sexta-feira, 16 de outubro de 2009

Resident Evil 4 - Perfeito no Linux



A infecção de zumbis chegou ao Linux!!! RE 4 funciona muito bem, por vezes até melhor do que no uindous (às vezes tem uns slowdowns, mas nada que atrapalhe).

Para rodar RE4 no Linux, a receita de bolo é muito fácil!
  1. Instale o jogo normalmente
  2. Se for rodar pela primeira vez, ele vai pedir o DirectX 9C
  3. Não é obrigatório instalar o DX9C, o caminho das pedras é o seguinte: Junto com o jogo já vem os arquivos do DX9, o que você precisa fazer é procurar uma dll, d3dx9_30.dll, e, copia-la para o diretório do jogo. Assim, vai rodar o jogo sem precisar instalar o DX9c na íntegra. Essa DLL está dentro de um dos CABS do DX9c.
  4. Depois, é só jogar e matar uns quantos zumbis!!!
O legal é que este jogo já pode ser encontrado em bancas de jornal, saiu numa revista de games por um preço bem acessível.
Bem, existem alguns efeitos colaterais:
  • Às vezes o jogo dá crash e volta para a interface gráfica do Linux, geralmente ao se acessar muitas vezes rapidamente o inventário
  • Os filmes in game precisam de uma manobra para funcionar



Fora isso, o jogo vai que é uma brisa. Divirtam-se !!!



Pessoal, aqui vão umas mudanças no registro pro jogo rodar melhor (eu já fiz e assino embaixo. O jogo fica bem mais rápido. Dá uns paus de polígono, mas, a velocidade compensa)

REGEDIT4

[HKEY_CURRENT_USER\Software\Wine\Direct3D]
"OffscreenRenderingMode"="fbo"
"UseGLSL"="enabled"
"VertexShaderMode"="hardware"
"PixelShaderMode"="enabled"
"DirectDrawRenderer"="opengl" 





Como jogar com os vídeos (filmezinhos dentro do jogo):
  • Consiga uma Quartz.dll de uma instalação do uindous
  • Coloque essa quartz.dll no diretório do RE4
  • Vá no winecfg e faça o seguinte ajuste: para game.exe (o executável de RE4) coloque a lib quartz.dll como native, built-in
  • Vá em http://www.xpcodecpack.com/dl/XP-Codec-Pack-2.5.0.exe e baixe o XP Codec Pack, que irá instalar o FFdShow, para rodar os vídeos
  • Depois de instalado, vá na sua entrada, no menu wine, e rode o configurador do FFdShow. Coloque para a reprodução de audio e video a libavcodec.
  • Quando iniciar o jogo, vai aparecer uma tela perguntando se você quer usar o FFdShow para mostrar os filmes. Deixe marcada a opção: Yes, always.

Existe um efeito colateral de usar a quartz.dll do win xp: O jogo, apesar de mostrar os vídeos perfeitamente, fica mais instável, dando muito mais crash.
Com a quartz.dll nativa do wine, o jogo funciona solidamente, mas, sem os vídeos.


Na hora de jogar, você pode optar por ver os vídeos (mudando as opções no winecfg) e, para avançar no jogo, mudar novamente para a quartz.dll do wine.



3 comentários:

  1. Boa noite! Sei que o post é antigo mas eu amo esse game e esse mês me "divorciei" do windows 7 para dar espaço total ao Linux Mint. O RE4 está rodando "perfeitamente", mas fica bem lento. A "solução" que eu encontrei foi baixar um crack (game.exe) na internet e substituir o arquivo game.exe do próprio jogo. Melhorou só uns 30% a velocidade. Eu tentei entrar no registro do Windows (wine) mas não faço ideia de como fazer esse procedimento. Encontrei apenas um arquivo regedit, mas falta a última opção que vc listou e ele não é o regedit 4, então não pude fazer o processo até o fim. Se vc puder me dar um help, agradeço de mais. Um abraço!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Opa,
      Dá uma olhada aqui:
      https://tuxfunny.blogspot.com.br/2015/09/jogando-resident-evil-4-no-pclinuxos.html

      Fiz um outro post em 2015, explicando bem mais mastigadinho como rodar o RE4 no Linux.
      Tem até vídeo do gameplay.

      Ok ?

      Boa sorte!

      Excluir