quinta-feira, 20 de dezembro de 2018

Alternativas ao Dropbox – Parte 2


Prosseguindo na série de artigos sobre alternativas ao Dropbox, vou apresentar mais opções ao Dropbox disponíveis no PCLinuxOS, e, uma que talvez surpreenda você(Telegram).

PCLOS Cloud

Tela de login do PCLOS Cloud

Uma grata surpresa, para os usuários do PCLinuxOS é a possibilidade de desfrutar dos serviços do PCLOS Cloud. Estes serviços são gratuitamente oferecidos pelo nosso bom amigo David (Mr. Cranky Pants, do fórum PCLinuxOS internacional).

Os serviços disponíveis são os seguintes:

PCLOS-Cloud – Armazenamento de nuvem
PCLOS-Talk – Mensageiro eletrônico
PCLOS-Mail – Conta de e-mail
Mypics GraphicStor Image Hosting – Image hosting
PCLinuxOS Knowledgebase – Wikia do PCLinuxOS

Qualquer pessoa que usa PCLOS e é membro do fórum internacional recebe uma conta PCLOS-Cloud.
O senhor David verifica manualmente cada solicitação de conta para checar se os candidatos são mesmo membros do fórum. Se não, então eles são rejeitados.
Uma vez que uma conta PCLOS-Cloud é configurada, você ainda pode retê-la, mesmo se você mudar para uma distribuição Linux diferente. A única coisa que se torna diferente é que seu status é alterado para um usuário não-pclos. Por enquanto, isso não afeta nenhuma conta, mas pode mudar no futuro.

Para obter uma conta PCLOS-Cloud É preciso ser um membro do fórum PCLOS e seguir as instruções simples para preencher uma solicitação de conta encontrada em https://pclosusers.com/services-signup.php
Os usuários recebem 15 GB de espaço livre em disco. Eles também podem comprar espaço adicional, se necessário, por uma pequena taxa anual. Este pagamento por espaço é adicional com o seu espaço grátis. Exemplo: se você quisesse 10 GB de espaço adicional, teria seu espaço livre de 15 GB mais o espaço pago de 10 GB para um total de 25 GB.

O PCLOS-Coud pode ser acessado de qualquer lugar que você tenha acesso à Internet através de sua interface web segura em https://pcloscloud.com
Você também pode acessá-lo da sua área de trabalho usando o software nextcloud-client disponível no Synaptic.
Você pode acessar sua conta PCLOS-Cloud no seu celular Android usando o aplicativo nextcloud.
Para produtos da Apple, você pode obter o aplicativo na App Store

Opções adicionais de espaço de armazenamento


    •  2GB adicionais – US $ 1,00 / mês.
    •  10GB adicionais - US $ 10,00 / ano.
    •  15GB adicionais - US $ 15,00 / ano.
    •  25GB adicionais - US $ 25,00 / ano.
    •  50 GB adicionais - US $ 50,00 / ano.

Os usuários podem obter o espaço extra solicitando-o nesta URL:
 https://pcloscloud.com/cloudstorage.html

Opções adicionais disponíveis apenas para usuários atuais

Senhor David concede contas PCLOS-Cloud para as esposas de usuários do fórum, caso elas peçam uma, mas elas são listadas como membros não-pclos. Por enquanto, elas precisarão  enviar uma mensagem privada(MP) ao sr. David solicitando essa conta. Elas precisam  fornecer um nome de usuário, senha e um endereço de e-mail ativo para configurar a conta.


A assinatura dos serviços PCLOS Cloud pode ser feita em https://pclosusers.com/services-signup.php

            ​

Prós e Contras


Prós
Contras
15 GB de armazenamento gratuito
É necessário ser cadastrado na comunidade internacional do PCLinuxOS
Aplicativo móvel

Extensível aos familiares (esposas)

Baixo custo por espaço adicional

Integrado com outros serviços PCLOS Cloud (fotos, mensageiro, etc)

Baseado na tecnologia NextCloud

Acessível através de navegador WEB



URL: https://pcloscloud.com
Localizado em Lebanon, Oregon, USA.
            ​

Yandex Disk

Tela de download do aplicativo  Yandex

Com sede em Moscou, o Yandex se posiciona como a resposta da Rússia ao Google. Ele fornece pesquisa, mapas, um navegador, um serviço de e-mail e um serviço de armazenamento em nuvem, o Yandex Disk.

Discorrerei  sobre o Yandex Disk, que é o objeto desta análise.

Yandex Disk ou o Google drive russo, é uma opção atrativa que você pode escolher. É um armazenamento em nuvem decente que compete muito bem com as empresas ocidentais. O preço e os planos do Yandex Disk chegam à classe média quando comparados com outros armazenamentos em nuvem. Falta algumas opções de compartilhamento, não possui sistema de controle de versão e o suporte on-line pode ser melhor. Mas se você ignorar isso e quiser um armazenamento em nuvem que não seja acessível às agências do governo dos EUA, você está no lugar certo.

Assim, embora o portfólio seja ambicioso, pelo menos no caso do Yandex Disk, o produto em si é mal acabado. Claro, o Yandex Disk inclui alguns recursos interessantes, como a integração do Office Online, mas esses recursos são superados por grandes erros, como falta de criptografia no servidor e nenhuma opção de versionamento de arquivos (como citado acima).

Yandex é uma empresa que opera o maior mecanismo de busca da Rússia, com cerca de 60% de participação de mercado naquele país. Se você está procurando um serviço de armazenamento em nuvem decente que limita as agências do governo dos EUA de acessar seus arquivos, o Yandex.Disk pode ser uma opção atrativa. Tenha em mente que as velocidades de download são as melhores na Europa e podem variar em outras partes do mundo.

No entanto, deve-se levar em conta o fato de que o Yandex Disk está sediado em um país onde o crime cibernético não tem um controle rigoroso e prospera bastante, o resultado final é um produto que pode ser recomendado, mas, com alguns Caveats.

Recursos

O Yandex Disk tem aplicativos para Windows e Mac, além de um cliente  para Linux. Aplicativos móveis são oferecidos para Android e iOS.
Para instalar no PCLinuxOS, você será direcionado, quando acessar o site  Yandex Disk pela primeira vez, para uma página de downloads, onde deverá baixar a versão yandex-disk-latest.x86_64.rpm
Instalando pelo terminal, com rpm -ivh, não apresentará problemas.
O cliente para Linux não tem uma GUI, mas, sua configuração é extremamente fácil.
Depois de instalar, você deverá criar uma pasta (eu chamei de Yandex, mas, você poderá dar o nome que quiser), e, digitar o comando $ yandex-disk token.
Fazendo isso, o cliente vai criar um token OAuth, identificando o seu computador com o servidor remoto Yandex Disk e estará pronto para ser iniciado.
O passo seguinte é digitar $ yandex-disk start -d /home/~/pasta_do_Yandex/
E pronto, o cliente passará a funcionar em modo Daemon, e, sincronizará tudo que estiver na pasta definida na opção -d.

Lembre-se que deverá iniciar sempre o cliente, com o comando acima, para que a sincronização inicie. Pode ser colocado em um arquivo .desktop e também num auto start, para automatizar o processo. 

Ao instalar o aplicativo em seu telefone, você obtém armazenamento ilimitado para fotos e vídeos, tornando-o um serviço de armazenamento em nuvem decente para fotos, embora não seja a melhor escolha para  fotógrafos profissionais(ou com ambições de sê-lo).

A partir do navegador da web, você pode visualizar automaticamente arquivos, além de transmitir vídeo e música. O Yandex.Disk é automaticamente integrado ao Office Online, permitindo criar e editar arquivos do Word, Excel e PowerPoint.
Os uploads são limitados a 2 GB por arquivo, usando o site e  um navegador WEB e 10 GB usando o software cliente.

Compartilhamento de arquivos com o Yandex Disk

Compartilhar arquivos com o Yandex é um tanto quanto limitado. Ele não oferece muitas opções como arquivos protegidos por senha ou configuração de datas de expiração e tal. Você pode compartilhar seus arquivos criando um link que você pode compartilhar com seus amigos via e-mail, mídia social ou até mesmo criar um código QR.

Seu amigo ou colega de trabalho não precisa de uma conta no Yandex.Disk para visualizar os arquivos. Ele precisará disso para editar documentos do Word online, no entanto. Bem, ele pode sempre baixar o arquivo, editá-lo no computador e enviá-lo de volta para você. A primeira opção é muito mais fácil, no entanto.

Há também uma opção para você desativar o link que impede que alguém o abra no futuro.

 

Prós e Contras


Prós
Contras
10 GB de armazenamento gratuito
2GB tamanho de arquivo - WEB
Múltiplas opções de planos
Compartilhamento limitado
Fácil de usar
Sem sistema de versões
Integração ao Office online
Velocidade pode variar fora da Europa
Bons preços
Sem encriptação no server side
Protegido das agências governamentais dos EUA
Segurança dos arquivos obscura
Espaço ilimitado para fotos e vídeos
Suporte on line bastante limitado
Cliente para Linux em formato RPM, fácil de instalar e configurar no PCLinuxOS



URL: https://disk.yandex.com
Localizado em  Moscou, Rússia.

Telegram

  

Ícone do Telegram

O Telegram é um serviço de mensagens instantâneas baseado em nuvem e de voz sobre IP desenvolvido pela Telegram Messenger LLP, uma empresa privada registrada em Londres, Reino Unido, fundada pelo empresário russo Pavel Durov. Os aplicativos cliente do Telegram estão disponíveis para Android, iOS, Windows Phone, Windows NT, macOS e Linux. Os usuários podem enviar mensagens e trocar fotos, vídeos, stickers, áudio e arquivos de qualquer tipo.

O código do cliente do Telegram é  software de código aberto, mas o código-fonte para versões recentes nem sempre é publicado imediatamente,  enquanto seu código do lado  servidor é  fechado e proprietário. O serviço também fornece APIs para desenvolvedores independentes. Em março de 2018, a Telegram afirmou que tinha 200 milhões de usuários ativos mensais.  De acordo com seu CEO, em abril de 2017, a taxa de crescimento anual do Telegram era superior a 50%.

Pavel Durov, um libertário radical, declarou  que a intenção ao  criar o Telegram foi  criar um meio de comunicação que as autoridades russas não pudessem acessar.
Baseado no protocolo MTProto, o Telegram já colocou Durov em diversos problemas com as autoridades russas por não revelar as chaves criptográficas de seu aplicativo. Ele no entanto, se põe ao lado do usuário, afirmando que qualquer tentativa de quebrar a privacidade de seus usuários não prosperará.

Durov pode ser considerado um Zuckerberg do bem, já que criou a rede social V Kontakte, e, quando percebeu que a participação de aliados de Vladmir Putin chegava a 88% na empresa, decidiu vender as ações que lhe restavam e saiu da Rússia.

As mensagens e a mídia no Telegram são criptografadas apenas por cliente-servidor e armazenadas nos servidores por padrão. O serviço oferece criptografia de ponta a ponta para chamadas de voz,  e bate-papos “secretos” criptografados end-to-end opcionais entre dois usuários on-line, mas não para grupos ou canais. 

Agora, como usar o Telegram para armazenamento ?
Simples, é possível mandar mensagens para você mesmo. Assim, é possível mandar como anexo qualquer tipo de arquivos, para você mesmo, ou compartilhar entre seus contatos do Telegram. Entre todos os dispositivos em que o Telegram é suportado, sem limite de tamanho de arquivos.
            ​ 

Prós e Contras


Prós
Contras
Sem limite de tamanho de arquivos
Só pode ser acessado pelo aplicativo próprio do Telegram.
Disponível aplicativo nativo para o PCLinuxOS
Não há interface pelo navegador.
Aplicativo móvel (Android / iOS)
Só permite compartilhar com usuários do Telegram.
Desenvolvimento ativo
Não permite o envio de arquivos para a sua conta, por meios externos (links, e-mail)
Criptografia entre cliente-servidor

Compartilhe com até 100 pessoas por vez




URL: https://telegram.org/
Localizado em Londres, Inglaterra.

Bem, espero que apreciem mais esta parte dessa série de artigos sobre alternativas ao DropBox.
Mês que vem tem mais.

Saudações e até lá!

Nenhum comentário:

Postar um comentário