sexta-feira, 21 de setembro de 2018

Usando o Virtual Box para jogar, com Directx, fácil.


Bem, é possível usar o Virtual Box para jogar. Não que seja comum, geralmente se escolhe o Vmware player para jogar. Porém, os avanços do Virtual Box não podem ser ignorados: Sendo corretamente configurado, o Virtual Box pode ter um desempenho muito bom, rivalizando em certos casos com o Vmware player.
E, o Virtual Box tem uma vantagem: pode trabalhar com kernels recentes do Linux, enquanto o Vmware player não (não é compatível com kernels 4.14 e superiores).

Mas, como configurar o Virtual Box para jogar com efeitos 3D e com o DirectX ?
Na verdade, o DirectX a ser usado é o 9C, de 2010, que é suportado pelo Virtual Box. O DirectX 10 e 11 não são suportados.

Então, como fazer ? Fácil, só seguir a receita de bolo.

Bem, para começar, é necessário entender alguns conceitos.

Interfaces de para-virtualização


A partir da versão 5.0 do VirtualBox houve a introdução do suporte para para-virtualização, trazendo maior precisão de desempenho e tempo para os sistemas operacionais convidados suportados (Hyper-V no Windows e KVM no Linux). O suporte agora está incluído para a API do driver NDIS6, que é usada por padrão no Windows, começando com o Vista. Além disso, o VirtualBox tem um novo back-end de áudio para melhor suporte.

Mas, o que essas interfaces de para-virtualização (Hyper-V e KVM) significam ?

Hyper-V é a interface de para-virtualização do Windows Server. Com essa interface ativada, melhora a velocidade de execução de guests Windows em hosts Linux.

KVM é a interface de para virtualização do kernel Linux. Com essa interface ativada, melhora a velocidade de execução de guests Linux em hosts Windows.

Ou seja, não ative a interface Hyper-V se você estiver emulando um guest Linux num host Linux. Mas, se estiver emulando um guest Windows, é essa interface que você deverá ativar.

As instruções, passo a passo.


Instale a versão mais recente do Virtual Box no PCLinuxOS (5.2.18), faça a instalação normal, pelo script GetVirtualBox.

A interface Hyper-V é reconhecida pelo Windows 7 e acima. No WindowsXP pode funcionar, mas, o 7 é mais suportado atualmente.

Se você já tiver uma máquina virtual, remova os guest additions.



Depois de removidos os guest additions, desligue a máquina virtual.
Agora, vá nas configurações e na seção sistema, aba Aceleração, configure como a figura abaixo



Interface Hyper-V, habilitar VT-x / AMD-V.

O próximo passo é configurar a placa de vídeo para o guest Windows. Faça como a figura abaixo



Com 256 MB (o máximo que o VB suporta no momento).

Depois de feitas essas configurações, ligue a máquina virtual e pressione F8, para entrar no modo de segurança.






Depois da máquina ter inicializado, na barra de dispositivos do Virtual Box, clique em “inserir disco de adicionais de convidado” e comece a instalação dos guest additions




Durante a instalação, marque as caixas [ ] Direct3D Support (Experimental) e [ ] Start Menu Entries.

Agora, observe a figura abaixo e proceda de acordo




Quando ele perguntar se gostaria de instalar o suporte a Direct3D básico, clique em NÃO.

A seguir, o instalador vai apresentar a seguinte mensagem


Apenas clique em Ok e prossiga a instalação.

Se tudo correu bem, agora você poderá instalar o DirectX9C e desfrutar bons jogos com aceleração na máquina virtual Windows que você possui.

Eu consegui jogar Need For Speed III sem problemas, com o Modern Patch aplicado, com som, os filmes do jogo e músicas, sem maiores problemas, numa VM Windows XP.
Há relatos que League Of Legends também roda com bom desempenho em máquina virtual nesse caso, poupando as dores e partos do WINE. Programas como AutoCAD e Photoshop podem rodar muito bem com a aceleração 2D e 3D ativadas previamente, claro, dependendo da quantidade de memória de vídeo, núcleos de CPU e RAM alocadas para a máquina virtual.

Mas, observe: Se você tiver um computador antigo (Core2Duo e afins), não rode o Windows 7 na máquina virtual. O desempenho é muito ruim. Prefira o Windows XP, que foi onde fiz os testes e tudo rodou bem. Se tiver máquina mais potente, tanto em termos de processadores, memória e vídeo, então, poderá usar sistemas Windows mais pesados.

Ok ?

Espero que tenham apreciado, e, bons jogos nas suas máquinas virtuais Windows, dentro do seu PCLinuxOS!

Até o próximo mês!

Sds,

Nenhum comentário:

Postar um comentário