quinta-feira, 18 de março de 2010

K-Jofol - Uma Cirurgia Plástica no XMMS


O XMMS é um dos mais antigos tocadores de mídia no Linux. Quando ele foi lançado, nada mais existia, e, ele tentava mimetizar o  Winamp, do windows.

O tempo foi passando, e hoje temos as mais diversas opções de tocadores de mídia no sistema do pinguim, SongBird, Amarok, Kaffeine, Beep, Noatun, etc...

Mas, nenhum deles chega à simplicidade e leveza do XMMS. Claro que temos o Amarok, com capacidades de sincronizar dispositivos externos de música (MP3 Players).

Mas, consumir 3% de processador e 1,6% de memória ??? Negativo, nenhum player de mídia no Linux consegue isso.

Assim , se você quer um player de mídia minimalista e sem complicações (e que roda com muito poucos recursos) você pode contar com nosso velho conhecido XMMS.

O XMMS tem algumas semelhanças com o Winamp, podendo usar até skins da versão 2 (a versão Classic). Apesar de ter uma pá de skins, elas podem se tornar repetitivas e maçantes, já que só podem ter dimensões retangulares.

Para contornar este problema, surgiu o projeto K-Jofol, que permite ao XMMS usar skins de qualquer formato e tamanho, como esta aqui:

O projeto K-Jofol foi iniciado na plataforma windows, mas, quando a comunidade open source tomou conta, o plugin para o XMMS foi criado.

Para podermos utilizar o K-Jofol, é necessário instala-lo. Procure nos repos da sua distro favorita o pacote.
Para Ubuntu e derivados Debian, o pacote é xmms-kjofol (0.95.0debian3-4build1).
Para derivados Red Hat (RPM) xmms-kj-0.95-1 RPM for i386.

Com o plugin instalado, agora vem  a parte de configurar.

 clique com o botão direito em qualquer lugar no painel do XMMS e clique em Opções -> Preferências

Clique na aba Plug-ins de visualização e clique em  K-Jofol Interface e clique em Ativar. Você deverá ver a skin padrão do  kjofol aparecer (uma cinza esverdeada  feia).

Agora estou certo que você está dizendo, não me deixe com essa skin  feia pra caramba. Como faço para usar skins que eu baixar ?Muito simples.

Baixe as skins de http://www.customize.org/kjofol

Faça o diretório kjofol  em ~ / .xmms / kjofol (você só precisa fazer isto uma vez)

mkdir ~ / .xmms / kjofol

Baixe  todos os arquivos em ~ .xmms / kjofol. NÃO TENTE descompactar os arquivos .zip! Você não precisa se preocupar com isso.

E, desfrute o seu XMMS de cara nova!!!


Para saber mais:
http://www.linuxhelp.net/guides/kjofol/

Nenhum comentário:

Postar um comentário