sábado, 31 de outubro de 2009

K 3D - Modelagem Tridimensional Fácil no Linux



Visão geral

K-3D é o programa livre de modelagem 3D, animação e sistema de renderização para GNU / Linux, POSIX, e sistemas operacionais Win32.
K-3D possui uma robusta arquitetura de plugins orientados a objeto, projetado para satisfazer as necessidades dos artistas profissionais, e foi pensado, desde o início, para gerar motion picture quality nos trabalhos desenvolvidos por ele. K 3D usa engines de renderização compatíveis com RenderMan. O engine de renderização recomendado é o Aqsis.


K-3D permite criar e editar múltiplos documentos OpenGL, sólidos, shaded, texture mapped, com a capacidade de animar os objetos enquanto os cria, para a máxima produtividade.
As seguintes características se aplicam à árvore 0.5/0.6 :

Plataformas

  • GNU / Linux (estável).
  • Win32 (estável). 
  • MacOSX (instável). 
  • BSD (não testado).
  • Solaris (não testado)
   Workflow

  • Modelagem procedural e animação.
  • Tutoriais interativos. 
  • Ilimitados undo / redo.
      
Visualizando

  • Camera: pan / tilt, zoom, dolly, modelagem e modos de tripé.
  • Modos de visualização: seleção detalhada das características visíveis. 
  • Hide / unhide geometry.  
  • Funny

Modelagem

  • Poderoso renderizador procedural de cenas, com histórico completo da modelagem.
  • Seleção: Objetos, meshes, faces, arestas, patches, curvas, grupos de pontos e pontos.
  • Os tipos de Geometry: Polygon, NURBS, subdivisão blobby.  
  • Primitivas 3D : Cone, círculo, coxim, cilindro, disco, grade, parabolóide, poliedros, esfera, toro. 
  • Operações de modelagem booleanas (utilizando biblioteca GTS )
  • Texto: suporte a freetype2.
  • Instanciação: Cria duplicatas sem acrescentar geometria à cena.
Animação
  •  Pipeline de visualização:  permite dataflow arbitrário - qualquer propriedade de objeto pode ser conectado a qualquer outra propriedade compatível.
  • Animar qualquer valor. 
  • Número ilimitado de canais de animação. 
  • Canais de curva de Bezier. 
  • Operações de modelagem da animação.    

Materiais e Texturas
  • Texturas com 16-bit de profundidade de cor.
  • Shaders compatíveis com  RenderMan engine.

Renderização

  • Suporte total ao RenderMan engine: Aqsis, Pixie, BMRT, PRMAN, 3Delight, Render Dot C. 
  • Suporte Extensível para engines de renderização alternativos: Yafray.
  • Renderização OpenGL salva o preview  para o disco.

Scripts
  •  Engine Python (engine preferido para desenvolvimento de novos scripts).
  • K3DScript engine (mínimo scripting engine para tutoriais / macros).
  • Suporte para plugins: roteiro alternativo, engines e ambientes.

Composição

  • Composição 2D básica.
  • 16 bits de profundidade de cor por canal.
    
Formatos Suportados

  • Formatos de geometria: Wavefront OBJ, GTS e formatos RAW são totalmente suportados, os outros são opcionais e dependem da instalação da PLIB. Plugins experimentais incluem OpenFX, OFF, RIB e formatos X. 
  • Formatos de imagem:

    • JPEG (todas as plataformas).
    • PNG (todas as plataforma)
    • TIFF (todas as plataformas)
    • OpenEXR (requer plugin OpenEXR opcional).
    • BMP (requer plugin ImageMagick opcional)
    • SOL (requer plugin ImageMagick opcional).
     




Site: http://www.k-3d.org/wiki/Main_Page



2 comentários:

  1. Eu uso o Art Of Illusion e o MakeHuman. São bem mais fácil de mexer.

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  2. Interessante, o Art Of Illusion eu conhecia. Este Make Human não. Mas, é muito bom saber das alternativas, já que estou preparando uma oficina de GNU/Linux e programas gráficos.

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