quarta-feira, 21 de outubro de 2009

DVD Backup no Linux

Existem diversas opções de backup para DVD's de vídeo no Linux. Muitas delas com a opção de ripar o conteúdo em vídeo para avi/xvid/matroska, entre outros formatos.

DVD95

DVD95 é um aplicativo GNOME para converter DVD9 para DVD5. A interface do programa está focada em ser simples e elegante .
O fator de compressão pode ser computado para melhores resultados, ou um método de compressão adaptativa pode ser utilizado.
Os DVDs podem ser ripados para uma estrutura de arquivos, ou um arquivo de imagem ISO, mas o software também suporta codificá-los para o formato MP4 do PSP e compatíveis.
Os resultados podem ser reproduzidos através do xine, VLC media player, MPlayer, etc.
A queima do projeto resultante (DVD Burning) pode ser feito com o apoio de software de terceiros, como Brasero ou K3B.
 DVD95 não precisa de pacotes adicionais, já que tem versões integradas do vamps e do dvdauthor , para ser o mais rápido possível. DVD95 é um software livre licenciado sob os termos da GNU General Public License, versão 2.
Está disponível nos repositórios das principais distribuições.


K9Copy



K9Copy facilita a operação para fazer backup de um DVD e utiliza a biblioteca libdvdcss para driblar a proteção de cópia .

O software permite o backup direto de DVD-5 de camada simples, desde que o computador do usuário tenha um gravador de DVD. Do mesmo modo,  backup direto de DVD-9 de camada dupla é possível desde que o computador do usuário possua um DVD burner de camada dupla.

K9Copy é capaz de ajustar o conteúdo de um DVD camada dupla para um DVD camada simples (DVD-5).
 A interface permite ao usuário manter ou descartar qualquer conteúdo do disco original, como títulos de vídeo, faixas de áudio, legendas e menus de DVD. Todos os conteúdos selecionados para backup são comprimidos para um tamanho de destino configurável (4400 MB  por padrão) e armazenadas no disco rígido do usuário como um arquivo de imagem ISO ou uma pasta DVD VIDEO  TS.
K9Copy pode transferir os dados de backup para um DVD ± R virgem ele mesmo, ou utilizar um software de criação de CD/DVD externo, como o K3B para esta tarefa.
Além disso, uma imagem ISO  produzida pelo K9Copy pode ser gravada em DVD por qualquer software em qualquer plataforma capaz de gravar imagens ISO em  disco.

Funcionalidade para fazer backup de um DVD para um arquivo de vídeo (como o MPEG-4), em vez de um disco completo também existe no K9Copy.
A interface permite ao usuário selecionar o codificador preferido ( MEncoder ou FFmpeg) e codec de compressão, áudio e vídeo, bem como um tamanho de arquivo de destino ou taxa de bits para o arquivo resultante.

K9Copy inclui capacidades básicas para a criação de DVD.

Thoggen


Thoggen é projetado para ser fácil e descomplicado  de usar. Ele tenta esconder a complexidade de muitas outras ferramentas de transcodificação  e tenta oferecer padrões sensíveis que funcionam bem para a maioria das pessoas na maior parte do tempo.
Características:
  • Fácil de usar, com uma boa interface de usuário gráfica (GUI)
  • Suporta visualização de título, do corte e redimensionamento de imagem.
  •  Seleção de idioma para a faixa de áudio (sem suporte para legendas ainda )
  •  Codifica em Ogg / Theora video
  • Pode codificar a partir do diretório local com arquivos de vídeo DVD
  • Baseado no framework multimídia GStreamer, o que torna bastante
      fácil de adicionar codecs e formatos de codificação  no futuro.
 

OGMRip


OGMRip é uma aplicação e um conjunto de bibliotecas para ripar DVD e codificação em AVI, OGM, MP4, ou Matroska  usando uma variedade de codecs. Baseia-se no mplayer, mencoder, ogmtools, mkvtoolnix, mp4box, oggenc, coxo, e FAAC para executar suas tarefas.

A GUI apresenta uma interface limpa, GNOME like, e tenta minimizar tanto quanto possível, as definições complicadas.

Um cliente CLI também está disponível chamado  shRip.

Recursos

  • Transcodifica a partir de DVD ou arquivos
  • Saídas de OGM, AVI, MP4, ou Matroska
  • Suporta um monte de codecs (Vorbis, MP3, PCM, AC3, DTS, AAC, XviD, lavc, X264, Theora)
  • Calcula bitrate de vídeo para um determinado tamanho de arquivo
  • Detecta  parâmetros de corte(crop) e fatores de escala
  • Suporta faixas múltiplas de áudio e legendas
  • Legendas extraídas em formato SRT ou VobSub
  • Usa  codecs com máxima qualidade
  • Ripa capítulos contíguos
  • Suporta áudio externo (PCM, MP3, AC3, DTS, AAC, Vorbis) e legendas (MicroDVD, SubRip, SRT, Sami, vplayer, RT, SSA, PJS, MPSub, AQT, JacoSub, VobSub
  • Fornece perfis personalizáveis  de codificação
  • É extensível através de plugins

dvd::rip

dvd:: rip é um programa de cópia de DVD pleno de recursos, escrito em Perl.
Ele fornece uma maneira fácil de usar, mas cheia de recursos, baseada numa interface GTK+ para controlar quase todos os aspectos do processo de cópia  e transcodificação.
Ele utiliza o conhecido canivete suiço de vídeo para o Linux, o transcode, para processamento de vídeo e muitas outras ferramentas Open Source. dvd:: rip em si está licenciado sob a GPL / Perl Artistic License.

AcidRip

AcidRip é um aplicativo Gtk2:: Perl  para cópia e codificação de DVD's. É nitidamente um wrapper do MPlayer e MEncoder, e, uma ferramenta muit útil, construído em torno do MPlayer, que é  o melhor aplicativo de vídeo  para o Linux, bem como criar uma simples interface gráfica para aqueles com medo de ficar mexendo na  linha de comando, com os comandos do MEncoder, ele também automatiza o processo de várias maneiras:

  • Analisa DVD para conteúdos de árvore
  • Localiza o maior título
  • Calcula o bitrate de vídeo para um tamanho de arquivo especificado
  • Corta as faixas pretas acima e abaixo do vídeo
  • Dá sugestões para melhorar o desempenho
  
   
Alternativas via Wine

Existem alternativas windows que funcionam muito bem no Linux. Em alguns casos, para fazer o backup de DVD's mais recentes, estas alternativas são mandatórias.

DVD Shrink


DVD Shrink é um programa freeware para Microsoft Windows que facilita o backup de filmes em DVD. Comercialmente, os DVDs de vídeo lançados  normalmente são de dupla camada (8,5 GB), uma das funções do DVD Shrink é a re-codificar o filme em qualidade inferior e / ou descarte de conteúdo extra, como trilhas sonoras de língua estrangeira, de modo a caber em uma única camada (4,7 GB) DVD de camada simples .
A versão mais atual do DVDShrink é a 3.2.0.15, e, funciona normalmente via wine no Linux. Pode ser baixado de http://www.dvdshrink.org/

DVD Fab HD Decrypter


DVDFab HD Decrypter é uma versão simples da suíte DVDFab, com os recursos de cópia "DVD para DVD, e" DVDFab "Blu-ray para Blu-ray".
Ele copia todo o DVD / Blu-ray para o disco rígido e remove todas as proteções de DVD (CSS, RC, RCE, APS, UOPs e Sony ARccOS) e proteções do Blu-ray (AACS, BD +, RC, UOPs e BD -Live) enquanto copia.
NOTA! A decodificação, DVD para HDD e Blu-ray para o disco rígido, é livre, se você quiser mais recursos, então compre a suíte completa.
Funciona perfeitamente via Wine e faz backups para o HD de DVD's recentes com esquemas anti-backup mais elaborados, como ARccOS e outros.
Link para download: http://www.dvdfab.com/mlink/download.php?g=DVDFAB6

2 comentários:

  1. Teu blog tá cada vez melhor.
    Esse teu post é de tirar o chapéu.

    ResponderExcluir
  2. Grato pela preferência. Como dizia o antigo slogan "Servimos bem para servir sempre"

    ResponderExcluir