fosse legalizado, a EULA não permite que ele seja repassado adiante.
A solução: Migrar para Linux.
O diretor da escola fez aquela cara: Ihhh, o pessoal não vai usar, vão torcer o nariz...
Eu disse: Olha, eles vão usar e nem vão saber que estão usando Linux...

Então prezados, apresento para vocês:

Migrando sem dor -> Do windows XP para o Linux sem nem saber...

A distro, nosso amado PCLOS 2009

1-Micro ligado, tela de POST


2-Aqui a tela do Grub. até aqui, tudo bem...


3-Aqui as coisas começam a ficar interessantes... Windows XP Hein???


4-Olhares mais atentos já podem ver a mensagem Esc for verbose mode... Eheheheh


5-Subindo a interface do Winux XP (KDE 3.5.10)


6-Aqui, o tradicional desktop Bliss do Winux XP (tradicional, mas, não o mesmo do XP original)


7-Para que o pessoal não estranhe, o BR Office 3.1 em português, Kaffeine e o XMMS com skin do winamp... Contente


Link para a galeria: http://www.imagebam.com/gallery/bf1c12ce5d9e79385d82e05df7edffd2/

Para poder fazer estas customizações, usei material gráfico do www.kde-look.org/, com a ajuda do PCC (PCLINUX Control Center), para fazer o tema da boot splash screen.

Para os materiais gráficos, aqui vão os links:

A bootsplash screen:

http://www.kde-look.org/content/show.php/Linux+XP+-+bootsplash?content=67107

O tema do Kbfx e skin do kicker

http://www.kde-look.org/content/show.php/kbfx+xp+luna?content=27018

A decoração de janelas AKDC Luna:

http://www.kde-look.org/content/show.php/AKDC+Beta3+preview+2%28see+changelog%29?content=12330

Papéis de parede Bliss
http://www.kde-look.org/content/show.php/bliss+?content=51086

Para um melhor efeito, sugiro deixar o Grub timeout = 1, para não mostrar nem o menu do Grub e já partir direto para a tela de caregamento.

É interessante também, para que a migração funcione, de acostumar os usuários desde o windows com software livre (Firefox, Open Office), pois quando eles migrarem, não vão sentir muitas diferenças

Como trocar o UserID de um usuário sem bagunçar tudo



Quando se precisa ter um usuário com o mesmo userid em dois(ou mais sistemas diferentes), pode-se seguir à receitinha de receitinha de bolo abaixo:
  1. Vá em /etc/inittab e mude o runlevel padrão para 3
  2. boote o seu sistema operacional
  3. logue como seu usuário normal
  4. faça su para mudar para root(administrador)
  5. Agora o pulo do gato: Quando se faz a mudança de userid na linha de comando, sem carregar o X, não bagunça nada, já que o sistema se encarrega de fazer todas as modificações de propriedade dos arquivos sem nenhum daemon do X ou do KDE rodando, o que permite a mudança sem maiores dores de cabeça. Faça agora usermod -u "novo userid" "usuário que se quer trocar" - Sem aspas, ok??? Eu as pus a fim de ilustrar.
  6. Dê o comando id "usuário" para ver se mudou o userid
  7. Se tudo correu bem, faça # reboot
  8. O sistema vai resetar e voltar para a linha de comando. Ok
  9. Logue como seu usuário
  10. digite $ startx
  11. O KDE (ou Gnome, ou iceWM, ou o que seja) deverá iniciar sem maiores problemas.
  12. Dentro do ambiente gráfico, edite novamente o /etc/inittab para o padrão ser runlevel 5 novamente.
  13. E voilá, mudado o userid do usuário sem maiores dores de cabeça. Fiz isso no note e estou escrevendo dele agora com o userid novo.
Saliento que fiz essa mudança para compatibilizar a troca de arquivos entre o note e o desktop, que, o sistema que eu uso criou com userid's diferentes. Me informam que o Ubuntu sempre cria o primeiro usuário com o mesmo userid, o que facilita as coisas. E, que estes procedimentos funcionam perfeitamente.

Como Fazer dois sistemas diferentes reconhecerem um mesmo Usuário




Geralmente quando se tem uma pequena rede Linux, entre 2 ou 3 computadores, há a necessidade de ser reconhecido como um único usuário dentro dos 2(ou 3) sistemas, para poder fazer operações com arquivos, como cópias, edições, deleção ou criação.

Para se fazer isso, é necessário criar o usuário com o mesmo uid em todos os sistemas, assim, é possível trabalhar em "n" sistemas sem ter problemas com permissões e atributos de arquivos.

Para criar diversos usuários como se fossem apenas um (mesmo uid), o comando:

adduser [opções] [usuário/grupo]
Onde:
usuário/grupo
Nome do novo usuário que será adicionado ao sistema.
opções
-disable-passwd
Não executa o programa passwd para escolher a senha e somente permite o uso da conta após o usuário escolher uma senha.
--force-badname
Desativa a checagem de senhas ruins durante a adição do novo usuário. Por padrão o adduser checa se a senha pode ser facilmente adivinhada.
--group
Cria um novo grupo ao invés de um novo usuário. A criação de grupos também pode ser feita pelo comando addgroup.
-uid [num]
Cria um novo usuário com a identificação [num] ao invés de procurar o próximo UID disponível.
-gid [num]
Faz com que o usuário seja parte do grupo [gid] ao invés de pertencer a um novo grupo que será criado com seu nome. Isto é útil caso deseje permitir que grupos de usuários possam ter acesso a arquivos comuns. Caso estiver criando um novo grupo com adduser, a identificação do novo grupo será [num].
--home [dir]
Usa o diretório [dir] para a criação do diretório home do usuário ao invés de usar o especificado no arquivo de configuração /etc/adduser.conf.
--ingroup [nome]
Quando adicionar um novo usuário no sistema, coloca o usuário no grupo [nome] ao invés de criar um novo grupo.
--quiet
Não mostra mensagens durante a operação.
--system
Cria um usuário de sistema ao invés de um usuário normal.
Os dados do usuário são colocados no arquivo /etc/passwd após sua criação e os dados do grupo são colocados no arquivo /etc/group.

Fonte: Guia Foca Linux

Instalando a Impressora HP 1005 no Linux




Um cliente precisava instalar uma impressora desse modelo. Seria num servidor de impressão CUPS. Mas, inicialmente, essa impressora não funciona diretamente no Linux, senão com alguns "ajustes".
Então, sem mais esperas, como instalar e fazer funcionar a impressora HP 1005 no Linux. Receitinha de bolo:
Primeiro, baixe este arquivo:
$ wget -O foo2zjs.tar.gz http://foo2zjs.rkkda.com/foo2zjs.tar.gz
Segundo, descompacte:
$ tar zxf foo2zjs.tar.gz
$ cd foo2zjs
Compilando e instalando:
$ make
Agora baixe os arquivos para sua respectiva impressora, no arquivo INSTALL existe a lista de impressoras que utiliza essa solução.
$ ./getweb P1005
Já com o driver em mãos, termine a instalação.
$ sudo make install
$ sudo make install-hotplug
$ sudo make cups
sudo /etc/init.d/cupsys restart
Pronto, tudo instalado, agora eh só plugar a impressora e instalar pelo menu: Sistema > Administração > Impressão, ou com o comando:
$ system-config-printer
Quando iniciar ele já vai detectar a impressora na USB, é só selecionar, escolher o driver, definir o nome, e ser feliz.
Caso não consiga imprimir de primeira, aconselho reiniciar cups, e caso não resolva reiniciar o micro, o cups tem um pequeno bug no ubuntu, após reiniciar, aqui funcionou perfeitamente.


Aconselho configurar a impressora via o KDEprint manager, ou o Yast, ou o DrakPrinter, de acordo com a sua distro. Ou ainda pelo próprio painel do Cups, em http://localhost:631

A lista de impressoras que esse software cobre é a seguinte:
  • HP Color LaserJet 2600n
  • HP Color LaserJet 1600
  • HP Color LaserJet 1500
  • HP Color LaserJet CP1215
  • Konica Minolta magicolor 2530 DL
  • Konica Minolta magicolor 2490 MF
  • Konica Minolta magicolor 2480 MF
  • Xerox Phaser 6115MFP
  • Konica Minolta magicolor 2430 DL
  • Minolta/QMS magicolor 2300 DL
  • Minolta/QMS magicolor 2200 DL
  • Minolta Color PageWorks/Pro L
  • Samsung CLP-300
  • Samsung CLP-315
  • Samsung CLP-600
  • Samsung CLP-610
  • Samsung CLX-2160
  • Samsung CLX-3160
  • Xerox Phaser 6110 and 6110MFP
  • Lexmark C500
  • Oki C3200
  • Oki C3300
  • Oki C3400
  • Oki C3530 MFP
  • Oki C5100
  • Oki C5200
  • Oki C5500
  • Oki C5600
  • Oki C5800
  • HP LaserJet 1020
  • HP LaserJet 1018
  • HP LaserJet 1005
  • HP LaserJet 1000
  • HP LaserJet P1505
  • HP LaserJet P1008
  • HP LaserJet P1007
  • HP LaserJet P1006
  • HP LaserJet P1005

Instalando o Br Office 3.1 sem conflitos com a JRE



O nosso querido BR Office está tendo problemas. Se você baixar a versão em português, em BrOffice.Org, certamente não conseguirá instalar por causa de conflitos com a nova versão da JRE (a máquina virtual JAVA da Sun).

Para resolver este problema, siga essa receitinha de bolo facinha, facinha...

1-Baixar o instalador lá de BROffice.org
2-O link, http://www.broffice.org/download.
3-Esse pacote Tar Zip tem uns 160MB.
4-No site, tem instruções de instalação que não mencionam a existência de um instalador JAVA que vem no pacote. (não sei porquê eles não falam nesse instalador. Tudo fica mais fácil com ele)
5-Depois de baixar o pacote, descompacte-o para uma pasta dentro da sua /home
6-Dentro da pasta descompactada do Br Office 3.1 vai ter um shell script chamado setup.
7-Dê permissão de execução para esse script (chmod +x)
8-Logue como root, ou faça su
9-Execute # ./setup
10-Esse script só existe para invocar o instalador em JAVA, que é JavaSetup.jar.
11-A partir daí, ele se comporta como se fosse instalador windows, com os famosos next, next, finish.
12-Na tela de instalação, marque os componentes que você irá instalar, e, deixe desmarcado a JRE que dá conflito com a versão mais nova.
13-Seguindo esses passos, tudo deverá correr bem, caso haja algum problema, postem nos comentários. Ok ???

Sucesso!!!