sábado, 6 de fevereiro de 2010

Unetbootin - A Ferramenta de Instalação Definitiva


UNetbootin (Universal Netboot Installer) é um utilitário multi-plataforma que pode criar sistemas Live USB e pode carregar uma variedade de utilitários de sistema ou instalar várias distribuições Linux e outros sistemas operacionais, sem um CD.



Modos de Operação

Instalação USB

Este modo de instalação cria drives USB inicializáveis para instalação / boot em computadores que possuam ou não possuam drives de CD/DVD



Recursos
  • Cross-platform (disponível para Windows e Linux)
  • Instalação não destrutiva (não formata o dispositivo), utilizando Syslinux.
  • Suporta principais distribuições Linux
  • Pode carregar uma variedade de utilitários de sistema, como o Ophcrack, Backtrack.
  • Outros sistemas operacionais podem ser carregados através de pré-imagem ISO baixada ou kernel personalizado, initrd e disquete / disco rígido / arquivos  de imagem de disco.
  • Detecta automaticamente todos os dispositivos removíveis.
   

Hard Drive Install

Este modo de instalação executa uma instalação de rede ou "frugal install" sem um CD, semelhante ao realizado pelo win32-loader.

As características distintas UNetbootin  são o seu suporte para uma grande variedade de distribuições Linux, a sua portabilidade, a capacidade de carga de kernel personalizado, ramdisk inicial e imagem de disco (incluindo imagem ISO), e seu suporte para Windows e Linux. Ao contrário do Wubi , e semelhante ao win32-loader, ao instalar no disco rígido, UNetbootin é instalado em uma partição, não em uma imagem de disco, criando assim uma configuração dual-boot entre Linux e Windows.

Distros suportadas pelo Unetbootin
Utilitários suportados pelo Unetbootin
 Site: http://unetbootin.sourceforge.net/

Mais adiante, vou falar sobre o Gujin, e, como é possível fazer Pendrives Multiboot com diversas distros.

Nenhum comentário:

Postar um comentário