sábado, 24 de julho de 2010

Synfig e o Projeto Morevna


O Open Source e o Linux proporcionam gratas surpresas. E, uma dessas é o software Synfig.

O que é Synfig
Synfig é a criação de Robert Quattlebaum, o desenvolvedor principal. Ele passou 3 anos aprimorando o software e, sua intenção era usá-lo na sua companhia de animação, Voria Studios.
Ele saiu do secundário e começou a frequentar um curso técnico na DigiPen Institute of Technology, uma instituição de ensino especializada em games, artes gráficas digitais e engenharia, localizada em Redmond, Washington. Ele passou a ser muito respeitado, tanto por professores como por seus colegas, por programar de forma elegante e limpa.
Quando no DigiPen Institute, Robert expandiu seus horizontes, e, passou a se interessar por artes digitais e animes.
Estudando animação, nasceu a necessidade de lidar com um programa que pudesse auxiliá-lo com todos os passos da criação, desenho, storyboard e etc...
Quando perguntou a um de seus colegas qual software poderia ser utilizado, ficou surpreso com as opções que existiam, e, nenhuma delas o satisfez.
Começou então o que seria o desenvolvimento do software Synfig, e, logo após sair do DigiPen institute fundou sua empresa, que iria vender sua ideia e seu software, o Synfig.

O Vídeo que deu origem a tudo

O que o Synfig faz
Como um verdadeiro aplicativo front-end e back-end, é possível esquematizar a animação no front-end - Synfig Studio - e processa-la mais tarde com o backend Synfig Tool em outro computador (possivelmente mais potente), em uma rede, mesmo sem um monitor conectado.
O objetivo dos desenvolvedores foi criar um programa que é capaz de produzir animação com qualidade cinematográfica com poucas pessoas e recursos. O programa oferece uma alternativa à interpolação manual para que o animador não tenha que desenhar cada frame de animação.
Com o Synfig, o animador desenha as chamadas Key Frames (figuras chave) e instruí o programa qual o movimento deve ser feito para a próxima Key Frame (figura chave). O programa Synfig gera as animações entre os frames, as chamadas in between frames. Assim, o trabalho fica muito mais facilitado, tirando dos seres humanos as tarefas mais pesadas.
Em sua versão mais recente, 0.62.01, de 31/05/2010, o Synfig passou a ter uma integração perfeita com gráficos SVG, podendo ser usado facilmente em conjunto com o InkScape, onde o artista usa o InkScape para gerar as Key Frames e o Synfig faz a animação.
Synfig exporta as animações nos seguintes formatos: AVI, Theora, MPG, MNG e GIF.
O Projeto Morevna
Desde Maio de 2008 , um grupo de voluntários russos vêm trabalhando para fazer um projeto de filme de animação chamado projeto Morevna. Eles têm feito atualizações regulares desde então no site Morevnaproject. O Free Software Magazine recentemente publicou um artigo sobre o projeto.
O Projeto Morevna não usa apenas o Synfig, mas, também o Blender, para criar os modelos de veículos e paisagens, e o Synfig para animar os personagens em 2D
Demo do Morevna Project

Agora, você já pode criar animações no Linux sem depender do software Adobe Flash, que era a única forma de criar animações, antes do Synfig.

Nenhum comentário:

Postar um comentário