sábado, 27 de março de 2010

Celtx-Linux na produção Artísitica


A flexibilidade do Linux(já que ele pode impulsionar desde telefones celulares até gigantescos mainframes), sua liberdade (não ter empecilhos legais que atrapalhariam a sua adoção/desenvolvimento) está permitindo o aparecimento de aplicações muito interessantes, singulares e até inéditas.
Quem trabalha com produção cultural, seja teatro, cinema, tevê, quadrinhos, certamente vai dar boas vindas ao Celtx, um aplicativo de produção cultural e artística inédito e original.

Celtx [kɛltɨks] é um software livre de pré-produção artística  projetado para criar e organizar projetos de mídia como roteiros, filmes, vídeos, peças de teatro, rádio teatro/novelas, documentários, machinima, quadrinhos, jogos e podcasts.
A aplicação cliente-servidor dá a cineastas independentes e criadores de mídia  uma abordagem integrada e não linear para a fase de pré-produção do trabalho, fornecendo suporte para os padrões da indústria para roteiros, desenvolvimento da história, storyboards, todas as nomenclaturas e recursos do gênero, programação de produção e relatórios. Ele também permite aos escritores  anexar imagens, vídeos e arquivos de áudio para um projeto, e fornece recursos para colaborar com outras pessoas online .
Celtx é construído sobre padrões abertos, não-proprietários de arquivos e linguagens (ou seja, HTML, XML, RDF e TXT). É licenciado sob a Licença Pública Celtx, que é a Mozilla Public License com uma cláusula de atribuição. Desenvolvimento de recursos e traduções de línguas (mais de 23 atualmente) da aplicação são impulsionados pelo feedback e trabalho voluntário dos membros da comunidade internacional Celtx.
O Celtx é um acrônimo para a Crew(equipe), Equipment(equipamento), Location(locação), Talent(talento) and XML.


Recursos

Celtx oferece vários recursos para roteiristas e todos os envolvidos na pré-produção.

Roteiros

Celtx usa um editor de roteiros no padrão típico da indústria, para a criação de roteiros, peças de teatro, scripts de vídeo produção AV, quadrinhos ou novelas de rádio. Celtx também inclui um editor de texto rico para com todos os recursos de editores de texto consagrados. Celtx também incorpora a linguagem LaTeX como um de seus recursos, que permite  modelos mais flexíveis e mais opções de impressão.

Projeto de colaboração, gerenciamento e armazenamento

Celtx oferece, como um plus,  um serviço web online chamado Celtx Studios, para colaboração em projetos avançados e visualização e armazenamento de arquivos online e gerenciamento dos projetos. Com o Celtx Studios, uma equipe de produção(diretor, roteirista, produtor, etc...) pode trabalhar e colaborar online, o que aumenta a sinergia no trabalho de pré-produção.

Publicação

Os roteiros podem ser enviados para o Fórum Celtx para exibição pública, análises comparativas e comentários.

Programação

Celtx utiliza  código fonte aberto, baseado no  Mozilla Firefox para lidar com calendários e programação de produção.

Elementos

Celtx apresenta trinta e cinco elementos diferentes, que incluem "Efeitos Especiais" ou "atores", que podem ser adicionados ao projeto. Estes elementos podem ter diversas informações, tais como mídias(imagens, sons e animações) ou texto, anexados a eles(os elementos). Celtx permite que os diretores e escritores facilmente marquem elementos dentro de cada roteiro. Estes elementos marcados podem então ser transferidos automaticamente para transcrições do roteiro, que permitem que funcionários da produção facilmente identifiquem quais os elementos que o roteiro exige.

Ferramentas de Pre-Visualização

Storyboarding

Celtx permite às pessoas criar seqüências de storyboard, que podem ser impressas ou visualizadas utilizando se do visualizador de imagens embutido no Celtx. Estes também estão disponíveis para exibição no site de um projeto, e pode ser visualizados dentro do navegador.

Ferramenta Sketch

 A ferramenta Sketch pode ser usada para desenhar um esboço ou um esquema de produção, que também pode ser adicionado ao seu storyboard. A ferramenta Sketch inclui ícones pré-carregadas para câmera, luzes e pessoas que podem ser marcadas com o texto, e as ferramentas para desenhar linhas, setas, formas e adicionar texto. Além disso, os pacotes de arte profissional de imagens adicionais (por exemplo, equipamentos, máquinas, pessoas, veículos, acessórios, móveis / utensílios, etc) pode ser comprado no site do Celtx. Ou seja, se tem uma ferramenta para moldar as cenas ao gosto da equipe de produção, e, o mais completa possível.


Site: http://www.celtx.com/

Nenhum comentário:

Postar um comentário