quarta-feira, 21 de novembro de 2018

Alternativas ao Dropbox – Parte 1


Desde 10 de agosto de 2018 a maioria dos usuários do aplicativo de desktop Dropbox de todas as distribuições Linux tem recebido notificações de que seu aplicativo deixará de sincronizar arquivos a partir de novembro.

As declarações do suporte do Dropbox afirmam que o único sistema de arquivos Linux suportado para armazenamento da pasta de sincronização, a partir de 7 de novembro de 2018, será em um sistema de arquivos ext4 limpo. Isso significa que o Dropbox diminuirá drasticamente o suporte ao Linux, já que quase todas as distribuições Linux têm outros sistemas de arquivos como padrões de instalação padrão atualmente – sem mencionar a criptografia executada em um sistema de arquivos ext4, que não se qualifica como um arquivo ext4 limpo: Ou seja, o eCryptfs, que é o padrão, por exemplo, no Ubuntu para pastas criptografadas, não será suportado. Até o momento, o Dropbox suportava as plataformas Linux desde que seus serviços começaram em 2007 sem restrições do formato do sistema de arquivos.

Os requisitos para rodar no Linux foram alterados como segue:

  • Ubuntu 14.04 ou superior, Fedora 21 ou superior
  • Você deve ter o glibc 2.19 ou superior
  • A pasta do Dropbox precisará estar em um disco rígido ext4 ou partição formatada
    Atenção: o ecryptfs não é compatível, mas o Dropbox continuará sincronizando com os sistemas de arquivos compatíveis que usam criptografia de disco completo (por exemplo, LUKS)
  • Caso seu dispositivo não atenda a estes requisitos, você ainda poderá usar o aplicativo do Dropbox para desktop desde que ele cumpra nossos requisitos de sistema para o Dropbox no Linux (mas lembre-se de que seus resultados podem variar)

Assim, como o Dropbox deixará de suportar o Linux na sua totalidade, o quê poderá determinar sua aposentadoria para muitos usuários Linux, e, possivelmente no PCLinuxOS, vou apresentar algumas alternativas ao serviço, lembrando que existem mais alternativas até do que as que listo a seguir.


Mediafire


Tela de abertura do site Mediafire
O MediaFire é a solução simples para upar e baixar arquivos na Internet. Ele se concentra em fornecer uma experiência positiva para os usuários de downloads, mas não oferece um programa de afiliados para os upadores.

Os arquivos hospedados no MediaFire podem ser acessados diretamente - não há tempo de espera para iniciar um download e não há limite para a quantidade ou frequência de download. Vários arquivos podem ser baixados simultaneamente.

Prós e Contras


Prós
Contras
10 GB de armazenamento gratuito

É necessário logar na sua conta uma vez por ano para evitar a expiração
Upload arquivos de até 25 GB
Patrocinado por propagandas
Sem limites de largura de banda
Nenhuma opção para controle de largura de banda ao carregar arquivos
Aplicativo móvel
Sem aplicativo para desktop Linux
Pode compartilhar arquivos e pastas com qualquer um

Pode importar arquivos de uma URL

Não usuários podem fazer upload para sua conta

Pode ser usado a partir de qualquer navegador WEB.


Localizado em Magnolia, Texas, USA.


pCloud


Tela de abertura do aplicativo para desktop do pCloud
O pCloud é um serviço de armazenamento em nuvem gratuito que oferece 10 GB de espaço grátis. As condições podem ser atendidas para aumentá-lo para 20 GB sem custo.

Compartilhe pastas e arquivos com qualquer pessoa, copie fotos de mídia social para sua conta e gerencie tudo com um aplicativo para dispositivos móveis, por meio de uma interface Web e usando um programa cliente.

Qualquer pessoa que se inscreva com o pCloud recebe instantaneamente 10 GB de armazenamento gratuito.

Existem inúmeras coisas que você pode fazer para ganhar mais espaço livre, como se você convidar amigos para fazer sua própria conta e se você der like na página pCloud no Facebook.

Um espaço total possível de 20 GB pode ser usado gratuitamente com o pCloud após todas as opções de bônus.

Compartilhamento de arquivos com o pCloud


Existem duas maneiras de compartilhar pastas do pCloud.

O primeiro é para acesso público. Você pode criar esse tipo de link para qualquer um dos seus arquivos, tanto no site quanto no aplicativo móvel pCloud. O aplicativo permite que você envie esses links para outras pessoas por SMS, e-mail, Twitter e Facebook. Os destinatários não precisam de uma conta pCloud para abrir esses tipos de links e podem até baixar todos os arquivos em formato ZIP.

Você também pode convidar outros usuários do pCloud para ver e acessar uma pasta da sua conta. Você pode permitir que o destinatário leia, crie, modifique e / ou exclua o acesso à pasta. Esse tipo de compartilhamento de pasta pode ser iniciado no site, no programa de área de trabalho e no aplicativo para dispositivos móveis.

Há outra maneira de compartilhar pastas com destinatários, mas é um pouco diferente do método comum. Em vez de compartilhar os arquivos na pasta, você está compartilhando o espaço da pasta. Isso significa que você pode criar um link para uma de suas pastas para torná-lo acessível ao público, permitindo que qualquer pessoa envie arquivos para sua conta do pCloud. Isso é um pouco como o recurso FileDrop do Mediafire.

Você deve definir o número máximo e o tamanho dos arquivos que podem ser enviados para esse tipo de pasta, o que é ideal para evitar que sua conta fique cheia de arquivos públicos.

Quando uma URL de pasta de upload é criado, um endereço de e-mail exclusivo também é exibido ao público quando acessa a página, que pode ser usado para enviar arquivos diretamente para a conta, por e-mail.

Enquanto o compartilhamento de pastas tem as opções acima, os arquivos só podem ser compartilhados de uma maneira, que é com o público (usuários não registrados). Os URLs de arquivos compartilhados podem ser encurtados para um link pequeno para facilitar a recuperação.

Prós e Contras


Prós
Contras
20 GB de armazenamento gratuito


Nenhum limite de tamanho de arquivo

Você recebe 50 GB de tráfego de link de download todo mês

Filtre facilmente todos os seus arquivos por tipo, como imagens, áudio, vídeo, documentos, etc.

Carregar pastas inteiras pelo site

Pode pesquisar em todos os seus arquivos no site e no aplicativo para dispositivos móveis

Compartilhar arquivos com usuários que não usam o pCloud

Transmitir arquivos de mídia

Adicionar arquivos de uma URL remota

Suporta arquivos offline

Opção para qualquer pessoa enviar arquivos para sua conta por meio de um URL compartilhado

Envie arquivos para sua conta com um endereço de e-mail exclusivo

Conecte-se à sua conta pelo WebDAV

Faça backup de fotos do Facebook, Instagram e Picasa para o pCloud

Gerenciar compartilhamentos no site, no software de área de trabalho e no aplicativo para dispositivos móveis

Pastas favoritas para acesso rápido

Opção para ativar uploads automáticos de fotos / vídeos do aplicativo para dispositivos móveis

Cliente para Linux em formato Appimage, ou seja, funciona out-of-the-box no PCLinuxOS


Localizado na Suíça, Europa.

Cozy.io


Tela de abertura do site Cozy Cloud
Cozy drive é um serviço da Cozy, uma startup francesa que quer repensar completamente como funcionam os serviços em nuvem. Inicialmente, a startup lançou um concorrente do tipo Dropbox para armazenar, sincronizar e compartilhar todos os seus arquivos(o Cozy drive). Agora, a empresa quer dar um passo além e criar um ecossistema de serviços de código aberto que respeite sua privacidade.
O escopo da Cozy é ambicioso, pois, quer ser um centralizador da vida digital do usuário, um all-in-one do que se faz e vive on line.




Logo ao assinar o serviço da Cozy, e, ao logar pela primeira vez, uma tela com a seleção de diversos serviços será apresentada, como a figura acima.
A assinatura gratuita dá direito a 5 GB de armazenamento. O armazenamento é total, dividido entre seus arquivos, documentos e fotos. Os planos começam com 50 GB de armazenamento, por 2,99€ ao mês e 1000 GB por 9,99€ ao mês.
Os serviços, que podem ser conectados à sua conta, aumentam a cada dia: Bancos, ISP’s, empresas de energia elétrica, TV a cabo, enfim, todos os serviços dessas companhias podem ser “conectados” à sua conta Cozy, e, o Cozy cloud se torna uma central, de onde é possível interagir e controlar todos esses serviços (contas de energia, TV a cabo, homebanking, etc...) 


 


As aplicações básicas são Cozy Banks, Cozy Drive e Cozy Photos. Essas já vem ao assinar o serviço.
Cozy Banks é um concentrador de home banking em um só aplicativo: coloque todos os bancos que você é cliente dentro dessa aplicação, e, acesse seu home banking através dela.
Cozy Drive é o serviço equivalente ao Drop Box, e, o que nos interessa neste artigo e Cozy Photos é um serviço para publicar suas fotos, tal como Picasa e Flickr.


Cozy Drive

Prós e Contras


Prós
Contras
5 GB de armazenamento gratuito


Interface agradável

Aplicativo móvel (Android / iOS)

Desenvolvimento ativo

Pode compartilhar arquivos e pastas com qualquer um

Pode ser usado em um servidor local, como o Owncloud / Nextcloud

Aplicativo Linux em Appimage

Pode ser usado a partir de qualquer navegador WEB.


Localizado em França, Europa.


Assim, apresentei estes 3 primeiros serviços, que oferecem um bom suporte, tanto ao Linux quanto ao PCLinuxOS.

Em outra oportunidade, abordarei outros serviços, e, um exclusivo para os usuários do PCLinuxOS, o PCLOS-Cloud.

Espero que apreciem,

Até lá!

2 comentários:

  1. Mediafire? deliraram, aquilo não presta para nada...

    ResponderExcluir
  2. Eu gosto, 10GB de espaço, dá pra distribuir bastante coisa com ele.
    O único problema, pra mim, é não ter um aplicativo desktop para ele, já que tem aplicativo até para celular.

    ResponderExcluir