quinta-feira, 15 de outubro de 2009

Acer Lança NetBook com Android



Em Primeira mão um lançamento de produto da Acer dia 14/10/2009 em Londres. Antes do lançamento, Register Hardware botou as mãos nessa nova máquina da Acer, o primeiro netbook da empresa a vir  com dois sistemas operacionais.



Sim, O ACER D250 vem com dual boot, com o Android (Google) e com o windows 7 32 bits.

A máquina não é realmente um modelo novo. É a velha Aspire One D250 - revisto aqui - que está no mercado  desde a primavera passada, apenas atualizado para executar tanto o Android da Google  quanto a versão de 32-bits do Windows 7.


O primeiro ponto a salientar é que apesar desta capacidade dupla de SO's , você só poderá bootar na verdade com o Android. Ligando a máquina a partir do zero ou fazendo um restart, e você irá diretamente para o sistema operacional do Google.

Para carregar o Windows 7, você deve primeiro iniciar o Android, em seguida, selecione "Switch OS" do menu slide-out do Android  e depois esperar que o Windows carregue na forma habitual.

A Acer não é clara sobre exatamente porque os usuários não podem iniciar a máquina diretamente no Windows - não há menu Grub-style "Selecione o sistema operacional" na tela de boot. No entanto, Jim Wong, Senior VP corporativo da Acer, disse-nos que o Android, prevê que a capacidade  "Instant On".

Em essência, então, a Acer vê o Android como uma alternativa à oferta de distros Linux básicas,  projetadas para fornecer acesso rápido à internet e arquivos de mídia, mas não muito mais.

Na verdade, o Android no D250 é básico. O desktop tinha apenas dois ícones, dois dos quais foram para a navegação na web. O menu principal do Android é um pouco mais rico, com ícones para uma foto / galeria de vídeo, outra para ferramentas de desenvolvimento, um para as mensagens e outro para, obviamente, a inicialização do windows.

No entanto, a Acer deve ver um maior potencial no Android do que apenas uma alternativa de acesso rápido ao windows. Se não, não teria nos dito que está trabalhando numa plataforma de desenvolvimento para uma AcerShop de aplicativos(tal como o iPod da Apple)  para a sua plataforma Android, voltados para explorar as características da tela do D250 de 1024 x 600.

Tal como está, uma vez que o D250 é um netbook e Android aqui fornece quase toda a funcionalidade que a maioria das pessoas querem de um netbook - web e acessar e-mail e visualização de conteúdo - fica a pergunta: Quantas vezes os usuários irão bootar no windows ?

Acer espera que, em seguida... Afinal quando os usuários precisarem usar aplicações de produtividade e ferramentas de software que são específicos para a plataforma Microsoft. É claro que por não ter o Windows a bordo pode colocar muitos apostadores fora do bonde do Acer D250. Pela nossa parte, gostaríamos de ver uma versão somente com Android do D250.

Afora os sistemas operacionais, a própria máquina é leve, de boa aparência e bem construído. Uma rápida olhada na tela do computador e as configurações de sistemas -  revelou que as especificações do D250 não mudaram desde a nossa análise em junho.

Ele tem um processador de 1.6GHz Atom N270 e 1GB de memória DDR 2. Ele tem o conjunto habitual padrão de portas USB para um netbook, tomadas de áudio analógico, Ethernet e conectores VGA, e um slot para cartão de memória SDHC.

Uma palavra de advertência, porém: as teclas do  trackpad do D250 são tão pequenos que chegam a ser irritantes, o que poderia revelar-se um problema para aqueles com dedos grandes.


Fonte: http://www.reghardware.co.uk/2009/10/14/hands_on_acer_d250_dual_os/

Nenhum comentário:

Postar um comentário