sexta-feira, 20 de novembro de 2009

Bomba!!! - Gimp sai do Ubuntu na versão 10.04



Gimp, um dos melhores softwares  para edição e retoque de imagens livre e aberto, será retirado da próxima versão do Ubuntu, a Lucid Lynx.
É algo impressionante, já que o Gnome foi feito em torno da biblioteca GTK, criada inicialmente para o Gimp...
Segue tradução do artigo do blog Pwnage.ca, e, atentem bem ao que está escrito - Os planos para a remoção do Gimp vêm de um ex-funcionário da Micro$oft:



"Os desenvolvedores do Ubuntu planejam remover o GIMP da versão 10.04. A idéia é de Rick Spencer - ex-funcionário da Microsoft. O artigo que li cita que a justificativa é: ele é muito poderoso para o usuário comum e reproduz recursos abrangidos pelo F-Spot. Já foi ruim o bastante quando aaplicações Mono começaram ser inventadas para substituir as GTK(afinal, se o Gnome é baseado na lib GTK, como fica então ???).
Agora temos um que ganhou tantas funcionalidades(F-Spot) que inchou em tamanho, empurrando para fora o GIMP (por razões absurdas, diga-se de passagem).

Se a economia de espaço for o verdadeiro problema, por que não retirar o F-Spot inchado em favor do gThumb como no Fedora? Quando nós formos analisar as alterações para reduzir o espaço, podemos também tirar também o Tomboy (não muito útil em  LiveCD). Neste ponto você já não teria o Mono,  que também pode ser retirado do LiveCD, aumentando mais o espaço.
O material está nos repositórios para o usuário instalar, se quiser.
Eles poderiam até mesmo colocar "Instale o F-Spot, Instale o Tomboy " como menus, como o Kubuntu lida com a instalação do Firefox."



Quando eu li essa notícia, fiquei atordoado... Como podem retirar o Gimp, que é nativo do Linux em favor de aplicações feitas nos moldes de programas da Micro$oft ?!?!?!? Isso é ridículo... Justamente agora que o Gimp está num estágio de maturação altíssimo, onde sua nova versão, a 2.7 vai debutar uma tela única de edição, facilitando ainda mais quem vem de outros programas gráficos de outras plataformas... É um nonsense...
Espero que o Mark Shuttleworth tenha ainda um resquício de juízo, já que o Ubuntu Karmic Koala sofreu muitas críticas negativas. Não ponha tudo a perder inflando o Ubuntu com softwares derivados do .NET da Micro$oft

Créditos artigo: http://www.pwnage.ca/?p=325
Foto: http://www.omgubuntu.co.uk/2009/11/gimp-to-be-removed-lucid.html

2 comentários:

  1. Se seu Ubuntu está lento pode contar que é o Tomboy carregado como applet no gnome-panel.
    Já tem um port do Tomboy em C++: o Gnote.

    ResponderExcluir
  2. Eu ñ sou contra, o Gimp é um ñ muito amigável p/ usuário básico, existem outros softwares p/ isso masi simples de usar.

    ResponderExcluir