quinta-feira, 5 de novembro de 2009

Play On Linux - Jogando Facilmente no Linux


Muitas pessoas vão concordar que o maior ponto fraco do Linux no desktop é a falta de jogos comerciais. Há uma abundância de jogos open source disponíveis, que são muito bons, porém os jogos mais recentes disponíveis nas lojas geralmente não funcionam no Linux, sem um pouco de esforço. Pessoalmente, os meus dois jogos favoritos são Oblivion e Fallout 3, nenhum dos quais eu  fui capaz de rodar no Ubuntu com qualquer solução que tenha tentado. Esses dois jogos são a única razão pela qual o meu computador ainda tem uma partição do Windows XP.

E, então, surge PlayOnLinux.
PlayOnLinux Wine utiliza scripts personalizados para configurar um ambiente independente para cada aplicação que você instalar. Isto permite ter configurações do Wine independentes para cada jogo, ao invés de tentar fazer uma configuração única para cada aplicação. Há muitas scripts pré gravados que são orientados para aplicações específicas, mas você também pode usar essa ferramenta para personalizar os seus próprios scripts.

Eu tenho usado PlayOnLinux, Wine, Cedega, e outras soluções de compatibilidade Linux por um tempo agora.
Cheguei à conclusão que, cada um deles é mais um exercício de tentativa e erro, já que não há realmente nenhuma padronização quando se trata de forçar o Linux a rodar aplicações que não foram concebidas para serem executadas nele. Eu então,  continuo tentando cada uma das soluções acima para ver se eu tenho algum sucesso em fazer  meus jogos rodarem, com esperança de poder ver isso acontecer a cada nova versão do Wine.
Eu li as histórias de muitas pessoas que não tiveram nenhum problema em rodar Oblivion com Wine no Linux, no entanto, não importa o quanto eu tentasse, eu simplesmente não conseguiria.

PlayOnLinux sempre manteve o meu interesse por alguma razão. Talvez porque ele seja atualizado com bastante frequência, foi o que me fez acreditar que, de todas as tecnologias de emulação e compatibilidade, eu teria sucesso é com PlayOnLinux.
Eu tentei tanto Oblivion quanto Fallout 3, mas nenhum dos dois rodou. Cerca de uma semana atrás, eu instalei o PlayOnLinux e algumas atualizações vieram, e, eu não podia acreditar no que eu testemunhei: AMBOS Oblivion e Fallout 3 instalados e funcionando sem falhas!

Quando eu originalmente instalei o  PlayOnLinux, eu usei os seguintes comandos:

sudo wget http://deb.playonlinux.com/playonlinux_jaunty.list -O /etc/apt/sources.list.d/playonlinux.list


sudo apt-get update
sudo apt-get install playonlinux

Esses comandos são específicos para o Ubuntu 9.04. Se você estiver usando uma distribuição ou versão diferente, confira a página de download para obter instruções específicas para você.

Para instalar o Oblivion e Fallout 3, tudo que eu tinha a fazer era procurar esses jogos dentro PlayOnLinux, pegar o meu CD de instalação, e seguir as instruções que ele me deu. Quando terminou, ambos os jogos foram instalados e funcionaram muito bem.
No entanto, a framerates em ambos os jogos estão longe dos valores elevados como  estavam em uma instalação padrão do Windows. (Com Windows eu era capaz de conseguir 80fps no Oblivion, mas no ambiente Linux eu não era capaz de conseguir 30fps, e, mais perto de uma média de 20fps). Mesmo que meus framerates não tenham sido grande coisa, apenas conseguir rodá-los no Linux já era uma conquista e tanto.

No entanto, tenho de dar os meus habituais avisos  sobre esses tipos de tecnologias. PlayOnLinux  foi criada para forçar as aplicações a trabalhar com o Linux, que normalmente não trabalhariam, nenhum grau de sucesso é garantido. Essa tecnologia provavelmente nunca será perfeita, mas não é anunciada para ser.

Globalmente, PlayOnLinux é surpreendente. Eu recomendo este programa a todos, como a primeira coisa que você deve tentar ao tentar obter um jogo para executar no Linux. Existem alguns pontos negativos aqui, pois não há suporte para todos os jogos simples (embora mais e mais são adicionados todos os dias), há sérios erros ortográficos e gramaticais nos scripts de instalação, que podem ser confusos, e os jogos não parecem rodar tão bem como eles rodam em seu ambiente nativo. No meu caso, eu era capaz de jogar Oblivion no PlayOnLinux, mas não a edição "Jogo do Ano" (que tem todas as expansões incluídas) porque PlayOnLinux parece reconhecer a versão original apenas. (Eu tenho certeza que é só uma questão de tempo para que o PlayOnLinux suporte essa versão também)

O veredito aqui é que se você usa Linux e quiser jogar jogos de Windows, este é o software que você precisa ter em sua máquina. Pode ou não funcionar com os seus jogos favoritos, mas é provavelmente a melhor chance que você tem além de aplicar patches em versões compiladas na unha do Wine. Estou apreciando  extremamente os esforços da equipe PlayOnLinux e espero que continuem a suportar e melhorar a utilização deste produto por muitos anos vindouros.

Depois que Oblivion e Fallout 3 começaram a funcionar para mim, eu finalmente aposentei a minha partição do Windows XP. O suporte para esses jogos e muitos outros só irá melhorar a partir daqui, então o  Windows é ainda mais inútil para mim agora do que sempre foi.

A versão 3.7 do PlayOnLinux foi lançada no dia primeiro de novembro de 2009.

Artigo original: http://www.itnewstoday.com/?p=615

Um comentário:

  1. AAA
    legal *.*
    Cara, eu n sei, eu tenho o Windows XP aki em ksa, o meu maior medo, e mudar de sistema, e surgir problemas de incompatibilidade com meus aplicativos.
    Ainda estou fazendo umas pesquisas, se for o caso, irei trocar mesmo de sistema ^^"
    Obrigado pelas informações, eu tenho Oblivion também, não vou conseguir parar de jogar isso ae u.u
    E por isso, gostaria mesmo se pegava em linux .-.
    Aqui em ksa, eu rodo à uns fps, no windows xp. Não quero nem saber quanto vai ser no linux u.u se for mais lento, não dá.
    Vou deixar duas partições, e dois sistemas. Assim, fica mais simples ;D

    ResponderExcluir