quarta-feira, 14 de outubro de 2009

Dez Novidades do Ubuntu Karmic Koala



No final deste mês (29 de outubro de 2009 para ser exato), o Ubuntu estará lançando seu mais novo exemplar de sistema operacional Linux. Desta vez, deve ser óbvio (mesmo para o maior dos céticos) que o Ubuntu está fazendo algumas incursões sérias para o setor de negócios e a cena empresarial.

Aqui vão dez novas características do Ubuntu Karmic Koala, que devem deixar muitos usuários satisfeitos, e, atrair um bom número de newbies para as praias do Ubuntu:

BOOTUP: Ubuntu já fez progressos sérios no processo de inicialização.  Quando o 9.04 foi lançado o objetivo era o sempre tão sonhado boot de 10 segundos . Com o Ubuntu 9.10  eles estão avançando muito próximo do tempo. A versão alpha que eu testei ainda não tinha conseguido chegar a esse número mágico, mas estava perto de conseguir, cronometrando em menos de 20 segundos (e eu estava testando em uma máquina virtual, ou seja, a máquina virtual não estava recebendo 100% dos recursos do computador).


Software Center: Este é realmente um dos maiores acréscimos de nível empresarial. Foi-se a ferramenta Adicionar / Remover Software e (eventualmente) o Synaptic em favor do Centro de Software. Embora essa ferramenta seja usada da mesma forma como a ferramenta Adicionar / Remover Software, ela terá uma coisa que sua antecessora não tinha - Software Comercial. Isso mesmo. Agora, a empresa (ou Small Business) pode ir para o Centro de Software e comprar  praticamente qualquer tipo de software que você possa imaginar - inclusive não-livre, softwares de nível empresarial! Tudo em uma ferramenta muito user-friendly.

 Ubuntu One: Se você já usou DropBox, você vai saber e compreender o apelo do Ubuntu One. Ubuntu One é uma maneira de sincronizar arquivos e pastas em mais de um PC. Com a ajuda de Ubuntu One você pode garantir que os arquivos em seu PC do trabalho estão em sincronia com qualquer outro PC que tenha um Ubuntu instalado. Em ordem para usar o  Ubuntu One você terá que se inscrever para uma conta. Você pode se inscrever para qualquer conta o livre (o que lhe dá 2GB de espaço) ou, pagando  US$ 10,00 por mês, você pode começar com 50GB de espaço.

Enterprise Cloud Images: 9.10 incluirá imagens para uso comum que podem ser implantadas  pelo  Ubuntu Cloud Enterprise. Fácil implantação para computadores numa mesma rede.

HAL Deprecation: Muitos usuários terão prazer em ouvir isso. Um monte de serviços (especialmente suspender e hibernar), que estavam sob o controle do HAL (Hardware Abstraction Layer), serão transferidos para outro software de controle ( "DeviceKit-power", "DeviceKit-disks" e "udev"). Devido a esta alteração, suspender e hibernar serão muito mais fáceis de implementar, out-of-the-box.

Melhor suporte de vídeo Intel: A Intel vende mais  chipsets   de vídeo  do que qualquer outro fabricante. Este tem sido um problema para o Linux por causa dos drivers horríveis oferecidos. Isso está mudando com o lançamento do Ubuntu 9.10. Os drivers da Intel estão migrando de um driver EXA muito menos confiável para uma tecnologia muito superior UXA 2D,  desenvolvida pela Intel. Já que tantas máquinas que são usadas como desktops em empresas vêm com os chipsets on-board  de vídeo Intel, este aprimoramento dos drivers da Intel, deve fazer com que os problemas recorrentes destes drivers, no Linux, sejam coisas do passado.

ext4: o sistema de arquivos ext4 vai ser agora  o padrão do Ubuntu. O sistema de arquivos ext4 provou (desde 9.04) ser muito confiável e muito mais rápido que o ext3.

AppArmor: A ferramenta AppArmor está ganhando alguns novos perfis e características. Uma das novidades é um novo analisador que usa arquivos de cache para acelerar a inicialização. AppArmor também incluirá um novo recurso ( "PUX"), que permitirá um processo transitar para um perfil ou ser executado sem um perfil específico. Novos perfis também foram adicionados à ferramenta, estendendo a sua potência e flexibilidade.

Non eXecutable Emulation: Muitas pessoas não sabem sobre esse recurso. Há algumas CPUs que oferecem o recurso NX  que permite certas áreas de memória serem reservadas para instruções do processador ou dados. Isso permite que porções da memória da CPU sejam marcadas como não-executáveis. Com o Ubuntu 9.10 o  kernel(2.6.31) irá permitir este recurso, mesmo se você não tem uma CPU com o recurso NX. Isso irá aumentar consideravelmente a protecção contra software malicioso e / ou ataques de buffer overflow.


Empathy como IM Client padrão:  IM Client Empathy vai substituir o Pidgin IM Client como  padrão para o  Ubuntu 9.10. Existe muita discussão por aí sobre essa mudança, mas acho que não é uma decisão ruim, afinal. O Empathy já foi abordado aqui no BLOG

Como outras novidades, a adoção do kernel 2.6.31 trará uma ampla gama de novos hardwares sendo suportados pelo Ubuntu Karmic Koala, tais como USB3, entre outros.

Fontes: http://www.ghabuntu.com/2009/10/ubuntu-910-makes-serious-charge-toward.html

http://ubuntumanual.org/posts/247/10-things-new-about-ubuntu-karmic-koala-worth-taking-note-of

2 comentários:

  1. "ext4: o sistema de arquivos ext4 vai ser agora o padrão do Ubuntu. O sistema de arquivos ext4 provou (desde 9.04) ser muito confiável e muito mais rápido que o ext3."

    Mais rápido pode até ser... Porém mais confiável, aí eu não concordo. Ontem perdi uma partição ext4, que ficou TOTALMENTE somente leitura. Isso sem nem ter chegado perto de permissões, chmod, chown nada disso. Somente usando o VirtualBox com usuário comun. Agora só ext3, que em três anos de linux nunca me deram problema...

    ResponderExcluir
  2. Bom... O texto afirma mais rápido e muito confiável... Eu não me arrisquei ainda com o EXT4, mas, com o ext3 posso dizer que tive algumas perdas de dados...
    Muita gente fala mal e desce o sarrafo no Reiser, mas, comigo ele nunca deu problema e nunca me deixou na mão. O que deixou todo mundo estupefato foi a encrenca em que o Hans Reiser se meteu. Não fosse isso, talvez tivéssemos o Reiser 4 agora. Mas, em todo o caso, estou aprontando um artigo sobre os novos sistemas de arquivos do Linux. Tem muita coisa muito boa ainda por vir(ZFS, BTRFS, NILSFS)

    ResponderExcluir