terça-feira, 19 de janeiro de 2010

Stella - O Atari 2600 no Linux



Como é época de férias, vamos nos divertir um pouco com o Linux... 
Stella é um emulador para o console Atari 2600, e leva o seu nome a partir do codinome do console. É Open Source, e funciona na maioria das principais plataformas modernas, incluindo Windows, Mac OS X, Linux, Windows CE / Mobile, Dreamcast , GP2X, Nintendo DS e Wii.
Stella foi originalmente escrito em 1996 por Bradford W. Mott e era originalmente conhecida como Stella 96.

Stella é escrito  em C++ e, portanto, é altamente portátil. O emulador suporta todos os tipos de cartuchos Atari 2600 e tem suporte para quase todos os títulos de Atari 2600. O suporte é incluído para NTSC, PAL e SECAM em 60Hz/50Hz , incluindo a auto-detecção desses formatos (baseado no número de scanlines gerados em cada frame).

Stella emula a maioria dos dispositivos periféricos do Atari 2600 , incluindo joysticks padrão, os controladores de remo, o Atari Video Touch Pad, o Atari Controlador de Teclado, Atari Indy 500 Driving controller, o controlador Booster CBS-Grip, o trackball CX-22/CX-80/AmigaMouse , e os AtariVox e SaveKey controllers. Suporte ao Stelladaptor permite o uso de joysticks originais do Atari (agora, quem vai querer usar aquela monstruosidade e ficar com calos e dores nas mãos...?).
Stella ainda não suporta o CompuMate Spectravideo ou títulos baseados em fitas K-7,  para trabalhar com o leitor de cassetes Coleco kidvid, mas  tem suporte para títulos projetados para trabalhar com o Supercharger Starpath

Stella inclui muitas facilidades para os desenvolvedores de jogos caseiros (homebrew), incluindo um extenso disassembler e depurador interativo, que suporta breakpoints, leitura / gravação de traps, etc.
Outras funções incluem um sistema cheatcode, suporte para arquivos definidos pelo usuário, palete, save/load states, renderização OpenGL  e efeitos, remapeamento de eventos e uma extensa plataforma de interface com o usuário (incluindo um lançador de roms com menus).



Possui versões para Debian, Ubuntu, está na maioria dos repos das principais distros, e, pode ser facilmente convertido com o Alien (aliás, é assim que eu uso o meu, um pacote convertido do Debian i386)

Homepage: http://stella.sourceforge.net/

Nenhum comentário:

Postar um comentário