terça-feira, 13 de outubro de 2009

Wicd - O Gerenciador de Conexões Completo



Gerenciar conexões WiFi sempre foi uma tarefa complicada no Linux. Geralmente se tinha muito trabalho, eram métodos pouco flexíveis e deixava a desejar em termos de recursos.

Com o Wicd todos os problemas são coisas do passado. Ele é um gerenciador completo, que facilmente reconecta, caso caia o sinal WiFi e é cheio de recursos.

Wicd, que significa Wireless Interface Connection Daemon, é um utilitário de software de fonte aberta para gerenciar redes com e sem fios para  Linux. O projeto começou no final de 2006 com a criação do Connection Manager, que eventualmente se tornou Wicd . Wicd visa fornecer uma interface simples para conectar a redes com uma grande variedade de configurações.

Wicd só irá ligar automaticamente a redes sem fio que você especificou e não irá se conectar automaticamente a uma rede desconhecida.

Wicd suporta um único tipo de sistema de criptografia sem fio usando o poderoso WPA suplicant. Usuários podem criar seus próprios "modelos", que podem ser usados pelo Wicd para se conectar a uma grande variedade de redes que utilizam algum tipo de criptografia suportada pelo wpa_supplicant . Pelo fato do Wicd não utilizar as dependências do GNOME, ele pode ser facilmente usado no GNOME, KDE, Xfce, Fluxbox, ou qualquer outro gerenciador de janelas .

Wicd é dividida em dois componentes principais: o servidor(DAEMON), e a interface do usuário. Esses dois componentes se comunicam via D-Bus. Este esquema permite que a interface do usuário possa ser executada como um usuário comum, e o servidor(DAEMON) ser executado como o usuário root, o que permite ao usuário  alterar a rede sem fio sem saber a senha de root.
O design em separado da interface /  daemon também permite que uma pessoa escreva um novo front-end para o daemon do Wicd, como wicd-qt.

Wicd está incluído em algumas distribuições, como Slackware, Zenwalk Linux , Arch Linux, Debian, Ubuntu, PCLinux OS, Mandriva, Fedora, Sidux entre outros. Wicd também tem sido usado no Eee PC.

Comparação com o Network Manager

     * Pode distinguir entre dois pontos de acesso com o mesmo SSID mas diferentes endereços MAC
     * Não tem nenhuma dependência do GNOME, é  independente de ambiente
     * Fornece uma lista de rede dentro da janela do aplicativo em vez de um menu suspenso a partir do ícone na bandeja
     * Não se conecta a uma rede com fio antes de ser instruído pelo usuário
     * Não se conecta a uma rede sem fio antes de ser instruído pelo usuário
     * Permite o uso de DNS estático e / ou configuração de IP estático para suas redes com e sem fio

Nenhum comentário:

Postar um comentário