sexta-feira, 5 de março de 2010

Como Instalar um Adaptador de USB para Lan (RJ45) no Ubuntu

Qual a necessidade de um acessório destes ? Bem, pela USB é possível montar servidores com "N" placas eth, já que cada porta USB seria uma eth virtual. Outra utilidade(o meu caso...) seriam notebooks cujas interfaces de rede foram danificadas e não mais operam.
Ou ainda, usar aquele seu notebook Athlon XP 1500 que está lá, parado, pegando poeira, para ser um roteador e firewall para a sua rede caseira ??? Sim, normalmente isso não seria possível, já que notebooks têm apenas uma interface eth. Mas, com o adaptador USB - -> Lan RJ45, isso é coisa do passado.

O que iremos fazer ? Iremos fazer o computador pensar que o adaptador USB é uma placa de rede wireless, e, instala-lo com o driver do windows através do nosso conhecido Ndiswrapper.

Aqui está o que eu fiz (Ubuntu 9.04 Jaunty, USB para LAN adapter)

   1. abra Sistema> Administração> Gerenciador de Pacotes Synaptic, Adept, KpackageKit
   2. Procure e instale ndisgtk  (mais alguns pacotes serão automaticamente instalados)
   3. abra Sistema> Administração> Windows Wireless Drivers
   4. Clique em Instalar o novo driver (um erro pode aparecer, mas não causou nenhum dano para mim)
   5. selecione o arquivo INF da pasta de drivers do cd Windows (eu escolhi a versão XP no meu caso)
   6. Depois que o driver foi adicionado você deve ser capaz de usar o Network Manager (ícone na bandeja do sistema) para configurar as definições IP para o adaptador USB para rede local (no meu caso eu configurar manualmente o endereço de 192.168.0.2 para que eu possa ligar a outro computador conectado diretamente via cabo LAN)


Depois, você pode configurar e gerenciar a conexão pelo Wicd, pelo Network Manager, etc... Você terá mais uma eth na sua máquina.


Mas... Não é só essa solução que pode aparecer no seu caminho. Na verdade, existem outros chipsets que são suportados diretamente pelo kernel Linux. Um deles é o chipset Moschip 7830, que é reconhecido automaticamente como uma interface de rede a mais em sua máquina.
Válido para todas as distros (Mandriva, Ubuntu, Red Hat, Fedora, Puppy, e etc...), a partir da versão 2.6.22 do kernel.
No Brasil, uma das marcas que usa este chipset é da empresa COMTAQ.

Para saber mais:
http://www.trap17.com/index.php/Usb-Lan-Adapter-Linux-Ubuntu_t69422.html

http://cateee.net/lkddb/web-lkddb/USB_NET_MCS7830.html


2 comentários:

  1. Muito o seu artigo! Estou um tempo sem usar linux, por minha placa de rede de meu micro ter dado problema para usar com linux (não sei por que deu, só funciona agora com o Windows), e meus slots pci não funcionam mais.

    www.ciropaivadias.com.br

    ResponderExcluir
  2. Eu preciso do esquema de ligação desse Adaptador mais sem essa placa... coisa muito dificil de encontrar... =/

    ResponderExcluir