quarta-feira, 17 de fevereiro de 2010

Gujin - Nem Grub, Nem Lilo


Gujin é um gerenciador de inicialização do PC que pode analisar suas partições e sistemas de arquivos.
Ele encontra as imagens do kernel do Linux disponíveis, bem como outras partições de boot (para * BSD, o MS-DOS, Windows, etc), arquivos (*. KGZ) e imagens de disco de inicialização (*. BDI), e exibe um menu gráfico para escolher qual sistema de boot.
O boot do Guijn é feito a nível de Bios, por isso ele não precisa de qualquer outro  bootloader pré-instalado.
Ele também pode carregar diretamente arquivos  ELF32 gzip ou ELF64, com uma interface simples para coletar os dados da BIOS em modo real. Não há necessidade de executar coisa  alguma depois de fazer um novo kernel: basta copiar a imagem do kernel no diretório / boot ", com um nome padrão.
Gujin é escrito quase inteiramente em C com o GCC, e é inteiramente executado em modo real para ser o mais compatível possível.


Como funciona o Guijn – A Mágica de Gujin

Gujin detecta as partições e arquivos de inicialização em cada uma delas. Para isso se tornar possível, Gujin foi escrito em C para ser  uma interface GCC para o BIOS do PC e todas as funções de biblioteca necessárias para poder iniciar um kernel.

Assim, acessando diretamente as funções de boot da bios, o Gujin consegue identificar partições:

  • Fat/NTFS
  • Ext 3
  • Ext 4
  • Reiser

E, mais ainda: Gujin consegue bootar imagens ISO. Isso mesmo, você pode ter uma imagem ISO e ele vai executar como se fosse um disco CD-ROM.

Uma aplicação para isso (a qual eu já testei) são Live-CD's múltiplos em imagens ISO em pendrives, onde o multi boot é feito facilmente através do Gujin.

As limitações do Gujin se referem que nem todas as distros seguem um padrão para a sua inicialização, com arquivos de inicialização com nomes estranhos, o que causará ao Gujin não encontrá-los.
Mas, se você quer poder, flexibilidade e conforto na hora de bootar suas distros favoritas, experimente essa ferramenta. Poderá ser a ponte para ligar instalações cujos bootloaders são incompatíveis entre si (Lilo e Grub/Grub 2).

Site: http://gujin.sourceforge.net/

Nenhum comentário:

Postar um comentário