domingo, 18 de julho de 2010

Faça a Sua Própria Distro Linux


Não está contente com as distros que existem por aí ??? Gostaria de ter o programa X, o ambiente gráfico Y e o kernel Z, mas não encontra uma forma de fazer isso ??? Calma, não procure mais, seus problemas se acabaram: Linux permite que você construa sua própria distribuição customizada. E, com mais de uma opção para isso.
Vou ilustrar algumas formas de você construir sua própria distribuição Linux. Na verdade, algumas são formas de se fazer um remaster de uma distribuição Linux, enquanto uma opção é a criação de uma distro totalmente diferenciada, do zero.

As Opções de Construir uma Distro Linux:
  • Reconstructor (Para distros baseadas no Debian/Ubuntu)
  • Suse Studio(Para distro baseada no Open Suse, formato RPM de pacotes)
  • Slax (Para distro baseada no Slackware)
  • Nimblex (para distro baseada no Slackware)
  • Linux From Scratch (Cria uma distribuição Linux do zero, sendo compilados todos os seus pacotes)

Reconstructor
Reconstructor é uma ferramenta de customização e criação de distribuições Linux. Permite a personalização das distribuições Ubuntu e Debian GNU / Linux. Personalizações incluem: figura do logotipo no boot, cor do texto, papel de parede, temas, ícones, aplicativos e mais.
Reconstructor recentemente se tornou compatível com a distribuição Ubuntu 10.04. Já há algum tempo é compatível com a distribuição Debian Lenny.
Para usar o Reconstructor, você só precisa de um browser moderno (Firefox, Safari, Chrome, etc) com Javascript habilitado. Internet Explorer não é recomendado, mas se você for usá-lo, Reconstructor só é garantido de funcionar com o Internet Explorer 8.
Você precisa criar uma conta com Reconstructor antes que você possa prosseguir. A conta é gratuita e requer apenas cerca de 5 campos de informações do seu lado. Depois, logue-se no site. Comece criando um novo projeto. Dê ao seu projeto um bom nome, descrição e versão. Você pode então escolher a distro em que você deseja basear o seu projeto, e, com apenas alguns cliques, vai começar a construir sua distribuição personalizada.
O Reconstructor Build Service é gratuito para usar até um determinado montante.
As taxas são as seguintes:
  • Carregar e armazenar um arquivo de projeto: US $ 0,02 por MB por mês
  • Criar um projeto: $ 0.30
  • Download um projeto : US $ 0,45 por GB
Project Hosting
  • Armazenamento do arquivo: 0,45 dólar por GB por mês
  • Download: 0,35 dólares
Reconstructor também possui um aplicativo local para remasterização de distribuições, que pode interagir com projetos já montados pela interface web.

Suse Studio
SUSE Studio é um serviço gratuito de hospedagem que torna possível a criação de aplicações de software personalizadas, combinando o software com o sistema operacional SUSE Linux Enterprise.
SUSE Studio é uma ferramenta de criação online Linux da Novell, Inc..
Os usuários podem desenvolver o seu próprio sistema operacional Linux, principalmente escolher quais as aplicações que querem em seus Linuxes personalizados e qual a sua aparência.
Além disso, podem ser escolhidas entre as versões Home e Enterprise, GNOME, KDE, e uma infinidade de outros recursos.
Você pode criar um sistema totalmente funcional com o Firefox, gráficos 3D, e tudo o que você puder encontrar de aplicativos em sua lista. SUSE Studio foi o motor por detrás do fan-made "Chrome OS", que era um sistema semi funcional, carregado com a versão para desenvolvedores do Google Chrome, Google links, aplicação web, e OpenOffice.

SUSE Studio suporta as seguintes opções de inicialização:
  • Live CD / DVD
  • Imagem VMware
  • Disco Rígido / imagem USB
  • Imagem Xen

Tal como o Reconstructor,você deve criar uma conta para poder começar a trabalhar criando distribuições Linux, desta vez baseadas no Suse Linux.

SlaX
Slax é uma distribuição LiveCD Linux baseada no Slackware, atualmente sendo desenvolvido por Tomas Matejicek. Seu slogan é um "sistema operacional de bolso".
A última versão do Slax é 6.1.2, que foi lançada em 4 de agosto de 2009.
O desenvolvedor afirmou que o trabalho no Slax 7 começará uma vez que um kernel estável (versão 2.6.34) seja lançado com suporte LZMA para permitir o sistema de arquivos SquashFS.
Um dos principais benefícios da distribuição Slax é a sua facilidade de personalização.
Softwares extras podem ser adicionados e removidos, utilizando os pacotes do Slackware e os módulos do Slax.
Um gerenciador de pacotes tradicionais, como o APT do Debian, não é necessário para carregar software adicional; Os módulos Slax são totalmente auto-contidos.
Os usuários também podem modificar a imagem de CD ou USB padrão de instalação para personalizar os pacotes disponíveis no disco/imagem de instalação.
Slax também permite usar os pacotes do Slackware, sendo necessário converter para módulos Slax com o comando tgz2lzm.
A homepage Slax oferece um repositório de software para o usuário baixar e carregar os módulos novos criados. No Slax, os módulos podem ser facilmente adicionados à distribuição, sem exigir o uso de um gerenciador de pacotes, apenas clicando duas vezes no arquivo de módulo para ativá-lo.

NimbleX
NimbleX é uma pequena distribuição baseada no Slackware Linux, otimizada para ser executado a partir de um CD, drive USB ou um ambiente de rede.
NimbleX tem sido elogiado pela rapidez com que boota, assim como para a seu pequeno consumo de disco, que é considerado surpreendente para uma distribuição usando o KDE como ambiente desktop. NimbleX também é notável por permitir que os usuários gerem imagens de boot personalizados pelo site da distro, usando apenas um navegador web.
Foi festejado pela imprensa romena por ser a primeira grande distribuição Linux criada e mantida por um romeno, Bogdan Radulescu.
NimbleX usa um kernel 2.6. A GUI padrão é o KDE, mas para computadores mais lentos, o ambiente desktop padrão pode ser trocado por um com menor utilização de recursos como o Fluxbox ou Xfce.
Aplicações típicas de escritório, navegação na web e componentes de mensagens são incluídos, mas o NimbleX dificilmente oferece todas as ferramentas gráficas de administração - a maioria das tarefas de administração, como um adicionar um novo usuário, tem que ser feitas a partir da linha de comando. Esta característica permite o NimbleX ter um pequeno consumo de disco na instalação - uma instalação típica gasta menos de 400 megabytes de disco rígido.
Aplicativos adicionais podem ser instalados usando o instalador gráfico Gslapt (ou slapt-get na linha de comando), que traz a resolução automática de dependências para pacotes Slackware.
NimbleX permite a construção de uma distribuição Linux, Slackware based personalizada, neste endereço: http://custom.nimblex.net/

Linux From Scratch (LFS)
Por último, mas, não menos importante, é o LFS (Linux From Scratch).
Linux From Scratch (LFS) é um tipo de instalação do Linux e o nome de um livro escrito por Gerard Beekmans e outros. O livro dá instruções aos leitores sobre como construir um sistema Linux a partir de códigos fonte. O livro está disponível gratuitamente a partir do website Linux From Scratch e está atualmente na versão 6.6.
Para manter LFS pequeno e focalizado, o livro Beyond Linux From Scratch (BLFS) foi criado, que apresenta instruções sobre como desenvolver o sistema Linux básico que foi criado no LFS.
Ele apresenta e orienta o leitor através de incrementações ao sistema, incluindo rede, X server, som, impressora e suporte a scanner. Desde a versão 5.0, a versão do livro BLFS corresponde à versão do livro LFS.
Depois dos dois livros iniciais, mais dois foram lançados, abordando outros aspectos, Cross Linux From Scratch (CLFS) descreve compilação cruzada e Hardened Linux From Scratch (HLFS) concentra-se em melhorias de segurança, tais como uso de proteção Stack-smashing, PaX e randomização de espaço de endereçamento usando grsecurity.
Cross Linux From Scratch fornece as instruções necessárias para construir uma distribuição linux básica em linha de comando apenas. Enquanto LFS é limitado a arquitetura x86, CLFS suporta uma ampla gama de processadores. CLFS aborda técnicas avançadas não incluídas no LFS, como cross-build toolchains, suporte multi-biblioteca (32 e 64 bits lado a lado), e sets de instruções de arquiteturas alternativas, tais como x86-64, Itanium, SPARC, MIPS, e Alpha.
Já Hardened Linux From Scratch se concentra em criar uma versão mais segura do Linux From Scratch original como o seu principal objetivo, incluindo sistemas embarcados.
Linux From Scratch é uma maneira de instalar um sistema Linux completo através da construção de todos os componentes manualmente. Este é, naturalmente, um processo mais longo do que instalar uma distribuição Linux pré-compilada.
De acordo com o website Linux From Scratch, as vantagens deste método são: um sistema compacto, flexível e seguro e uma maior compreensão do funcionamento interno dos sistemas operacionais baseados em Linux.
Não há gerenciador de pacotes ou scripts de atualização, cabendo ao usuário toda a parte de manutenção, atualização, instalação de programas e serviços.
É uma distribuição didática, mas, nem um pouco fácil, haja visto que todas as ferramentas para se trabalhar com ela têm que ser compiladas a partir de códigos fonte.

Nenhum comentário:

Postar um comentário