terça-feira, 19 de janeiro de 2010

Kega Fusion - O Melhor Emulador do Genesis/Mega Drive - Agora no Linux



Kega Fusion (conhecido simplesmente como Fusion) é um emulador principalmente para Sega Mega Drive / Genesis com suporte ao SVP (Sega Virtua Processor) presente no jogo Virtua Racing. Emula também Sega CD, Sega 32X, Master System, Game Gear, SG-1000, e SC-3000. O emulador rodou por muito tempo apenas em Windows, mas a partir da versão 3.52 foi portado para Mac OS e a partir da versão 3.62 foi portado para o Linux. Foi baseado inicialmente no emulador Kega e é o sucessor de Kega Lazarus.

Em oposição a maioria dos emuladores de Mega Drive, Kega Fusion coloca extrema importância na precisão em oposição a velocidade ou outras caraterísticas (como netplay, gravação de filmes, ou muitas outras encontrada em emuladores como Gens). Porém isso não significa necessariamente que Kega Fusion seja um emulador lento, em um Pentium III ou processador similar, Kega pode rodar em 60 frames por segundo com ROMs de Mega Drive, porém, com o popular filtro gráfico 2xSaI o poder de processamento para conseguir os 60 frames precisa ser maior (isso pode ser notado na emulação de ROMs de Sega 32X com a velocidade máxima, precisando de um computador 850 MHz ou mais potente).

O empenho na precisão pode ser demostrado nos códigos da Yamaha YM2612, que foi reescrito por Steve Snake, por ser o mais perfeito (existem vários jogos em que o som apresenta problemas em outros emuladores, como o tema de entrada do jogo Sonic 3D Blast e Sonic & Knuckles). Compatibilidade é muito forte nesse emulador, inclusive com o Sega 32X, que possui vários jogos que ainda não são totalmente emulados. Como a engenharia reversa das rotinas de BIOS do Sega 32X foi mais meticulosa que a do Sega CD, a partir da versão 3.3 o Kega Fusion não necessita mais das imagens de BIOS do Sega 32X(porém é possível usar um BIOS externo). O Kega Fusion pode emular muitos (se não todos) os jogos dos consoles da Sega, anteriores a Sega Saturno (entretando existe algumas indicações por Steve Snake, que a emulação do Saturno será possivel no futuro).

Requerimentos para a versão Linux:
  • ld-linux.so.2
  • libc.so.6
  • libgcc_s.so.1
  • libm.so.6
  • libstdc++.so.6
  • Placa de vídeo com capacidade Open GL (aceleração por hardware). Não é mandatório, mas, melhora muito a velocidade da emulação.
 Libs bem comuns, e, que já deverão estar instaladas em sua distro.

Dicas para melhorar a performance do Kega Fusion no Linux:
  • Não use o Kega Fusion junto com nenhum outro programa, ou o emulador não consegue se conectar com o servidor de som e fica mudo. Inicie primeiro o Kega Fusion, e, depois inicie seus outros programas. O Adobe Flash Player "rouba" o som do Kega Fusion.
  • Ter uma placa de vídeo com aceleração Open GL. Melhora muito a velocidade de emulação.
  • No menu Video, deixe em branco a opção "Filtered". A imagem fica pouca coisa pior, mas, muito mais rápido.
  • No menu Options, "ticar" a opção "Perfect Sync", que vai fazer o áudio e o vídeo "andarem" na mesma velocidade.
  • Reduzir a resolução do desktop para 640x480, uma das resoluções do Kega Fusion, também acelera a execução.
  • No menu Sound, coloque a frequencia de emulação do som em 22050Hz, o que também melhora a velocidade do emulador.
Homepage: http://www.eidolons-inn.net/tiki-index.php?page=Kega

Nenhum comentário:

Postar um comentário