terça-feira, 20 de outubro de 2009

Ubuntu Faz 5 anos !!!


Hummm... Essa festinha de aniversário eu também quero participar !!!



Exatamente 5 anos atrás, hoje (20 de outubro), a primeira versão do Ubuntu, codinome Warty Wathog foi lançado. Foi então um pequeno projeto que foi rapidamente descartado por alguns como mais uma brincadeira de criança sobre o já confuso mercado de sistemas operacionais Linux. Ohhhh... Como essas pessoas estavam erradas.

Desde Warty Warthog, houve 11 lançamentos consecutivos (incluindo Karmic Koala) e todos têm seguido o modelo estabelecido de ciclo de lançamentos de abril e outubro , com o Ubuntu 6.06 que foi lançado em junho, em vez de abril. Ao longo dos anos, o Ubuntu cresceu e se tornou uma força a ser considerada tanto no mundo do Linux  quanto fora dele. Agora é a distro Linux mais popular pelo mundo afora, com mais pessoas a migrar para ele a cada dia.

A distro passou por muitas mudanças ao longo dos anos com o clímax definido para o Karmic Koala. A aparência passou por um monte de mudanças: a partir de um visual feio, difícil de acompanhar até a aparência de um ambiente de trabalho muito polido e de classe internacional com o Karmic Koala. Ubuntu Linux é agora o favorito preferido da maioria dos usuários de Linux e eu sei que é padrão como distro inicial para muitos usuários novatos em Linux.

Ubuntu também tem se saído bem no mundo empresarial com uma série de serviços em torno da distro adequada para empresas. É muito interessante saber também que o Ubuntu, ele próprio um derivado do Debian, conseguiu fazer a distro mais utilizável e a interface gráfica mais amigável, em que o uso do terminal tem sido largamente facultativo embora haja ainda muito trabalho a ser feito em relação ao uso do terminal.

Tudo somado, o Ubuntu tem feito grandes progressos na disseminação do Linux para as massas e tem, em grande medida, cumprido a promessa do seu slogan  "Linux para seres humanos." Há ainda trabalho a ser feito, especialmente à luz do próximo Windows 7, que está previsto para ser lançado daqui a 2 dias. Mas no todo, o Ubuntu e todos os rapazes e moças da Canonical tem feito um trabalho espetacular. Eu desejo um feliz aniversário ao Ubuntu e para todos seus usuários pelo Brasil e pelo mundo. Muito sucesso e muitas realizações nos próximos anos. Principalmente, aumentar a fatia do Linux no desktop (tirar uma boa fatia da M$ e da Apple...)

Fonte: http://www.ghabuntu.com/2009/10/hey-ubuntu-you-are-5-years-today-since.html

2 comentários:

  1. Hello, I noticed you published my post about Ubuntu birthday. I hope you have more people reading the post.

    However, I have noticed you did not give me the necessary linkback and credit as the original author. I would very much appreciate if you would be giving me the necessary credit anytime you re-post my articles. Thanks

    ResponderExcluir
  2. Please, don't get me wrong. It was late of night here in Brazil and i barely could do the translation. I was sleeping in front the computer.
    Your credit is given.

    Sorry

    Al

    ResponderExcluir