segunda-feira, 23 de outubro de 2017

Audiotool: Incrível ferramenta de criação musical


Eu já escrevi sobre o Audiosauna, em outra oportunidade, um programa de criação musical na nuvem muito interessante, poderoso e gratuito. No entanto, comparado ao Audiotool, é como se fosse um triciclo comparado com um míssil. Sim, Audiotool é tudo isso mesmo, uma ferramenta poderosa de criação musical aliada a uma plataforma de difusão dos trabalhos criados com ela.

O que é Audiotool ?

Audiotool (anteriormente Hobnox) é um site alemão de distribuição / publicação de conteúdo especializado em música. A maior parte do conteúdo do site foi associada à música eletrônica (devido à sua estação de trabalho de áudio digital estruturada baseada em navegador, com o mesmo nome, semelhante à Reason ReBirth), a moda e a cultura indie. Os usuários podem criar e publicar suas faixas de música no site usando as licenças Creative Commons ou Todos os Direitos Reservados. Em 2010, a Hobnox foi fechada por questões financeiras. No entanto, o Audiotool ainda está disponível para uso.

O conceito do Audiotool

Alguns dos módulos do Audiotool.

Audiotool funciona num conceito de módulos, e, estes módulos, como peças de Lego, podem ser livremente conectadas, de forma a conseguir os efeitos desejados.
E tudo acontece na área de trabalho principal do programa, onde os cabos podem ser arrastados manualmente de entrada para saída, refletindo o fluxo de trabalho de músicos eletrônicos da velha guarda. Esta abordagem oferece total liberdade quando se trata de rotear, dividir ou fundir as diferentes saídas de sintetizadores.

Os Módulos do Audiotool

Como mencionei, o Audiotool funciona num conceito modular, onde todos os dispositivos podem ser arranjados de forma a produzir um som diferente, com características profissionais, que nada ficam a dever a softwares mais caros (Fruitloops e etc…).
E, estes módulos são os seguintes:

Instrumentos
 Heisenberg:
O Heisenberg é o poço dos desejos sônicos do audiotool. Com seus 4 osciladores e sua seção massiva de filtros, este sintetizador Phase Modulation pode oferecer tudo, desde graves profundos até sons agudos de alta frequência. Use seus recursos de LFOs(low frequency oscillators) para serem sincronizados através de valores de notas e você obterá mesmo esse padrão de fundo rítmico que você estava procurando por todo o tempo.


Pulverisateur:
O Pulverisateur é um sintetizador polifônico. É um dispositivo muito poderoso e pode ser usado para fazer uma grande variedade de sons diferentes, desde melodias flutuantes de luz até linhas de baixo sombrias e pesadas. O Pulverisateur inclui 3 osciladores, um gerador de ruído, um canal de entrada de áudio e envelope de amplitude e controles de envelope de filtro, bem como um filtro e uma unidade LFO. Ao contrário de alguns dos outros dispositivos, o Pulverisateur não inclui seu próprio sequenciador  , isto significa que o Pulverisateur deve ser sequenciado usando um Note Track através da linha de tempo ou usando outro dispositivo como o Tonematrix como seqüenciador.


 Machiniste:
O Machinste é essencialmente um sampler player com um foco claro em ser uma drum machine. O editor de padrões integrados e uma poderosa seção de filtro são ideais para ajustar suas amostras de bateria e começar com o seu groove. Mas, por caber a você carregar suas amostras, também funciona como uma boa placa de sound FX.

 Beatbox 8:
O Beatbox 8 oferece os sons bem conhecidos e o comportamento do hardware real que  ele espelha. Este compositor de ritmo baseado em padrões clássicos ainda oferece uma base sólida para fazer sua batida. Enquanto você ainda pode programá-lo com o editor de padrões integrado, graças à sua implementação de software, você também pode criar uma faixa de nota em seu arranjo para editá-la como um instrumento midi.


 Beatbox 9:
O Beatbox 9 oferece as mesmas vantagens relacionadas à implementação do software, como o Beatbox 8, mas usa seus próprios controles e sons exclusivos.
Embora parecido com o Beatbox 8, o Beatbox 9 pode ser considerado mais realista, já que alguns dos instrumentos são batidas sampleadas de baterias reais e o dispositivo possui um som geral muito mais redondo e mais claro do que o Beatbox 8.

 Bassline:
 O Bassline é outro sintetizador inspirado em hardware clássico real. Ao contrário do que o seu nome sugere, é mais conhecido por suas batidas dançantes que ganharão vida quando você as ajustar com a seção de filtro integrada. Depois de todos esses anos, as pessoas ainda ficam loucas na pista de dança com suas batidas à la anos 90.

Mixagem & Roteamento
Saída Mestre:
A saída mestre é o destino final do seu sinal estéreo mixado. Ela permite que você nivele a saída global e oferece seu próprio Limitador opcional.

 





Centroid:
O Centroid é o mixer padrão do aplicativo audiotool. Permite que 16 canais estéreo sejam mixados, ao mesmo tempo que fornece a cada canal sua própria seção de equalização. E com 2 canais estéreo Aux, o Centroid oferece a oportunidade de trazer efeitos consistentes para a sua mixagem.
Audiotrack:
O dispositivo Audiotrack oferece a possibilidade de trabalhar com samples diretamente no seu arranjo. Ele cria uma faixa estéreo que pode ser paneada e nivelada antes de ser enviada para o mixer.

Splitter / Merger:
O Splitter e o Merger são na verdade a mesma coisa, mas em direções diferentes. Enquanto o Splitter alimenta 3 saídas com sua entrada estéreo, o Merger aguarda 3 entradas estéreo para serem incorporadas a uma saída.

Crossfader:
O Crossfader se assemelha a um mixer de DJ clássico. Como um típico DJ Mixer, sua poderosa seção de equalização permite isolar aquelas frequências irritantes em seu sinal e livrar-se delas com um simples toque de botão.
MiniMixer:
O Minimixer é um submixer mínimo. Seus 4 canais estéreo podem ser paneados e nivelados, e até mesmo ser alimentados no canal auxiliar estéreo, mas não oferece nenhum tipo de equalização como o Centroid.

Efeitos
Rasselblock:
O Rasselbock é, em essência, um re-sampler com 7 efeitos internos. O que torna o Rasselbock diferente é que tem 5 saídas de canal separadas (não incluindo a saída mestre). Isso permite rotear pedais de efeito através do dispositivo e desencadeá-los em tempo real, apenas posicionando os blocos na grade de sequenciamento. Você pode decidir o quão grande serão os blocos antes de adicioná-los à grade de sequência, alternando as diferentes opções de snap na grade de sequenciamento.
Equalizador Gráfico:
O EQ grafico permite que você sintonize suas frequências com 2 bandas de gama completa para a mixagem. Com o recurso de propagação estéreo especial, ele também se qualifica como painel de efeito decente. 
 
Autofilter:
Com seus 4 modos, o Autofilter pode ser ajustado diretamente para a faixa de frequência que você deseja que ele opere. E a entrada Sidechain permite que o Autofilter seja acionado por um sinal de entrada diferente.

Pedais de efeito:
Os pedais de efeito oferecem uma variedade de efeitos, todos apresentados como pedais de efeitos. De side chainable Compressor para Reverb e Delay, você obtém um conjunto de 13 efeitos diferentes para ajustar seu som ao seu gosto.

Exciter:
O Exciter adiciona brilho ao sinal de entrada. O Exciter faz isso dividindo o sinal de entrada em duas bandas e depois adicionando pequenas quantidades de distorção às frequências mais altas antes de juntar novamente as duas bandas.

Stereo Enhancer:
 O Stereo Enhancer irá ajudá-lo a espalhar seu som no espaço estéreo. Adicionado diretamente antes da caixa de saída como um efeito mestre, ele ajuda a alargar o efeito, tornando a presença de sua música no maior espectro possível.

Assim, com todos estes componentes, é possível montar um complexo e completo DAW (Digital Audio Workstation), como o da figura abaixo:

 

O Veredito

Audiotool é uma ferramenta poderosa para criar música, e, em suas versões mais recentes, aceita até o uso de um teclado MIDI conectado ao computador. O único requerimento é que o teclado MIDI só vai funcionar com o navegador Google Chrome. Fora isso, o programa funciona em qualquer navegador com o Flash Player instalado.
É possível criar desde simples melodias a músicas muito elaboradas, naveguei pelo site Audiotool e, sua seção de músicas é incrível: Escutar as músicas criadas com ele, não se acredita que foram feitas nele, tamanha a qualidade do produto final(parece que foi feito em algum Fruit Loop da vida).
No entanto, não é um software fácil. Ele tem uma curva de aprendizado lenta, já que é um programa/plataforma bastante complexa e completa. Por isso, não pense que vai sair fazendo música logo que acessar o site.
Mas, apesar da dificuldade, existem diversos tutoriais espalhados pela internet, desde o site do Audiotool, até o You Tube.

E, uma tela bem grande é muito aconselhável, visto que os módulos vão preenchendo a área de trabalho, e, em telas pequenas, a visualização ficará prejudicada.

Ok ?

Espero que gostem, de uma ferramenta poderosa e gratuita, para quem gosta de criar música.

Nenhum comentário:

Postar um comentário