segunda-feira, 2 de agosto de 2010

Starcraft 2 no Linux com o Wine - Como Fazer


Okey- Eu já mencionei antes que eu jogo Starcraft 2 no meu Linux sem problemas.
Desde o lançamento oficial do jogo há alguns dias atrás eu fui ficando com um bom tráfego naquelas duas páginas - por isso pensei em fazer um HOWTO rápido sobre como rodar o Starcraft 2 na sua distro Linux preferida. O jogo funciona no Wine 1.2 e / ou Crossover Games 9.1 com um pouquinho de trabalho (no Crossover Games é mais fácil fazê-lo rodar).
Já que grátis é bom eu vou falar primeiro como fazer pelo WINE.
Primeiro, baixar e instalar o Wine 1.2 em seu sistema. Em seguida, execute os seguintes comandos no terminal:

cd ~/Downloads
wget http://winezeug.googlecode.com/svn/trunk/winetricks
chmod +x winetricks
./winetricks droid fontfix fontsmooth-rgb gdiplus gecko vcrun2008 vcrun2005 allfonts d3dx9 win7
winecfg

Na janela de configuração que abre vá para a aba bibliotecas e digite mmdevapi na caixa Nova substituição para a biblioteca e clique em adicionar. Agora, procure na lista das substituições existentes por mmdevapi clique em Editar e configure para desativada. Por fim, clique na guia áudio e configure-a para alsa.
A partir da versão 9.1 do Crossover, Starcraft 2 está listado como "oficialmente suportado" e, como tal, você vai ver que tem uma entrada no instalador automático de jogos.
O único problema é que depois do jogo ter sido instalado o processo StarCraft 2 pendura - o que significa que o Crossover nunca sabe que o jogo terminou de instalar e desta forma nunca cria os itens de menu para ele.
Por sorte há uma solução simples para isso - depois de terminada a instalação de Starcraft 2, abra o seu sistema monitor de processos e procure por qualquer processo rebelde de Starcraft 2 e finalize-o.
Depois de ter feito isso, o instalador do CrossOverGames saberá que terminou de instalar o jogo e irá criar as entradas de menu como deveria.
Também - se você está tentando instalar a partir do CD vendido no varejo (com Wine ou Crossover) você pode precisar montar manualmente o disco devido a um problema com o auto mounter para PC/Mac. Para fazer isso, execute os seguintes comandos no terminal:

sudo umount /media/SC2*
sudo mount -t udf -o ro,unhide,uid=$(id -u) /dev/cdrom /media/cdrom

Eu testei os métodos acima no Ubuntu 10.04, mas devem ser aplicáveis a qualquer distribuição Linux moderna.
Caso algum problema apareça, sinta-se livre para deixar um comentário abaixo e eu farei o melhor para ajudar a resolver o(s) problema(s). Feliz jogo!!!

Agradecimentos especiais ao Sr. Jeff Hoogland, que gentilmente permitiu a tradução de seu artigo original http://jeffhoogland.blogspot.com/2010/07/howto-starcraft-2-on-linux-with-wine.html

Special thanks to Mr. Jeff Hoogland, who kindly permitted the translation of his original post http://jeffhoogland.blogspot.com/2010/07/howto-starcraft-2-on-linux-with-wine.html

2 comentários:

  1. eu uso o linux 9.04, será que funciona?
    valeu!
    aramil

    ResponderExcluir
  2. Não há um impedimento quanto à versão do Ubuntu, mas, o procedimento foi testado na versão 1.2 do wine. Talvez funcione na versão 9.04 do Ubuntu, mas, não é garantido.
    Veja qual a sua versão de wine, digite wine --version na tela do console e atualize para a mais recente(1.2) caso seja uma antiga.
    Sucesso!!!

    ResponderExcluir