terça-feira, 10 de novembro de 2009

Reiser 4 pode ser incluído no Mainline Kernel em 2010


O sistema de arquivos Reiser4 existe desde 2004 mas não chegou a um ponto de estar próximo de ser incluído no kernel mainline, especialmente após o desenvolvedor líder, Hans Reiser, ser condenado pelo assassinato de sua esposa. O desenvolvimento do Reiser4 continuou prosseguindo, embora com um número muito limitado de desenvolvedores, e num  ritmo muito lento e sem grande interesse por parte das empresas. A atualização da última lista TODO sobre o sistema de arquivos Reiser4 foi postada em abril, com apenas cinco itens não abordados.
No final de julho foi então informado à comunidade por Edward Shishkin, um ex-funcionário da Namesys de Hans Reiser, que desde então assumiu efetivamente o desenvolvimento do Reiser4, que no Outono eles iriam começar a explorar a oportunidade de ter esse sistema de arquivos no mainline kernel do Linux .

Nos Estados Unidos, o final do Outono se aproxima o e Inverno está quase chegando, mas ainda não houve nenhum esforço para inserir no mainline kernel do Linux . O que aconteceu? Bem, nós perguntamos a Shishkin. Antes de pedir para o Linus para inserir o  Reiser4 no mainline kernel do Linux, ele primeiro quer publicar um plug-in de conceito sobre o reiser4 numa revista acadêmica, a fim de facilitar a alguns peritos avaliadores independentes uma análise do sistema de arquivos. Depois de ter perdido o prazo para a FAST 2010, Shishkin agora está esperando para publicar este documento Reiser4 para a USENIX Annual 2010. Isso seria em janeiro, mas a sua conferência anual só acontece a partir de  junho. Depois disso, eles podem se concentrar em finalmente conseguir inserir este avançado sistema de arquivos no mainline kernel.

É possível que venhamos a ter o Reiser4 no mainline kernel do Linux  no segundo semestre de 2010. Assumindo que tudo venha a correr bem  e Shishkin e os outros desenvolvedores possam aprontar o sistema, ele seria inserido no kernel  Linux a tempo da versão 2.6.36 .

Fonte: http://www.phoronix.com/scan.php?page=news_item&px=NzY4OQ

Nenhum comentário:

Postar um comentário